quinta-feira, novembro 12, 2009

A Importância dos Dez Primeiros Dias de Zul Hijja

Louvado seja Allah, que nos encaminhou até aqui; jamais teríamos podido encaminhar-nos, se Ele não nos tivesse mostrado o caminho. Prestamos testemunho de que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros. Prestamos testemunho de que Mohammad é Seu servo e Mensageiro. Que Allah o abençoe e lhe dê paz, bem como aos seus familiares, seus companheiros e seus seguidores até o Dia do Juízo Final.

Irmãos muçulmanos:

Ibn Abbas (R) relatou que o Profeta (S) disse: “Nenhum dia na prática do bem é melhor para Allah do que os dez primeiros dias de Zul Hijja.” Perguntaram: “Nem o empenho pela causa de Allah?” Ele disse: “Nem o empenho pela causa de Allah, a não ser que o homem saia com sua vida e seus bens e não retornar com nada.”Hadice narrado por Bukhári.

Jáber Ibn Abdullah (R) relatou que o Rassulullah (S) disse: “Os dias mais preferidos do mundo são os dez, (querendo dizer os dez primeiros dias de Zul Hijja).” Hadice atestado pelo Albáni.

É da graça de Allah, glorificado e exaltado seja, sobre Seus servos crentes que Ele lhes estabeleceu períodos para obedecê-Lo, tempos propícios para aceitação das adorações e elevação dos graus. Dentre esses dias abençoados estão os dez primeiros dias do mês de Zul Hijja, o último mês do calendário islâmico. Para o enobrecimento desses dias e o seu valor perante Allah, Ele jurou por eles no Seu Livro Sagrado. Disse: “Pela aurora e pelas dez noites.” O enobrecimento desses dias é pelo que elas possuem de adorações principais.

O Imam Ibn Al Caiyem (RA) disse, bem com os outros sábios a respeito da importância desses dias, fazendo comparação entre eles e os dez últimos dias do mês de Ramadan. Ele disse: “As últimas dez noites do mês de Ramadan são preferíveis às primeiras dez noites do mês de Zul Hijja, porque possuem Lailatul Cadr (A Noite do Decreto). Os dez primeiros dias do mês de Zul Hijja são preferíveis aos dez últimos dias do mês de Ramadan, porque possuem o Dia de Arafa.

” Allah, Ta’ála, diz: “...e invocarem o nome de Allah, nos dias mencionados.” (22:28).
Ibn abbas e Ibn Omar (R) disseram: “Os dias mencionados são os dez primeiros dias do mês de Zul Hijja.”

Os nossos ancestrais costumavam comemorar três oportunidades de dez dias durante o ano: Os primeiros dez dias do mês de Zul Hijja, os últimos dez dias do mês de Ramadan, e os dez primeiros dias do mês de Muharram.

Devemos, portanto, durante esses dias aumentar as nossas atividades religiosas, adorar e obedecer muito a Allah, afastando-nos das Suas proibições.

1 – Devemos jejuar. O melhor jejum é o dos nove primeiros dias de Zul Hijja. Ao menos, jejuarmos no Dia de Arafa devido às palavras de Rassulullah (S):
“O jejum durante o Dia de Arafa expia os pecados do ano anterior e do posterior.” Narrado por Musslim. O Imam An Nawawi (RA) costumava jejuar o resto dos dias com assiduidade.

2 - Invocar muito a Allah. Ele disse:
“E invocam o nome de Allah nos dias mencionados.” (22:28).
Ibn Omar (R) relatou que o Profeta (S) disse: “Nenhum dia, na prática do bem, é melhor para Allah do que os dez primeiros dias de Zul Hijja. Portanto, engrandecem e louvem muito a Allah durante eles.” Relatado por Ahmad.
Os nobres companheiros do Rassulullah (S) costumavam ir aos mercados invocando a Allah durante esses dias em agradecimento às dádivas d’Ele.
Ibn Omar e Abu Huraira (R) relataram isso. Os seguidores costumavam elevar as vozes invocando Allah nos caminhos, nas mesquitas, nas casas e nos mercados. É o nosso dever educarmos os nossos filhos nisso e embelezarmos as nossas casas durante esses dias abençoados.

3 – Praticar caridades. Allah, Ta’ála disse: “Ó crentes, fazei caridade com aquilo com que vos agraciamos, antes que chegue o dia em que não haverá barganha, amizade, nem intercessão alguma. Sabei que os incrédulos são injustos.” (2:254).
O Rassulullah (S) disse: “Nenhum bem é reduzido pela caridade.” Relatado por Musslim. Portanto, deve-se pagar o zakat, fazer muita caridade, principalmente porque estamos no final do ano. Ao pagarem o zakat, não devem se esquecer das obras de benevolência, dos pobres e dos necessitados.

4 – O sacrifício. É um ato voluntário em seguimento ao Profeta Abraão (AS), quando
Allah expiou o filho dele, Ismael, com um sacrifício importante.
O Profeta Mohammad (S) sacrificou pessoalmente dois carneiros gordos, invocando e magnificando o nome de Allah. (Hadice narrado por Bukhári e Musslim).

É permitido que a pessoa sacrifique o animal após a oração do abençoado ‘Id Al adh-há, que coma dele, presenteie os amigos e distribua entre os pobres e necessitados.
Que todos se lembrem de praticar a oração do ‘Id e presenciar o sermão do mesmo. Devem fazer-se acompanhar pela esposa e pelos filhos.

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen
Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad. Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Senhor do universo.

Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW).

"Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E
sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." 8:24

Salam Alaikum Ua Rahmatullah ua Barakatu

Nenhum comentário: