sábado, outubro 08, 2011

CAMINHOS DE SATANÁS PARA CHEGAR AO CORAÇÃO DA PESSOA

Por: Sheikh Aminuddin Mohamad
O exemplo do coração, assemelha-se ao de uma fortaleza, sendo que, Satanás é o inimigo que procura assaltar e ocupar essa fortaleza, com o intuito de controlá-la e reinar sobre ela. Nenhuma fortaleza pode ser considerada segura enquanto as suas entradas não estiverem bem guardadas, e os buracos nela existentes não estiverem bem vigiados. Portanto, quem não estiver bem familiarizado com as paredes da sua fortaleza, dificilmente poderá vigiá-la.


Resguardar o coração contra as más sugestões de Satanás é uma obrigação individual por parte de todo o crente adulto.


Não há dúvidas, que a melhor defesa contra os ataques de Satanás ao coração, pode ser alcançada ao se identificarem os acessos por onde ele possa entrar para fazer chegar a sua peçonha a esse órgão vital.


Os pontos de acesso de Satanás ao coração, são de facto, vários. Eis alguns dos principais:


A ZANGA


Cada vez que a pessoa se zanga, Satanás brinca com essa pessoa, à semelhança do rapaz que se diverte jogando à bola, chutando-a de um lado para o outro. Consta que certa vez Satanás apareceu junto a um asceta, tendo este lhe perguntado: “Quais são as qualidades dos filhos de Adão que são mais úteis para ti”? Satanás respondeu: “A rapidez na zanga, pois quando o Homem se revela irascível, eu posso virá-lo de cima para baixo, assim como os jovens chutam a bola”


A INVEJA E A GANÂNCI


A inveja e a ganância são de entre as grandes brechas através das quais as maldades de Satanás penetram nos corações das pessoas, pois sempre que o Homem revela ganância em relação a algo, a sua ganância torna-o cego e surdo, assim como diz o Profeta Muhammad S.A.W.: “O teu amor em relação a algo, torna-te cego e surdo”. (Relato de Abu Daúd”)


A luz íntima do crente consegue detectar as tentativas de incursão de Satanás, mas se se deixar dominar pela inveja e pela ganância, a sua habilidade em distinguir o mal do bem fica alterada, e por consequência, a mão de Satanás fica reforçada. Ele (Satanás) ornamenta, aos olhares do ganancioso, tudo o que induza à realização dos seus desejos, mesmo que se trate de algo condenável, portanto imoral.


Satanás incorreu na maldição divina por causa da inveja, pois esse foi o primeiro pecado por ele cometido contra Adão. E quanto à ganância, a totalidade do Paraíso estava prometida a Adão, excepto uma certa árvore cujo usufruto lhe foi proibido por Deus, mas através da ganância, Satanás conseguiu convencer Adão a transgredir.


A INSACIEDADE NA COMIDA


Um outro grande caminho que Satanás toma para chegar aos corações das pessoas, é a insaciedade na comida, mesmo que esta seja lícita e pura, pois ela reforça a luxúria, e esta constitui um instrumento forte nas mãos de Satanás.


Quando se come demais, a oração e a recordação de Deus tornam-se um fardo pesado, pois a pessoa torna-se preguiçosa.


Diz-se que na voracidade (o comer excessivo), existem seis más qualidades, sendo:


1 – A destruição do “takwa” (temor a Deus) nos corações das pessoas
2 – A corrosão da compaixão no coração da pessoa relativamente à espécie humana, pois o  insaciável pensa que, como ele, todos estão saciados.
3 – O insaciável encara a adoração como um fardo.
4 – Ao insaciável, quando se lhe dirigem palavras prudentes, não encontra nisso nada de gracioso.
5 – Quando o insaciável fala, em termos de admoestação, nada do que ele diz produz qualquer
efeito nos que o escutam.
6 – A voracidade cria doenças naqueles que se deixam levar por ela


O AMOR AO ADORNO


Também, de entre as grandes entradas de Satanás para os corações das pessoas, é o amor ao adorno nos acabamentos, nas residências, nos enfeites pessoais, etc.


Quando Satanás se apercebe destas qualidades dominantes no coração de alguém, ele instala o seu acampamento nesse coração, habitando nele, e continuando a ordenar e estimular que torne a si e à sua casa mais adorável, ornamentando ainda mais a si, os tectos e as paredes da sua casa, e a alongar as suas paredes. Satanás convida-o igualmente a enfeitar e ornamentar o seu vestuário, e procura escravizar toda a sua vida nisso. E quando a pessoa cede às sugestões de Satanás, este já não terá mais necessidade de se preocupar com tal pessoa, pois entra-se como que num ciclo vicioso. Cada fase arrastará a pessoa para outra fase, e assim sucessivamente, até à morte. Passará todo o seu tempo em frente do espelho, a ornamentar-se e a embelezar-se.


A PRECIPITAÇÃO


Faz igualmente parte das grandes portas de acesso de Satanás, a precipitação e a falta de determinação nos assuntos.


O Profeta Muhammad, S.A.W. diz: “A precipitação vem da parte de Satanás, e a calma e o ato comedido vêm da parte de Deus. (Relato de At-Tirmizi)


Satanás já desviou, danificou e arruinou a vida de muita gente. Portanto, cuidado! Acautele-se das suas investidas.


Deus diz no Al-Qur’án:


“Na verdade, Satanás é vosso inimigo. Portanto, tratai-o também por inimigo, pois ele convida ao seu grupo para serem dos companheiros do fogo”.

Nenhum comentário: