sexta-feira, janeiro 21, 2011

Khutba As características Morais do Profeta Mohammad (s)‏

Assalamu alaikum!


O Louvor pertence à Allah, nós o louvamos e o glorificamos. A Ele rogamos ajuda e orientação. E nele nos refugiamos do mal que há em nossas almas e de nossas más ações. Testemunhamos que não divindade além de Allah, Deus Único sem associados ou parceiros, e testemunhamos que Mohammad é seu servo e mensageiro, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, com seus familiares e companheiros e todos que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro.

Ademais, queridos irmãos e irmãs no Islam! O assunto abordado pelo Imam nesta sexta-feira foi “As características Morais do Profeta Mohammad (s)”.

O Mensageiro de Deus (s) tinha um intelecto excelente, completo e destacável. Nenhum homem teve um intelecto tão completo e perfeito como ele. Isto se faz evidente quando pesquisamos ou lemos a biografia do Profeta e entendemos sua situação, suas significativas e compreensivas palavras, suas tradições, seus bons modos, sua ética e sua moral; sua capacidade de mostrar exemplos e de implementar políticas e comportamentos corretos. Foi um exemplo que sua gente procurava em todos os ramos do conhecimento, atos de adoração, medicina, leis de sucessão, linhagem e outros temas. Conhecia e aprendia tudo sem ler nem examinar as Escrituras daqueles que nos antecederam; também não se sentava com especialistas. O Profeta não teve uma educação formal, e ainda assim, sabia todo o conhecimento passado; foi designado como Profeta, sem saber ler nem escrever.

A.ishah ®, sua esposa, ao ser questionada sobre o comportamento do Profeta disse: “Seus modos eram o Alcorão.” Isto significa que o Profeta se regia pelas leis e mandamentos corânicos e se abstinha do que o Alcorão proibia. Cumpria com todos os seus atos virtuosos. O Profeta (s) disse: “Deus me enviou para aperfeiçoar os bons costumes e completar as boas ações.” (Bukhari e Ahmad).

Deus, o Altíssimo, descreveu o Profeta (s) da seguinte maneira: “Certamente és de uma natureza e moral grandiosas.” [68:4]

Anas b. Malik, que Deus esteja comprazido com ele, foi o serviçal do Profeta durante dez anos, dia após dia, durante suas viagens e também quando residia em Medina. Durante esse tempo, conheceu os modos do Profeta. A esse respeito, disse: “Por Allah, eu o servi durante nove anos, e ele nunca me disse, por nada que eu tivesse feito: ‘Por que fizeste isto ou aquilo?’ E jamais me culpou de nada. Por Allah, ele nunca disse para mim: ‘Arre!’ (para demonstrar o seu descontentamento).”

Al Bar’ra disse a respeito do mensageiro de Deus (s): “O Mensageiro de Deus era o mais afeiçoado dentre as pessoas, e tinha o melhor caráter e não era alto e nem baixo.”

Aicha (R) narrou: “O Mensageiro de Allah (S) nunca desperdiçava a oportunidade de escolher a mais fácil, dentre duas coisas, contanto que nenhum pecado estivesse envolvido. Contudo, se estivesse, não havia ninguém que dela mais se afastasse do que ele. O Mensageiro de Allah (S) jamais tirava satisfação de nada, em benefício próprio, a menos no caso de que algo que Allah houvesse proibido fosse transgredido, de cujo evento se vingava, em prol de Allah.” [Bukhári e Musslim.]

Aicha (R) narrou: “O Mensageiro de Allah (S) jamais golpeou alguém com sua mão, nem mulher nem criado, a menos que estivesse porfiando na causa de Allah. E nunca nada lhe foi feito que se vingasse daquele que lho fizera, exceto quanto às coisas que Allah havia proibido e que foram transgredidas, no que ele se vingava, em prol de Allah.” [Musslim.]

Quanto a Clemência do Profeta de Allah (s) relata-se do dia da conquista de Makka, quando seguiam para aquela cidade que outrora o expulsara juntamente com seus companheiros, os chefes de Makaa Abu Sufyan Bin Harith Bin Abdul Muttalib e AbdAllah Bin Abi Umayah, ambos primos do Profeta, foram quem mais maltrataram o Mensageiro e foram quem mais investiram em seu combate no inicio da Profecia. Antes de entrarem na cidade eles vieram ter com o Profeta (s) e ele os evitou, então Ali Bin Abi Talib orientou-os a ficarem de frente para o Mensageiro de Allah (s) e orientou-os a dizer o mesmo que os irmãos do pofeta Yussuf (as) disseram a ele quando pediram o perdão.

Então eles se aproximaram pela frente e disseram: Por Allah! Com efeito, Allah te deu preferência sobre nós, e por certo, estávamos errados. Então com clemência o Profeta Mohammad (s) respondeu: “Não há exprobração a vós, hoje. Que Allah vos perdoe. E Ele é O mais Misericordiador dos misericordiosos.” Cap 12 ver 91 e 92.

E temos no alcorão sagrado vários versículos que orientaram o mensageiro de Deus a alcançar a excelência de caráter, por exemplo os seguintes versículos.

(Al A’araf) 199-Conserva-te indulgente, encomenda o bem e foge dos insipientes. 200-E quando alguma tentação de Satanás te assediar, ampara-te em Deus, porque Ele é Oniouvinte, Sapientíssimo.

(Anahl) 90-Deus ordena a justiça, a caridade, o auxílio aos parentes, e veda a obscenidade, o ilícito e a iniqüidade. Ele vos exorta a que mediteis.

(Lucman) 17..... observa a oração, recomenda o bem, proíbe o ilícito e sofre pacientemente tudo quanto te suceda, porque isto é firmeza (de proprósito na condução) dos assuntos.

(Axura) 43..... quem perseverar e perdoar, saberá que isso é um fator determinante em todos os assuntos.

Fussilat) 34-Jamais poderão equiparar-se a bondade e a maldade! Retribui (ó Mohammad) o mal da melhor forma possível, e eis que aquele que nutria inimizade por ti converter-se-á em íntimo amigo!

E o profeta Muhammad (s) ensinava seus companheiros a seguir seu exemplo de bom comportamento e caráter. Certa vez ele orientou Muaadh dizendo: Ó Muaadh seja temente a Deus e seja veraz no dizer, honre o compromisso assumido, devolva os depósitos de confiança, abandona a traição, zela os direitos do vizinho, seja bondoso com o órfão, seja de fácil e fino trato com as pessoas, e sauda as pessoas com a paz, seja eficiente no trabalho, seja perseverante no que diz respeito a crença, e se esforça para compreender o alkuran, ama a outra vida e tema o acerto de contas com Deus, e proíbo-te ó Muaadh de chingar um virtuoso e desmentir o veraz, e de praticar algum pecado e desobedecer o responsável justo, não seja injusto com as pedras nem com as árvores ou plantas. Roga a Deus pelo perdão e arrependa de cada pecado cometido.

Queridos irmãos e irmãs no Islam, essa orientação do Profeta Mohammad (s) para Muaadh é uma convocação para pratica de bons modos e um chamamento para aperfeiçoar o caráter de todo muçulmano a fim de alcançarmos a excelência no caráter.

Para concluir, Muhammad (s) é um brilhante exemplo para a humanidade. Seu caráter era puro. Seu lar, sua vestimenta, sua comida estavam caracterizados por uma rara simplicidade. Ele tinha tão poucas pretensões, que não aceitava receber nenhum tipo especial de reverências, nem tampouco algum serviço especial de alguém, que ele mesmo pudesse fazer. Era acessível a todos, em todos os momentos. Visitava os enfermos e estava repleto de solidariedade para com todos. Ilimitada eram sua benevolência e generosidade como também seu ansioso cuidado pelo bem-estar de sua comunidade. Seus triunfos militares não despertaram nele nem orgulho nem vaidade como o teriam feito se tivessem sido afetados com propósitos egoístas. No tempo de maior poder, ele manteve a mesma simplicidade nos modos e aparência que nos dias de adversidade.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com Mohammad, com seus familiares e companheiros e todos aqueles que se esforçarem a seguir suas orientações e seus exemplos. Amin ua Salam alaikum.

Khutba

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede
entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Nenhum comentário: