quinta-feira, abril 24, 2014

A PACIÊNCIA – 7ª. Parte

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) - Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK inna Llaha maã sabirin. Na verdade, Deus está com os pacientes. Cur’ane, Surat Anfal 8:46.
A GRATIDÃO, OUTRA METADE DA FÉ
Podemos considerar a fé dividida em duas partes: a paciência e a gratidão. Abdullah Ibn Massud (Radiyalahu an-hu) referiu: “A fé tem duas partes: metade é a paciência e a outra metade é a gratidão”. Al Tabarani. Allah, o Altíssimo, refere estas duas virtudes juntas em quatro capítulos do Cur’ane: “Nisso há sinais para todo o paciente, agradecido”. Cur’ane 14/5, 31/31, 34/19 e 42/33.
 
A paciência é também para ser praticada na saúde e na abundância. O verdadeiro paciente não distingue o tempo da facilidade e da dificuldade. Alhamdulillah! Este agradecimento e Louvor a Allah, deve ser uma constante nas nossas vidas. O complemento do sabr (a paciência), é o shukr (a gratidão), quando agradecemos a Deus o nosso Sustentador, de tudo o que nos concede, desde a saúde, o emprego e uma família piedosa. Outros embalados pelos momentos da facilidade, não se lembram de agradecer a Deus. “… (são) poucos dos Meus servos que são agradecidos”. Cur’ane 34.13. O ser humano pensa que todas estas “riquezas” foram obtidas através só do seu esforço e dedicação, esquecendo-se de que tudo o que obteve, foi devido à Misericórdia de Deus. “A Deus pertence tudo o que está nos céus e na terra”. Cur’áne 2:284. Outros apesar de serem donos de inúmeros bens e com esforços ainda mais redobrados, nada conseguem senão o cansaço e a frustração. Assim, nos bons momentos da nossa vida, devemos ser sempre agradecidos a Deus, porque Ele é quem dá o que quer e tira o que é dele. Nos maus momentos, devemos ser pacientes e reflectir de que há situações muito mais complicadas do que as nossas. Com a ajuda de Allah e com mais tranquilidade, vamos à procura de soluções para os nossos problemas. “Na verdade, com as dificuldades, há um alívio”. Cur’ane 94:5.
 
A paciência é uma grande virtude. No entanto, a gratidão é também outra grande virtude. Se juntarmos as duas qualidades ao nosso carácter, teremos uma fé ainda mais fortalecida. A importância da paciência e da gratidão, é espelhada pelas seguintes palavras de Umar ibn al Khatab (Radiyalahu an-hu) quando referiu: “Se a paciência e a gratidão fossem dois camelos, eu não teria qualquer problema em escolher qualquer um deles”. (os camelos eram bens muito preciosos naquela época). Se acrescentarmos à paciência a gratidão, teremos do nosso Senhor e Doador inúmeras recompensas, conforme é referido no seguinte versículo do Cur’ane: E (recorda-te) quando o teu Senhor proclamou: “Se Me fores agradecido, certamente que Eu vos multiplicarei (em favores). Cur’ane 14:7.
 
O Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), demonstrando a amizade por Mua’dh (Radiyalahu an-hu), deu-lhe o seguinte conselho: “…não deixes de recitar a seguinte prece, após as tuas orações: Ó Allah, ajude-me a lembrar-me de Ti, agradecendo-Te e adorando-Te duma melhor forma ”. Bhukari (al Adab al Mufrad 690).
“… e se contais os favores de Allah, não podereis enumera-los…”. Cur’ane 14.34. Rabaná af-rig ãleiná sab-ran wa tawafaná muslimun: “Senhor Nosso, concedenos a paciência e faze com que morramos submissos a Ti!”. Cur’ane 7:126
In Sha Allah, continua no próximo Juma. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmuminina .yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41.
Cumprimentos
Abdul Rehman Mangá
24/04/2014
abdul.manga@gmail.com

Nenhum comentário: