terça-feira, agosto 26, 2014

Se Deus é Todo Poderoso e Deus é bom, então de onde vem o mal?

Allah não criou nada que seja puramente mau. O que quer que possamos perceber de mau na criação de Allah, há um lado bom para isso que nós somos capazes de ver no fim das contas, ou que talvez nunca vejamos. Nós não necessariamente temos que ver o lado bom para reconhecer que existe um lado bom.

Quando Allah criou as coisas em que o mal, Allah não as criou para o mal, mas sim para o bem que viria deste mal.

Olhando no alqur’an e na sunnah, nós não encontramos Allah atribuindo o mal diretamente a Si Mesmo. Quando Allah fala sobre a criação do mal, Ele fala sobre o mal que está na criação:

Surat Al Falaq, cap. 113: “Dize: Refugio-me nO Senhor da Alvorada contra o mal daquilo que Ele criou.” CONTRA O MAL DAQUILO QUE ELE CRIOU!

Ele não disse do mal que Ele criou, mas do mal daquilo que Ele criou. E esta é a “etiqueta” correta para se referir ao mal. Nós não dizemos que Allah criou o mal. O mal é parte da criação de Allah, mas há um elemento benéfico para nós focarmos, em vez de focar no elemento maléfico.

Allah, ao criar certas coisas neste mundo nas quais há o mal, não tinha o intuito de criar o mal, mas o bem que viria deste mal. Se você tiver que tomar uma vacina, você deixa que o médico enfie uma agulha no seu braço. Enfiar uma agulha no seu braço, em si, é um mal. Nós não encorajamos as pessoas a enfiar agulhas em nós, mas se enfiar a agulha como na acupuntura ou na vacinação, existir um bem, então nós nos submetemos a que se enfie uma agulha no nosso braço!

Então as pessoas dizem: se Allah sabia antes de criar Iblis e Adão, que Iblis iria se recusar a se curvar diante de Adão, e que Adão iria comer da árvore por causa da trapaça de Iblis... então POR QUE ELE CRIOU IBLIS??

Quando Allah criou Iblis, o mal que viria dele produziria um grande bem. Ambos Iblis e Adão desobedeceram Allah. Algumas pessoas acreditam que a recusa de Iblis de se curvar diante de Adão foi o que o tornou um incrédulo. Mas, se na desobediência de Iblis existe incredulidade, o que dizer então sobre Adão que também desobedeceu Allah? Temos então que dizer que ele se tornou um incrédulo também!

NÃO! Desobediência em si não faz com que uma pessoa se torne incrédula!

O fato é que quando Adão desobedeceu Allah, e Allah o chamou para se arrepender, ele se voltou arrependido para Allah. Mas no caso de Iblis, quando Allah o chamou, ele disse

É aí que entra a incredulidade. Porque o que Iblis disse foi que não tinha benefício nenhum em se curvar diante de Adão, porque ele se sentia superior a Adão. E o fato de que Allah disse a Iblis que se curvasse diante de Adão significava para Iblis que Allah estava errado! Ele atribuiu erro a Allah. Isso é um dito de incredulidade.

Voltar-se arrependido para Allah é um dos maiores atos de adoração. O profeta Muhammad s.a.w disse: Kulu bani Adam khata wa khairu khatta’in atwabun. Todos os descendentes de Adão cometem erros. E os melhores daqueles que constantemente cometem erros são aqueles que constantemente se voltam arrependidos para Allah.

E o profeta Muhammad s.a.w também disse: Atta ‘ibu min adhanbi kaman la dhanba lah. Aquele que se arrepende do pecado é como aquele que não tem pecado.

Quando Adão se voltou para Allah arrependido, Allah o perdoou.

O grande benefício de ser perdoado por Allah, este grande ato de adoração aconteceu por causa da trapaça de Iblis. Então a criação de Iblis não foi para a trapaça, mas para o bem que viria de sua trapaça.

Então quando olhamos para o bem e para o mal neste mundo, nós reconhecemos que no fim tudo o que Allah criou é bom.

Se existe um mal puro relativo, é aquilo que vem dos humanos e dos jinns. Quando um ser humano tenciona o mal e implementa esse mal. O intuito de Allah é bom.

Algumas pessoas entendem erroneamente a história de Moises a.s. e de Khidr em Suratu Kahf, cap 18, achando que devem seguir seus sheikhs incontestavelmente. Mas este é um entendimento incorreto porque nem nosso sheikh é equivalente a Khidr, que recebeu uma revelação de Allah, nem nós somos equivalentes a Moisés a.s., um profeta de Allah. Está é uma análise errada. A análise correta é que por trás das calamidades existe um bem.

Khidr furou o barco. O rei estava descendo o rio destruindo todos os barcos, mas ele não destruiu o barco que Khidr furouu, porque estava afundando. A família a quem pertencia aquele barco ainda podia consertar o barco, pois o rei não o havia destruído. Alhamdulillah o bem foi visto imediatamente.

Khidr matou um jovem, baseado em revelações de Allah, porque aquele jovem se tornaria fitna para seus pais a um ponto em que seus pais teriam caído na incredulidade. Ele era só uma criança, e o mal que ele faria só apareceria no futuro. Mas Allah tirou sua vida. Para os pais Allah deu uma nova criança, uma filha que era virtuosa. Mas eles teriam nos seus corações até o dia em que morressem uma tristeza pela perda do filho. Mas no dia do Julgamento quando Allah explicar para eles, eles saberão que não foi uma perda. Foi um ganho.

Entender Ruboobiya, entender a criação de tudo o que existe, nos dá fundamentos para entender a tragédia na vida, para reconhecer que existe bem por trás de tudo mesmo que não sejamos capazes de perceber isso. Assim somos capazes de colocar nossa confiança em Allah. O que quer que aconteça em nossas vidas, é Allah que controla tudo e no fim isso é para nosso próprio bem.


Por: Abu Aminah Bilal Philips/ Tradução: Ninevah Barreiros

Nenhum comentário: