sábado, setembro 06, 2014

A L M A D I N A A QUESTÃO DA QUALIDADE DE EDUCAÇÃO


Por: Sheikh Aminuddin Mohamad  -01.09.2014

Apesar de a educação estar a ganhar mais interesse entre nós, ainda continuamos atrasados relativamente a muitos outros povos do Mundo, isto porque a questão da aquisição de educação tornou-se ainda mais complicada. 

Antes, quando a educação não era objecto de comércio, não havia tanta dificuldade na sua busca. Os professores não tinham quaisquer tipos de reservas e estavam sempre prontos a ensinar, dando o seu melhor aos alunos mais aplicados. Aliás, eles sentiam uma enorme alegria em fazer isso, de tal maneira que havia professores que até procuravam alunos e os encorajavam a estudar. Eram bons tempos

Hoje a educação tornou-se um problema. No passado as crianças estudavam em escolas e colégios do Estado, e tinham êxito, mas com o decorrer dos tempos começaram a surgir escolas privadas, e se de um lado o surgimento destas trouxe algum benefício, de outro lado também trouxe prejuízo à educação. O benefício foi a ampliação significativa da rede escolar e um relativo aumento da qualidade de educação, mas convenhamos que o prejuízo que trouxe foi maior que o benefício. O principal prejuízo foi a subversão do conceito de educação, pois no passado o objectivo da educação era servir, e hoje o objectivo é o negócio.

A mudança deste conceito afectou profundamente o resultado e a consequência da educação, baixando substancialmente o espírito de servir e, não sendo portanto, modelo para as pessoas, quando o deviam ser. 

Por exemplo, um indivíduo educado devia ser honesto e transmitir lição de honestidade aos outros, mas infelizmente, na maioria dos casos não vemos isso. Hoje a maioria dos que tiveram acesso à educação está muito concentrada no ganho de dinheiro, e numa vida faustosa.

Muitos deles não estão sequer preocupados com os problemas, as dificuldades e as aflições das pessoas. E devido a isso o círculo de benefícios da educação e dos educados retraiu-se bastante, pois agora a educação do indivíduo só o serve a si próprio, ou no máximo, à sua família. Mas se o conceito fosse, servir a criatura de Deus, então certamente que um indivíduo educado não só se beneficiaria a si próprio ou à sua família, mas também um número infinito de pessoas ter-se-ia beneficiado.

Para além disso, nos dias que correm, um grande número de pessoas educadas está envolvida na corrupção, na desonestidade, na imoralidade, no adultério, no alcoolismo, na fraude, na vigarice e na trapaça. Portanto, pode-se considerar que essas pessoas se rebelaram contra o objectivo principal da educação.

O enfraquecimento do ensino oficial e o fortalecimento do ensino privado trouxeram um outro prejuízo, que é o encarecimento da própria educação, pois as propinas nas escolas privadas são bastante exorbitantes.

Há escolas que cobram valores bastante elevados, muito acima dos salários que os pais dos estudantes pobres auferem. Claro que nessas circunstâncias está fora de questão os pobres ou os da classe média, enviarem os seus filhos para esse tipo de escolas, ainda que o queiram.

Há outras escolas que mesmo não sendo muito caras, nem todos os pais têm possibilidades de pagar as mensalidades nelas cobradas, ainda mais se esses pais tiverem mais que um filho a estudar. E para além das mensalidades há ainda os livros, os uniformes, etc.

Mas também há outras escolas onde as mensalidades são muito baixas, estando ao alcance de muitos pais pobres. Mas a questão que aí surge é: Qual é o nível e qualidade de estudos nessas escolas? Será que esse tipo de escolas poderá proporcionar aos alunos, professores competentes e de alto nível, e oferecer outras facilidades e condições aos seus estudantes? Claro que a resposta é: não!

Nas escolas do Estado os salários dos professores são baixíssimos, daí que muitos deles se fazem à sala de aulas a pensar sobre como irão alimentar as suas famílias nesse dia. E por isso eles pouco se preocupam se os seus alunos estão se desenvolvendo ou não, exceptuando os alunos que com o seu dom próprio e capacidade natural conseguem sobressair.

Nessas condições fica a questão no ar: Como é que essas crianças conseguirão melhorar o seu futuro, como é que poderão servir à Humanidade e o seu País, e como é que conseguirão obter um bom emprego?

Seria desejável que os governos investissem mais na educação e na pesquisa científica para que possamos sair do atraso. A expansão escolar é necessária, mas só isso não chega. É necessário que se invista também na qualidade da educação. 

Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuh

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