quinta-feira, junho 02, 2011

Abd al Rahman b. Awf - O Sahaba que ganhou uma oração do Profeta SAAS

Bismillah Arhamani Rahim! (Em Nome de Allah O Clemente O Misericordioso)

Queridos irmãos e caríssimos leitores, a palavra Sahaba quer dizer (Aqueles que acompanhavam o Profeta Mohammad). Para se ter um entendimento melhor seria como os discípulos de Iça (Jesus) (AS). Eles o acompanhavam, o defendiam, e muitos deles deram suas vidas pelo  Islamismo e para defender o Mensageiro de Allah! Hoje falaremos de Abd al Rahman b. Awf. Esse companheiro que recebeu uma oração especial do seu lider, Profeta e Mensageiro, Mohammad ibn Abdllah (SAAS), o último dos Profetas de Allah SW.


“Que Allah abençõe o que deste em caridade, e que Allah abençõe o que guardaste para ti mesmo. Oração do Profeta (S) para o Abd al Rahman b. Awf

Ele foi um dos primeiros dentre as oito pessoas que abraçaram o Islam, e um dentre as dez às quais o Mensageiro de Allah (S) havia prometido entrariam no Paraíso. Foi também um dos seis membros do conselho da chura(Chura –o conselho formado pelos Companheiros para discutirem e deliberarem sobre assuntos concernentes ao Estado Muçulmano), no dia em que o novo califa foi escolhido após o assassinato de Ômar b. al Khattab.

Foi ainda uma das poucas pessoas que era consultada quanto aos assuntos religiosos em Madina enquanto o Mensageiro de Allah (S) estava ainda vivo, por causa da sua confiabilidade e do seu grande conhecimento do Islam, que adquirira com o Profeta (S).

No tempo do jahiliya (idolatria), seu nome era Abd Amr(Abd Amr – literalmente, o servo de Amr. Esse nome é inaceitável para um muçulmano, porquanto o indivíduo tão-somente pode ser servo (cultuador) de Allah. Qualquer nome que começar com “Abd” deverá ter, como segundo componente, um dos atributos de Allah); quando ele aceitou o Islam, o Profeta (S) deu-lhe o nome de Abd al Rahman b. Awf (que Allah esteja aprazido com ele, e lhe conceda felicidade).

Abd al Rahman b. Awf aceitou o Islam, antes de o Profeta (S) começar a conclamar as pessoas ao Islam, na casa de Al Arcam(Al Arcam b. al Arcam – Abd Manaf al Makhzumi era um muçulmano em cuja casa os muçulmanos se encontravam secretamente), apenas dois dias após Abu Bakr al Siddik tê-lo aceitado

Compartilhou, juntamente com os primeiros muçulmanos, das perseguições que sofreram pela causa de Allah. Juntamente com eles, ele foi paciente e teve firmeza. Era veraz à sua fé, como eles o eram e, como muitos deles, fugiu para a Abissínia a fim de praticar livremente sua religião.

Quando Allah revelou ao Seu Mensageiro (S) que ele e seus companheiros na fé deveriam migrar para Madina, o Abd al Rauhman b. Awf esteve na vanguarda daqueles que deixaram tudo pela cuasa de Allah e do Seu Mensageiro (S).

Quando o Profeta (S) fez com que cada um dos Ansar tomasse um dos Muhajirum como irmão, ele tornou o Abd al Rahman b. Awf irmão de Saad b. Abi Rabi’a al Ansari. A primeira coisa que este disse para o seu novo irmão foi:

“Ó irmão, eu sou o homem mais rico de Madina; tenho dois pomares e duas esposas. Olha e vê qual dos dois pomares preferes, e te darei os frutos dele; e dize qual das minhas esposas mais te agrada, e eu me divorciarei dela para que possas desposá-la.”

Abd al Rahman disse para o seu irmão dos Ansar:

“Que Allah te abençõe pela tua riqueza e tua família. Eu apenas quero que me mostres onde é o mercado.” Saad mostrou-lhe onde era o mercado, e o Abd al Rahman principiou imediatamente a trabalhar, comerciando, comprando e vendendo. A pouco e pouco, começou a ganhar dinheiro e a economizá-lo. Não demorou muito para que tivesse poupado o suficiente para poder oferecer um dote, a fim de que se casasse. Aconteceu que ele foi ter com o Mensageiro de Allah (S), e o perfume que havia usado para realizar o seu casamento podia ser sentido por todos. O Profeta (S) disse:

“Que elegância, ó Abd al Rahman!”

“Acabei de me casar.”

"Que espécie de dote deste para tua esposa?”

“Dei-lhe o peso dum caroço de tâmara em ouro.”

“Deves dar um banquete”, disso o Profeta (S), “mesmo que tenhas uma só ovelha. Que Allah te abençõe pela tua riqueza!”

O Abd al Rahman iria dizer mais tarde:

“Daquele momento em diante, o mundo material abriu suas portas para mim, e passei a ter tanta sorte, que esperava quase encontrar ouro ou prata debaixo de cada pedra que revirava!”

Na batalha de Badr, o Abd al Rahman lutou valentemente pela causa das suas crenças. Em batalha, ele derrotou o inimigo de Allah, Umair b. Uçman b. Kabal al Taymi.

Na batalha de Uhud ele permaneceu firme, quando quase todos se enfraqueceram, e vacilaram em suas resoluções; e ele não se retraiu quando quase todos do exército fugiram em debandada. Saiu da batalha com mais de vinte ferimentos, alguns dos quais tão profundos, que a mão dum homem cabia dentro deles.

Porém, o jihad que o Abd al Rahman praticava nas batalhas era considerado insignificante em comparação com o jihad que praticava com sua riqueza.

Uma ocasião, o Mensageiro de Alalh (S) precisou prover um batalhão que iria numa missão; reuniu os Companheiros e disse:

“Preciso que me deis dinheiro em caridade para que eu possa enviar uma expedição.”

Abd al Rahman b. Awf foi até a sua casa, e voltou às pressas, dizendo:

Ó Mensageiro de Allah (S), tenho quatro mil dinars, a metade dos quais dou como empréstimo ao meu Senhor(Empréstimo – no Alcorão Sagrado, Allah diz que irá recompensar a caridade na Outra Vida, multiplicando-lhe o pagamento), e a outra metade deixo para minha família.”

O Profeta (S) disse:

“Que Allah abençõe o que dás em caridade, e que Allah abençõe o que guardas para ti mesmo!”

Quando o Mensageiro de Allah (S) resolveu enviar a expedição a Tabuk, a última expedição da sua vida, a necessidade por dinheiro não era menor do que a necessidade por homens, pois o exército dos bizantinos era tão grande quanto estava fortemente armado. O ano anterior, em Madina, havia sido estéril. Com uma tão longa viagem à frente deles, os muçulmanos dispunham de poucas provisões e pouquíssimos animais de montaria. Quando alguns dos muçulmanos iam ter com o Mensageiro de Allah (S), pedindo-lhe que os levasse com ele na expedição, ele os despachava, porque não dispunha de animais para eles montarem. Eles iam embora em lágrimas, porque não tinham meios de comprar o de que necessitavam. Àqueles indivíduos era dado o nome de “Os Chorões”; e o exército foi apelidado de “o exército das circunstâncias difíceis”.

Eis que o Profeta (S) se pôs perante os Companheiros e ordenou-lhes que despendessem tudo o que pudessem pela causa de Allah, na esperança de receberem a recompensa d’Ele. Os muçulmanos se apresentaram em resposta à reivindicação do Profeta (S). Um dos primeiros deles a dar em caridade foi o Abd al Rahman b. Awf, pois deu duzentas medidas de ouro. Ômar b. al Khattab disse para o Profeta (S):

“Acho que o Abd al Rahman está cometendo um pecado, pois ele nada deixou para sua família!”

“Deixaste algo para a tua família, ó Abd al Rahman?”, perguntou o Profeta.

“Sim”, respondeu ele, “deixei-lhes mais do que gastei em caridade, e de melhor qualidade.”

“Quanto?” perguntou o Profeta (S).

“A provisão que Allah e o Seu Profeta (S) têm prometido: excelência e recompensa.”

O exército foi para Tabuk, e aí Allah concedeu um favor ao Abd al Rahman que jamais concedera a nenhum dos muçulmanos. Era chegada a hora da oração, e o Mensageiro de Allah lá não estava, assim que, o Abd al Rahman foi para a frente e começou a dirigir os muçulmanos na oração. Apenas tinham terminado a primeira raka (unidade), e eis que o Profeta (S) se juntou aos adoradores, ficando atrás do Abd al Rahman b. Awf, seguindo os demais enquanto o Abd al Rahman continuava com a oração. Será que poderia haver honra maior do que ser o líder duma oração assistida pela mais nobre entidade de toda a humanidade, aquele que dirigiu os outros profetas na oração(A referência aqui é feita à miraculosa Ascenção do Profeta (S) ao Céu (Al miraj), quando ele dirigiu os profetas na oração) – Mohammad b. Abdullah (S)?

Quando o Mensageiro de Allah deixou este mundo para estar com o seu Mais Elevado Companheiro, o seu Senhor, o Abd al Rahman b. Awf assumiu a responsabilidade de prover as Mães dos Crentes viúvas. Saía a serviço delas, escortava-as quando precisavem viajar, e as acompanhava nas peregrinações. Decorou as liteiras delas com com dosséis verdes (para que fossem reconhecidas por todos), e escolhia para elas as melhores paradas de descanso, nas suas viagens. Aquela era uma das dintinções que fora condedida ao Abd al Rahman b. Awf por Allah, sendo que ele merecia ficar orgulhoso da confiança nele depositada pelas Mães dos Crentes.

A generosidade do Abd al Rahman b. Awf para com os muçulmanos e as Mães dos Crentes era tamanha, que ele chegou a vender uma parte da sua propriedade por quarenta mil dinars, e dividiu o dinheiro entre os Banu Zuhra(Banu Zuhra – a tribo de Amina b. Wabb, mãe do Profeta (S)), os muçulmanos pobres, os Muhajiran, e as viúvas do Profeta(S)(Foi dito por Allah, no Alcorão, que as viúvas do Profeta não poderiam casar-se com ninguém, após ele, pois que eram as Mães de todos os Crentes. Ninguém devaria esperar ganhos terrenos por cuidar delas após a morte do Profeta (S)). Quando o Abd al Rahman enviou para a Aicha (que Allah esteja comprazido com ela) o quinhão que lhe tinha separado, ela perguntou:

“Quem está enviando este dinheiro?” Ao ser-lhe dito que era o Abd al Rahman b. Awf, ela contou que o Profeta (S) dissera:

“Ninguém irá cuidar de vós quando eu me for, a não ser aqueles que tiverem grande paciência.”

A oração feita pelo Profeta (S) para que Allah abençoasse a riqueza do Abd al Rahman continuou a fazer efeito enquanto este viveu. Ele tornou-se o mais rico dos Companheiros. Seus negócios cresciam à revelia, com suas caravanas partindo de Madina e a ela voltando, trazendo para os seus habitantes trigo, farinha, azeite, roupas, utensílios, perfumes, e tudo o de que necessitvam. Então partia de novo, levando o que desejavam vender da sua produção e indústria.

Um dia, a caravana do Abd al Rahman b. Awf estava voltando para Madina, e havia setecentos camelos no comboio. Aquela grande quantidade de animais, todos carregados de mantimentos e mercadorias, fazia uma bulha tal, conforme adentrava a cidade, que o chão era sacudido e o barulho podia ser ouvido por toda parte. Aicha (que Allah esteja comprazido com ela) perguntou:

“Que está a causar tal barulho?” Foi-lhe dito que se tratava da caravana do Abd al Rahman b. Awf: setecentos camelos portando trigo, farinha, e mantimentos, e ela disse:

“Que Allah abençõe o que Ele lhe tem concedido neste mundo! A recompensa, no Outro Mundo, irá ser maior, pois ouvi o Mensageiro de Allah (S) dizer:

“‘O Abd al Rahman irá adentrar o Paraíso, arrastando-se (ou seja, irá entrar no Paraíso, apesar da sua grande riqueza neste mundo).”

Antes de a caravana parar e os camelos se ajoelharem, alguém se apressou a ir dizer para o Abd al Rahman as coisas boas que a Umm al Muminin Aicha havia repetido sobre ele entrar no Paraíso. Tão logo ouviu aquilo, ele apressou-se em ir ver a Aicha, e perguntou:

“Ó mãe, é verdade que ouviste isso do Mensageiro de Allah (S)?

“Sim, é”, respondeu ela, e ele ficou todo contente.

“Se eu pudesse, entraria caminhando. Peço-te que sejas testemunha, ó Mãe dos Crentes, que toda esta cravana, incluindo o seu conteúdo de selas, forros, é agora de propriedade dos muçulmanos, para a causa de Allah"

Daquele brilhante e abençoado dia, em que lhe foi dada a notícia de que iria entrar no Paraíso, em diante, ele teve a uma única preocupação na vida: gastar a sua riqueza em caridade. Dava-a e todos que pudesse, aberta ou secretamente, primeiramente despendendo quarenta mil dirhans em prata, depois quarenta mil dirhans em ouro. Então desfez-se de duzentas medidas de ouro.

Também providenciou quinhentas pratas para os Mujahidun(Mujahidun – aqueles que vão em jihad pela causa de Allah), com cavalos, e, noutra ocasião, providenciou cavalos para mil e quinhentos dos Mujahidun.

Quando o Abd al Rahman b. Awf estava para morrer, ele libertou muitos dos escravos que estavam na sua posse, e deixou um legado de quatrocentos dinars em ouro para cada um dos sobreviventes da batalha de Badr. Todos eles receberam e, note-se, eles somavam uma centena de indivíduos!

Ele ainda legou para cada uma das Mães dos Crentes uma grande soma de dinheiro, sendo que a Umm al Minimun Aicha costumava dizer:

“Que Allah o faça beber da fonte de Salsabil!” (Salsabil – uma nascente no Paraíso reservada para os profetas, os mártires e os mais virtusos dentre os crentes)

Além disso, ele deixou para os seus herdeiros uma riqueza que era muito vasta para ser contada. Deixou mil camelos, uma centena de cavalos e três mil ovelhas. Ele tinha quatro esposas, sendo que o quinhão de cada uma, da oitva parte da sua reiqueza (que era o quinhão das terras dele), somou oitenta mil dinars. As barras de ouro e de prata que foram divididas entre os seus herdeiros precisaram ser cortadas a machados, e precisou de muito esforço, sendo que as mãos dos cortadores ficaram feridas com o trabalho. Tudo isso, graças à oração que o Mensageiro de Allah (S) fez para que Deus abençoasse a riqueza do Abd al Rahman.

Todavia, toda aquela riqueza não levou o Abd al Rahman b. Awf ao extravio, e não o afetou. Quando estava entre os seus escravos, não aparentava ser melhor que eles, em vestimenta ou maneirismo.

Num dia foi-lhe levada comida para a quebra do jejum; ele olhou para ela e disse:

“O Musab b. Umair, que era melhor que eu, foi morto e nada possuía. Pudemos achar apenas uma mortalha tão pequena, que quando a púnhamos sobre sua cabeça não lhe cobria os pés, e vice-versa. Então aconteceu que Allah tornou disponível para nós o que Lhe aprouve, deste mundo. Apenas temo que estejamos recebendo nossas recompensas neste mundo, não no outro.”

Então ele começou a chorar, e saiu soluçando, sem tocar na comida. Que Allah conceda bênçãos e felicidades ao Abd al Rahman b. Awf! O homem mais veraz de toda a humanidade, Mohammad Abdullah (S) prometeu a ele o Paraíso.

O ataúde que o levou ao seu lugar final de descanso foi carregado pelo tio do Profeta (S), Saad b. Abi Waccas. A oração funerária foi dirigida pelo venerável Otman b. Affan, e a procissão foi escoltada pelo futuro Emir dos Crentes, Áli b. Abi Tálib, que disse:

“Alcançaste a vida real, e deixaste atrás de ti a vida que é apenas decepção!”

*********************************************************
"São aqueles aos quais foi dito: Os inimigos concentraram-se contra vós; temei-os! Isso aumentou-lhes a fé e disseram: Allah nos é suficiente. Que excelente Guardião! Pela mercê e pela graça de Deus, retornaram ilesos. Seguiram o que apraz a Deus; sabei que Allah é Agraciante por excelência." (03: 173-174)

ُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

.....Desejam em vão extinguir a Luz de Deus com as suas bocas; porém, Deus nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!

Mohamad ziad -محمد زياد

Os Muçulmanos Amam Jesus!

Você que mora no sul do Brasil visite o site: www.islamboy.com.br

duvidas/ informações: info@islamismo.org

Fonte: Dr. Abdulrahman Ráafat Bacha
Tradução: Prof. Samir El Hayek

Nosso agradecimento especial ao irmão Mohammad Ziad que tem nos presenteado com essas pérolas de luz e ao irmão Prof. Samir El Hayek, que para mim representa a grande luz do Islam em toda América Latina, principalmente no Brasil, que Allah Sw os guarde, ilumine os mantenha entre seus eleitos, inshallah!

Nenhum comentário: