quinta-feira, março 18, 2010

O MUÇULMANO PRUDENTE MANTÉM SEU TESTAMENTO EM DIA

O Testamento

Louvado seja Allah, o Senhor do Universo. Presto testemunho de que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros, e presto testemunho de que Muhammad é Seu servo e Mensageiro. Que Allah abençoe e conceda paz ao nosso Profeta, aos seus familiares e aos seus companheiros. Amém.

A vida terrena não constitui um local de permanência eterna para o ser humano, mas um local de provação. Por isso, o seu período é curto, o seu prazer é insignificante, se comparado com o prazer da Outra Vida. ‘Ali Ibn Abi Tálib (R) relatou que o Rassulullah (S) disse: “Gabriel (AS) veio ter comigo e disse: ‘Ó Muhammad, viva o quanto quiser, pois irás morrer; ame a quem quiser, pois irá deixar; faz o que quiser, pois será recompensado por ele. Fique sabendo que a honra do crente reside nas suas orações noturnas e a sua glória é não necessitar dos outros.” (tradição compilada pelo Al Albáni na série fidedigna.

O Dia do Juízo se aproxima das pessoas, apesar de estarem desatentos. Allah, exaltado seja, disse: “Em verdade, eles vêem (o Dia do Juízo) muito remoto, ao passo que Nós o vemos iminente” (70:6-7). Esse dia acontecerá certamente. Allah, exaltado seja, disse: “E se aproximar a verdadeira promessa.” (21:97) E disse: “A promessa de meu Senhor é infalível.” (18:98).,

É dever de todo muçulmano fazer um testamento antes da morte, esclarecendo nele as suas dívidas e obrigações, as coisas que ele deseja aconselhar a sua família. Allah, exaltado seja, diz: “Está-vos prescrito que quando a morte se apresentar a algum de vós, se deixar bens, que faça testamento eqüitativo em favor de seus pais e parentes; este é um dever dos que temem a Allah.” (2:180). O Rassulullah (S) disse: “Todo muçulmano deve, se tiver algo para deixar como testamento, fazê-lo no máximo em dois dias.” (Tradição compilada por Bukhári e Muslim) Abdullah (Ibn Ômar (R) disse a esse respeito: “Depois de ouvir esse hadiss do Rassulullah (S), não passava uma noite sem ter o meu testamento por escrito.”

O testamento demonstra que a pessoa está constantemente atenta, preparada para encontrar-se com Allah, e atingir a Outra Vida, desprezando esta. Ele a domina e não é dominado por ela; está em suas mãos e não no seu coração. O testamento constitui obediência a Allah, pois nele o indivíduo estabelece os direitos das pessoas, reconhecendo as suas dívidas.

O testamento deve fazer os familiares recordarem de Allah, adorarem somente a Ele, sem atribuir-Lhe parceiros, afastando-se de todo ato que contraria a religião do Islam após a sua morte da pessoa. Deve constar as suas dívidas, a sua vontade quanto aos seus bens, quem deve lavá-lo, colocar-lhe a mortalha, e fazer a oração fúnebre por ele.

É dever do muçulmano que seja justo entre seus filhos. Não pode legar fora da lei de Allah, porque isso está determinado por Allah. O Profeta (S) disse: “Não há testamento quanto ao herdeiro.” Não é permitido ao muçulmano, durante sua vida, preferir um filho a outro na concessão, porque isso causa ciúme e rancor entre os filhos. O Rassulullah (S) rejeitou ser testemunha de uma concessão que Bachir, um dos seus companheiros, queria fazer para um dos filhos, o Nu’man (R). O Rassulullah (S) lhe disse: “Você tem outro filho além deste?” Bachir respondeu: “Sim.” O Rassulullah (S) lhe perguntou: “Você está lhes dando o mesmo que está dando ao Nu’man?” Bachir respondeu que não. O Rassulullah (S) lhe disse: “Pede a outro testemunhar isso.” (tradição compilada por Bukhári e Musslim). Um muçulmano não deve beneficiar a um filho mais do que a outro.

O que algumas pessoas fazem privando as meninas da herança é contrário à lei de Allah e à sunnah de Rassulullah. Essa pessoa está sujeita à ira de Allah tanto neste mundo como no outro.

No que diz respeito ao testamento sobre doações, estas não podem exceder um terço do legado. Foi narrado que Saad Ibn Abi Waccas (R) disse ao Rassulullah (S): “Ó Rassulullah, tenho muitos bens e só tenho uma filha como herdeira. Posso doar em caridade dois terços do que tenho?” O Rassulullah (S) lhe disse: “Não.” Saad perguntou: “Posso doar a metade?” O Rassulullah (S) lhe disse: “Não, não pode.”

Então, acrescentou: “Pode doar um terço, é já é muito. É melhor você deixar os seus herdeiros ricos do que pobres necessitando das pessoas.” (Bukhári).
Modelo de testamento de pessoas piedosas:

1) Testamento de Abu Bakr Assiddik (R): Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso. Eis o que deixa por testamento Abu Bakr, filho de Abu Cuháfa, no final de sua vida terrena à qual está abandonado e no início de sua vida futura quando o desesperado crê, o rebelde se conscientiza, o mentiroso fala a verdade. Deixo como meu sucessor Omar Ibn Al Khattab. Ouvi-o e obedecei-o.”

2) Testamento de Ali Ibn Abi Tálib (R). Ele convocou o Hassan e o Hussein (R) e lhes disse: “Aconselho-os a temerem a Allah, a desejarem a Outra Vida, a desprezarem a vida terrena. Não devem sentir a perda de nada, pois irão deixar esta vida. Fazem o bem e sejam inimigos dos injustos e ajudantes dos injustiçados.”

3) Quando chegou a hora da morte de Omar Ibn Abdel Aziz, disse aos que estavam presentes: “Deixem-me.” Masslama Filho de Abdel Malik e Fátima filha de Abdel Malik (sua esposa) sentaram à porta e ficaram ouvindo-o dizer: “Sejam bem vindos vocês que não são nem humanos nem gênios. Seja bem vindo Adão (e começou a enumerar os profetas até chegar ao Rassulullah (S). Então disse: “Seja bem vindo, ó anjo da morte. Presto testemunho de que não há outra divindade além de Allah...” e exalou o seu último suspiro.

4) O Imam Ghazáli, ao terminar de praticar a oração da Alvorada disse aos familiares: “Hoje vou comparecer perante o rei e por isso devo me preparar. Pediu água para se banhar, um manto branco para vestir. Praticou a ablução e praticou uma oração de duas unidades e disse: “Deixem-me.” Os familiares saíram. Esperaram um tempo e entraram. Encontraram-no dormindo, deitado sobre o lado direito, com a mão debaixo do rosto, e viram um papel escrito:

Dizem aos meus irmãos que me viram morto, que me prantearam de tristeza: Pensem que estou morto? Esta não é a morte, mas sou um pássaro e esta vida foi a minha gaiola dela voei, esperando o que me foi prometido.

Que Allah tenha misericórdia de todos, esteja satisfeito com todos. Que Allah seja benevolente conosco. Peço-Lhe perdão por mim e por vocês.

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen
Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad. Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Senhor do universo.

Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW).

"Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." 8:24

Salam Alaikum Ua Rahmatullah ua Barakatu

POR:Sheikh. Khaled Taky El Din
Tradução: Prof. Samir EI Hayek

Nenhum comentário: