quarta-feira, setembro 16, 2020

PORQUE AS VEZES GRITAMOS?

Gritamos sempre que nos sentimos ameaçados, sempre que nosso indefeso ponto vista é colocado a prova, sempre que nosso padrão de vida está sujeito a mudança, sempre que estamos prestes a perder o controle sobre alguma coisa e ai deveríamos perguntar, quem nos deu o controle? 

Quem nos elegeu responsável por controlar alguma coisa ou a vida de alguém, se não somos capazes de controlar nem nosso temperamento, se não somos capazes de controlar a intensidade de nossa voz, se não somos capazes de ficar em silêncio e manter a calma e o controle de nossas emoções, esse sim é o único controle que não deveríamos abrir mão.

Recordamos as palavras de Lucman, o sábio, ao aconselhar o filho: “E modera o teu andar e baixa a tua voz, porque o mais desagradável dos sons é o zurro dos asnos”. Cur’ane 31:19.

Apesar de ser obrigação de todo o muçulmano de proibir o mal e de lembrar o bem, não podemos ultrapassar as nossas competências e humilharmos o próximo. Não existe o bem nas palavras excessivas.

Abu Huraya referiu: “O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Os piores da minha comunidade, são aqueles que falam muito, aqueles que vão longe demais no que dizem e que enchem a boca com palavras. E os melhores da minha comunidade, são os melhores em carácter”. Bhukari, in Al-Adab al-Mufrad.

Diz ainda Allah SW no Alcorão Sagrado: “E diga aos meus servos que falem com doçura, porque o cheitane (diabo), semeia a discórdia entre eles, Na verdade, o cheitane é um inimigo declarado do homem”. Cur’ane 17:53.

Tenhamos todos um lindo final de semana, repleto de barakas e respeitando o "Silêncio" e o direito individual de cada um. Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuhu!

Nenhum comentário: