quinta-feira, abril 25, 2013

Mulheres Citadas no Alcorão

O Alcorão relata histórias de muitas mulheres na história da civilização, que deixaram a sua mar-ca para a eternida-de; mulheres cren-tes e devotas, mu-lheres místicas e piedosas, mulheres mães e mulheres rebeldes contra as injustiças.

Mas uma única mulher é nomeada no Alcorão com o seu próprio nome e é notoriamente a preferida de Deus: Maria, a Virgem Mãe de Jesus. Um capítulo inteiro do Alcorão vem com o seu nome e é dedicado à sua linda história: "a fina palmeira carregava tâmaras doces para ela e quando ela se agarrava em dores do parto, o seu filho recém-nascido deu prova de sua pureza". Maria, a alma silenciosa e altruísta, altamente honrada no Islão, descrita em muitos versí-culos islâmicos de forma tão bonita: "Maria, Deus te escolheu, te purificou e te exaltou entre todas as mu-lheres da criação", "e Deus apresenta outro exemplo aos crentes, o exemplo de Maria, que aceitou a verdade das palavras de seu Senhor e foi das ver-dadeiramente devotas". "E recorda a Maria que guar-dou a sua castidade, e então nós insuflamos nela al-go de nosso espírito e fizemos dela e do seu filho um sinal da nossa graça para toda a humanidade". Assim é ela, Maria, no Alcorão, a eleita de Deus.

Também se narram no Alcorão outras histórias de mulheres, como a rainha de Sabá, descrita como um modelo de sabedoria, com imenso poder político, que governava a seu povo com inteligência e um sentido extremo de Justiça. A história Alcorânica refere-se a lenda maravilhosa do poder espiritual da princesa inspirada por Deus e seu amor pelo Profeta Salomão (p.e.c.e.), graças ao qual ela encontra a fé.

Além disso, no Alcorão, lemos a história da esposa de Abraão, paz esteja com ele, essa mulher que Deus deixou como um símbolo para um dos rituais da peregrinação a Meca. Com seu filho Ismael correu sete vezes num lugar do deserto, à procura de água para seu filho sedento, invocando a Deus, até que uma fonte de água pura começou a brotar, e, a partir daquele momento até hoje, tornou-se inesgotável e é conhecida como a fonte de "Zam-zam", em Meca. Esta é a razão pela qual os peregrinos muçulmanos caminham sete vezes neste santo lugar e bebem desta água pura.
Outra mulher que Deus deu como exemplo é a crente esposa do Faraó, que salvou o pequeno Moi-sés. Ela é o modelo da mulher crente que adoptou e protegeu o futuro Profeta, paz esteja com ele, não obstante as disposições cruéis de seu marido, e as-sim Deus prometeu-lhe o Paraíso.

A mãe de Profeta Moisés, paz esteja com ele, também é descrita no Alcorão como uma mulher muito altruísta a quem Deus lhe pediu para deixar o seu filho no rio e que, mais tarde, o recuperou graças a Sua misericórdia.

O Alcorão também conta a história de paixão e amor de uma mulher com o Profeta José (Yussuf a.s.), que é descrito na revelação como a personi-ficação da beleza. Embora o seu nome não seja citado no Alcorão, ela é conhecida na literatura islâ-mica como Zulaika, uma mulher espiritual, que passa a sua vida em dura penitência e infinitas saudades. A história de Zulaika e Yussuf inspirou muitos poetas e escritores do mundo islâmico. Assim o descreve um místico do século IX, Yussuf Arrazi:

"Enquanto Zulaika adorava Yussuf, cada dia ela mais afundava. Quando ela deixou a sua adoração, Deus devolveu-lhe a juventude e beleza. Quando a amante avança, o amado retrocede, mas quando a amante está satisfeita apenas com amor, então se aproxima o amado”.

Num outro conto diz que "Zulaika foi atingida por uma flecha. Quando escorria o sangue sobre a terra, ela escreveu em muitas partes Yussuf, Yussuf, porque este nome sempre o tinha repetido constante-mente, e fluía como sangue correndo nas suas veias". Assim se converte esta mulher na personificação da alma humana que, como o Alcorão diz, é incitada para o mal, mas que, com uma luta interior contínua, é purificada através do sofrimento e, finalmente, co-mo alma em paz, pode retornar ao seu Senhor.

Quer se informar melhor sobre o conceito de família no islam ai está a dica:

O CONCEITO DE FAMÍLIA NO ISLÃO Por: M. Yiossuf M. Adamgy 2ª. Edição Revista e Acrescentada [EDIÇÃO LIMITADA] Livro com 64 PÁGINAS Formato: 20 X 14 cm. — Preço: 4 € (c/Iva)

Sinopse As famílias muçulmanas estão hoje em dia numa encruzilhada. O modelo Ocidental não é um exemplo apropriado para a vida familiar. Seu estilo de vida familiar tem resultado em infidelidade conjugal, grande número de casamentos desfeitos, altas taxas de divórcios, separações, lares desfeitos, alcoolismo, viciados em estupefacientes, libertinagem e coisas semelhantes. A única solução para a dificuldade da família muçulmana é a manutenção dos valores familiares Islâmicos. O Islão edifica a família sobre alicerces sólidos, que são capazes de proporcionar continuidade, segurança, amor recíproco e amizade. Com vista a fazer os alicerces da família forte e natural, o Islão não somente reconhece mas também dá ênfase ao casamento, que é um saudável modelo de intimidade, harmoniosamente válida, misturada com decência, moral e prazer. O casamento e a família são o centro no sistema Islâmico. Há muitos versículos no Alcorão e muitos ditos do Profeta (paz esteja com ele), que declaram ser o casamento uma garantia moral e um compromisso sócio religioso.

Poderá adquirir esta obra na Mesquita de Lisboa (às Sextas-Feiras), ou telefonando para 96 545 96 46, ou pedindo por e-mail: alfurqan00@hotmail.com

Nenhum comentário: