quinta-feira, fevereiro 21, 2013

O CIÚME E A INVEJA – 2ª. Parte

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

O ciúme corrói as boas acções, assim como o fogo devora a lenha. (Sunan Abudawud) O ciúme exagerado pode constituir uma obsessão, tornando-se numa doença grave.

O ciúme envolve um sentimento de perda. A inveja é uma cobiça doentia de possuir bens ou posições alheias. A inveja envolve sempre um sentimento de maldade. O invejoso não aceita a generosidade que Deus concedeu ao seu semelhante. A inveja conduz a sentimentos de ódio, com desejos de que as bênçãos que o outro conseguiu, lhe sejam retiradas, porque quer ardentemente possuir os seus bens.

A inveja e o ciúme provocam discussões entre as famílias e entre pessoas amigas.  Deixar-se-ão de falar e em casos extremos, podem provocar distúrbios graves, agressões físicas e até mortes. “Não ambiciones aquilo com que Deus agraciou uns, mais do que aquilo com que (agraciou) outros …” Cur’ane 4:32.

Anas bin Malik (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wssalam) disse: “Nem ódio mútuo, nem inveja, nem inimizade como companheiros. Irmãos e servos de Deus: Não é lícito para o muçulmano cortar as suas relações com o seu irmão, para além de 3 dias”. Musslim 32:6205. Para quebrar o gelo da discórdia, a melhor “receita” para os que não se falam, é um deles cumprimentar o outro, dizendo “Assalamo Aleikum” – “Que a Paz de Deus esteja contigo”. É um cumprimento que pode amolecer o coração mais duro. O simples  Salam pode dissipar o ódio e criar um bom relacionamento.

A inveja e avareza são doenças que afectam o ser humano. Mas a inveja  é pior do que a avareza. A inveja manifesta-se contra os que alcançaram a fama, a autoridade e o poder económico. É um sentimento doentio de tristeza, porque o invejoso é incapaz de alcançar tais atributos. O que nada obtém, nunca é invejado. Muitas vezes  sem nos apercebermos, o descontentamento, o ciúme e até a inveja apoderam-se de nós, quando tomamos conhecimento de que um familiar ou um amigo obteve aquilo que nós ansiamos já há algum tempo. O ciúme poderá confundir-se com o sentimento de tristeza. A inveja e o ciúme acompanham a maior parte dos servos de Deus. Os mais nobres conseguem dominar estes sentimentos, mas os mais vulgares acabam por os manifestar ainda de forma mais atroz.

O arrependimento sincero e a prática de novas boas acções, limparão esses maus sentimentos dos nossos corações. Abu Hurayra (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) advertiu: “Evite a inveja. A inveja devora as boas acções, assim como o fogo devora o combustível”. Sunan Abudawud 41: 4885. Um dos principais requisitos para retirarmos a inveja e o ciúme dos nossos corações, é o de lembrar de que Deus dá o quer e a quem quer. Deus é Doador, o Sustentador. Devemos olhar para aqueles que se encontram em maiores dificuldades, para darmos graças a Deus do que nos foi concedido.

Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Se alguém de vós olhou para uma pessoa que tenha maiores posses e boa aparência, então ele deverá também olhar para aquele que é inferior a ele e  para quem foi feito superior”. Bukhari 76:497.

O contentamento do coração é uma porta aberta para a paz, para a tranquilidade e é um escudo contra o mal, o ódio e o ciúme. O Livro Sagrado é uma cura para as doenças do coração, conforme é referido no Cur’ane: “Ó humanos! Já vos chegou uma exortação do Vosso Senhor, a qual é um bálsamo para a enfermidade que há nos vossos corações e é orientação e misericórdia para os fiéis”. 10:57. A caridade extingue os pecados, assim como a água apaga o fogo.

A caridade (Saddaka) purifica os nossos corações e em simultâneo, devemos pedir a Deus para que nos ajude a limpar os nossos corações das más intenções para com os nossos semelhantes: “Ó Nosso Senhor, perdoa-nos assim como também aos nossos irmãos que nos precederam na fé; e não infundas em nossos corações, ódio contra os fiéis. Ó Senhor nosso, certamente Tu és Compassivo e Misericordiosíssimo”. Cur’ane 59:10.
 
Outra forma de afastar o ciúme perante uma certa pessoa, é oferecer-lhe um presente. O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Ofereçam prendas uns aos outros, porque a prenda remove o rancor do peito”. Relato de Tirmizi. A amizade e a misericórdia entre os crentes, é como um único corpo. Quando uma parte do corpo sofre, todo o corpo se ressente.

In Sha Allah, continua no próximo Juma.

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

21/02/2013

abdul.manga@gmail.com

Nenhum comentário: