quarta-feira, junho 01, 2011

As contribuições dos cientistas muçulmanos para a Medicina‏

Por: Dr. Ragheb Elsergany

A medicina é considerada um dos mais amplos campos de ciências da vida para as quais os muçulmanos tiveram contribuições de destaque em toda a sua civilização florescente. Essas contribuições não tiveram precedentes em abrangência, distinção e correção do processo científico. O observador destas contribuições eternas chega a acreditar que não existia medicina antes da civilização dos muçulmanos!!

A inovação dos cientistas muçulmanos não se limitou ao tratamento de doenças, mas eles criaram uma verdadeira abordagem experimental, que refletiram elevada e maravilhosa influência sobre todos os aspectos da profissão médica em termos de prevenção, tratamento, instalações, ferramentas e dimensões humanas e morais que controlam o desempenho médico.

A grandeza das contribuições islâmicas estão claramente vivas na qualificação deste grande número de gênios da medicina que tiveram a grande virtude – após Allah (exaltado seja) - em fazer a marcha da medicina tomar outro rumo, que tem sido adotado por gerações de médicos, até o dia presente.

O início da profissão reside no fato de que desde sua criação e, graças à inspiração de Allah, o homem se deu conta de tipos de medicamentos que se adequam ao seu nível mental e ao seu desenvolvimento humano. Este tipo de medicamento é conhecido como medicina “primitiva”, de acordo com o nível cultural do homem. Por isso, lemos que Ibn Khaldun cita que “os nômades que viviam em áreas urbanas têm uma medicina construída, na maioria das vezes, sobre experiência limitada, e é aplicada como a herdaram dos chefes de distrito. Parte dela podem ser correto, mas não se baseou em uma lei natural[1].

Quando o Islam surgiu, os árabes, durante a era pré-islâmica, estavam familiarizados com esta medicina primitiva. E o Profeta Muhammad (a paz esteja com ele) incentivou a medicação. Ussama bin Sharik (Que Allah esteja satisfeito com ele) citou que o profeta disse: "Buscai medicação porque Allah não criou uma doença sem ter criado um remédio para ela, exceto a senilidade"[2]. E ficou conhecido que o Profeta Muhammad procurava a medicação com mel, tâmaras e ervas naturais, entre outros materiais, e tais aplicações ficaram conhecidas como "Medicina Profética".

No entanto, os cientistas muçulmanos não se limitaram à "Medicina Profética", eles perceberam que as ciências da vida, incluindo a medicina, exigem uma investigação e observação contínuas e o conhecimento do que as outras nações possuem destas ciências, aplicnado assim, a orientação do Islam, que incentiva os muçulmanosa adicionar tudo o que é útil e a procurar a sabedoria, onde e quando disponível. Por exemplo, os médicos muçulmanos procuraram conhecer a medicina grega nos países islâmicos que foram conquistados. E os califas traziam os médicos romanos, de quem os médicos muçulmanos assimilaram conhecimento rapidamente e traduziram todas as publicações médicas disponíveis. E tal movimento pode ser considerado como um dos maiores acontecimentos da época omíada.

Cientistas muçulmanos gênios da medicina

Contribuição do Irmão: Abdul Mangá Abdul Mangá (abdul.manga@gmail.com)

Nenhum comentário: