quarta-feira, maio 25, 2011

A HONESTIDADE E A ÉTICA DEVEM SER PRESERVADA ENTRE OS MUÇULMANOS

Louvado seja ALLAH, Senhor do Universo. A ELE agradecemos, a ELE imploramos ajuda e a ELE solicitamos orientação. Testemunho que não há divindade a não ser ALLAH, Único e sem associados. Diz ALLAH O ALTÍSSIMO na surat Al Bakarah 281 “E temei o dia em que retornareis a Deus, e em que cada alma receberá o seu merecido sem ser defraudada.” E testemunho que Mohammad (saaws) é Seu servo e mensageiro, o escolhido dentre Suas criaturas; divulgou a mensagem, zelou por aquilo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e se esforçou ao máximo pela causa de Deus.

Disse O Profeta Mohammad (saaws): “As quatro características do hipócrita são:
1- Quando lhe é confiado algo, burla;
2- Quando fala, mente;
3- Quando promete, não cumpre; e
4-Quando disputa abusa (da complacência alheia).” Confirmado por Bukhari e Muslim.

Caros irmãos e queridos do Profeta Mohammad (saaws): Falamos na sexta-feira passada a respeito da honestidade, esclarecemos sua importância em todas nossas ações e atitudes por mais simples que sejam. Aprendemos que somos obrigados a inserir este principio na educação de nossos filhos. Aprendemos também que o Profeta Mohammad (saaws) nos ordenou a manter distância de qualquer tipo de fraude, mentira ou trapaça durante uma transação comercial. E hoje; caros irmãos! Concluiremos a respeito da honestidade no Islam. Dentre outras situações que seremos questionados destaca-se a honestidade no ato de votar para eleger candidatos que nos representem e defendam os interesses da sociedade. Saibam que seremos questionados por ALLAH no dia do juízo final; porque elegemos fulano e abandonamos beltrano.

Quais foram os motivos que nos levou a entregar nosso voto para alguém, até mesmo se este alguém seja nosso pai ou nosso filho. Devemos votar com responsabilidade prevendo o bem estar geral dos muçulmanos; pois ao votar estamos testemunhando que fulano é o melhor para representar os muçulmanos.

Ouçam o que tem a dizer o Mensageiro do Islam a respeito do falso testemunho. Abu Bakra relata que ouvira o Profeta dizer: “Quereis que vos orienteis a respeito dos maiores pecados?
Associar algo a ALLAH, desobedecer e/ou desrespeitar os pais e prestar falso testemunho”. Então ele sentou-se e repetiu a terceira, prestar falso testemunho, tantas vezes, que desejamos que ele pará-se de falar. Portanto, testemunhar em falso é um dos maiores pecados no Islam, pois além de ocultar a verdade acaba transferindo injustamente os direitos.

Diz ALLAH O ALTISSIMO: “Ó fiéis, sede firmes em observardes a justiça, atuando de testemunhas, por amor a Deus, ainda que o testemunho seja contra vós mesmos, contra os vossos pais ou contra os vossos parentes, seja o acusado rico ou pobre, porque a Deus incumbe protegê-los. Portanto, não sigais os vossos caprichos, para não serdes injustos; e se falseardes o vosso testemunho ou vos recusardes a prestá-lo, sabei que Deus está bem inteirado de tudo quanto fazeis”.

Caros irmãos, a pontualidade nos compromissos assumidos também faz parte da honestidade no Islam. Certo dia, antes da revelação do anjo Gabriel, O Profeta Mohammad (saaws) vendera uma mercadoria para AbdALLAH Bin Abil Hamssa’a. AbdALLAH pagou uma parte do valor e pediu ao Profeta para aguarda-lo durante 03, mas se esqueceu de voltar para pagar o restante, (e na narrativa não foi especificado se fora 3 horas ou 3 dias).

Depois de 03 (horas ou dias) ele lembrou e voltou para o mercado exatamente no mesmo local. Ao se aproximar do Profeta Mohammad (saaws) ele disse: “OH jovem! Fizeste-me cansar de tanto aguardar por ti, estou aqui a 03 (horas ou dias).

Caros irmãos, antes mesmo da profecia, Mohammad (saaws) já nos ensinara a cumprir as promessas e honrar os compromissos. Isto sim é um exemplo a ser lembrado, mas infelizmente, hoje em dia ao nos referir a pontualidade de uma pessoa dizemos: “Vejam fulano é tão pontual quanto os britânicos”.

E a verdade é que, quem ensinou a honestidade e a pontualidade nos compromissos foi o Islam a muito tempo antes dos britânicos. Caros irmãos não menos prezem a pontualidade nos compromissos nem a honestidade nos relacionamentos sociais; estas são características nobres que todo muçulmano e muçulmana deve apresentar. ALLAH louvado seja diz no seu livro sagrado: “E menciona, no Livro, (a história real) de Ismael, porque foi leal às suas promessas e foi um mensageiro e profeta.” E diz também, ainda a respeito de Ismael: “E quando chegou à adolescência, seu pai lhe disse: Ó filho meu, sonhei que te oferecia em sacrifício; que opinas? Respondeu-lhe: Ó meu pai, faze o que te foi ordenado! Encontrar-me-ás, se Deus quiser, entre os perseverantes! ”Caros irmão, não tema em dizer a verdade, pois nada acontecerá contra você além daquilo que ALLAH louvado seja, lhe reservou. E aquilo que está reservado por ALLAH não há como evitar ou escapar. Portanto seja honesto e veraz sem medo ou pudor. Disse o Profeta: (saaws) “Explorem a verdade mesmo que ela te conduza a morte, pois nela (a verdade) está a salvação” . E diz ALLAH na surat AL Ahzab: “Ò crentes temei a Deus e falai apropriadamente - Ele emendará vossas ações e absolverá vossos pecados e quem obedecer a Deus e seu apostolo terá logrado um magnífico beneficio”.

Caros irmãos, nossa nação só reconquistará o sucesso se preservar e defender o nobre principio da honestidade, o sucesso nesta vida e na derradeira, depende de cada um de nós. Não é por acaso que a nação islâmica em todo o mundo encontra-se em condições desagradáveis. Por acaso nos encontraríamos humilhados e injustiçados se todos, desde cidadão comum até o mais alto cargo do governo zelassem pela honestidade em suas atitudes e ações? ALLAH no Seu livro Sagrado disse a respeito da nação islâmica: “Sois o melhor dos povos que jamais surgiu para a humanidade, porque recomendais o bem, proibis o ilícito e credes em Deus...” Disse o Profeta (saaws):
 “A verdade conduza a bondade, e a bondade conduz ao paraíso, de certo que se um homem disser constantemente a verdade, ALLAH o inscreverá como realmente veraz. A mentira conduz ao fogo, deste modo se um homem persistir em dizer sempre mentiras, ALLAH o inscreverá como irremediavelmente mentiroso.”

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24.
 
Diz ALLAH O ALTÍSSIMO na surat ANNISSÁ 40:
 
“Deus não frustrará ninguém, nem mesmo no equivalente ao peso de um átomo; por outra, multiplicará toda a boa ação e concederá de Sua parte, uma magnífica recompensa.”

Que ALLAH tenha piedade de nós UA SALAMU ALAIKUM!

Nenhum comentário: