segunda-feira, maio 06, 2013

Devemos Perguntar ao muçulmano sobre o estado de seu coração e sua fé!

Bismillah Arahmani Arahim!
É permitido perguntar aos muçulmanos – quando encontro com eles – sobre o estado de sua fé ou seu coração? Um deles disse-me que esta é uma questão do invisível e que não é apropriado perguntar sobre isso.
Louvado seja Allah.
O que é prescrito para o muçulmano é incentivar aqueles que encontra para aderir à verdade em palavras e atos, e ser paciente ao fazer isso e chamar as pessoas para isto, como Allah que Ele seja exaltado, diz (interpretação do significado) :

103.1 . Pela era,

103.2 . Que o homem está na perdição,

103.3 . Salvo os fiéis (ao Monoteísmo Islâmico), que praticam o bem, aconselham-se na verdade(ordenam entre si a realizar todos os tipos de boas obras.

(Al-Maroof) que Allah ordenou, e abster-se de todos os tipos de pecados e más ações (Al-Munkar) que Allah proibiu) e recomendam-se, uns aos outros, a paciência (para os sofrimentos, danos e lesões que se pode encontrar pela causa de Allah durante a pregação sua religião de Monoteísmo Islâmico ou Jihad, etc.) e a perseverança! [al-‘Asr 103:1-3].

Foi narrado que Abu Medina ad-Daarimi, que era um companheiro, disse: Quando dois homens entre os Companheiros do Profeta (as bênçãos e paz de Deus estejam sobre ele) encontravam-se, não se separariam até que um deles recitasse para o outro , “Pela era, que o homem está na perdição”, então um deles diria salaam para o outro.

Narrado por at-Tabaraani em al-Awsat, 5124; al-Bayhaqi em Shu’ab al-Imaan, 8693. al-Haythami disse em al-Majma ‘, 10/233: Seus homens são os homens de as-Saheeh.

Bilaal ibn Sa’d (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Um irmão seu que te lembra de Allah cada vez que ele se encontra com você é melhor para você do que um irmão que coloca um dinar em sua mão cada vez que ele se encontra com você. Fim de Citação de Hilyat al-Awliya “, 5/225

Com relação a perguntar sobre o estado do coração de alguém ou o nível de sua fé, há o temor de que isso pode levar a um autoelogio ou ele pode causar a quem está fazendo a pergunta de se mostrar na frente das pessoas, como se ele tivesse um coração que crê e teme Allah o tempo todo. Ou pode dar a impressão de que aquele que é questionado não está conseguindo cumprir seu dever para com Allah que Ele seja exaltado, ou pode fazer aquele que é questionado a tentar dizer coisas boas sobre si mesmo para evitar constrangimentos e outras conseqüências negativas. Talvez seja por isso que não encontramos tais questões mencionadas em relatos sobre as formas e dizeres das primeiras gerações, nós não temos conhecimendo de que eles costumavam perguntar sobre esses assuntos.

Quanto ao hadith bem conhecido de ibn Malikal-Haarith al-Ansaari, que diz que ele passou pelo Mensageiro de Deus (as bênçãos e paz de Deus estejam sobre ele), que lhe disse: “Como você está esta manhã, ó Haarith ? “E ele disse: Eu sou um verdadeiro crente, esta manhã, e o Profeta (as bênçãos e paz de Deus estejam sobre ele) disse:” Veja o que você diz, pois tudo tem uma realidade, então qual é a realidade da sua fé ? “Ele disse: eu perdi o interesse neste mundo, e eu passo a minha noite em oração por causa disso, e eu passo meu dia com sede (ou seja, jejuando), e é como se eu pudesse ver o trono de meu Senhor, e é como se eu pudesse ver as pessoas do Paraíso visitando-se entre si no mesmo, e é como se eu pudesse ver as pessoas do Inferno gritando nele. O Profeta (as bênçãos e paz de Deus estejam sobre ele) disse: “O Haarith, você já percebeu, assim permaneça firme”, três vezes … Este hadith foi narrado por at-Tabaraani em al-Mu’jam al-Kabeer, 3 / 266, é um hadith da’if (fraco) e não é saheeh (confiável).

Al-’Aqeeli (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Este hadith não tem um isnaad que pode ser provado. Fim de Citação de ad-Du’afa ‘al-Kabeer, 4/455

Ibn Taymiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Tem um isnaad, mas este é isnaad da’if e não pode ser comprovado. Fim de Citação de al-Istiqaamah, 1/194

Com base nisso, devemos abster-se de fazer tais perguntas que podem levar a algumas consequências negativas, o muçulmano deve apenas perguntar como seu irmão está em termos gerais.

Assim, ele deve dizer-lhe: Como você está? ou, Como você está hoje? E assim por diante.

Algo parecido com isto foi narrado do Profeta (as bênçãos e paz de Deus estejam sobre ele).

Foi narrado que ‘Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: Uma senhora idosa veio ao Profeta (as bênçãos e paz de Deus estejam sobre ele) quando ele estava na minha casa eo Mensageiro de Allah (as bênçãos e paz de Allah estejam sobre ele) disse-lhe: Quem é você? Ela disse: Eu sou Jaththaamah al-Muzaniyyah. Ele disse: Em vez disso você é Hassaanah al-Muzaniyyah; como você tem estado desde a última vez que te vi? Ela disse: Estamos bem, que meu pai e minha mãe sacrifiquem-se por você, ó Mensageiro de Deus. Quando ela saiu, eu disse: Ó Mensageiro de Deus, toda essa recepção para esta senhora idosa? Ele disse: Ela costumava visitar-nos na época de Khadija, e lealdade é parte da fé “.

Narrado por al-Haakim em al-Mustadrak, 1/62; classificado como hasan por al-Albani, em como-as-Silsilah Saheehah, número. 216 E Allah sabe melhor. Islam Q & A - http://islamqa.info/en/ref/148209

Traduzido por Danielle Aisha

"São aqueles aos quais foi dito: Os inimigos concentraram-se contra vós; temei-os! Isso aumentou-lhes a fé e disseram: Allah nos é suficiente. Que excelente Guardião! Pela mercê e pela graça de Deus, retornaram ilesos. Seguiram o que apraz a Deus; sabei que Allah é Agraciante por excelência." (03: 173-174)

يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

......Desejam em vão extinguir a Luz de Deus com as suas bocas; porém, Deus nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!

Mohamad ziad -محمد زياد


Islamismo Online: www.islamismo.org
duvidas/ informações: info@islamismo.org

Nenhum comentário: