quinta-feira, maio 09, 2013

O CORAÇÃO – Primeira Parte.

Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

Numa referência a questões legais, ilegais e duvidosas, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) aconselhou-nos para nos afastarmos de tudo o que é duvidoso, do qual não temos conhecimento. Aquele que se protege contras as coisas duvidosas, mantém a sua religião e a sua honra irrepreensíveis. Ao terminar esta advertência, disse: “Ó gente! Cuidado! há um pedaço de carne no corpo que se estiver bom, todo os restantes órgãos do corpo se encontrarão bem; se o mesmo se encontrar estragado, todos os restantes estão estragados: e esse órgão é o coração!”. Relato de An-Nu’man bin Bashir. Bhukari 2:49 e Muslim 10:3882.

Este hadice transmite-nos três importantes princípios para nossa orientação. O primeiro principio refere-se às questões legais que são permitidas, as quais não temos quaisquer dúvidas. O segundo às questões ilícitas (proibidas), sobre as quais se encontram perfeitamente esclarecidas. E por último às questões duvidosas que devemos evitar, que nos colocam em dúvidas e sobre as quais não podemos deixar o esclarecimento só ao critério do nosso coração. 

Devemos procurar auxílio nos eruditos, ou então afastarmo-nos delas. Neste hadice, é também referida a importância do coração que nos ajuda a distinguir o que devemos seguir ou o que devemos evitar. Com o coração bom, o nosso conhecimento evitará o proibido. Com o coração corrompido, então não teremos nenhum benefício do conhecimento e cairemos no que é proibido. Abu Huraira referiu que Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “O coração de um idoso permanece jovem em dois aspectos: o seu amor para o mundo (a sua riqueza, diversões e luxúria) e a sua permanente esperança”. Bukhari 76:429.

A vontade do coração comanda todos os órgãos do nosso corpo. Do nosso coração, são transmitidas para a nossa mente, as nossas intenções, os nossos desejos e as nossas paixões. Da nossa mente, partem todos os sinais para que os órgãos do nosso corpo possam agir em conformidade. Todos os órgãos do corpo têm a sua quota-parte no bom ou no mau comportamento. Na prestação individual de contas, os nossos órgãos darão testemunho do que andamos a fazer.

“Não sigas (ó humano) o que ignoras, porque pelo teu ouvido, pela tua vista e pelo teu coração, por tudo isto, serás responsável”.Cur’ane: 17:36.

“Nesse dia, selaremos as suas bocas; porém, as suas mãos Nos falarão e os seus pés confessarão tudo quanto tiverem cometido.” Cur’ane 36:65.

As nossas bocas e as nossas línguas são os órgãos que devem ser controlados. Se o coração estiver bom, a língua habituar-se-á a falar bem e os nossos olhares serão mais recatados. “Diz aos crentes que recatem seus olhares e conservem os seus pudores….”. Cur’ane 24:30.

Os desejos do nosso coração “dar-nos-ão ordens” para irmos visitar o doente ou então para irmos cometer adultério. “Uma pessoa que salvaguarda  o que tem entre as suas mandíbulas (a língua) e o que tem entre as pernas, garante-lhe a entrada no paraíso”. Bukhari e Muslim. As nossas mãos e os nossos dedos prestarão contas por tudo que agarrarmos. Por isso, devemos habituar-nos a fazer o zikr (louvar a Deus), contando com os nossos dedos.

A vontade do coração leva-nos a pensar em muitas coisas que não são corretas ou permitidas. Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Allah aceitou a minha súplica para perdoar o que sussurra nos corações dos meus seguidores, a menos que eles concretizem essas vontades.” Bukhari 46:705.

Quantas vezes já ouvimos alguém referir, que fulano tem dois corações, porque é bom para um filho e mau para o outro. Não existem dois corações num único corpo. A descrença e a crença, o bem e o mal, podem alojar-se num único coração. “Deus não colocou no peito do homem, dois corações”. Cur’ane 33:4.

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá - 09/05/2013 - abdul.manga@gmail.com

Nenhum comentário: