quinta-feira, fevereiro 07, 2013

OS DIREITOS DOS VIZINHOS TERCEIRA E ÚLTIMA PARTE

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

Da sabedoria popular Brasileira, retive as seguintes palavras: “chegaram visitas, vamos acrescentar água ao feijão!”. As visitas não anunciadas, acabam por nos surpreender, muitas vezes às horas das refeições. As donas da casa encontram sempre soluções rápidas, de modo a complementarem a refeição já preparada. É um sentimento de partilha para com as visitas. Esta preocupação também deve ser estendida aos nossos vizinhos, porque para além dos direitos dos vizinhos, estaremos a implementar uma boa relação de proximidade com eles. O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse a Abu Dharr (Radiyalahu an-hu): “Quando preparares algum caldo (sopa, caril), lembre-se dos membros da família do seu vizinho, adicione água e ofereça uma parte como presente, com cortesia”. Musslim 32:6358. 

Depois dos direitos dos familiares, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) deu uma grande ênfase aos direitos dos vizinhos, realçando a obrigatoriedade de se auxiliar os que se encontram doentes ou sem condições econômicas de subsistência.

O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) e os membros da sua família também passaram fome. Uma passagem é contada por Aisha (Radiyalahu an-ha), a mãe dos crentes, de que certa vez, na casa do Profeta, passaram 3 luas cheias sem que o fogão fosse aceso. Para enganar a fome, recorriam à água e a tâmaras. Seus vizinhos Ansars, ofereciam algum leite ao Profeta, que dava de beber à família. Bukhari 47:741.

O desprezo aos que nos estão mais próximos (familiares e vizinhos), será motivo para sermos responsabilizados perante Deus. O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalamo) disse: “No dia da Prestação de Contas, algumas pessoas serão agarradas / retidas pelos seus vizinhos e dirão: “Senhor meu, esta pessoa fechou-me a porta e recusou-me a bondade humana”. E disse também: “O homem que encheu a sua barriga enquanto o seu vizinho se encontra com fome, não é um (bom) crente”. In Bukhari, Al-Adab al-Mufrad. Em algumas festas de casamento (Waleema), os vizinhos pobres não são convidados, com o argumento de que poderão destoar o  ambiente e os restantes convidados sentirem-se incomodados. “Abu Huraira (Radiyalaho an-hu), referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “A pior comida é a do banquete do casamento, no qual só os ricos são convidados e os pobres não são convidados”. Bukhari 66.106.

Nos tempos atuais, nas chamadas sociedades desenvolvidas, a imoralidade é uma constante da vida das pessoas. Tudo é permitido em “defesa” duma sociedade que se considera avançada. Rejeitar a tentação duma mulher bela, é muito difícil, excepto para queles que temem a Deus. A companheira do adúltero pode ser uma mãe, uma irmã, uma tia e até uma avô! Aqueles que não têm convicções religiosas ou os que não as têm muito fortes, facilmente se entregarão ao pecado, sem sentimento de culpa.

Todos os Profetas consideraram o adultério, um pecado muito grave. Mas mais grave ainda se torna, quando o mesmo é praticado entre vizinhos, conforme a seguinte advertência. Al Miqdad b. al-Aswad (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) perguntou aos seus companheiros acerca do adultério. E eles responderam de que é um pecado grave, Deus e o Seu Mensageiro o proibiram. Disse o Profeta: “É menos sério para um homem cometer adultério com 10 mulheres do que o adultério com a mulher do seu vizinho”. Foi-lhe perguntado acerca do roubo. Ele respondeu: “É menos sério para um homem roubar em 10 casas do que roubar da casa do seu vizinho”. Bukhari, Al-Adab al-Mufrad.

A humanidade conquistou o espaço e utiliza as altas tecnologias. O bem estar e a abundância de alimentos abrangem uma parte da humanidade. A outra parte do mundo, vive na miséria, na fome e na ignorância. 

Quantos necessitados, passando as amarguras da fome, não ficam incomodados com o simples cheiros dos cozinhados que vêm da casa do vizinho? O muçulmano sabe que tem obrigações para com a sua família e para os seus pais. Aprendeu que a melhor caridade é a praticada aos familiares mais necessitados. Quando pequeno, via a sua mãe trocar pratos Sadaka, não ajudariam a erradicar a fome e a nudez? Relacionar-se e auxiliar o vizinho não muçulmano não é uma forma de expandir a palavra de Paz e de Tolerância do Isslam? 

Não é o nosso bom comportamento, o melhor dawá (convite) para a religião de Deus?. Então porque se encontra a humanidade nesta situação tão deplorável? Que Allah com a Sua infinita Misericórdia, ilumine as mentes e os corações dos muçulmanos para que recuperem os ensinamentos do Seu Mensageiro (Salalahu Aleihi Wassalam) e cumpram com as suas obrigações.

Fica assim concluído este tema respeitante aos direitos dos vizinhos. Pela importância, podemos colocar este tema na seguinte ordem: (1) Obedecer a Deus e ao Seu mensageiro; (2) Obedecer aos pais; (3) Manter firme o relacionamento familiar; e (4) Conceder os direitos aos vizinhos.

"Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. 14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

07/02/2013

Nenhum comentário: