quinta-feira, março 07, 2013

O CIÚME E A INVEJA – 4ª. e última parte

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

O ciúme corrói as boas acções, assim como o fogo devora a lenha. (Sunan Abudawud) Anas bin Malik (Radiyalahu an-hu) relatou que ele e outros companheiros estavam sentados com o Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) que disse: “Um homem do paraíso vai agora entrar”. Nisto entrou um homem de al-Ansar com a sua barba pingando água por causa da ablução e na sua mão segurando os chinelos.

No dia seguinte, quando novamente nos encontrávamos juntos, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) novamente voltou a dizer: “Um homem do paraíso vai agora entrar”. E o mesmo homem voltou a entrar. No terceiro dia, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) repetiu as mesmas palavras, dizendo: “Um homem do paraíso vai agora entrar”. E o mesmo homem, entrou com a sua barba pingando a água da ablução.

Quando o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) se retirou, Abdullah Ibn Amr Ibn al-As (Radiyalahu an-hu) seguiu o homem e disse-lhe: “eu briguei com o meu pai e eu jurei que não lhe iria fazer companhia durante três dias e três noites; será que você me pode dar o abrigo por estes dias?”. O homem aceitou o pedido.

Continuando, Anas disse que Abdullah ficou com o referido homem durante as três noites e não o viu rezar durante a noite (orações facultativas), mas sempre que mudava a posição de dormir, ele lembrava-se de Deus, dizendo “Allahu Akbar – Deus é o Maior”. E isto se prolongava até à hora do salat de Al Fajr oração da alvorada).

Abdullah ainda referiu: “Eu não ouvi (mais) nada dele, mas bom.

Quando as três noites passaram, Abdullah disse ao homem: “Ó servo de Deus, realmente eu não estava zangado com o meu pai, nem eu estava com raiva dele. Mas eu ouvi o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) falando de você durante três ocasiões distintas, em que ele disse que um homem do paraíso iria entrar; e você foi o único que entrou nas três vezes. Então, eu queria ficar consigo para (aprender e) ver o que você faz, para que eu possa segui-lo (e aprender para obter o paraíso). Mas eu não o vi fazer muito (que possa merecer tal distinção). Então o que é que você faz para que o Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) tenha dito tais palavras?”. O homem respondeu: “Não faço mais nada do que você viu”. Na hora de eu me ir embora, ele chamou-me de volta e me disse: “Sim, não há mais nada para além do que você viu, só que em mim, não há lugar para as más intenções, invejas e ciúmes, para qualquer muçulmano, que Deus lhe tenha dado algo”. Abdullah disse: “Isto é o que o tornou merecedor dos elogios (de lhe ser concedido o paraíso), mas (que infelizmente) isso, nós não conseguimos fazer”. Musnad Ahmad.

Umar ibn al-Khatab referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Há pessoas, servos de Deus, que não são profetas nem mártires, mas vão ser invejados pelos profetas e mártires no Dia da Ressurreição, por causa das suas posições perante Deus, o Altíssimo”. Perguntaram. “Diga-nos ó Apóstolo de Deus, quem são eles?” Ele respondeu: “São as pessoas que se amam em espírito de Deus (ou seja, o Cur’ane), sem terem qualquer parentesco mútuo, mas dando propriedade a um. Eu juro por Deus, os seus rostos vão brilhar e eles serão sentados em púlpitos de luz. Nesse dia, eles não terão medo, quando as pessoas tiverem medo e eles não sofrerão os que os outros irão sofrer”. Ele então recitou o seguinte versículo do Cur’ane: “Eis a verdade para os amigos de Allah, não haverá medo, nem se atribularão. 10:62”. Sunan Abudawud 23:3520.

Encontramos no Cur’ane, a melhor cura e proteção contra a inveja. O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) recomendou-nos para recitarmos regularmente: ”Kul ãzuzo birabbil falaqui, min sharri má halaká wua min sharri kassiquim izá wua cabá, wua min sharri nnaffásati fil uncadi, wua min sharri hássidim izá hassada” Cur’ane 113. 

1) Diz: peço refúgio no Senhor da manhã; 2) Contra o mal que Ele criou; 3) E contra o mal da escuridão (da noite) quando ela aparece; 4) E contra o mal dos que praticam ciências ocultas (praticantes de feitiçaria); 5) E contra o mal do invejoso, quando inveja.

Labeed bin al-A’sam, um mágico judeu fez magia contra o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), que ficou gravemente doente. Na sequência, Deus revelou este capítulo do Cur’ane. Devemos recitá-lo para nos precavermos da inveja e contra o mal que nos pretendam fazer.

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. "Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.

Com os meus cumprimentos e votos de um bom dia de Juma. 

Abdul Rehman Mangá - 07/03/2013 -abdul.manga@gmail.com

Nenhum comentário: