quinta-feira, agosto 28, 2014

A L M A D I N A A VELHICE E A NOSSA SOCIEDADE

Por: Sheikh Aminuddin Mohamad - 17.08.2014

Um dos graves problemas que o Mundo enfrenta nos dias de hoje, é o de ter de cuidar de idosos e velhos. Estatísticas indicam que o número de idosos no Mundo está a aumentar atingindo já vários milhões.

A actual nova geração está a enveredar por práticas discriminatórias contra os velhos e idosos, razão pela qual estes se sentem isolados e marginalizados.

Para que não haja neles esse tipo de sentimento, todos nós somos chamados a observar uma atenção especial, bem como a ter cuidados acrescidos, pois há uma tendência de agravamento da situação, particularmente neste século XXI.

Todos os jovens de hoje têm que ter presente que serão os velhos e idosos de amanhã, e assim como hoje os tratam, amanhã, quando a sua vez chegar, os jovens dessa altura tratá-los-ão da mesma forma, ou se calhar pior ainda, caso não corrijamos esta situação.

É bastante triste hoje, quando caminhamos pelas ruas, vermos idosos abandonados, deambulando por aí e a mendigar. Será que eles não geraram filhos? Por que razão os seus filhos não cuidam deles? Esses filhos que votam os seus pais ao abandono, será que alguma vez já pensaram o que será deles, um dia que atingirem essa fase da idade? 

Uma mãe ou um pai consegue cuidar de dez filhos em simultâneo, mas dez filhos não conseguem cuidar de um pai ou uma mãe. Quão triste isso é! 

Diz-se que quanto mais velho o arroz é, mais valiosos se torna. Mas infelizmente, nas nossas sociedades ditas modernas, quando o Homem envelhece o seu valor reduz-se, ou então perde-se na sua totalidade.

Tudo isto revela a tortuosidade existente nas nossas sociedades,e isto acontece porque os jovens se entregaram totalmente à actividade industrial, comercial, científica, tecnológica, etc., arraigando-se de forma exagerada ao materialismoo. E nestas suas actividades esqueceram-se dos favores dos velhos e idosos, achando que estes constituem um peso e obstáculo nas suas liberdades, e um empecilho às suas actividades. 

Alguns países ditos civilizados chegam até a recorrer a um alegado “direito à eutanásia” para se libertarem dos idosos, pois estes, de tanta privação que passam, mesmo em lares e asilos, também chegam ao extremo de pedir a morte.

Da maneira como os jovens se querem livrar do que eles chamam velhos valores, também se querem livrar das pessoas velhas.

Já não existem famílias alargadas partilhando o mesmo tecto. Ficaram espalhadas e mais grave ainda, a busca do sustento e as facilidades das viagens aumentaram ainda mais as distâncias entre os membros de uma mesma família. De salientar que essas facilidades até podiam ser motivo de aproximação, mas por estarem distantes criou-se o desinteresse neles.

Se por um lado aumenta o sentido de liberdade nos filhos, por outro encontramos nos idosos algum sentimento de isolamento, da privação e até mesmo de dependência, o que os leva a achar estão a mais portanto, inúteis na actual sociedade moderna.

Os velhos e idosos que não têm nenhum meio de sustento, ou mesmo tendo não é suficiente, são obrigados a estender a mão de pedintes perante os outros, para assim satisfazerem as suas necessidades básicas e mesquinhas.

Há quem de entre os velhos beneficia de alguma pensão ou reforma, mas os valores recebidos são tão baixos que mal dão para comprar uma dúzia de bananas. E a situação torna-se mais delicada se tivermos em conta que devido à sua avançada idade, os velhos têm outras necessidades acrescidas, como medicamentos e assistência médica, mais do que noutros tempos.

Os governos de países avançados criaram lares de terceira idade onde se tenta proporcionar aos idosos o repouso físico, mas por outro lado não lhes conseguem proporcionar o sossego emocional.

Nos nossos países aliás, até mesmo nos países do terceiro mundo em geral, devido à infinidade de problemas que enfrentam e também à limitação de recursos, os governos não têm capacidade de proporcionar as condições que os países desenvolvidos proporcionam aos seus idosos, mas devem pelo menos elaborar programas nesse sentido, ou instituír políticas nacionais que tenham em vista melhorar as pensões atribuídas aos idosos, ainda que se tenha que fazer cortes noutras áreas, como por exemplo, congelar os salários dos que já auferem salários demasiado altos, e diminuir as mordomias dos funcionários seniores.

Paralelamente, é recomendável que as organizações voluntárias se envolvam em actividades que tenham em vista melhorar a situação dos idosos.

Sermos bondosos e servirmos os nossos idosos e velhos é uma distinta tradição nossa, e a nova sociedade deve preservá-la.

A velhice também é um dos sinais da existência de Deus, pois ninguém gosta de envelhecer, Se o Ser Humano fosse senhor absoluto de si próprio, jamais ficaria velho, ou pelo menos os poderosos jamais aceitariam ficar velhos.

Mas tudo isso está a acontecer contra a nossa vontade. Vejamos fotografias nossas, antigas, quando éramos jovens, bonitos e fortes. E agora, como estamos? As nossas faces estão enrugadas, os cabelos estão brancos, a fraqueza e a debilidade tomaram conta dos nossos corpos, etc. Quem gosta disso? Quem é que está a fazer isso dos nossos corpos? O Al-Qur’án tem no Cap. 30, Vers. 54, a resposta:

Deus é que vos criou, da fraqueza; e em seguida, fez depois da fraqueza, força; Em seguida fez, depois da força, fraqueza e cabelos brancos. Ele cria o que quer. E Ele é o Omnisciente e Omnipotente”.

E consta também no Vers. 67 do Cap. 40 do Al-Qur’án:

Foi Ele Quem vos criou do pó; Em seguida de uma gota de esperma; Em seguida fez-vos sair (do ventre da mãe) como crianças; Para depois atingirdes vossa força plena; Para depois, finalmente serdes Homens velhos, embora alguns de vós morram antes disso; E para atingirdes um termo fixado e tudo isso para que pudésseis compreender”.

Nenhum comentário: