sexta-feira, abril 19, 2013

Inglaterra: Os muçulmanos de Bradford mobilizam-se para salvar a sinagoga da cidade 09/03/2013 – Fonte: http://oumma.com /Tradução portuguesa: Al Furqán

A mão muçulmana estendida para a mão do seu próximo judeu e até mesmo no bolso para salvar do marasmo uma sinagoga em apuros, a imagem com forte carga simbólica é bela e impressionante, e afasta, pura e simplesmente, todas as ondas negativas que poluem a atmosfera.

É necessário atravessar o Canal da Mancha até Bradford, no condado de Yorkshire, para assistir a esta espontânea manifestação de solidariedade que fortalece os laços entre as comunidades de fé, perante estes fiéis muçulmanos que não poupam esforços para angariar fundos para que as portas do derradeiro local de culto judaico permaneçam abertas. 

Erguida em 1880, a sinagoga de Bradford é um belíssimo edifício, cuja arquitetura vitoriana faz dela uma pérola rara do património local, mas, devido ao desgaste do tempo, uma renovação dispendiosa afigura-se premente. Se a erosão corrói o edifício, ameaçado de encerramento, a comunidade judaica da região vê, por sua vez, o número dos seus seguidores diminuir ao longo dos anos. Face a esta situação crítica, os representantes da comunidade muçulmana mobilizaram-se, como se fos-sem um só, em conjunto com as autoridades da Cidade para angariar fundos para a pequena sinagoga em perigo.

“Em Bradford, trabalhamos arduamente para fortalecer os laços entre os crentes de diferentes confissões, para que se apoiem uns aos outros como bons vizinhos”, declarou Zulfi Karim, secretário do Conselho das Mesquitas de Bradford, ao Telegraph & Argus, congratulando-se pela formidável reação dos cidadãos e fiéis muçulmanos, que não se fizeram rogar para darem o seu contributo financeiro. 

“O apoio precioso da comunidade muçulmana foi extraordinário, e inscreve-se numa tradição de solida-riedade e harmonia comunitárias e cultuais, da qual a região se orgulha”, elogiou, por sua vez, Rudi Leavor, presidente da sinagoga. 

Este magnífico exemplo de entreajuda dado pelos muçulmanos de Bradford aquece não somente os cora-ções, mas constitui, certamente, uma das mais notáveis exibições contra todas as sombrias projeções fan-tasmáticas do Islão.

Mesquitas, Igrejas e Sinagogas são lugares especiais de oração, onde o nome de Deus é reverenciado.  No Alcorão, Deus diz que todos os Santuários devem ser respeitados e preservados.

Nenhum comentário: