quarta-feira, julho 24, 2013

Ramadan‏

Assalamu Alaikum Ua RahmatulALLAHI Ua Barakatuhu Em Nome de Deus O Misericordioso O Misericordiador 

Louvado seja ALLAH, O Criador do universo e que abençoou a nação islâmica com o sagrado mês de Ramadan, E testemunho que não há Deus a não ser ALLAH, Único e sem associados ou semelhantes. Diz ALLAH O Altíssimo:"Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus” (Alcorão 2:183)

E testemunho que Mohammad é seu servo e mensageiro, Que a paz e bênçãos de ALLAH estejam com Mohammad, com seus familiares, com seus companheiros e todos aqueles que seguem seus passos até o dia derradeiro.

Disse Mohammad (s)"A uma pessoa que jejuar durante o mês de Ramadan, com fé e esperança de alcançar o beneplácito de Deus, ser-lhe-ão perdoadas as faltas."

A demais,queridos irmãos muçulmanos: Parabéns a todos por alcançarmos mais uma vez o Sagrado Mês de Ramadan, mês no qual ALLAH aumenta a recompensa pelos bons atos, são perdoados os pecados.

Salman Alfarissi narra que ouvira O Mensageiro de ALLAH (S) discursar no ultimo dia do mês de Shaaban em que disse:

"Um grande mês, um abençoado mês, um mês contendo uma noite que é melhor do que mil meses, chegou a vós, ó gente. O Deus, Todo Poderoso, apontou a observância do jejum, durante ele, como um dever obrigatório, sendo que passar as suas noites em oração é uma prática voluntária. Se alguém se acercar do Deus Todo Poderoso durante ele, praticando boas ações, será como um que cumpre um dever obrigatório em outro mês; e aquele que cumprir um dever obrigatório nesse mês será como o que cumpre setenta deveres obrigatórios num outro mês. Esse é o mês da paciência, e a recompensa para a paciência é o paraíso. é o mês de repartir com os outros, e é o mês em que as provisões dos crentes são aumentadas. Se alguém der, a um que esteja jejuando, algo com que quebrar esse jejum, isso lhe proporcionará o perdão para os seus pecados e o salvará do inferno, e terá uma recompensa igual à sua, sem que a sua recompensa seja de maneira alguma diminuída."

E disse o Mensageiro de ALLAH (s) que esta recompensa é concedida para quem desjejuar uma pessoa com uma tâmara ou com copo d’água.

Referindo-se ao mês de Ramadan disse: "Em seu começo a misericórdia de Deus envolve Seus servos, em seu meio Ele concede-lhes perdão dos pecados, e em seu fim os liberta do inferno."

O Mensageiro de ALLAH (s) nos recomendou a aumentar a pratica de quatro ações; das quais, duas ações são para agradar ALLAH e as outras duas ações são de nossa extrema necessidade. As ações que agradam ALLAH são dizer Testemunho que não há Deus exceto ALLAH e outra é rogar a ALLAH Seu perdão. E as outras duas ações que são indispensáveis para nós são suplicar a ALLAH pelo paraíso e suplicar pela salvação do inferno. 

Disse o profeta (S.A.W.S) numa narrativa sagrada: "Deus o Majestoso e o Exaltado, disse: Cada ato do filho de Adão é em seu próprio favor, exceto o jejum. Este é por Minha causa e Eu o recompensarei. Por Deus, em cuja mão está a vida do profeta, o hálito do que jejua é mais agradável para Deus do que a fragrância do almíscar."

Disse o Mensageiro de ALLAH (s): Foi concedido a minha nação no mês de Ramadan cinco bênçãos que não foram concedidas a nenhum dos profetas que me antecederam. Primeiro é que ao chegar a primeira noite do mês de Ramadan, ALLAH, O Majestoso, olha para os servos; e aquele que é agraciado com o olhar de ALLAH jamais será por Ele castigado. A segunda é que o hálito do jejuadores é mais agradável para ALLAH que o aroma do almíscar. Terceiro é que os anjos suplicam o perdão para os jejuadores todos os dias e noites. A quarta é que ALLAH O Altíssimo ordena que o paraíso se prepare e se enfeite para receber Meus servos para descansar da exaustão da vida terrena. Quinta e última benção é que ao chegar a última noite do mês de Ramadan ALLAH perdoa todos eles. Então um homem perguntou é esta a noite do Decreto? Respondeu: Não! Acaso não vê que quando os trabalhadores encerram seu serviço recebem o seu salário.

Caros irmãos muçulmanos diz ALLAH em Seu Livro Sagrado: “O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e evidência de orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por Ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais." (Alcorão 2:185)

A isenção do Jejum se dá nos seguintes casos:

1° Caso- Quando a pessoa estiver enferma: Caso a pessoa esteja doente, poderá deixar de jejuar até se restabelecer ou, caso o médico ache que o jejum dificulta a cura do paciente, ele também deverá parar o jejum até se curar, devendo repor os dias não jejuados, quando estiver gozando de boa saúde. Esta reposição não precisa ser feita imediatamente após o mês de Ramadan, ou de forma contínua, e terá como prazo para esta reposição até o último dia antes do início do próximo mês de Ramadan.

E referindo-se aqueles que não jejuam o mês de Ramadam por descaso Disse: "Diga aos servos de Deus que infeliz é aquele que, tendo em sua presença pai ou mãe idosos, perde a oportunidade de entrar no Paraíso graças aos dois (cuidando deles); e infeliz é quem, presenciando o Ramadan, perde a oportunidade de obter o perdão de seus pecados." E disse ainda numa outra narrativa: “Quem perder um dia do mês de Ramadan sem justificativa não conseguirá repor este dia nem que jejuasse a vida toda.”

2° Caso- O viajante: Quando a viajem tiver uma distância superior a 84 km, faculta-se ao viajante jejuar ou não. Isso vai depender de cada pessoa em analisar se a viajem é cansativa e por isso será uma dificuldade para ele jejuar ou não, devendo, da mesma forma que o item anterior, repor os dias não jejuados.

3° Caso- A gestante e a lactante: Caso a mulher esteja grávida, ou amamentando, e temer pelo seu bebê, estará isenta do jejum, devendo, da mesma forma, repor os dias não jejuados, passado o período de gravidez ou de amamentação.

4° Caso- O idoso: Que seja fisicamente incapaz de jejuar, para este o jejum não é mais obrigatório, cabendo ao idoso, caso possua condições, dar, para cada dia não jejuado, uma refeição a um necessitado, ou o valor equivalente a esta refeição. Caso contrário, estará perdoado em não fazê-lo.

5°Caso- A mulher no seu período menstrual, ou em resguardo pós parto: Ela não jejuará até que passe este período. Mesmo que ela queira, ou sinta que possa fazê-lo, está-lhe vedado o jejum, e os dias não jejuados, deverão ser repostos, passado o período.

6-° Caso No caso de uma doença incurável: A pessoa deixa de jejuar definitivamente, tendo que dar uma refeição a um necessitado para cada dia não jejuado, ou o equivalente ao valor de uma refeição, caso tenha condições para tal, caso contrário não está obrigado a nada.

Que ALLAH nos abençoe e abençoe toda a nação islâmica neste mês sagrado e que conceda-nos Sue perdão. Ua Assalamu Alaikum Ua RahmatulALLAHI Ua Barakatuhu

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

Nenhum comentário: