quinta-feira, setembro 17, 2020

A oração por chuva (Al-Istisqaa)

A palavra Al-Istisqaa significa pedir água, e aqui é pedi-la de Allah por causa da seca.

Quando falta a chuva, e a terra se resseca, os muçulmanos recorrem a Allah, Todo-Poderoso, pedindo-Lhe a Sua clemência e as chuvas benéficas fazendo oração em uma das seguintes maneiras:

1-O Imam lidera uma oração de duas Rakaah de voz audível, em qualquer hora de dia que a oração é permitida. Na primeira Rakaah, ele recita Al-Fatihah e a Surata de Al-A'la, e na segunda Rakaah recita Al-Fatihah e Al-Ghachiyah. Em seguida, o Imam proporciona um sermão depois da oração, ou antes. Ao terminar o sermão, o Imam e os oradores devem inverter suas capas colocando o lado direito da capa para esquerda e o lado esquerdo para direito (virar pelo avesso) e se virar para o Qiblah, levantar as mãos e suplicar a Allah fervorosamente.

Ibn Abbas disse: “O profeta (SAW) saiu para fazer a oração de Al-Istisqaa humilde, submisso e vestindo a roupa de trabalho. Então, ele rezou duas Rakaah semelhantes as do Id, mas o sermão é diferente do sermão de Id.”

Aicha disse: As pessoas reclamaram para o mensageiro de Allah (SAW) de falta de chuva, então ele pediu para preparar um púlpito e marcou um dia para as pessoas se reúnem. Na manhã do dia marcado, o profeta (SAW) sentou-se no púlpito, fez o Takbir, louvou Allah e disse: “Vocês reclamaram da seca que atingiu vossas terras, e Allah vos ordenou a suplicá-Lo, e Ele prometeu atender vossas suplicas.” Então ele disse: “Louvado seja Allah, Senhor do Universo, Clemente, o Misericordioso, Soberano do Dia do Juízo, não há divindade além de Allah, Ele faz o que deseja. Ó Allah, não há divindade além de Ti, Tu és O Auto-Suficiente, e nos somos pobres, envia a chuva sobre nós e torná-la uma fonte de força, e satisfação para nós.” Então, ele levantou suas mãos até a brancura das suas axilas pode ser vista e suplicou fervorosamente. Depois disso, ele virou as costas ao povo e inverteu o seu manto, mantendo as mãos levantadas. Finalmente, ele virou-se para o povo, desceu do púlpito, e rezou duas Rakaah. Nessa hora, Allah produziu nuvem, trovão, relâmpago e choveu por Sua permissão, e antes que profeta (SAW) chegar à sua mesquita a água já estava correndo nas ruas. Então, quando ele viu as pessoas correndo para os seus abrigos, ele riu até que seus dentes molares podem ser vistos. Ele disse: "Eu testemunho que Allah tem poder sobre todas as coisas e eu sou servo e mensageiro de Allah."

Abdullah ibn Zaid Al-Mazini relatou que o mensageiro de Allah (SAW) saiu para fazer a oração de Al-Istisqaa, e ele orou conosco duas Rakaah de voz audível.

Abu Hurairah disse: Certo dia, o profeta (SAW) saiu para fazer a oração de Al-Istisqaa, ele rezou conosco duas Rakaah, sem Azhan e sem Iqamah, fez um sermão, suplicou a Allah, virou-se para o Qiblah, levantou suas mãos e inverteu o seu manto virando o lado direito do seu manto para o lado esquerdo, e o lado esquerdo para o direito.

2-O Imam suplica a Allah no sermão de sexta-feira e as pessoas falam Amin.

-Anas disse: "Numa sexta-feira, um homem entrou na mesquita enquanto o mensageiro de Allah (SAW) estava fazendo o sermão, e disse: Ó mensageiro de Allah, nossos bens se foram e não temos mais nada para comercializar, suplica a Allah para socorrer nos. Então, o profeta (SAW) levantou suas mãos e disse:

اللَّهُمَّ أغِثْنا، اللَّهُمَّ أغِثْنا، اللَّهُمَّ أغِثْنا

[Allahumma Aghithnaa, Allahumma Aghithnaa, Allahumma Aghithnaa.]

“Ó Allah, socorre-nos. Ó Allah, socorre-nos. Ó Allah, socorre-nos.” Anas disse: Por Allah, naquela hora não havia nuvens no céu e de repente, de trás da montanha veio uma nuvem parecendo um escudo. Quando chegou ao meio do céu, a nuvem se espalhou e começou a chover. Por Allah, nós não vimos o sol por uma semana.

Na sexta-feira seguinte, o mesmo homem entrou na mesquita, enquanto o Profeta (SAW) estava fazendo o sermão e disse: Ó mensageiro de Allah, nossos bens se foram e não temos mais nada para comercializar, suplica a Allah para parar a chuva. O Profeta (SAW) levantou as mãos e disse:

اللّهُمَّ حَوالَيْنا وَلا عَلَيْـنا، اللّهُمَّ عَلى الآكـامِ وَالظِّـراب، وَبُطـونِ الأوْدِية، وَمَنـابِتِ الشَّجـر

[Allahumma hawalaina wala alaina, allahumma alal-akaami wal dhirab, wa butuunil-awdiyah, wamanabit al chajar.]

“Ó Allah, deixa a chuva cair ao nosso redor e não sobre nós. Ó Allah, permita-a cair sobre os pastos, montes, no meio dos vales, e onde nascem as arvores.” Então, a chuva parou e saímos na luz do sol.

3-Suplicar a Allah sem que seja na sexta-feira, e sem fazer oração nem na mesquita e nem fora da mesquita.

Ibn Abbas disse: "Um beduíno veio ao Mensageiro de Allah (SAW) e disse: Ó Mensageiro de Allah, eu venho de um povo cujos pastores não têm mais nada para comer, e os animais não consigam mover seus rabos de fraqueza devido à seca." O Profeta (SAW) subiu ao púlpito, louvou a Allah e disse:

اللّهُمَّ اسْقِـنا غَيْـثاً مُغيـثاً مَريئاً مُريـعاً، نافِعـاً غَيْـرَ ضار، عاجِـلاً غَـيْرَ آجِل

[Allahumma asqina ghaithan mughithan mari-an muri-an, naf’ian, ghaira dhaar, ajilan ghaira ajil.]

"Ó Allah, envia-nos uma chuva abundante, irrigadora, produtiva, benéfica e que não cause dano, apressadamente e sem demora." Em seguida, ele desceu do púlpito, e as pessoas começaram vir de todas as direções dizendo que está chovendo.

Churahbil ibn Al-Samt disse ao Kaab ibn Murrah: "O Kaab, diga-nos algo do Mensageiro de Allah (SAW)." Kaab disse: "Certa vez, um homem veio até o Profeta (SAW) e lhe disse: Suplica para Allah enviar a chuva para a tribo de Mudhar." O Profeta lhe disse: "Você é um homem ousado, você quer que eu peça a chuva para a tribo de Mudhar?(eram inimigos do Islam) O homem disse: Ó Mensageiro de Allah, você buscou a vitória de Allah e Ele lhe deu a vitória, você suplicou a Allah e Ele atendeu-lhe. O Mensageiro de Allah (SAW) levantou as mãos e disse:

اللّهُمَّ اسْقِـنا غَيْـثاً مُغيـثاً مَريئاً مُريـعاً، نافِعـاً غَيْـرَ ضار، عاجِـلاً غَـيْرَ آجِل

[Allahumma asqina ghaithan mughithan mari-an muri-an, naf’ian, ghaira dhaar, ajilan ghaira ajil.]

"Ó Allah, envia-nos uma chuva abundante, irrigadora, produtiva, benéfica e que não cause dano, apressadamente e sem demora." Allah atendeu à súplica do profeta (SAW) e não demorou muito para as pessoas vieram reclamar da profusão de chuva, e os danos que a causou nas suas habitações. O Mensageiro de Allah (SAW) levantou as mãos e disse:

اللّهُمَّ حَوالَيْنا وَلا عَلَيْـنا

[Allahumma hawalaina wala alaina.]

"Ó Allah, deixa a chuva cair ao nosso redor e não sobre nós." Então, as nuvens começaram a dispersar para esquerda e para direita. "

Ach-Cha'bi disse: "Omar saiu para fazer a oração de Al-Istisqaa e ele não fez mais do que pedir o perdão de Allah. As pessoas lhe disseram: Nós não vimos você fazer Al-Istisqaa. Ele disse: Eu procurei a chuva implorando o perdão de Allah, pois Ele disse: “Dizendo-lhes: Implorai o perdão do vosso Senhor, porque é Indulgentíssimo; Enviar-vos-á do céu copiosas chuvas.” Alcorão (71:10-11) e disse: “Ó povo meu, implorai o perdão de vosso Senhor e voltai-vos arrependidos para Ele, Que vos enviará do céu copiosa chuva.” Alcorão (11:52)

Suplicas para Al-Istisqaa:

1-Salem Ibn Abdullah relatou que seu pai disse: Ao fazer a oração de Al-Istisqaa, o Profeta (SAW) dizia:

اللهم اسقنا غيثاً مغيثاً مريعاً غدَقاً مجلِّلاً عامّاً طبقاً سحّاً دائماً، اللهم اسقنا الغيث، ولا تجعلنا من القانطين، اللهم إن بالعباد والبلاد والبهائم والخلق من اللأواء والجهدِ، والضنك ما لا نشكوه إلا إليك، اللهم أنبت لنا الزرع، وأدرَّ لنا الضرع، واسقنا من بركات السماء، وأنبت لنا من بركات الأرض ، واكشف عنا من البلاء ما لا يكشفه غيرك، اللهم إنا نستغفرك، إنك كنت غفاراً، فأرسل السماء علينا مدراراً

 Allah, envia-nos uma chuva abundante, irrigadora, produtiva, e benéfica cobrindo a terra de vegetações e caindo sem parar, em vagas vigorosas e abundantes. Ó Allah, manda-nos a chuva e não nos deixes entre os desesperados. Ó Allah, os servos, as terras, os animais e todas as criaturas passam por perigo, fome, e miséria, e é por isso que nos dirigimos a Ti. Ó Allah, faça crescer as plantações, e os úberes ser recarregados. Ó Allah, envia as bênçãos do céu para brotar as bênçãos da Terra. Ó Allah, faça dissipar-se esta penúria, que mais ninguém pode dissipar. Ó Allah, imploramos-Te o perdão, pois Tu é Indulgentíssimo, enviar-nos-á do céu copiosas chuvas." Ach-Chaf'i disse: "Eu prefiro que o Imam faça essa suplica."

2-Amr ibn Chuaib relatou que seu avô disse: Ao fazer a oração de Al-Istisqaa, o Profeta (SAW) dizia:

اللّهُمَّ اسْقِ عِبادَكَ وَبَهـائِمَك، وَانْشُـرْ رَحْمَـتَكَ وَأَحْيِي بَلَـدَكَ المَيِّـت

[Allahumma asqi ibadak, wa bahaa-imak, wanchur rahmataka, wa ahyi baladakal-mayyit.]

"Ó Allah, provê água para Teus servos, e para Teus animais, espalha a Tua misericórdia, e revive a Tua terra morta."

É preferível para quem está fazendo súplica para Al-Istisqaa, levantar as mãos com o dorso de suas mãos para o céu. Anas disse que ao fazer suplica para Al-Istisqaa o Profeta (SAW) virou o dorso da suas mãos para o céu.

Também é preferível, ao ver a chuva, dizer:

اللّهُمَّ صَيِّـباً نافِـعا

[Allahumma sayyiban nafi’an.]

"Ó Allah, faça esta chuva ser benéfica." e descobrir uma parte do corpo para ser atingida pela chuva.

Se chover muito, a pessoa deve dizer:

اللَّهُمَّ سُقْيا رَحْمَة، ولا سُقْيا عَذاب، ولا بَلاء، وَلا هَدْم، وَلا غَرَق. اللّهُمَّ حَوالَيْنا وَلا عَلَيْـنا، اللّهُمَّ عَلى الآكـامِ وَالظِّـراب، وَبُطـونِ الأوْدِية، وَمَنـابِتِ الشَّجـر

]Allahumma suqia rahmah la suqia azaab, wala balaa, wala hadm, wala gharaq. Allahumma hawalaina wala alaina, allahumma alal-akaami wal dhirab, wa butuunil-awdiyah, wamanabit al chajar.]

"Ó Allah, faça ela uma chuva de misericórdia e não uma chuva de castigo, calamidade, destruição ou inundações. Ó Allah, deixa a chuva cair ao nosso redor e não sobre nós. Ó Allah, permita-a cair sobre os pastos, montes, no meio dos vales, e onde nascem as arvores. "

Fonte:http://www.luzdoislam.com.br/br/articles.php?article_id=575&rowstart=9

Nenhum comentário: