quinta-feira, abril 03, 2014

TEMA DA SEMANA: A PACIÊNCIA – 4ª. Parte

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso)  JUMA MUBARAKA!

inna Llaha maã sabirin. Na verdade, Deus está com os pacientes. Cur’ane, Surat Anfal 8:46.

AS VIRTUDES DO SABR, DA PACIÊNCIA

O crente pensando na recompensa que os perseverantes vão receber de Deus, torna mais fácil suportar qualquer tipo de adversidade. Por isso que o cumprimento do islão está no bom carácter e na elevada paciência (sabrun Jamil) de cada um.

Anas bin Malik (Radiyalahu an-hu) ouviu o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) dizendo: “Deus disse: “Se Eu testar o meu servo, privando-o de dois preciosos (exemplo olhos) e ele se mantém paciente, Eu o recompensarei com a entrada no Paraíso”. Bukhari 70:557. E Deus quando gosta do seu servo (para lhe chamar a atenção) Ele aflige-o com alguma dor, preocupação ou perda de algum familiar. Bukhari 70:548.

Segundo uma narrativa de Abu Huraira (Radiyalahu an-hu), o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) comparou os crentes às árvores que são sacudidas pelas intempéries. O sofrimento dos crentes será como uma expiação dos seus pecados e terão elevados estatutos na Vida Futura. Apesar de fustigados pelas dificuldades, os crentes mantêm-se pacientes e firmes, pedindo a protecção de Deus: O Apóstolo de Deus disse: “O exemplo de um crente é como a planta tenra e fresca, que se curva conforme a direcção do vento e depois fica quieta e em linha recta (depois da tempestade). Da mesma forma, um crente quando é afligido com calamidades (ele permanece paciente até que Deus remova as suas dificuldades). Uma pessoa perversa é como um pinheiro que se mantém duro e hirto até que Allah o corta (o derruba) quando Ele assim o entender”. Bhukari 70:547.

Se a paciência do ser humano é superior aos seus caprichos e desejos, então o consideramos como um anjo. Se não consegue controlar esses mesmos desejos, então o consideramos pior do que um animal. Deus criou os anjos com razão e sem desejos. Criou o ser humano com razão e com desejos E finalmente aos animais deu-lhes o desejo, mas não a razão.

O coração do ser humano está em constante batalha entre os seus desejos e a proximidade de Deus. Umas vezes uma prevalece em relação à outra, ou então se misturam as boas e as más ações. Estará sempre em constante instabilidade e com dificuldades em controlar os seus desejos. Esta é uma batalha entre os soldados do Misericordioso e os soldados do sheitane (diabo). Aqueles que treinam a paciência ao longo da vida e a alcançam depois de muita persistência, quando chegarem ao mais alto nível da paciência, terão a sua fé aumentada e dirão:

“Nosso Senhor É Deus e (então) se firmam…”. Serão aqueles que os anjos na altura das suas mortes lhes dirão: “Não tenhais medo, nem vos atribuleis, mas recebam o Paraíso que vos foi prometido”. “Temos sido vossos protectores na vida terrena e o seremos na outra vida”. Surat Fussilat 40:30 e 31.

Deus pretende que os Seus Atributos sejam também assumidos pelos crentes. Como Allah é bonito, ele ama a beleza e quer que os seus servos cuidem das suas aparências. Como ele é Perdoador, Ele recompensa o seu servo que sabe perdoar o seu semelhante. Deus é o mais Sábio e ele ama os que que se preocupam emaumentar os seus conhecimentos, em especial os religiosos. Não são iguais os que sabem e os que nada sabem. Deus é Forte e Ele gosta que o seu crente seja forte, para ter forças para sustentar a sua família, para a adoração e para fazer o jejum.

Allah é Shakur (Grato) e ele ama quem sabe agradecer o seu próximo e em especial, aos seus pais e a Ele. E Deus é Sabur, o Paciente, porque está a espera “pacientemente” que os seus servos se voltem para Ele arrependidos. Deus ama aqueles que assumem e seguem os Seus atributos.

Rabaná af-rig ãleiná sab-ran wa tawafaná muslimun: “Senhor Nosso, concedemos a paciência e faze com que morramos submissos a Ti!”. Cur’ane 7:126

In Sha Allah, continua no próximo Juma. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmuminina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de  Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41.
Cumprimentos
Abdul Rehman Mangá - 03/04/2014 - abdul.manga@gmail.com

Nenhum comentário: