quinta-feira, junho 25, 2009

A vida no Túmulo

Disse O Profeta Mohammad (s) numa narrativa relatada por Abu Huraira: Todo servo ou serva tem três tipos de companheiros, o primeiro diz leve o que desejar e deixe o que desejar, este é o seu dinheiro. O segundo companheiro diz contigo estarei até o momento que alcançar a porta do Soberano (ou seja se morrer) e este tipo representa a sua família, e por fim o terceiro diz, estou contigo e jamais te abandonarei; e este representa suas ações. A moral desta narrativa é que nada e ninguém além de nossas ações nos acompanharão em nosso túmulo.

O local para onde as almas vão após a morte é chamado Al Barzakh, a palavra barzakh em árabe significa “barreira entre duas coisas”. Na terminologia islâmica barzakh significa o período existente entre a morte e o dia da ressurreição. Allah SWT disse:

“E ante eles haverá uma barreira, que os deterá até o dia em que forem ressuscitados.” (23:100)
Portanto al barzakh é o local para onde todas as almas vão depois da morte, seja ele enterrado no túmulo ou não, mesmo se ele for cremado, engolido por animais selvagens, ou seu corpo perdido no oceano. A vida no túmulo será repleta de encantos e maravilhas ou então cheia de castigo ou tormento. Nesse sentido o túmulo ou será um dos jardins do Paraíso ou um dos fossos do Inferno. Em verdade todos nós estamos caminhando para encontrarmos o nosso fim, ou seja a cada segundo que passa, a cada dia, a cada mês estamos mais próximos da morte. Essa é uma verdade que ninguém pode fugir, por mais que nós tenhamos construído, por mais que tenhamos arrecadado, por mais que tenhamos cuidado da saúde... toda a alma tem um prazo pré-fixado e quando chega a hora não lhe será atrasada uma hora nem adiantada. Essa é a verdade que é esquecida pela maioria das pessoas... Allah Swt diz: “Toda a alma provará o sabor da morte, e no Dia da ressurreição sereis recompensados integralmente pelos vossos atos”(3:185)
Se alguém fosse salvo da morte, seria a melhor das criaturas de Allah que foi o Profeta Muhamad SAAS, e mesmo assim Allah lhe disse no Alcorão: “É bem verdade que tu morrerás e eles morrerão.”

No entanto, vejamos como foi o momento da morte do Profeta Mohammad (s). Ibn Mas’uud perguntou ao Mensageiro de ALLAH (s) quando ele se encontrava no seu leito da morte; Ó Mensageiro de ALLAH, quem lhe fará o banho fúnebre? Respondeu: Os Homens mais próximos da minha família. Perguntou Ibn Mas’uud: Qual será a sua mortalha? Respondeu: Um tecido Branco, chamado Yamaniyah. Quem fará a oração fúnebre? Respondeu o querido Profeta Mohammad (s): Assim que estiver preparado para o enterro, deixem-me por um período ao lado do Tumulo para que O meu Criador ore por mim, em seguida os anjos Jibril e Mikail, e depois o anjo Israfil e o anjo da Morte, e depois rezem vocês por mim em congregação e individualmente. Aqui devemos ressaltar que a oração que ALLAH fez pelo o Profeta, não é como a que nós fazemos, mas sabe-se que trata-se de um reconhecimento por tudo que o Nobre Profeta fez pela causa de ALLAH durante a sua vida terrena.

Caros irmãos, os últimos momentos da vida, a pessoa sente a agonia da morte, que foi denominada como embriaguez devido a intensa dor causada pela saída da Alma de seu corpo. Allah SWT diz no Quran:

“E a embriaguez da morte trará a verdade: Eis do que tentáveis escapar!” 50:19
Até o Profeta Muhamad SAAS, a melhor das criaturas de Allah, sofreu dessa embriaguez da morte, durante a sua enfermidade ele tinha um recipiente de água com a qual molhava sua mão e passava em seu rosto, e dizia: “Louvado seja Allah, em verdade a morte contem agonias” (Bukhari) e em outra narrativa rogou a ALLAH dizendo: “Ó ALLAH facilite para mim a embriaguez da morte!”

Fátima ®, ao perceber o sofrimento do Profeta, disse chorando: “Não existe tragédia maior que o seu sofrimento ó meu pai! Então disse o Mensageiro (s): Ó Fátima! Não ocorrerão tragédias com seu pai após este dia.” E em seguida o Mensageiro de ALLAH encerrou a conversa com Ibn Mas’uud dizendo: “Divulguem a minha saudação para os meus companheiros que não estão aqui presentes, e vocês são testemunhas de que todos que crêem que não há outra divindade a não ser ALLAH recebem a minha saudação.” Momentos depois faleceu O Mensageiro de ALLAH (s).
Imaginem irmãos! O mensageiro de Allah sofreu as agonias da morte, o que será então de nós se persistimos na desobediência a Allah?

Amr Ibn Al ‘As (um grande companheiro do Profeta SAAS) quando estava no seu leito de morte, seu filho lhe disse: “Oh pai, você me dizia: ‘Quem dera encontrasse uma pessoa sábia e inteligente que quando esteja morrendo me descreva o que vê.’ Oh Pai tu és essa pessoa, descreva-me o que vê. Ele disse: ‘Oh filho ! Juro por Allah que é como se o céu fosse comprimido contra a terra, e como se respirasse através de um buraco do tamanho do olho de uma agulha, e sinto-me como um pequeno pássaro numa frigideira que não morre e nem voa e também como se uma rama de espinhos me atravessasse dos pés a cabeça arrancando a minha alma.’”
Caros irmãos! ALLAH diz para todos nós no momento em que nascemos: “Ó servo Meu, você saiu do ventre de sua mãe limpo e puro de pecados, então não se esqueça da responsabilidade de retornar a Mim com a mesma pureza”!

E no momento de nossa morte ALLAH nos dirá: “Abandonaste a vida terrena cheio de pecados. Acaso você se esqueceu da minha recomendação?”

E no momento do Ghussul (Banho Fúnebre) os anjos estarão ao nosso redor e nos dirão: “Ó Filho de Adão onde está a sua audição? O que te ensurdeceu? Porque não conversa? O que te calou? Onde está o seu perfume? O que fez com que ele muda-se? Onde está a sua fortuna? O que o te fez pobre?”

Em seguida, quando o cortejo segue em direção ao cemitério , a alma permanece sobre o Naash. E diz para os que choram por ele: Ó meus familiares! Ó meus filhos! Não permitam que a vida terrena brinque com vocês da forma com que brincou comigo. Juntei dinheiro licito e ilícito e o deixei para que vocês se desfrutassem dele e somente eu serei questionado por ele.
E quando colocam o falecido no túmulo, o túmulo diz para o morto: “Ó Filho de Adão! O que você acumulou durante a sua vida para este momento? Você abandonou a vida ou foi ela quem te abandonou? Você se preparou para este momento ou a morte te surpreendeu?
E quando fecham o túmulo, ALLAH (swt) diz: “Eles se foram e aqui te abandonaram! E se aqui permanecessem nada adiantaria para você. Nada restou para você a não ser Eu O Vivente que não morre.

Depois disso o túmulo aperta o morto com tanta forca que costelas se entrelaçam. Ninguém poderá escapar desta fase, seja ele virtuoso ou imoral. Foi relatado em diversos ahadith que Saad Ibn Muadh foi apertado em seu túmulo, sendo que quando ele morreu o Trono de Allah SWT estremeceu e seu funeral foi presenciado por 70 000 anjos. O Mensageiro de Allah SAAS disse: “Este (Saad) por cuja morte estremeceu o Trono, para quem as portas do céu foram abertas e cujo funeral foi assistido por 70 000 anjos foi apertado apenas uma vez para logo ser liberado” (Nasa’i). O Profeta SAAS disse: “Toda pessoa é apertada em seu tumulo, se alguém fosse ser salvo disso, esse teria sido Sa’ad Ibn Muazh” (Ahmad).

Irmãos, nós focalizamos nosso esforço em construir um reino que falecerá logo, e negligenciamos o reino para o qual estaremos nos movendo logo. Construímos casas nas quais outros viverão e desfrutarão, e negligenciamos as casas para qual não há nenhum outro habitante senão nós.
Segundo a sunnah sahiha que quando uma pessoa é colocada no seu túmulo e seus conhecidos e amados vão embora, o morto escuta seus passos indo embora. Quando eles forem embora por completo, dois anjos vêm até o morto, tratando-o com severidade, chamados Munkar e Nakir e lhe fazem sentar e perguntam: Quem é teu Senhor? Qual é tua religião? Quem é teu Profeta? Esse é o ultimo teste ao qual o crente será submetido. A isso se refere o versículo em que Allah SWT diz:

“Allah torna firmes os que crêem, com o firme dito, na vida terrena e na Derradeira Vida. E ALLAH descaminha os injustos. E ALLAH faz o que quer.” 14:27

O Profeta SAAS disse: “O defunto ouve os passos do cortejo fúnebre se distanciando dele, após o enterro. Se ele for um crente, suas orações ficarão em cima de sua cabeça, seu jejum a sua direita, o zakah a sua esquerda, e as boas ações tais como a honestidade, as boas relações com os parentes, tratar bem as pessoas, e outras, ficarão nos seus pés. Os anjos tentarão se aproximar dele pela sua cabeça e a oração lhes dirá: “Vocês não podem passar por aqui”. Depois tentarão pelo lado direito e o jejum dirá “Vocês não podem passar por aqui”. Depois tentarão pelo lado esquerdo e o zakat dirá: “Vocês não podem passar por aqui”. Finalmente tentarão passar pelos pés e suas boas ações dirão: “Vocês não podem passar por aqui”!”. Então perto do horário do maghreb (ocaso) lhe será dito: “Sente-se” e ele sentará e lhe será perguntado: “Quem é esse homem que estava entre vocês? (ou seja, Muhamad SAAS) e o morto dirá: “Deixem-me rezar”!” Eles respondem: “Lhe é permitido rezar, mas primeiro deves responder a nossa pergunta!” Ele dirá: “O que foi que vocês me perguntaram?” E eles dirão: “O que é que você dizia acerca deste homem que estava entre vós? Qual é o vosso testemunho acerca dele?” Ele responderá: “Dou testemunho de que ele é o Mensageiro de Allah e que trouxe a verdade provinda de Allah”. Então lhe será dito: “Sobre essa crença viveste e com ela morreste e com ela serás ressuscitado insha Allah”. Então uma das portas do paraíso será aberta e lhe será dito: “Este é o teu lugar, e isto é o que Allah lhe preparou no paraíso para ti.” Então sua felicidade e alegria aumentarão. Então uma das portas do inferno é aberta e lhe será dito: “Este é o teu lugar, e isto é o que Allah tinha preparado para ti se tu tivesses Lhe desobedecido”. Então sua felicidade e alegria aumentarão. Então seu túmulo se expandirá e será iluminado, e seu corpo será restaurado em sua forma original e sua alma colocada em Nasm At Tib que é um pássaro que pousa em uma árvore do paraíso.” (Hadith Sahih, transmitido por Abu Huraira)
Imploro a Allahu Ta’ala que nos firme com a palavra firme nesta vida e na outra, e que Allah faça com que nossos túmulos sejam jardins do paraíso, e nos proteja dos tormentos e horrores do túmulo e permita que estejamos entre seus servos virtuosos.

Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações. Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Allah(SW) do universo.

Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW).

"Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." 8:24

Fontes: Alcorão Sagrado – Biblia Sagrada - ; - Islam A sua Crença e a sua Prática – Sami Ahamd Isbelle, - Centro de Estudos e Divulgação do Islam – CEDI – WWW.islam.com.br