quinta-feira, junho 13, 2013

E A CONCLUSÃO DAS SUAS PRECES SERÁ … “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. Cur’ane, parte do versículo 10, do surat Yunus.

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) - Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

TEMA DA SEMANA: E A CONCLUSÃO DAS SUAS PRECES SERÁ … “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. Cur’ane, parte do versículo 10, do surat Yunus. 

Para melhor compreender estas palavras que fazem parte do versículo 10 Surat Yunus, devemos ler e interpretar os versículos 9 e 10 do mesmo capítulo:

“E quando aos fiéis que praticaram o bem, Deus os encaminhará, devido à sua fé, aos jardins do paraíso, abaixo dos quais correm os rios”. 9:10.

“Onde as suas preces serão: “Glorificado sejas, ó Allah”. Aí a sua mútua saudação será PAZ!. E a conclusão das suas preces será: “Louvado seja Deus, Senhor do Universo”. 10:10

Deus, o Altíssimo, promete recompensas aos crentes que acreditam e seguem os Seus Livros e os Seus Mensageiros. É uma promessa de Deus de que no Dia da Ressurreição, as suas situações serão facilitadas. A fé que tinham neste mundo e as boas ações praticadas, serão uma luz, pela qual serão guiados para o Paraíso. A saudação que mais se ouvirá, será: Salam! Paz!, conforme é referido em diversos versículos: “Salam - Paz! Eis como serão saudados por um Senhor Misericordioso”. Cura’ne 36:58.Sua saudação, no dia em que comparecerem perante Ele, será: Salam – Paz! E lhes está destinada uma generosa recompensa”. Cur’ane 33:44. “…E os anjos entrarão por todas as portas, saudando-os: “Assalamo Aleikum! (a Paz de Deus esteja convosco) por vossa perseverança! Que magnífica é a última morada”. Cur’ane 13:23:24.

Todos os Louvores para Allah, Senhor e Dono de tudo o que existe. Deus é louvado e adorado em todos os momentos. Deus é o Senhor de tudo o que existe nos mundos e nos céus. Deus se elogiou a Si próprio através da Sua Revelação: “Louvado seja Deus, que criou os céus e a terra (sem ajuda)”. Cur’ane 6:1. E disse ainda: “Louvado seja Deus que revelou o Livro ao seu servo (mensageiro), no qual não colocou qualquer contradição”. Cur’ane  18:1. Estes versículos indicam-nos de que Deus é Louvado e será também louvado no Akhirat (outra vida), pelo que os residentes do paraíso continuarão a louvar e a glorificar a Deus, como o fizeram aqui neste mundo.

Os que ansiavam a Paz neste mundo, também terão a Paz eterna no Paraíso, porque lá não morrerão. Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) referiu que Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Será dito aos residentes do paraíso: “Ó gente do paraíso, eternidade para vós e não a morte. E para os residentes do inferno: “Ó gente do inferno, eternidade para vós e não a morte!”. Bukhari 76:553.

Ao finalizar as nossas intervenções religiosas, devemos recitar: “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. Cur’ane 10.10. Se repararem, é com estas palavras sublimes, que muitos dos nossos ulemás terminam os seus baianes (sermões religiosos). Que Allah Subhana Wataala nos conceda o Janat Firdauce (Paraíso supremo), para quando lá entrarmos, utilizarmos estas palavras de louvor e de gratidão. Ameem. “Rabaná Takabal duã” (Ó Senhor nosso, aceitai as nossas preces).

W`a ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. 14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

13/06/2013

abdul.manga@gmail.com

Nenhum comentário: