segunda-feira, abril 09, 2012

O Conhecimento no Islam e Como Buscá-lo [Parte 1]

Neste artigo pretendemos lançar alguma luz sobre o conhecimento a partir de uma perspectiva islâmica. De um modo geral, a palavra árabe para o conhecimento é ‘Ilm, que, em muitos casos, indica o conhecimento islâmico ou questões relacionadas com aShari’ah (Lei Islâmica). Embora algumas das ayas corânicas citadas neste artigo referem-se ao conhecimento islâmico, ainda são de significado geral, e assim podem ser usadas para se referir a aprendizagem em geral.

A importância da educação é um tema indiscutível. A educação nos permite usar o nosso potencial ao máximo. Podemos dizer, sem equívocos, que o homem não esta completo até que ele tenha educação.

A importância da educação é, basicamente, duas razões. A primeira é que a formação de uma mente humana não é completa sem educação. A educação faz do homem um pensador verdadeiro. Ele diz ao homem como pensar e como tomar decisões.

A segunda razão para a importância da educação, é que somente através da obtenção da educação o homem é capaz de receber informações do mundo exterior; para informar a si mesmo como a é história passada e receber toda a informação necessária relativa ao presente. Sem educação, é como se o homem estivesse trancado em uma sala sem saídas; enquanto o homem com educação encontra-se em uma sala com todas as suas janelas e portas abertas para o mundo exterior.
Novos Muçulmanos
Por esta razão, o Islam dá grande importância ao conhecimento e à educação. Quando o Alcorão começou a ser revelado, a primeira palavra do primeiro verso era Iqra’ que significa “Leia”. Allah disse [significado em português]: “Lê, em nome do teu Senhor, que criou, criou o ser humano de uma aderência. Lê, e teu Senhor é O mais Generoso, que ensinou (a escrever) como o cálamo, ensinou ao ser humano o que não sabia”. [Surah Al-Alaq 96: 1-5].

Educação é, assim, o ponto de partida de toda atividade humana. Allah criou o homem e Proporcionou a ele as ferramentas para adquirir conhecimento, o saber, a audição, a visão e a sabedoria. Allah disse [significado em português]:“Allah vos faz sair do ventre de vossas mães, enquanto nada sabeis. E vos faz o ouvido e as vistas e os corações, para serdes agradecidos”. [Surah An-Nahl 16: 78].

Uma pessoa culta é abençoada com grande respeito em muitas narrações proféticas. Devido à importância do conhecimento, Allah ordeno Seu Mensageiro [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele], o buscar mais deste. Allah disse [significado em português]: “E dize: Senhor meu, acrescentame ciência”. [Surah Ta-Ha 20: 114].

O Profeta Muhammad [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele], fez da busca do conhecimento uma obrigação para todo muçulmano, e explicou que a superioridade de uma pessoa que possuí conhecimento sobre alguém que simplesmente adora, é como a superioridade da lua em relação a qualquer outro corpo celeste. O Profeta Muhammad [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele], disse sábios são os herdeiros dos Profetas, e os Profetas [que a paz esteja com todos eles], não deixaram nenhum dinheiro, senão que, sua herança foi o conhecimento; assim, qualquer um que a adquira, obteve uma grande riqueza. Além disso, o [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele], disse que a busca do conhecimento é o caminho que conduz ao Paraíso. Ele [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele], disse: “Quem quer que siga um caminho na busca do conhecimento, Allah facilitará seu caminho ao Paraíso”. [Compilado por Al-Bukhari].

Por exemplo, o Alcorão repetidamente nos pede para observar a terra e o céu. Isso estimula no homem o desejo de aprender também as ciências naturais. Todos os livros de Hadith possuem um capítulo sobre o conhecimento. No SahihBukhari, há um capítulo intitulado “A virtude de quem adquire o conhecimento e o compartilha com os demais”.

Islam nos convida a aprender todas as formas de conhecimento benéfico. Os ramos do conhecimento variam de estado, o maior dos quais é o conhecimento da Shari’ah (Lei Islâmica), em seguida, outros campos do conhecimento como a medicina, etc.

Este é o conhecimento (a Shari’ah) com que Allah honrou Seu Mensageiro [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele], Allah ensinou o Profeta, e ele o ensinou a humanidade. Allah disse [significado em português]: “Come feito, Allah fez mercê dos crentes, quando lhes enviou um Mensageiro (vindo) deles, o qual recita Suas ayas, para eles, e os dignifica e lhes ensina o Livro (Alcorão) e a Sabedoria (a Sunnah). E, por certo, antes, estavam em evidente descaminho”. [Surah Al-Imran 3: 164].

2 comentários:

Lu disse...

Assalamo Aleikum
Gostei bastante deste tema. Se eu não vivesse buscando o conhecimento certamente eu não teria chegado atá aqui. Muito importante também a transmissão desse conhecimento. Louvado seja Deus.
Graças a Deus encontrei a verdade Alhandulillah!
Obrigada por transmitir conhecimento no seu blog.

Luiz Carlos da Silva - Hajj Hamzah Abdullah disse...

Nosso Profeta SAAS, nos instruiu, que devemos transmitir os nossos conhecimentos sobre o Islam, ainda que fosse uma única palavra. E intimou aos crentes e as crentes a buscarem o conhecimento por toda a nossa vida. Fico muito feliz de poder auxiliar meus irmãos na fé. Graças a Allah SW tenho bons orientadores e isso facilita meu trabalho. Aceitamos criticas e sugestões, vamos crescer juntos dentro da Religião de Allah, Jumua Mubarak (Tenha uma sexta-feira abençoada.