sábado, outubro 08, 2011

AS VANTAGENS DE SER-SE BONDOSO PARA COM OS PAIS


Por: Sheikh Aminuddin Mohamad

A religião ordena-nos que obedeçamos aos nossos pais. Diz ser proibido, por ser um grande pecado, desobedecer-lhes e dirigir-se-lhes mal.
Porém, de entre os dois progenitores, o direito da mãe está em primeiro lugar comparativamente ao do pai. O direito da mãe está três vezes acima do direito do pai.
Uma ocasião, um crente, dirigindo-se ao Profeta Muhammad, S.A.W. perguntou: “Ó Profeta de Deus, quem mais merece a minha maior deferência e os meus maiores préstimos”? O Profeta S.A.W. respondeu: “A tua mãe”. Ele voltou a perguntar: “A seguir quem é que merece”? O Profeta S.A.W. respondeu: “A tua mãe”. O homem voltou a insistir na pergunta, tendo obtido do Profeta a mesma resposta “A tua mãe”. Pela quarta vez o homem perguntou: “Quem se lhe segue”? Então o Profeta S.A.W. respondeu: “O teu pai”. (Relato de Al-Bukhari)  
O Al-Qur’án também fala repetidamente das dores a que mãe se sujeita, dos transtornos e dificuldades e desconforto por que passa durante a gestação, o parto, o aleitamento e as várias fases de crescimento do bebé. E é isto que consubstancia a maior parte dos direitos que ela tem sobre o filho/a.
Porém, se por alguma infelicidade alguém tiver que enfrentar uma situação em que encara dificuldades em servir a ambos simultaneamente, por exemplo, se por qualquer motivo houver graves divergências entre os dois progenitores, ou se estiverem separados, e o filho servir ao pai, e mãe ficar zangada, ou vice-versa. Então, segundo os juristas isslâmicos, o filho deve assumir uma atitude do tipo “meio-termo” isto é, no respeito e honra, ele deve colocar os direitos do pai acima dos da mãe, mas na prestação de serviços e na assistência monetária, deve dar prioridade à mãe.
A razão por que o Profeta Muhammad, S.A.W. na narração atrás mencionada refere-se à mãe de forma especifica e repetida, pode também ser porque a mãe, em relação ao pai, por instinto e natureza, é mais sensível e de fraco coração. Comparativamente ao pai, ela fica emocionalmente afectada por quase todas as coisas que possam ocorrer no seio familiar, por mais pequenas que elas possam ser. O seu coração pode até ficar magoado e incomodado, se não se tomar em conta o mais pequeno direito que lhe assiste. E comparativamente ao pai, ela possui um coração mais amplo e aberto quando se trata de relevar as falhas e ofensas dos filhos.
Depois de Deus, os pais têm o maior direito. O Profeta S.A.W. diz que os pais podem ser o nosso Paraíso, ou o nosso Inferno. Isto significa que, se formos bondosos e obedientes para com eles, e lhes servirmos da melhor forma, teremos o Paraíso, e de contrário, teremos o Inferno. (Ibn Majah)
O Profeta Muhammad S.A.W. diz também que, na satisfação e na zanga dos pais, está igualmente latente a satisfação e a zanga de Deus. (At-Tirmizi)
E diz também que o Paraíso está debaixo dos pés da mãe. (An-Nassai)
Narra-se que o Profeta S.A.W. terá visto em sonho, um companheiro seu no Paraíso a recitar o Alqur’án, isto devido ao facto de este seu companheiro ser muito obediente e prestativo à sua mãe.
A recompensa por servir os pais é o Paraíso. Ainda que eles sejam injustos para com o filho, este não deve desobedecer, e muito menos infligir-lhes maus tratos. As obrigações que um filho tem para com os seus pais são tão importantes, que mesmo que estes não sejam muçulmanos, deve-lhes respeito e bom trato. Só se lhes deve desobedecer caso eles ordenem actos pecaminosos ou de descrença, pois não se deve obedecer a alguma criatura quando o Criador estiver a ser desobedecido.
Não se deve empreender nenhuma missão de trabalho, ainda que seja de carácter religioso, quando se tem os pais carecendo dos cuidados que devem ser prestados pelo filho.
Ser-se grato e bondoso para com os pais, é compulsivo, pois estes constituem o meio para a existência de filhos, sendo eles que criam e cuidam destes quando pequenos. Por isso, deve-se sempre tentar mantê-los satisfeitos, especialmente quando já tiverem atingido a velhice e tornarem-se impacientes e facilmente irascíveis. Nessa altura, devem-se tolerar todos os seus gostos e tudo o que dizem, tentando sempre servi-los da melhor forma.
A recompensa real dessa obediência e serviço, será o Paraíso e o contentamento de Deus, e não só. Até ao longo da sua vida neste Mundo a pessoa verá as bênçãos dos actos virtuosos dispensados aos pais, pois segundo o Profeta Muhammad, S.A.W., Deus prolongará a vida dessa pessoa, e aumentar-lhe-á a provisão. Um outro benefício imediato neste Mundo, é que os próprios filhos da pessoa virtuosa tratá-lo-ão bem quando este atingir a velhice.
Não se deve fazer nada que revele falta de respeito para com os pais. Deve-se-lhes dirigir de forma suave, amorosa e delicada, pois segundo o Profeta S.A.W., por cada relance aos pais com amor, a pessoa terá uma recompensa de um “Hajj” (Peregrinação à Makkah) aceite, mesmo que repita o gesto cem vezes por dia. (Musslim)
A pessoa deve tentar desenvolver grandeza de coração no que diz respeito aos seus pais, e deve considerá-los donos da riqueza que ela possui.
Consta no Al-Qur’án, Cap. 2, Vers. 215:
“Perguntam-te (ó Muhammad) o que devem gastar? Responde-lhes: Seja qual for o bem que gastardes, os seus primeiros  merecedores deverão ser os (vossos) pais”.
Quem gasta a favor dos pais e outros familiares com a intenção de cumprir a ordem de Deus, será recompensado como se estivesse a gastar no caminho e causa de Deus.
Certa vez, um jovem foi queixar-se ao Profeta Muhammad S.A.W. que seu pai tomava o seu dinheiro e gastava-o para si. O Profeta mandou chamar o pai do jovem, e quando este compareceu, apercebeu-se que se tratava de um velho trôpego, que caminhava com o apoio de uma bengala. O profeta perguntou-lhe sobre a queixa que o filho lhe apresentara, tendo o velho respondido: “Ó Mensageiro de Deus! Houve um tempo em que este meu filho era fraco e incapaz. Na altura eu era rico e ele era necessitado, mas eu nunca o proibi de gastar do meu dinheiro. Hoje sou fraco e necessitado, e ele é rico e forte, mas ele está a poupar o seu dinheiro de mim”! Ao ouvir isso o Profeta ficou comovido, deitando lágrimas. Disse ao jovem: “Vai! Tu e a tua riqueza pertencem ao teu pai”!
Os filhos devem orar constantemente a favor dos pais, tanto durante a vida destes, e mesmo depois da sua morte, dizendo: “O meu Senhor! Tenha pena deles assim como eles me criaram desde pequenino”. (Al-Qur’án)
Mesmo a mãe de leite, que não sendo mãe biológica, mas que amamentou algum filho de outrém, deve tratada bem por esse filho. O Profeta sempre tratou bem da sua mãe de leite, Halima Saãdiya. (At-Tirmizi)
Da mesma maneira, a pessoa deve ser bondosa para com os amigos dos pais, com os irmãos, irmãs e familiares dos pais. Deve respeitá-los e obter deles conselhos. Tudo isso faz parte do bom trato devido aos pais.
O Profeta Muhammad S.A.W. disse: “Quem deseja dar sossego e paz ao seu pai na campa, então esse, que trate bem aos que estão ligados aos pais, depois da morte destes. (Musslim)
Caso eles tenham em vida, feito alguma promessa, deve-se cumprir com a mesma dentro das possibilidades.
Tudo isso faz parte da moral colectiva de uma sociedade religiosa sã, para não tornar os filhos independentes em relação aos pais, mas sim, torná-los reconhecidos e respeitadores dos pais, e não abandoná-los, nem atirá-los para os lares dos idosos como é moda nos dias que correm.
Na civilização isslâmica, o respeito, a obediência e o cumprimento dos direitos dos pais, desempenham um papel importantíssimo.


Nenhum comentário: