sexta-feira, janeiro 20, 2017

AS MÃOS E OS DEDOS.

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso), Alhamdulillah! Todos os Louvores para Allah Subhanahu Wa Taala, Criador de tudo o que existe. Allah criou o ser humano e o dotou de membros adequados para que possa ver, escutar, caminhar e muito mais. Deu aos seres humanos as mãos e os dedos. Se Ele quisesse, cada dedo seria composto por um único osso. Mas Allah com a Sua Misericórdia, dividiu os ossos dos nossos dedos em 28 partes para facilitar a mobilidade e a execução das nossas tarefas. Por isto e por muito mais, não deveríamos ser agradecidos? Bênçãos para o Selo da Profecia, Muhammad Mustafá (Salalahu Aleihi Wa Salam), o espelho do Islam, o Profeta da Misericórdia.

O dedo indicador direito é o dedo mais expressivo, o mais utilizado, que serve para apontar, indicar uma direcção, amostrar algo ou enfatizar algumas expressões. Durante as aulas ou conferências, levantamos o dedo indicador direito para pedir a palavra. Para escrever, utilizamos o mesmo com o apoio de outros dois dedos. É o dedo indicador direito o mais utilizado para as impressões digitais. É o mais importante e por isso chamado “o dedo do equilíbrio”. 

Nas orações, na posição de sentados - Tashahhud, recitando At-Tahiyyato, quando chegamos à declaração da fé, testemunhando a Unicidade de Allah, levantamos o dedo indicador direito e recitamos: Ash hadu alla ilaha illa Allah, wa ash hadu anna Mohammadan abduhu wa rasuluhu - Testemunho que não há outra divindade senão Allah e que Muhammad é o seu Mensageiro. Outros quando ouvem o Azan, quando o muezin diz a declaração de fé, olham para o alto e apontam o dedo direito indicador. Também o fazem quando dizem “Lá-iláha ilaAllah”, em sinal da existência de um só Deus. Ao fazer as nossas preces, levantamos as nossas duas mãos e pedimos ao Senhor da Soberania, o Criador dos mundos, para nos ajudar a encontrar o caminho da verdade e não o da perdição.

No entanto, o dedo indicador da mão direita é também utilizado para outros fins. Quando zangados, apontamos e enfatizamos o dedo em riste para as pessoas. Com a ajuda de outro dedo, apontamos dois dedos em sinal de vitória. Para simbolizarmos o “Like”, basta só um dedo. Apontamos dois dedos para mancharmos a reputação do outro! E também um só dedo pode servir para insultar o próximo. Levantamos o braço, com o punho cerrado ameaçando outros e até os agredimos. 

Com a palma da mão virada para baixo, referimos que fulano de tal é baixo, mas duma forma pejorativa. O Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wa Saalam), chamava a atenção dos seus familiares quando utilizavam palavras e gestos para “ofender” alguém como foi o caso de Aisha (Radiyalahu an-há), ao falar de Saffiya, dizendo tal e tal e um terno que significa de que ela é duma estatura baixa. O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) repreendeu-a, dizendo: “Você disse uma palavra que se fosse misturado no mar, o mesmo mudaria de cor”. Sunan Abu Dawood. 41/4857. Hadice.

Todos os órgãos do nosso corpo testemunharão a favor ou contra nós. Nesse dia, selaremos as suas bocas; porém, as suas mãos Nos falarão e os seus pés confessarão tudo quanto tiverem cometido.” Cur’ane 36:65. Depois de milhares / milhões de anos à espera da ressurreição, do pó do qual nos transformaremos, voltará a dar corpo aos nossos órgãos. Pelo Dia da Ressurreição!”. Cur’ane 75:1 No Surat “Quiámat”, Deus jura pelo Dia da Ressurreição, lembrando aos humanos, a sua importância. Através duma simples gota colocada no ventre da mãe, que se transforma num coágulo de sangue, Deus forma e molda os membros. A partir do coágulo, o Criador faz o masculino e o feminino. Será que Ele não terá poder para voltar a dar a vida aos mortos? Se Ele quisesse, teria colocado um só osso em cada um dos nossos dedos das mãos e dos pés, mas separou e dividiu cada osso, para facilitar a nossa mobilidade. E Ele não é capaz de reencontrar e reagrupar todos os ossos para voltar a formar as mãos e os pés? “Acaso pensa o homem que não reuniremos os seus ossos? Claro que sim! Somos capazes de fazer as extremidades dos seus dedos”. Cur’ane 75:3:4. Allahu Akbar!

Como forma de purificarmos os pecados cometidos pelas nossas mãos, em especial pelos nossos dedos, Muhammad ﷺ recomendou-nos quando estivermos a fazer o zikr (recordação do nosso Criador), para também contarmos com os dedos os números de Louvores a Allah, como por exemplo, quando dizemos Subhánallah, Al-hamduliláh e Lá-iláha ilaAllah. Porque os dedos também testemunharão a nosso favor. Abdullah Ibn Amr ibn al-As (Radiyalahu an-hu), referiu que viu o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) contando com os seus dedos, quando glorificava a Deus, o Altíssimo.

“Uma mão lava a outra e as duas mãos lavam a cara”. Um provérbio Português bem conhecido entre nós. Significa a ajuda mútua, um momento de misericórdia entre os seres humanos. Mesmo com pouco, podemos ajudar a quem necessita. Um aperto de mão, um abraço e uma palavra amiga.

Para nos preparamos para as orações diárias, fazemos as abluções. Uma mão lava a outra e as duas mãos lavam a cara e a água que escorre durante o uzhú, é como os pequenos pecados que se esvaziam entre os nossos dedos. SubhanaAllah!

IYÁ HADI IHDINAS SIRARAATAL MUSTAQUIM - Ó nosso Guia, guia-nos para o bom caminho.
Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

18/01/2017

Nenhum comentário: