domingo, abril 08, 2012

Pequenos Sinais do Dia do Juiz Final - O desaparecimento do Conhecimento e o aparecimento da Ignorância

Em nome de Allah o Clemente o Misericordioso.Em verdade todo o louvor é para Allah(SWT). Nós O louvamos, buscamos sua ajuda e seu perdão. Buscamos refúgio em Allah dos males de nossas próprias almas e de nossas más ações. Para aquele que Allah guia não há quem possa desviá-lo, e para aquele que Ele desvia não há quem possa guiá-lo. Testemunho que não há divindade digna de adoração além de Allah, O Único, sem parceiros, e testemunho que Muhamad é Seu servo e mensageiro.

Ó vós que credes! Temei Allah (obedecei-O, fazendo tudo que Ele ordenou e se abstendo de tudo que Ele proibiu) como Ele deve ser temido e não morreis senão como muçulmanos.

Quanto ao que segue: Então, de fato, a melhor das palavras é a Palavra de Allah e a melhor das orientações é a orientação de Muhammad (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam); e que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre o Profeta Muhamad SAAS e com seus familiares, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo final. Amin! 

Meus caros irmãos,continuando o assunto do pequenos sinais do dia do juízo final, Anas Ibn Malek narrou que o profeta SAAW disse : « Dos sinais da chegada da Hora é o DESAPARECIMETO do ILEM (CONHECIMENTO) e aparecimento do JAHAL (ignorância).

Mas que a diferença ente o conhecimento e tecnologia que esta hoje em dia e o que esta mencionado no hadis sobre desaparecimento do conhecimento.

Esclarecemos que o verdadeiro conhecimento que o profeta refere-se é alem do cohecemento de Alcorão, sunha, lei islamica e também dos outros ramos de conhecimento como da medecina, matematica, geografia,... devem ser acompanhados por recordação sempre do nome de Allah da grandeza de Allah. E que Allah(SWT) que permite seu servo saber as coisas ou não e que Ele que esninou nosso antepassados todos os nomes.

Conhecimento com humildade, com respeito ao outro e a todas as criaturas. Também o conhecimento adquirido na vida terrena suas especialidades dedicarem para que todos sirvam a nação, mas todo muçulmano deve dedicar aos estudos, compreender sua FÉ, como realizar o Salat(oração), como ofecer Zakat, como realizar a perigrinação o HAJ,...

Allah SW disse em surat Al-EMRAN versiculo 07 : « Eles sabem, apenas das aparências da vida terrena. E estão desatentos enquanto a outra vida vida.”

Outro hadis narrado por Abdullah Ibn Amr ibn Alas o profeta disse : Dos sinais da chegada da hora é o aparecimento do CALAM (CANETA).
Ou seja uma forma figurativa do aparecimento da gráfica, imprensa, o meios de informação, e do materialismo sem cuidar do moral, da alma e do espírito.

O companheiro do profeta eram exemplo de conhecimento e de inteligência, em interpretar ALCORÃO e a SUNAH, como Ibn Abas , Ibn Omar, E Aisha mãe dos fieis.
As primeiras gerações depois deles conseguiram cuidar dos dois tipos de conhecimento da vida terrena e da outra eterna, as grandes escolas religiosas de Malikia, Shafiah, Hanbalia, entre outras e o avanço na medicina, na matemática, na linguística, todos acompanhados com o avanço no numero dos sábios em todos os terrenos onde chegou o Islam.

Também temos a historia do Profeta Salomão(RA) mencionada no versículo n78 e 79 da surat Al-ANBIA Allah disse : “ E de Davi e de Salomão, quando emitiram um julgamento sobre certa plantação, onde as ovelhas de certo povo haviam pastado durante a noite, Nos Testemunha do seu juízo. E fizemos Salomão compreender ( o julgamento mais adequado) a causa. E dotamos ambos de prudência e sabedoria. E submetemos a ele e a Davi as montanhas e ops pássaros, para que Nos glorificassem. E fomos Nos o Autor.

Referencia a historia dos dois homens que se dirigiram a Davi: um era dono de um campo lavrado e outro, de um rebanho. O primeiro reclamava ao Profeta Davi que o rebanho do segundo havia devastado seu campo, durante BA noite. Davi, então determinou que o dono do campo se apossasse do rebanho, como indenização. A seguir o dono do rebanho passando por Salomão, inteirou-o do julgamento de Davi. Salomão foi, então ao pai Davi e sugeriu-lhe solução mais justa, para o caso : Davi deveria entregar o rebanho ao dono do campo, para dele beneficiar-se ; e entregar o campo, ao dono do rebanho, para corrigir-lhe os estragos, até retornar ao que era; a seguir, cada qual devolveria ao outro seu respectivo bem. Então Davi concordou com a sentença de salomão e aprovou-a

Allah também nos mostra quando Ele quer dar a um servo uma graça. Como as graças que deu a Davi e Salomão alem da compreensão de jugamento , nos versículos 80 a 80 da mesma surat Al-ANBIA: “ E ensinamos-lhe (a Davi) o oficio de fazer couraças para vós, a fim de escudar-vos contra vossa violência - Então estais agradecidos?- E submetemos a Salomão o tempestuoso vento, que corria, por sua ordem, á terra que abençoamos. E Nós de todas as cousas, somos Oniscientes. E, dentre os demônios , submetemo-lhe no mar e lhe faziam alem disso, outras afazeres e fomos Custodio deles.”

No tempo do Khalifa Osman levarom uma mulher grávida de 06 meses, e querem pederejar ele, um sábio mandou para e leu os versículos n 15 de Surat Al khaf: “ E recomendarmos ao ser humano benevolência para com seus pais. Sua mãe carrega-o penosamente, e o dá á luz, penosamente. E sua gestação e sua desmama são, ao todo, de trinta meses; e ele desenvolve-se, até que, quando atinge sua força plena e atinge os quarenta anos, diz " Senhor meu! Induz-me a agradecer-te a graça, com que me agraciaste, a mim e a meus pais, e a fazer o bem que te agrade; e emenda-me a descendência. Por certo, volto-me arrependido para Ti e, por certo, sou dos moslimes."

e versículo n 233 de Surat ALBACARA: “ E as mães amamentam seus filhos, por dois anos inteiros. Isso, para quem deseja completar a lactação. E impende ao pai o sustento e o vestir delas, convenientemente. A nenhuma alma é imposto senão o que é de sua capacidade. Que nenhuma mãe seja prejudicada por causa de seu filho nem o pai, por causa de seu filho. E impende ao herdeiro fazer o mesmo. E se ambos desejam desmama, de comum acordo e mútua consulta, não haverá culpa sobre ambos. E, se desejais amamentar vossos filhos com amas, não haverá culpa sobre vós, quando entregardes, convenientemente, o que prometestes conceder-lhes. E temei a Allah e sabei que Allah, do que fazeis, é Onividente.” Estes versículos, inocentaram a mulher .

SALAMO ALEIKOM wa Ramatulahi wa Baraketuhu




Khutb proferida no Salat Jumua do dia 06/04/2012 - no Centro Islâmico de Brasília DF por Samir Yahsen

Nenhum comentário: