domingo, março 22, 2020

O que os Muçulmanos (os submissos à Vontade de Deus) podem alcançar na Era do Coronavírus?

Prezados Irmãos,

Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.

Alguém poderia argumentar que, entre coisas como enfatizar a compaixão, dar esmolas e atenção às necessidades dos pobres e incapacitados, o Islão pode oferecer um sentido especial do julgamento que estamos a enfrentar. Os bairros estão trancados, as fronteiras são fechadas e as escolas e os locais de trabalho são encerradas - essas são rupturas sísmicas à labuta usual da vida moderna que nos atingiu em cascata, de maneiras novas e profundas.

De repente, exposto diante de nós, está uma realidade com a qual temos sido tímidos demais para enfrentar: o modo como nós permitimos, passivamente, que as nossas vidas se tornem imersas e emaranhadas - ao ponto de dependência - numa ordem vasta e elaborada de instruções que diminuem a nossa humanidade. Abruptamente, apesar de nossa dependência infantil dessa ordem, somos instruídos a "ficar em casa" com as nossas famílias - e talvez mais detestadamente, com nós mesmos.

Enquanto muitos reagiram à imposição deste purgatório coletivo com angústia e apreensão, 'ficar em casa' é, de facto, uma enorme misericórdia.

Não sabemos por quanto tempo devemos suportar essa sentença - um mês, talvez três -, mas por um tempo, pelo menos, recebemos um "tempo de descanso" para retornar às nossas raízes e semear as planícies áridas de nossos cansados corações com as sementes da oração e da fé. Um tempo para retornar a Deus, contar as Suas bênçãos e valorizar, com pais e filhos, as medidas comuns de graça que compartilhamos. Al hamdulillah (Louvado seja Deus).

Um tempo para penitência e prostração, para dhikr (recordação) e invocação, e para agradecer.

Esse "tempo de descanso" é conhecido na nossa tradição como "khalwa" ou retiro espiritual. Foi praticado por nosso amado Profeta, paz e bênçãos sobre ele, que periodicamente se retirava da sociedade de Makkah (Meca) para retiro espiritual na caverna de Ḥirā, onde a primeira Revelação Alcorânica foi recebida.

O motivo da caverna aparece, novamente, em contexto semelhante na Surat al-Kahf (A Caverna), com os sete 'fityān' (jovens cavalheirescos): “Quando os jovens se refugiaram na caverna, disseram: ‘Ó Senhor nosso! Concede-nos uma misericórdia (especial) da Tua parte e prepara-nos a ter uma orientação recta acerca de nosso caso'.”(Alcorão, 18:10).

O simbolismo da caverna, que está alojado no ventre da terra, ainda é, de alguma forma, acessível (servindo como um refúgio conveniente para procurar retiro do mundo e permanecer próximo a ele) reflete o dualismo da vida espiritual, que tem sido descrito como a "interiorização do exterior".

Este Versículo Alcorânico tem dois conceitos, o retiro (khalwa) e a 'exteriorização do interior' (jalwa). O primeiro conota o retiro espiritual, onde pela oração e invocação interiorizamos e reconciliamos as impressões rebeldes do mundo sobre nós, reduzindo-as à unidade.

O segundo conota um florescimento subsequente do coração em paz com o seu Senhor, uma efusão externa de realidades interiores, iluminadas pelo Divino. Deus diz no Alcorão: "E distancia-te daqueles que tomam a sua religião por brincadeira e divertimento, e aos quais a vida mundana enganou". (6:70).

Desconectados da natureza como somos, o confinamento nos nossos lares vem como uma dispensação atual da caverna - alojada no meio do nosso contexto social, mas totalmente desconectada dela. Estamos em casa com as nossas famílias, nós mesmos e o nosso Senhor - um confinamento de morar com os dons da vida que Deus concedeu, enquanto desconectados das diversões das pessoas rebeldes e das distrações da vida moderna. Com sincera contemplação e oração, talvez a graça e o ser de Deus sejam revelados, mais uma vez, às nossas almas distraídas e auto-absorvidas.

Poderíamos dizer que é providencial, então, que o corona vírus tenha nos visitado este confinamento - este khalwa (retiro) - durante o mês sagrado de Rajab, o começo do nosso rejuvenescimento espiritual anual (até o mês sagrado do Ramadão) e um tempo em que as sementes da oração e devoção são semeadas na esperança de vendo-os florescer. Assim, talvez a nossa postura durante o tempo do corona vírus não deva ser de angústia e resignação, mas de alegria e esperança.

Que o nosso retiro seja um tempo de florescimento humano - de oração e contemplação, leitura e aprendizagem, reflexão e escrita, caridade e ação de esmolas, servindo aos pais, idosos e necessitados, ensinando e brincando com as crianças. E imerjamos de nosso confinamento - um mês, ou talvez três  com a luz de Deus firmemente empoleirada nos nossos corações. In cha Allah (se Deus quiser). 

Obrigado. Wassalam (Paz). - M. Yiossuf Adamgy

Diretor da Revista Islâmica Portuguesa AL FURQÁN

Nenhum comentário: