sábado, dezembro 28, 2019

Jummah ou Oração de Sexta-Feira: O Que é e Suas Regras

O Salat al-Jummah, ou a Oração da Sexta-Feira, é um importante ato de adoração a Deus no Islam, e é obrigatório para todo homem adulto.
Para realizá-lo, o muçulmano deve ir até a mesquita na sexta-feira, durante o horário da oração do meio-dia.
Para ser considerado válido, o Salat al-Jummah deve seguir algumas regras.

Jummah é uma palavra em árabe que, em português, significa “sexta-feira”. Neste dia, os muçulmanos do mundo inteiro rezam em congregação ao invés de fazer a habitual oração do meio-dia, o Zuhr.

Este ritual possui uma grande importância para o Islam, afinal, o Profeta Muhammad ﷺ ensinou que as sextas-feiras são consideradas os dias mais especiais para adoração a Deus, pelo seu significado e pelas bênçãos que ela oferece.

O melhor dia no qual o sol nasce é sexta-feira. É o dia em que Adão foi criado. O dia em que Adão entrou nos Jardins Celestiais, em que foi expulso dele e também o dia em que morreu. Sexta-feira é o dia em que o Dia da Ressurreição ocorrerá.” (Muslim)

Narrado por Abu Huraira: Disse o Profeta, “Todas as sextas-feiras, os anjos se posicionam nos portões de cada mesquita para escrever o nome das pessoas cronologicamente (de acordo com a hora de chegada para a Oração de Sexta-Feira) e quando o imam senta (no púlpito) eles dobram os pergaminhos e ficam preparados para ouvir o sermão.” (Al-Bukhari)

Por isso, é muito importante para os muçulmanos que eles participem da oração todas as sextas. Em muitos casos, este ato é considerado até obrigatório.


Salat al Jummah na Mesquita Brasil

Para que a comunidade se encontre para orar, tanto os membros quanto a congregação devem seguir algumas regras:
Os homens adultos que tiverem condições são obrigados a participar da oração em comunidade às sextas-feiras. 
As mulheres não são obrigadas a participar, mas podem participar, caso desejem.
Jovens, doentes, viajantes ou homens que não têm condições de ir à mesquita não têm obrigação de participar. Neste caso, eles devem fazer apenas a oração do meio-dia, o zuhr.
A oração deve ser feita no mesmo período equivalente à oração do zuhr. 
O grupo deve ter pelo menos três pessoas do sexo masculino (adolescentes ou adultos) para a oração ser considerada como feita em comunidade.
É obrigatório que pelo menos uma pessoa da comunidade seja residente do local onde está sendo feita. 
  • A oração deve ser precedida de dois sermões. Eles devem conter louvores a Allah, bênçãos ao Profeta ﷺ, leituras do Alcorão e exortações.
  • Não é permitido falar durante o sermão.
  • É desencorajado andar entre as pessoas que estão sentadas, exceto se esta pessoa for o imam (quem conduz a oração e realiza o sermã) ou se estiver caminhando para preencher algum espaço vazio.
Ao contrário dos judeus, que guardam os sábados, e dos cristãos, que celebram missas aos domingos, os muçulmanos em geral não dispensam o trabalho às sextas-feiras, a não ser para o momento da oração. Esta obrigatoriedade está prescrita no Alcorão.

“Ó crentes, quando fordes convocados para a Oração da Sexta-feira, recorrei à recordação de Allah e abandonai os vossos negócios; isso será preferível, se quereis saber.” (Alcorão 62:9)
Atos recomendáveis para a oração

Existem algumas atitudes recomendáveis ensinadas pelo Profeta Muhammad ﷺ que os muçulmanos podem fazer nesta ocasião, a fim de alcançar mais graças.

Surah al-Kahf

Em um dos relatos do Profeta ﷺ, ele teria recomendado aos muçulmanos que recitassem a Surah al-Kahf nas orações de sexta-feira.

Aquele que recitar a surah al-Kafh será iluminado com uma luz entre duas jummahs” (Al-Hakim)
Enviar muitas bênçãos ao Profeta ﷺ 

O Profeta ﷺ também disse aos crentes que enviar bênçãos a ele durante as orações é um ato de grande nobreza.

Envie várias bênçãos para mim no dia de Jummah, porque qualquer pessoa que pedir bênçãos para mim no dia de Jummah terá suas bênçãos apresentadas a mim.” (Al-Hakim)

Fazer o banho ritual e usar perfume

Sobre se purificar ritualmente e cultivar hábitos higiênicos, o Profeta Muhammad ﷺ ensinou: 

“Um homem que faz o banho ritual na jummah se limpa da melhor maneira que pode, passa óleo ou perfume em seu corpo e vai (para a mesquita), não separa (dois homens sentados na mesquita) e, finalmente, observa o que está escrito para ele (Salat superrogatório) e fica mudo enquanto o imam fala (prega), terá seus pecados perdoados naquela e na próxima jummah.” (Al-Bukhari)

O sermão acontece antes da Oração da Jummah e é divido em dois sermões, que se complementam, mas que são divididos por uma breve pausa.

Em geral o sermão é proferido em árabe, se a maioria das pessoas falarem árabe no recinto. Caso seja um público misto, é comum que se faça em árabe e a segunda parte na língua local mais falada. Caso não haja quem fale em árabe, o imam pode fazer o sermão na língua local, mas deve pronunciar versículos em árabe, para manter a tradição profética.

Elementos desejados do sermão

Apesar de não haverem pilares para o sermão, um bom sermão pode ser dividido em tópicos como:

Louvor a Allah

Shahada (Declaro que não há divindade além de Allah e que Muhammad é seu mensageiro)
  • Benções sobre o Profeta Muhammad
  • Conselho sobre ser piedoso e temer a Allah
  • Recitação de um trecho do Alcorão
  • Exortações
  • Atos recomendados durante o sermão
  • Realizar ele de cima de um púlpito (mimbar)
  • O imam dizer assalam aleikum para os presentes, assim que ele subir no púlpito
  • O imam pausar o sermão, sentando-se, por um breve período de tempo
  • Ser breve na segunda parte do sermão
  • Fazer súplicas durante o sermão,
Jumua Mubaraka para todos.

Nenhum comentário: