sexta-feira, maio 01, 2015

Exemplo na história do Profeta Yussuf (a.s.) [José]

Contemplando o lado ético, os sábios e especialistas muçulmanos destacaram: “Para que a Ummah (Nação) seja recta, deve-se encontrar reformadores, homens de negócios e bons educadores, que tenham condições especiais e boa moral”. 

Prezados Irmãos, 

Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero es-forço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade. 

O Profeta Yussuf (José), a paz esteja com ele, teve as qualidades da perfeição a que só chegam os Mensageiros e Profetas de Deus. Na sua biografia pode-se encontrar alguns assuntos que os dirigentes das nações podem tomar como directrizes, para escolher funcionários hábeis, rectos e piedosos, para os distintos pos-tos das suas administrações. A sua história, então, ser-ve-nos de modelo para os líderes. 

Mencionam-se, de seguida, doze das qualidades mais importantes para o líder: 

1 - A castidade, que o afasta dos desejos carnais para se controlar a si mesmo e para ter força e livrar-se de cair no pecado. Deus, o Altíssimo, o Todo-Po-deroso, diz: «Ela o desejou, e ele a teria desejado, se não se apercebesse da evidência do seu Senhor. Assim procedemos, para afastá-lo da traição e da obscenidade, porque era um dos Nossos sinceros servos». [Alcorão, 12: 24]. 

2 - Contenção ao enojar-se para poder controlar- -se. Deus, o Omnipotente, o Majestoso, diz: «Disseram (os irmãos): Se Benjamim roubou, um irmão seu já havia roubado antes dele! Porém, José conteve-se e não se manifestou a eles, e disse para si: Estais em pior situação; e Deus bem sabe o que inventais». [Alcorão, 12: 77]. 

3 - Firmeza e tolerância no tempo adequado. Deus, o Altíssimo, o Todo-Poderoso, diz: «E quando lhes forneceu as provisões, disse: Trazei-me um vosso irmão, por parte de vosso pai! Não reparais em que vos cumulo a medida, e que sou o melhor dos anfitriões? Porém, se não mo trouxerdes, não tereis aqui mais provisões nem podereis acercar-vos de mim!» [Alcorão, 12: 59-60]. O versículo Alcorânico come-ça com a tolerância e termina com severidade. 

4 - Confiar em si mesmo encomendando-se sem-pre a Deus, o Altíssimo. Deus, o Omnipotente, o Majestoso, diz: «José disse (ao rei): Confia-me os armazéns do país que eu serei um bom guardião deles, pois conheço-lhes a importância». [Alcorão, 12: 55]. 

5 - Ter uma boa memória para recordar o passado e poder fazer os ajustes necessários, para poder emendar os possíveis erros cometidos e para que as pessoas assumam as suas responsabilidades e cumpram com os seus deveres. Deus, o Altíssimo, o Todo-Poderoso, diz: «E os irmãos de José apresen-taram-se ante ele, que os reconheceu, mas eles não o reconheceram». [Alcorão, 12: 58]. 

6 - Ser eloquentes para esclarecer os assuntos dando ilustrações. Deus, o Omnipotente, o Majestoso, diz: «Quando José disse a seu pai [Jacob]: Ó meu pai! Por certo que vi [em sonhos] onze astros e também o Sol e a Lua, que se prostravam diante de mim». [Alcorão, 12: 4]. 

7 - Estar disposto a aprender mais e amar o conhe-cimento para poder tê-lo. Deus, o Omnipotente, o Majestoso, diz: «E sigo a religião dos meus pais Abraão, Isaac e Jacob; não nos é admissível asso-ciarmos nada a Deus. Isso é uma graça de Deus para connosco e para com a humanidade, mas a maioria dos humanos não agradece». [Alcorão, 12: 38]. Tam-bém diz: «Ó Senhor meu! Tu concedeste-me (algo do) poder e ensinaste-me a interpretação dos sonhos». [Alcorão, 12: 101]. 

8 - Ser misericordioso com os débeis, ser modesto apesar da sua elevada posição. Assim, falou com modéstia com os dois prisioneiros na prisão. Deus, o Omnipotente, o Majestoso, diz: «Ó meus dois compa-nheiros de prisão! Por acaso os diversos ídolos [que adorais] podem equiparar-se a Deus, o Único, o Dominador?». [Alcorão, 12: 39]. Falou-lhes dos assun-tos da sua vida e da sua religião, dizendo-lhes o que Deus, Glorificado seja, diz: «Ele (José) disse: Antes que vos tragam a comida já vos terei dado a sua interpretação (do sonho)» [Alcorão, 12: 37]. Também lhes disse o que Deus, o Altíssimo, o Todo-Poderoso, diz: «Por certo que eu não sigo a religião de um povo que não crê em Deus nem na Derradeira Vida». [Alcorão, 12: 37 

9 - Ser misericordioso ainda que tenha o poder de prejudicar. Deus, Enaltecido seja, diz: «Disse [José]: Hoje não sereis recriminados! Eis que Deus vos per-doará, porque Ele é o mais Clemente dos miseri-cordiosos». [Alcorão, 12: 92]. 

10 - Ser benevolente e piedoso com os pais e os familiares. Deus, Louvado seja, diz: «Ide com esta minha túnica e coloquem-na sobre o rosto de meu pai, que assim recuperará a vista; e fazei vir a mim toda a vossa família». [Alcorão, 12: 93]. 

11 - A sabedoria e capacidade de cativar os cora-ções das pessoas. Deus, o Altíssimo, o Todo-Pode-roso, diz: «E o rei disse: Trazei-mo! Quero que sirva exclusivamente a mim. E quando lhe falou, disse: Doravante gozarás, entre nós, de estabilidade e de confiança». [Alcorão, 12: 54]. 

12 - Planear bem as coisas. Deus, o Omnipotente, o Majestoso, diz: «José disse: Semeareis sete anos seguidos; e o que colherdes deixai-o nas espigas [para o conservar] excepto uma parte, da que come-reis». [Alcorão, 12: 47]. / 

Obrigado. Wassalam. 

M. Yiossuf Adamgy - 30/04/2015.

Nenhum comentário: