segunda-feira, novembro 09, 2009

A FESTA DO SACRIFICIO - ID AL ADHA‏

Em nome de Allah, O Misericordioso, O Misericordiador!

O Louvor é para Allah, O Louvamos, pedimos Sua ajuda e imploramos Seu perdão, e nos refugiamos em Allah contra o mal de nossas almas e das nossas más ações. Aquele a quem Allah guiar ninguém poderá desencaminhar e aquele a quem Allah desencaminhar ninguém poderá encaminhar. Testemunhamos que não há divindade digna de adoração além de Allah e testemunhamos que Muhamad é Seu servo e mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre o Profeta Muhamad SAAS e com seus familiares, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo final. Amin!
‘Id al Adha (Festa do Sacrifício)

“Allahu akbar, Allahu akbar, Allahu akbar. La ilaha ila Allah, Allahu akbar, Allahu akbar wa lilahi el hamd”.

O ‘Id al Adha é o ‘Id maior para os muçulmanos, o ‘Id do Hajj (da peregrinação a Makkah). Este ‘Id dura 4 dias, do dia 10 a dia 13 do mês de Dhul Hijjah. Mas porque este é o ‘Id se chama ‘Id al Adha (Festa do Sacrifício)?

Chama-se ‘Id al Adha porque remonta a historia do Profeta Abraão (AS) e seu filho Ismael (AS) que são um verdadeiro exemplo para os muçulmanos, um verdadeiro exemplo de submissão total a Allahu Ta’ala. Abraão (AS) teve uma inspiração em sonho que deveria sacrificar seu amado filho Ismael pela causa de Allah SWT. Mesmo isso lhe sendo extremamente dificultoso, Abraão não exitou em obedecer às ordens de Allah, pois era verdadeiramente submisso ao Conhecedor do oculto e do manifesto. Disse imediatamente: “Eis-me aqui Oh Allah, eis-me aqui e não há divindade além de Ti, os louvores, as graças e a Soberania pertencem a Ti, e não há parceiros junto a Ti”.

Disse Allahu Ta’ala no Quran com relação ao Profeta Abraão:

“E quando o seu Senhor lhe disse: Submete-te a Mim!, respondeu: Eis que me submeto ao Senhor do Universo!” 2:131.

“Allah elegeu Abraão por fiel amigo”4:125.

“Abraão jamais foi judeu ou cristão; foi, outrossim, monoteísta, muçulmano, e nunca se contou entre os idólatras” 3:67.

Então Abraão foi até seu filho Ismael (AS) e disse-lhe sobre o sonho. Então Ismael (AS), mesmo sendo jovem , era também um exemplo de submissão a Allah, então respondeu:

“Oh meu pai faça o que te foi ordenado, me encontrarás insha Allah entre os pacientes”. Então quando ambos haviam se submetido, Abraão afiou a faca e colocou no pescoço de Ismael, mas a faca não fazia sequer um arranhão no pescoço de Ismael. Neste momento, Allah SWT enviou o anjo Gabriel com as boas novas dizendo-lhe que substituísse Ismael por um cordeiro que deveria ser sacrificado em nome de Allah.

Allah SWT disse no Quran:

“Certamente que esta foi a verdadeira prova. E o resgatamos com outro sacrifício importante. E o fizemos (Abraão) passar para a posteridade.Que a paz esteja com Abraão “ 37:106 -109.

Portanto, nós muçulmanos seguimos o exemplo do Profeta Abraão, o Patriarca dos Profetas, sendo obrigatório a toda família muçulmana oferecer um sacrifício, relembrando o verdadeiro significado do Islam (Submissão total a Allah) e também para refletirmos se realmente temos sido verdadeiramente muçulmanos, submissos a Allah, ou se temos deixado de acatar Suas ordens . Por esse motivo é chamado ‘Id al Adha (Festa do Sacrifício), o ‘Id que nos lembra o que é ser muçulmano, Abraão ficou de exemplo para todos nós até o Dia do Juízo. Disse Allahu Ta’ala:

“Dize: Allah diz a verdade. Segui, pois, a religião de Abraão, o monoteísta, que jamais se contou entre os idólatras” 3:95.

Além disso, o Hajj é uma recordação disso, pois remonta a história do Profeta Abraão (AS) que juntamente com seu filho Ismael que levantou os alicerces da Kaabah, a Casa Sagrada. E mais tarde da descendência de Ismael veio o último Mensageiro de Allah, Muhamad SAAS. Allah SWT disse no Quran:

“E quando Abraão e Ismael levantaram os alicerces da Casa, exclamaram: Ó Senhor nosso, aceita-a de nós, pois Tu és Oniouvinte, Sapientíssimo”. 2:127.

Após a construção da Kaabah, Abraão no meio do deserto fez um importante chamado, um chamado que chegou aos ouvidos de milhares e milhares de muçulmanos. Allah SWT disse:
“E proclama a perigrinação às pessoas; elas virão a ti a pé, e montando toda espécie de camelos, de todo longínquo lugar” 22:27.

Hoje, graças a esse chamado, milhões de pessoas de todos os lugares do mundo vão até Makkah, neste mês sagrado de Dhul Hijjah, para realizar os rituais do Hajj, repetindo as palavras de Abraão:

“Eis-me aqui Oh Allah, eis-me aqui e não há divindade além de Ti, os louvores, as graças e a Soberania pertencem a Ti, e não há parceiros junto a Ti” (Labeika Allahuma labeik, Labeika la sharika laka labeik inna Al Hamda wa ne’mata laka wal Mulk la sharika lak).

Bom, depois de termos visto o sentido do Eid al Adha, o que um muçulmano deve fazer no dia do ‘Id e qual deve ser a sua conduta conforme a Sunnah do Profeta Muhamad SAAS:

1º) Antes de sair para a oração de ‘Id é aconselhável que o muçulmano faça o ghusl, ou seja, tome um banho completo. É relatado em diversos ahadith que o Profeta SAAS bem como os sahaba (Companheiros) costumavam fazer o ghusl antes de ir para a oração de ‘Id.

2º) No ‘Id al Adha diferentemente do ‘Id al Fitr (encerramento do Ramadan) é aconselhável que o muçulmano vá para a oração em jejum, e após a oração quebre o jejum de preferência comendo do animal sacrificado.

3º) O muçulmano deveria vestir as melhores roupas que ele tiver no dia do ‘Id. O Profeta Muhamad SAAS e os sahabah costumavam a se adornarem para o ‘Id. Quanto às mulheres deveriam tomar cuidado para que suas roupas não sejam chamativas, mas sim com roupas discretas que não chamem atenção dos homens, além disso, não devem usar perfume nem maquiagem, pois elas estarão saindo com a finalidade de adoração.

4º) O Takbir (o engrandecimento de Allah SWT). Essa é a sunnah mais importante no Dia do ‘Id. É aconselhável que se faça o takbir durante toda a trajetória até o local de oração. Lembre-se que esse takbir deve ser feito até o último dia de tashriq, ou seja, dia 13 de Dhul Hijjah. Como é feito esse takbir? Da seguinte forma, dizendo:

“Allahu akbar, Allahu akbar, Allahu akbar, la ilaha ila Allah, Allahu akbar, Allahu akbar wa lillahi al Hamd” (Allah é Maior, Allah é Maior, Allah é Maior, não há divindade além de Allah, Allah é Maior, Allah é Maior e para Allah são os louvores).

5º) Todo o muçulmano deveria ir para a oração de ‘Id. Existe divergência dos sábios quanto à obrigatoriedade individual da Oração do ‘Id, mas grande parte dos Sábios entende que é uma prescrição obrigatória a todos os muçulmanos, fundamentando com o hadith sahih do Profeta SAAS onde ela ordena a todos irem à oração de ‘Id inclusive as mulheres e crianças, até mesmo as mulheres que estiverem menstruadas, mas nesse caso não deverão ficar no local da oração, mas em algum lugar separado.

6º) A sunnah é que a Oração de ‘Id seja realizada fora da mesquita, ou seja, em outro lugar mais espaçoso onde todos muçulmanos possam assistir a oração, mas não há problema da oração do ‘Id ser feita na mesquita, pois uma vez o Profeta SAAS fez a oração de ‘Id na mesquita. A questão é: Se a oração de ‘Id for feita fora da mesquita não há necessidade de se rezar 2 rakaas de Tahiyatul al Masjid (Cumprimento da Mesquita) basta chegar sentar e fazer o takbir, pois nem o Profeta nem os sahaba fizeram. Mas se a oração for na mesquita, deve-se fazer 2 rakaas de Tahyatul Masjid devido ao hadith geral do Profeta SAAS onde ele disse: “Quando qualquer um de vocês entrar na mesquita que não se sente antes de oferecer 2 rakaas”.

7º) Após a oração é aconselhável que os muçulmanos se cumprimentem e se felicitem. As pessoas costumam se cumprimentar dizendo: “ ‘Id Mubarak” ou “Kul ‘am wa antum bi khair”, e nenhum deles estão errado. Mas o melhor cumprimento a ser usado é mesmo que era utilizado pelos sahaba que é dizer: “Taqabal Allah mina wa minkom” (Que Allah aceite nossas e as vossas boas ações). Jubair ibn Nufair disse: “Quando os companheiros do Profeta SAAS encontravam-se no dia de ‘Id diziam um ao outro: ‘Taqabal Allah mina wa minkom’”

8º) E por último, é sunnah ir à oração de ‘Id por um caminho e voltar por outro, pois o Profeta SAAS costumava fazer isso. Foi dito que a razão disso é que no Dia do Juízo os dois caminhos testemunharão a favor dos muçulmanos que passaram por eles para ir à Oração de ‘Id.

Portanto irmãos vamos nos esforçar por seguir a Sunnah do nosso amado Mensageiro SAAS, não só no ‘Id ou em ocasiões especiais, mas em todos os momentos das nossas vidas, pois Allah SWT disse no Quran:

“Realmente, tendes no Mensageiro de Allah um excelente exemplo para aqueles que esperam contemplar Allah, deparar-se com o Dia do Juízo Final, e invocam Allah freqüentemente.”

Que Allah SWT aceite nosso jejum e nosso esforço e tenha insha Allah nos escrito dentre os salvos do fogo infernal e dentre o Povo do Paraíso. Takabal Allahu mina wa minkom insha Allah!!

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24


MABRUK - SUBHANA ALLAH! ALHAMIDU LILLAH! ALAHU AKBAR...!

Nenhum comentário: