quinta-feira, dezembro 29, 2011

A RECONCILIAÇÂO E O PERDÃO Segunda e última Parte.


Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK 

“Bem aventurado aquele que perdoa, procurando a reconciliação”.

Deus, nosso Criador e Protector, exorta o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) a perdoar as pessoas e convida-las para a verdade e para a reconciliação, conforme o versículo do Cur’ane 7:199: “Conserva-te indulgente, ordena o bem e afasta-te dos ignorantes”. Assim, ele mantinha a calma, mesmo quando era alvo de maiores provocações e calúnias. Era tolerante e sabia perdoar. As palavras amargas de retaliação, em forma de vingança, são prejudiciais para transmitir a profecia e poderia fazer com que as pessoas se afastassem. O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) aconselhou aos que enviou para as diversas missões, de que deviam ser o prenuncio da felicidade e não do ódio e de serem fontes de conforto e não do aumento de dificuldades. E Deus elogiou esta postura do Profeta: “Pela Misericórdia de Deus, foste gentil para com eles; porém, tivesses tu sido insociável ou de coração insensível, eles se teriam afastado de ti. Portanto, indulta-os, implora perdão para eles e consulta-os nos assuntos (do momento)…” Cur’ane 3:159. Com esta postura sábia de reconciliação, o Profeta conquistou muitos corações, sendo esta uma das causas da aceitação do Isslam, por parte dos que há bem pouco tempo, eram idólatras. Também os seus companheiros e sucessores adoptaram a mesma via, fazendo com que o Isslam se espalhasse rapidamente não só na Arábia, mas também nos países vizinhos.

Abdullah Bin Amr referiu que Abu Bakr As-Siddiq pediu ao Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam): Ensine-me uma invocação com a qual eu posso pedir a Deus nas minhas orações”. O Profeta disse: “Diga: Ó Allah eu tenho injustiçado a minha alma e ninguém perdoa os pecados, excepto Tu. Por favor conceda-me o Teu perdão.

Sem dúvidas Tu és o Indulgente, o Misericordiosíssimo”. Bhukari. “Deposito a minha sorte em Deus. Deus sempre protege os Seus servos”. Cur’ane 40.44.

Assim que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) terminava as orações ele pedia perdão por três vezes”. Bhukari. Após finalizar as orações obrigatórias, peça perdão recitando 1 vez “Allhahu Akbar” e 3 vezes “Asstafirullah”. “Pela gloriosa luz da manhã e pela noite quando serena, O teu Senhor não te abandonou, nem te odiou” Cur’ane 93:1,2,3.

O Profeta, apesar do seu estatuto e de se encontrar à priori perdoado, pedia perdão a Deus, 70 vezes por dia. Outras narrativas referem 100 vezes. Mesmo nas vésperas da sua morte, multiplicou o pedido de perdão. Bukhari e Muslim. O homem está a sempre a tempo de se reconciliar com Deus, pedindo perdão pelos seus pecados. “E quando te esqueceres, lembra-te do Teu Senhor…”. Cur’ane 8:24. Mesmo que assim o faça, antes do ultimo suspiro, Deus, terá isso em conta. Disse o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam): “Os inteligentes e os nobres são os que mais recordam a morte e estão constantemente a preparar-se para o Seu encontro”. Ibn Majá. 

Abu Said al-Khudri (Radiyalahu an-hu), referiu que o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Entre os homens de Bani Israil (há muitos e muitos anos), havia um homem que havia assassinado noventa e nove pessoas. Fez perguntas a pessoas eruditas ou conhecedoras que aprenderam da vida, se podiam mostrar-lhe o caminho da salvação. (vivia ele numa localidade onde o crime e outros pecados eram comuns. 

Todo o ser humano, por mais pecador que seja, sente algum remorso no seu íntimo). Foi ter com um monge e perguntou-lhe se o seu arrependimento poderia ser aceite por Deus. O Monge (porque não tinha conhecimentos suficientes de ilm religioso para dialogar com as pessoas e porque só se dedicava à adoração), disse que Deus não o perdoaria. Após esta resposta negativa, matou o monge (para ele, matar 99 ou 100 pessoas seria o mesmo). No entanto, continuou a procurar uma resposta ao seu dilema, perguntando às pessoas da terra, até que o encaminharam para um estudioso. Perguntou-lhe se depois de ter morto cem pessoas, se haveria alguma hipótese do seu arrependimento ser aceite e assim ser perdoado? 

O sábio respondeu que sim, mas que seria bom para ele deixar a sua localidade, que era uma terra má e para se dirigir para uma outra onde as pessoas são mais piedosas, dedicadas à oração e à adoração a Deus. Poderia assim, dedicar-se à adoração na companhia deles. Ele aceitou o conselho e deixou a sua terra natal. 

Mas depois de percorrer cerca de metade da distância que separa as duas cidades, acabou por morrer. 

Houve uma disputa entre o anjo da misericórdia (do perdão) e o anjo da punição: Quem o deveria levar?. O anjo do perdão argumentou que o homem se arrependeu a Deus, mas o anjo da punição disse que as suas ações foram sempre más. Deus, enviou um anjo na forma de um ser humano, a fim de servir de arbitro e recomendou aos dois anjos para medirem a distância entre as duas localidades e o local onde ele caiu morto. 

Após a medição, chegaram à conclusão de que a distancia para a terra da virtude, para onde ele pretendia ir, era menor. Assim, o anjo do perdão o levou”. “Qatada (Radialahu an-hu), completou este hadice, referindo que o homem antes de morrer, gatinhou, arrastou-se e conseguiu morrer mais perto da terra do perdão. Também é referido que Deus sabia que o homem morreu antes de atingir a outra metade; mas Ele, com a Sua infinita Misericórdia, encurtou a distância para a terra do perdão”. Muslim. Também em Bukhari.

E quem cometer uma má acção ou se condenar e então (se arrepender) e implorar perdão a Deus, sem dúvidas que O encontrará Indulgente, Misericordiosíssimo”. Cur’ane 4.110

"Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17.

“Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

29/12/2011

Nenhum comentário: