domingo, fevereiro 17, 2013

O CIÚME E A INVEJA – 1ª Parte

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

O ciúme corrói as boas ações, assim como o fogo devora a lenha.

A inveja é um dos sentimentos mais abomináveis que um ser humano pode sentir em relação ao seu próximo. O invejoso está sempre insatisfeito, desejoso de possuir o que os outros têm. E não se conformando, deseja que as desgraças se abatam sobre eles e quando isso acontece, enche o seu coração de alegria. Outros procurarão atingir o poder económico copiando a actividade empresarial do seu semelhante, criando concorrência desleal, com a intenção de o levarem à falência. A inveja é um sentimento comum na maior parte dos seres humanos e acontece mesmo entre familiares e muitas vezes entre pais e filhos. 

O invejoso pode estar a pisar a fronteira da descrença, quando lamenta perante Deus, as dádivas dadas a uma certa pessoa, em detrimento dele. “Porque Deus deu tanta riqueza a ele e a mim só me deu problemas?”. Quando a inveja e o ciúme se manifestarem, devemos lembrar de que Deus é o Doador, o Sustentador e Ele dá o que quer e a quem quiser. Deus com a sua infinita Sabedoria, deu e dá a algumas pessoas mais riqueza, conhecimentos, força e outras benesses.

Os bens deste mundo não fazem um ser humano superior no dia da Ressurreição. “Certamente, de entre vós, o mais honrado perante Allah, é o que é mais temente a Ele”. Cur’ane 49:13. E também devemos lembrar a seguinte orientação: Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) referiu que o Mensageiro de Deus (Salalahu AleihiWassalam) disse: “Olhe para aqueles que se encontram no nível inferior a ti, mas não olhe para aqueles que se encontram no nível superior a ti”. Muslim 42:7070. Alguém referiu de que o homem só tem o direito de olhar o seu semelhante de cima para baixo, para ajudá-lo a levantar-se. A inveja, é próprio do homem e é um sentimento tão antigo, que se manifestou logo nos primeiros tempos da vida do ser humano. Quando Deus, o Altíssimo criou Adam (Aleihi Salam), Adão (Que a Paz de Deus esteja com ele), ordenou aos anjos para se prostrarem perante Adam, por respeito. Todos se prostraram, excepto Iblis (Satanás).

Com ciúmes e inveja argumentou de que ele (Iblis) foi criado do fogo e Adam criado através do barro, considerando-se assim um ser muito superior. Na verdade, segundo a teologia Islâmica, seria um gênio e não um anjo, pois os anjos não têm a capacidade de gerar emoções e não têm livre arbítrio. Iblis e o seu séquito, vêm desviando a humanidade, procurando obter companhia para o inferno.

Mais tarde, quando o Profeta Adam (Aleihi Salam) teve filhos, utilizou o critério de casar um filho com a irmã do outro gémeo. Assim, Abel casaria com a irmã gémea de Caim. Caim ficou insatisfeito e para apaziguar os filhos, Adam (Aleihi Salam) mandou a cada um deles, fazer oferendas a Deus. Caim ofereceu umas plantas ruins e Abel ofereceu uma cabra gorda. Deus aceitou a oferenda de Abel e rejeitou a do Caim.

Ciúmes e inveja, fizeram Caim matar o seu irmão. Foi primeiro assassinato na história da humanidade. Os Profetas também foram alvo de ciúmes e de inveja. O Profeta Yussuf (Aleihi Salam) – José (Que a Paz de Deus esteja com ele), era o mais querido perante o seu pai, devido às qualidades que vinha demonstrando. Os seus irmãos, ficaram cheios de inveja e a história é contada no Cur’ane: “Eis que (os irmãos de José) disseram (entre si): José e seu irmão (Benjamim) são mais queridos por nosso pai do que nós, apesar de sermos muitos”. 12:8. “…Arremessai José para o fundo de um poço…”. 12:10.

O Profeta Mussa (Aleihi Salam), Moisés (Que a Paz de Deus esteja com ele), sofreu represálias do faraó, que dizia ser a única divindade. O faraó sentia inveja de Mussa e tinha receio de perder o seu reino e por isso organizou um complô para o matar.

Mussa (Aleihi Salam) confiante na ajuda de Deus, recitou perante o tirano: “Refugio-me no meu Senhor e vosso Senhor, contra todos os arrogantes que não crêem no Dia da Prestação de Contas”. Cur’ane 40:27.

O Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) também sofreu muito devido à inveja por parte dos adoradores de ídolos, que não aceitavam a Unicidade Divina.

Tinham receio de perder o poder religioso e económico. Foi agredido e insultado, mas ele foi sempre paciente. Aisha (Radiyalahu an-há) disse: “A sua conduta, o seu carácter era o Cur’ane”. Quando se apercebeu de que corria risco de vida, acabou por se retirar para a cidade de Madina, onde foi bem recebido pelos residentes.

Também os judeus ciumentos e invejosos, não estavam satisfeitos com sucesso da mensagem transmitida pelo Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), por ele ser um Árabe e não um dos filhos de Israel. Labeed bin al-A’sam, um mágico Judeu, encarregou-se de fazer magia contra o Profeta, que ficou gravemente doente. 
In Sha Allah, continua no próximo Juma.

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá - 14/02/2013 - 

Nenhum comentário: