segunda-feira, setembro 24, 2012

Não é Fácil, mas, É Possível!

A obrigação do homem em obedecer à Deus e ter uma vida digna condicionada aos Seus limites está dentro da capacidade e força do ser humano. A mesma força impetrada para fazer o mal, o ilícito e o proibido, pode ser utilizada para o bem, para a obediência e para a retidão. Isto é esclarecido para o muçulmano nos versículos do Alcorão Sagrado.

Deus, o Altíssimo, diz:

Ele (Deus) vos elegeu. E não vos impôs dificuldade alguma quanto à religião, porque é o credo de vosso pai Abraão...(22:78)

Allah tenciona elucidar-vos os Seus preceitos, iluminar-vos, segundo as tradições dos vossos antepassados, e absolver-vos, porque é Sapiente, Prudentíssimo. Allah deseja absolver-vos; porém, os que seguem os desejos vãos anseiam por vos desviar profundamente. Allah deseja aliviar-vos o fardo, porque o homem foi criado débil (04:26-28)

Allah não impõe a nenhuma alma carga superior às suas forças. Beneficiar-se-á com o bem quem o tiver feito e sofrerá com o mal quem o tiver cometido... (02:286)

Ibn Omar, um dos nobres companheiros do profeta Muhammad ( ), disse: “Quando dávamos a nossa palavra de fidelidade em ouvir e obedecer ao mensageiro de Allah, ele nos dizia: “No que puderes””[1].

Nos versículos finais de surata al Baqarah, a segunda surata do Alcorão, lemos:

A Allah pertence tudo quanto há nos céus e na terra. Tanto o que manifestais, como o que ocultais, Allah vo-lo julgará. Ele perdoará a quem desejar e castigará a quem Lhe aprouver, porque é Onipotente (02:284).

A revelação deste versículo assustou os companheiros do profeta (SAAS ), que vieram até ele e ajoelhados disseram: “Ó mensageiro de Allah, fomos ordenados a fazer certas ações que estão ao nosso alcance: a oração, o jejum, a luta, a caridade. Porém, lhe foi revelado este versículo e está acima da nossa capacidade (não temos condições de cumpri-lo)”. Disse o mensageiro de Deus: “Querem dizer como disseram os adeptos dos dois livros (tora e evangelho) antes de vós, (disseram: ouvimos e desobedecemos)? Porém, digam: Escutamos e obedecemos, só anelamos a Tua indulgência, ó Senhor nosso. A ti será o retorno”.

Então disseram: “Escutamos e obedecemos, só anelamos a Tua indulgência, ó Senhor nosso. A ti será o retorno “. Estas palavras correram suaves em suas línguas, e Deus revelou logo depois ...

O mensageiro crê no que foi revelado por seu Senhor, e todos os crentes crêem em Allah, em Seus anjos, em Seus livros e em Seus mensageiros. Nós não fazemos distinção entre os Seus mensageiros. Disseram: Escutamos e obedecemos. Só anelamos a Tua indulgência, ó Senhor nosso! A Ti será o retorno (02:285).

Quando fizeram o citado, Deus ainda revelou um terceiro versículo revogando o anterior (que tinha peso e encargo insuportáveis) e disse...

Allah não impõe a nenhuma alma uma carga superior às suas forças. Beneficiar-se-á com o bem quem o tiver feito e sofrerá com o mal quem o tiver cometido. Ó Senhor nosso, não nos condenes, se nos esquecermos ou nos equivocarmos! Ó Senhor nosso, não nos imponhas carga, como a que impuseste aos nossos antepassados! Ó Senhor nosso, não nos sobrecarregues com o que não podemos suportar! Absolve-nos! Perdoa-nos! Tem misericórdia de nós! Tu és nosso Protetor. Concede-nos a vitória sobre os incrédulos (02:286).

No último versículo Deus atende aos seus servos e lhes cobre com Sua misericórdia ao não impor sobre eles carga superior às suas capacidades. A aqueles que se submeteram às ordens de Deus e creram em Seus mensageiros e em Seu Livro, Deus lhes concedeu a facilidade, após terem dito “Escutamos e obedecemos” e terem sido sinceros Deus os tranqüilizou e os fez felizes nesta vida e terão a felicidade plena amanhã no paraíso. Tranqüilizou-lhes ao atender às suas preces...

1.Ó Senhor nosso, não nos condenes se nos esquecermos ou nos equivocarmos;
2....não nos imponha carga, como a que impuseste aos nossos antepassados;
3.... não nos sobrecarregue com o que não podemos suportar;
4.... absolve-nos, perdoa-nos, tem misericórdia de nós, concede-nos a vitória....

Deus acolheu a cada um desses pedidos e implorações: “Sim”[2]. Ou seja, estão atendidas as vossas preces.

Disse o profeta Muhammad ( ): “Deus absolveu minha nação do erro, do esquecimento e daquilo ao qual foram induzidos”[3]. Só serão responsabilizados pelos atos praticados intencionalmente e conscientemente.

Sobre as cargas impostas aos antepassados, lhes eram proibidas muitas coisas lícitas por causa da injustiça que cometiam. Se cometiam um pecado de noite, encontravam seu erro registrado em suas portas, como forma de desmascarar o pecador. As orações lhes eram obrigatórias cinqüenta vezes ao dia, e foi facilitado para esta nação e diminuído o peso da obrigatoriedade de cinqüenta para cinco orações. E assim também, tantas são as dádivas de Deus, lícitas e saudáveis para nós, tantos são os nossos erros encobertos pelo Misericordioso que tem pleno conhecimento e poder, porém nos prorroga o castigo e nos dá uma chance para o arrependimento.

Tudo isso e muito mais faz parte de “não nos imponha carga, como a que impuseste aos nossos antepassados” e “não nos sobrecarregue com o que não podemos suportar”.

Se fossemos ordenados a fazer o que não suportamos e não temos capacidade já estaríamos condenados ao castigo, porém Deus nos estabeleceu uma Lei compatível com nossas capacidades. Por isso, quando falamos da obediência e disciplina que o indivíduo muçulmano precisa manter em sua vida, lembramos desta misericórdia, para que tenhamos em nossas mentes, antes de tudo, que... a obediência é uma dádiva antes de ser um encargo, uma felicidade antes de ser uma responsabilidade, é um descanso antes de ser um cansaço.

O obediente suporta o encargo e aceita a responsabilidade com o coração cheio de fé, felicidade, conforto e tranqüilidade, ciente e consciente de que esta obediência lhe trará a felicidade verdadeira. É aquele que cansa pouco para receber muito, da mesma forma descansa pouco agora para descansar muito e eternamente amanhã.

Jamais alguém de nós pode dizer: não posso!! Não sou capaz! Não consigo!! Todos os que almejam o sucesso e detestam o fracasso são capazes.

Para atestar a misericórdia de Deus ao exigir a obediência de nós lembramos destas revelações do Alcorão Sagrado para tranquilizar o coração de quem quer viver com o Alcorão em seu coração e sua vida. Para que, antes de conhecer as regras e as leis, o lícito e o ilícito, carregue em seu íntimo que a obediência e as regras são para o seu benefício. Assim, ele verá as obrigações estabelecidas por Deus fáceis e leves, pois as aplica em sua vida após a fé ter entrado realmente em seu coração.

Deus é mais importante do que tudo em sua vida, por isso lhe é fácil a obediência à Ele, pelo valor que Deus tem em sua vida, diferente daquele que não sabe o que significa Deus, Criador, criação, fé, lei..., diferente daquele que não sentiu o gosto da fé...

Disse o profeta Muhammad ( ): “Três coisas, se a pessoa possuir, sentirá o gosto (doçura) da fé: Que Deus e o Seu mensageiro sejam mais amados por ele do que tudo. Que ame à pessoa, não a ame senão por Deus. Que deteste voltar à incredulidade depois de Deus lhe ter salvo dela como detesta ser jogado no fogo”[4]. 

A revelação dos últimos versículos de surata al Baqarah é sinal de que quanto mais o homem aceita o que Deus lhe prescreveu, mais lhe é facilitado, mais lhes são abertos os caminhos a Deus. No exemplo corriqueiro desta vida mundana podemos dizer que o cliente que tem por costume cumprir com suas obrigações e pagar suas dívidas em dia, quando precisar um prazo maior ou um perdão de sua dívida por certo motivo, seu credor será maleável por conhecê-lo como bom pagador e pessoa honesta. Porém, alguém que tem por costume não pagar, prejudicar e molestar seu credor, este quando precisar de seu auxílio não o terá e será “excomungado”. O mesmo ocorre com o crente, quando próximo de Deus e cumprindo com suas obrigações Deus lhe perdoará pelas faltas que pode ter cometido, porém, se nunca cumpriu com uma obrigação, sempre desafiou a Deus e ultrapassou Seus limites, lhe será mais dificultado o caminho para a salvação.

Foram-nos perdoados os erros, o esquecimento e os atos que nos foram impostos. E Deus nos disse ter facilitado o caminho se tivermos força de vontade e dedicação. Nos resta começar e partir para a verdadeira vida, a vida à sombra do Alcorão, à sombra da obediência à Deus, à sombra da convicção que nos traz tranqüilidade na facilidade e na dificuldade, no sofrimento e na alegria, na riqueza e na pobreza, na vida e na morte, porque estamos com Deus, e quem está com Deus, está com Aquele em cujas mãos está a sua vida e Ele, só Ele, pode lhe tranquilizar e lhe dar felicidade...

Ibn Abbass relata que estava atrás do mensageiro de Deus ( ), e este lhe disse: “Jovem, vou lhe ensinar algumas palavras: Guarde à Deus e Deus te guardará. Guarde a Deus e o encontrará diante de ti (quando precisar). Se pedires algo peça a Deus, se necessitares ajuda implore-a a Deus. E saiba que se todo o povo reunir-se para beneficiar-te em algo, não te beneficiarão senão que Deus tenha o escrito para ti. E se todos reunirem-se para prejudicar-te em algo, não te prejudicarão senão que Deus tenha o escrito contra ti. As canetas estão levantadas e as folhas secas”.[5]

Em outro relato, o profeta Muhammad ( ) ainda disse: “Guarde a Deus e O encontrará diante de ti. Lembre de Deus no bem estar e Ele lembrará de ti no apuro. E saiba que o que te falhou não podia ter te atingido e o que te atingiu não podia ter te falhado. E saiba que a vitória vem com a paciência, e que o alívio vem com o apuro, e que com a dificuldade vem a facilidade”[6].

Por: Sheikh Ahmad Mazloum

[1] Relatado por Al Bukhari e Musslim.

[2] Relatado por Musslim, Al Uahidi e Ahmad da narração de Abu Hurairah (tafssir al Qurtubi 3-407).

[3] Relatado por Ibn Majah, Ibn Hibban, Al Hakim, Al Baihaqi e outros da narração de Ibn Abbass.

[4] relatado por Al Bukhari, Musslim, Annassaií, Ibn Majah e Ahmad.

[5] Relatado por Attirmizhi.

[6] Citado em riadhussalihin (página 27, hadith 62).

O Povo do Livro

Em nome de Deus, o Clemente e Misericordioso!

Fui questionado várias vezes por leitores do meu blogger porque a quem o Alcorão Sagrada denomina o povo do Livro? Como sou apenas um estudante e seguidor do islamismo procurei encontrar algum artigo que nos pudesse elucidar sobre o assunto. E então compartilho com vocês irmãos e leitores um texto do nosso irmão Badar Khan do site www.islam.org.br. Rogo em nome de Allah SW aos meus orientadores que tiverem a oportunidade de ler o texto manifestarem sua opinião e até o que podemos acrescentar ou retirar para um melhor entendimento do assunto. Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuhu.

O Povo Do Livro

''Alef, Lam, Mim. Eis o livro que é indubitavelmente a orientação dos temente a Deus; Que crêem no incognoscível, observam a oração e gastam daquilo com que os agraciamos; Que crêem no que te foi revelado (ó Muhammad), no que foi revelado antes de ti e estão persuadidos da outra vida. Estes possuem a orientação do seu Senhor e estes serão os bem-aventurados.''(Alcorão Sagrado 2:1 ao 5)

Estes versículos que foram citados acima são da parte inicial da 2ª Súrata do (Al Bakara) Alcorão Sagrado, o Livro Sagrado dos Muçulmanos.

O Alcorão Sagrado é a ultima mensagem de Deus, revelada para orientação de toda a humanidade para todos os tempos corroborando a Torah de Moisés (que a Paz esteja sobre ele), e o Evangelho de Jesus (que a Paz esteja sobre ele).
O Alcorão sagrado foi revelado ao Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), durante os seus últimos 23 anos de vida.

O Alcorão revelou um a Lei imutável de Deus no que nos concerne aos aspectos político, econômico e social. Ensina ao homem como estar em harmonia com Deus desde o seu nascimento ao túmulo, e a como merecer a salvação.

Ensina-nos o Alcorão Sagrado que o grande objetivo da humanidade que é a busca da felicidade, só será alcançado através da completa submissão as Leis de Deus.

Uma das condições elementares para que possamos nos considerar muçulmanos é o de aceitarmos todos os profetas como mensageiros de Deus.

Há no Alcorão Sagrado, vários versículos que confirmam o fato de a mensagem do Islam, ter sido enviada também para cristãos e judeus, convidando-os para adorarem ao Deus Único, Onipotente e Majestoso.

O Alcorão Sagrado relata a história da humanidade desde dos tempos de Adão (que a Paz esteja sobre ele), mas começaremos pelos capítulos Alcorânicos a partir do nascimento milagroso do profeta João Batista (que a Paz esteja sobre ele): 
''Então, Zacarias rogou ao seu Senhor, dizendo: Ó Senhor meu, concede-me uma ditosa descendência, porque és Exorável, por excelência. Os anjos o chamaram, enquanto rezava no oratório, dizendo-lhe: Deus te anuncia o nascimento de João, que corroborará o Verbo de Deus, será nobre, casto e um dos profetas virtuosos. Disse: Ó Senhor meu, como poderei ter um filho, se a velhice me alcançou a minha mulher é estéril? Disse-lhe (o anjo): Assim será. Deus faz o que Lhe apraz. Disse: Ó Senhor meu, dá-me um sinal. Asseverou-lhe (o anjo): Teu sinal consistirá em que não fales com ninguém durante três dias, a não ser por sinais. Recorda-te muito do teu Senhor e glorifica-O à noite e durante as horas da manhã. (Alcorão Sagrado 3:38 ao 41)

Este versículo explica o nascimento milagroso do profeta João Batista (que a Paz esteja sobre ele), fruto da Misericórdia de Deus, Exaltado Seja. Está mesma Misericórdia de Deus, também criou a Adão e Jesus (que a Paz esteja sobre eles), como nos relato o seguinte versículo do Alcorão Sagrado:

''O exemplo de Jesus, ante Deus, é idêntico ao de Adão, que Ele criou do pó, então lhe disse: Seja! e foi. Esta é a verdade emanada do teu Senhor.'' (Alcorão Sagrado 3:59-60)

O nascimento de Jesus (que a Paz esteja sobre ele), é descrito em um capitulo completo do Alcorão Sagrado, que tem o nome de ''Surata de Maria" a Súrata de número 19:

''E menciona Maria, no Livro, a qual se separou de sua família, indo para um local que dava para o leste. E colocou uma cortina para ocultar-se dela (da família), e lhe enviamos o Nosso Espírito, que lhe apareceu personificado, como um homem perfeito. Disse-lhe ela: Guardo-me de ti no Clemente, se é que temes a Deus. Explicou-lhe: Sou tão-somente o mensageiro do teu Senhor, para agraciar-te com um filho imaculado. Disse-lhe: Como poderei ter um filho, se nenhum homem me tocou e jamais deixei de ser casta? Disse-lhe: Assim será, porque teu Senhor disse: Isso Me é fácil! E faremos disso um sinal para os homens, e será uma prova de Nossa misericórdia. E foi uma ordem inexorável. E quando concebeu, retirou-se, com um rebento a um lugar afastado. As dores do parto a constrangeram a refugiar-se junto a uma tamareira. Disse: Oxalá eu tivesse morrido antes disto, ficando completamente esquecida. Porém, chamou-a uma voz, junto a ela: ão te atormentes, porque teu Senhor fez correr um riacho a teus pés! E sacode o tronco da tamareira, de onde cairão sobre ti tâmaras madura e frescas. Come, pois, bebe e consola-te; e se vires algum humano, faze-o saber que fizeste um voto de jejum ao Clemente, e que hoje não poderás falar com pessoa alguma. Regressou ao seu povo levando-o (o filho) nos braços. E lhes disseram: Ó Maria, eis que fizeste algo extraordinário! Ó irmã de Aarão, teu pai jamais foi um homem do mal, nem tua mãe uma (mulher) sem castidade! Então ela lhes indicou que interrogassem o menino. Disseram: Como falaremos a uma criança que ainda está no berço? Ele lhes disse: Sou o servo de Deus, o Qual me concedeu o Livro e me designou como profeta. Fez-me abençoado, onde quer que eu esteja, e me encomendou a oração e (a paga do) zakat enquanto eu viver. E me fez piedoso para com a minha mãe, não permitindo que eu seja arrogante ou rebelde. A paz está comigo, desde o dia em que nasci; estará comigo no dia em que eu morrer, bem como no dia em que eu for ressuscitado. Este é Jesus, filho de Maria; é a pura verdade, da qual duvidam. É inadmissível que Deus tenha tido um filho. Glorificado seja! quando decide uma coisa, basta-lhe dizer: Seja!, e é.'' (Alcorão Sagrado 19:16 ao 35)

Em outro capitulo com o titulo ''Família de Imran'', Súrata número 3, que quer dizer a família de Maria (que Deus esteja satisfeito com ela), encontramos relatos sobre o nascimento de Jesus (que a Paz esteja sobre ele):

''Recorda-te de quando os anjos disseram: Ó Maria, é certo que Deus te elegeu e te purificou, e te preferiu a todas as mulheres da humanidade! Ó Maria, consagra-te ao Senhor! Prostra-te e genuflecte, com os genuflexos! Estes são alguns relatos do incognoscível, que te revelamos (ó Mensageiro). Tu não estavas presente com eles (os judeus) quando, com setas, tiravam a sorte para decidir quem se encarregaria de Maria; tampouco estavam presentes quando rivalizavam entre si. E quando os anjos disseram: Ó Maria, por certo que Deus te anuncia o Seu Verbo, cujo nome será o Messias, Jesus, filho de Maria, nobre neste mundo e no outro, e que se contará entre os diletos de Deus. Falará aos homens, ainda no berço, bem como na maturidade, e se contará entre os virtuosos. Perguntou: Ó Senhor meu, como poderei ter um filho, se mortal algum jamais me tocou? Disse-lhe o anjo: Assim será. Deus cria o que deseja, posto que quando decreta algo, diz: Seja! e é. Ele lhe ensinará o Livro, a sabedoria, a Tora e o Evangelho. E ele será um Mensageiro para os israelitas, (e lhes dirá): Apresento-vos um sinal d vosso Senhor: plasmarei de barro a figura de um pássaro, à qual darei vida, e a figura será um pássaro, com beneplácito de Deus, curarei o cego de nascença e o leproso; ressuscitarei os mortos, com a anuência de Deus, e vos revelarei o que consumis o que entesourais em vossas casas. Nisso há um sinal para vós, se sois fiéis. (Eu vim) para confirmar-vos a Tora, que vos chegou antes de mim, e para liberar-vos algo que vos está vedado. Eu vim com um sinal do vosso Senhor. Temei a Deus, pois, e obedecei-me. Sabei que Deus é meu Senhor e vosso. Adorai-O, pois. Essa é a senda reta. E quando Jesus lhes sentiu a incredulidade, disse: Quem serão os meus colaboradores na causa de Deus? Os discípulos disseram: Nós seremos os colaboradores, porque cremos em Deus; e testemunhamos que somos muçulmanos. Ó Senhor nosso, cremos no que tens revelado e seguimos o Mensageiro; inscreve-nos, pois, entre os testemunhadores.'' (Alcorão Sagrado 3:42 ao 53)''E com Maria, filha de Imran, que conservou o seu pudor, e a qual alentamos com o Nosso Espírito, por te acreditado nas palavras do seu Senhor e nos Seus Livros, e por se Ter contado entre os consagrados.'' (Alcorão Sagrado 66:12)

O Alcorão Sagrado menciona como Deus, Exaltado Seja, concedeu a Jesus (que a Paz esteja sobre ele), a bondade e o poder de operar os seus milagres, e Deus fez descer do céu uma mesa servida, como sinal para que seus discípulos se fortalecessem na fé.

O Alcorão Sagrado também relata o testemunho dado por Jesus (que a Paz esteja sobre ele), diante de Deus o seu Criador, acerca das palavras que por Jesus não foram mencionadas:''Um dia, Deus convocará os mensageiros e lhes dirá: Que vos tem sido respondido (com respeito à exortação)? Dirão: Nada sabemos, porque só Tu és Conhecedor do incognoscível. Então, Deus dirá: Ó Jesus, filho de Maria, recordar-te de Minhas Mercês para contigo e para com tua mãe; de quando te fortaleci com o Espírito da Santidade; de quando falavas aos homens, tanto na infância, como na maturidade; de quando te ensinei o Livro, a sabedoria, a Tora e o Evangelho; de quando, com o Meu beneplácito, plasmaste de barro algo semelhante a um pássaro e, alentando-o, eis que se transformou, com o Meu beneplácito, em um pássaro vivente; de quando, com o Meu beneplácito, curaste o cego de nascença e o leproso; de quando, com o Meu beneplácito, ressuscitaste os mortos; de quando contive os israelitas, pois quando lhes apresentaste as evidências, os incrédulos, dentre eles, disseram: Isto não é mais do que pura magia! E de que, quando inspirei os discípulos, (dizendo-lhes): Crede em Mim e no Meu Mensageiro! Disseram: Cremos! Testemunha que somos muçulmanos. E de quando os discípulos disseram: Ó Jesus, filho de Maria, poderá o teu Senhor fazer-nos descer do céu uma mesa servida? Disseste: Temei a Deus, se sois fiéis! Tornaram a dizer: Desejamos desfrutar dela, para que os nossos corações sosseguem e para que saibamos que nos tens dito a verdade, e para que sejamos testemunhas disso. Jesus, filho de Maria, disse: Ó Deus, Senhor nosso, envia-nos do céu uma mesa servida! Que seja um banquete para o primeiro e último de nós, constituindo-se num sinal Teu; agracia-nos, porque Tu és o melhor dos agraciadores. E disse Deus: Fá-la-ei descer; porém, quem de vós, depois disso, continuar descrendo, saiba que o castigarei tão severamente como jamais castiguei ninguém da humanidade. E recordar-te de quando Deus disse: Ó Jesus, filho de Maria! Foste tu quem disseste aos homens: Tomai a mim e a minha mãe por duas divindades, em vez de Deus? Respondeu: Glorificado sejas! É inconcebível que eu tenha dito o que por direito não me corresponde. Se tivesse dito, tê-lo-ias sabido, porque Tu conheces a natureza da minha mente, ao passo que ignoro o que encerra a Tua. Somente Tu és Conhecedor do incognoscível. Não lhes disse, senão o que me ordenaste: Adorai a Deus, meu Senhor e vosso! E enquanto permaneci entre eles, fui testemunha contra eles; e quando quiseste encerrar os meus dias na terra, foste Tu o seu Único observador, porque és Testemunha de tudo. Se Tu os castigas é porque são Teus servos; e se os perdoas, é porque Tu és o Poderoso, o Prudentíssimo.'' (Alcorão Sagrado 5:109 ao 118)

O Alcorão esclarece aos muçulmanos os mistério da crucificação no seguinte versículo:

''(Porém, fizemo-los sofrer as conseqüências) por terem quebrado o pacto, por negaremos versículos de Deus, por matarem iniquamente os profetas, e por dizerem: Nossos corações estão insensíveis! Todavia, Deus lhes obliterou os corações, por causa perfídias. Em quão pouco acreditam! E por blasfemarem e dizerem graves calúnias acerca de Maria. E por dizerem: Matamos o Messias, Jesus, filho de Maria, o Mensageiro de Deus, embora não sendo, na realidade, certo que o mataram, nem o crucificaram, senão que isso lhes foi simulado. E aqueles que discordam, quanto a isso, estão na dúvida, porque não possuem conhecimento algum, abstraindo-se tão-somente em conjecturas; porém, o fato é que não o mataram. Outrossim, Deus fê-lo ascender até Ele, porque é Poderoso, Prudentíssimo. Nenhum dos adeptos do Livro deixará de acreditar nele (Jesus), antes da sua morte, que, no Dia da Ressurreição, testemunhará contra eles.'' (Alcorão Sagrado 4:155 ao 159)''Porém, (os judeus) conspiraram (contra Jesus); e Deus, por Sua parte, planejou, porque é o melhor dos planejadores. E quando Deus disse: Ó Jesus, por certo que porei termo à tua estada na terra; ascender-te-ei até Mim e salvar-te-ei dos incrédulos, fazendo prevalecer sobre eles os teus prosélitos, até ao Dia da Ressurreição. Então, a Mim será o vosso retorno e julgarei as questões pelas quais divergis.'' (Alcorão Sagrado 3:54-55)

As palavras de Jesus (que a Paz esteja sobre ele), presentes no Alcorão Sagrado descrevem como ele pediu ao povo de Israel que só adorassem ao Deus Único, Onipotente e Misericordioso, e que, Jesus (que a Paz esteja sobre ele), confirmou que ele era somente um mensageiro e servo Deus:'' São blasfemos aqueles que dizem: Deus é o Messias, filho de Maria, ainda quando o mesmo Messias disse: Ó israelitas, adorai a Deus, Que é meu Senhor e vosso. A quem atribuir parceiros a Deus, ser-lhe-á vedada a entrada no Paraíso e sua morada será o fogo infernal! Os iníquos jamais terão socorredores. São blasfemos aqueles que dizem: Deus é um da Trindade!, portanto não existe divindade alguma além do Deus Único. Se não desistirem de tudo quanto afirmam, um doloroso castigo açoitará os incrédulos entre eles. Por que não se voltam para Deus e imploram o Seu perdão, uma vez que Ele é Indulgente, Misericordiosíssimo? O Messias, filho de Maria, não é mais do que um mensageiro, do nível dos mensageiro que o precederam; e sua mãe era sinceríssima. Ambos se sustentavam de alimentos terrenos, como todos. Observa como lhes elucidamos os versículos e observa como se desviam. Pergunta-lhes: Adorareis, em vez de Deus, ao que não pode prejudicar-vos nem beneficiar-vos, sabendo (vós) que Deus é o Oniouvinte, o Sapientíssimo? Dize-lhes: Ó adeptos do Livro, não exagereis em vossa religião, profanado a verdade, nem sigais o capricho daqueles que se extraviaram anteriormente, desviaram muitos outros e se desviaram da verdadeira senda! Os incrédulos, dentre os israelitas, foram amaldiçoados pela boca de Davi e por Jesus, filho de Maria, por causa de sua rebeldia e profanação. '' (Alcorão Sagrado 5:72 ao 78) 

O Alcorão Sagrado também explica que os judeus pecaram por não aceitarem Jesus (que a Paz esteja sobre ele), como um profeta enviado ao povo de Israel, e que os cristãos também pecaram ao compararem Jesus (que a Paz esteja sobre ele), com Deus.

E que os cristão e judeus não aceitaram o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), como sendo o ultimo mensageiro para toda a humanidade, cujo o advento está descrito na Torah ''Velho Testamento'' como também no Injil ''Evangelho'':

"Deus atesta que o que te revelou, revelou-to de Sua sapiência, assim como os anjos também o atestam. E basta Deus por testemunha (disso). Aqueles que rejeitaram a fé e desviaram os demais da senda de Deus, desviaram-se profundamente. (Quanto) àqueles que rejeitaram a fé e cometeram injustiças, Deus nunca os perdoará, nem os orientará qualquer caminho, A não ser o do inferno, onde morarão eternamente, porque isso é fácil para Deus. Ó humanos, por certo que vos chegou o Mensageiro com a Verdade de vosso Senhor. Crede, pois, nele, que será melhor para vós. Porém, se descrerdes, sabei que a Deus pertence tudo quanto existe nos céus e na terra e que Ele é Sapiente, Prudentíssimo. Ó adeptos do Livro, não exagereis em vossa religião e não digais de Deus senão a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, foi tão-somente um mensageiro de Deus e Seu Verbo, com o qual Ele agraciou Maria por intermédio do Seu Espírito. Crede, pois, em Deus e em Seus mensageiros e não digais: Trindade ! Abstende-vos disso, que será melhor para vós; sabei que Deus é Uno. Glorificado seja! Longe está a hipótese de ter tido um filho. A Ele pertence tudo quanto há nos céus e na terra, e Deus é mais do que suficiente Guardião. O Messias não desdenha ser um servo de Deus, assim como tampouco o fizeram os anjos próximos (de Deus). Mas (quanto) àqueles que desdenharam a Sua adoração e se ensoberbeceram, Ele os congregará a todos ante Si.'' (Alcorão Sagrado 4:166 ao 171)"

''Os judeus dizem: Ezra é filho de Deus; os cristãos dizem: O Messias é filho de Deus. Tais são as palavras de suas bocas; repetem, com isso, as de seus antepassados incrédulos. Que Deus os combata! Como se desviam! Tomaram por senhores seus rabinos e seus monges em vez de Deus, assim como fizeram com o Messias, filho de Maria, quando não lhes foi ordenado adorar senão a um só Deus. Não há mais divindade além d’Ele! Glorificado seja pelos parceiros que Lhe atribuem! Desejam em vão extinguir a Luz de Deus com as suas bocas; porém, Deus nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos. Ele foi Quem enviou Seu Mensageiro com a Orientação e a verdadeira religião, para fazê-la prevalecer sobre todas as outras, embora isso desgostasse os idólatras. Ó fiéis, em verdade, muitos rabinos e monges fraudam os bens dos demais e os desencaminham da senda de Deus. Quanto àqueles que entesouram o ouro e a prata, e não os empregam na causa de Deus, anuncia-lhes (ó Muhammad) um doloroso castigo.'' (Alcorão Sagrado 9:30 ao 34)

''Recorda-te de quando Deus obteve a promessa dos adeptos do Livro, (comprometendo-se a) evidenciá-lo (o Livro) aos homens, e a não ocultá-lo. Mas eles jogaram às costas, negociando-o a vil preço. Que detestável transação a deles!'' (Alcorão Sagrado 3:187)

''Porém, pela violação de sua promessa, amaldiçoamo-los e endurecemos os seus corações. Eles deturparam as palavras (do Livro) e se esqueceram de grande parte que lhes foi revelado; não cessas de descobrir a perfídia de todos eles, salvo de uma pequena parte; porém, indulta-os e perdoa-lhes os erros, porque Deus aprecia os benfeitores. E também aceitamos a promessa daqueles que disseram: Somos cristãos! Porém, esqueceram-se de grande parte do que lhes foi recomendado, pelo que disseminamos a inimizade e o ódio entre eles, até ao Dia da Ressurreição. Deus os inteirará, então, do que cometeram. Ó adeptos do Livro, foi-vos apresentado o Nosso Mensageiro para mostrar-vos muito do que ocultáveis do Livro e perdoar-vos em muito. Já vos chegou de Deus uma Luz e um Livro lúcido, Pelo qual Deus conduzirá aos caminhos da salvação aqueles que procurarem a Sua complacência e, por Sua vontade, tirá-los-á das trevas e os levará para a luz, encaminhando-os para a senda reta. São blasfemos aqueles que dizem: Deus é o Messias, filho de Maria. Dize-lhes: Quem possuiria o mínimo poder para impedir que Deus, assim querendo, aniquilasse o Messias, filho de Maria, sua mãe e todos os que estão na terra? Só a Deus pertence o reino dos céus e da terra, e tudo quanto há entre ambos. Ele cria o que Lhe apraz, porque é Onipotente. Os judeus e os cristãos dizem: Somos os filhos de Deus e os Seus prediletos. Dize-lhes: Por que, então, Ele vos castiga por vossos pecados? Qual! Sois tão-somente seres humanos como os outros! Ele perdoa a quem Lhe apraz e castiga quem quer. Só a Deus pertence o reino dos céus e da terra e tudo quanto há entre ambos, e para Ele será o retorno. Ó adeptos do Livro, foi-vos apresentado o Nosso Mensageiro, para preencher a lacuna (na série) dos mensageiros, a fim de que não digais. Não nos chegou alvissareiro nem admoestador algum! Sim, já vos chegou um alvissareiro e admoestador, porque Deus é Onipotente.'' (Alcorão Sagrado 5:13 ao 19)

''E de quando Jesus, filho de Maria, disse: Ó israelitas, em verdade, sou o mensageiro de Deus, enviado a vós , corroborante de tudo quanto a Tora antecipou no tocante às predições, e alvissareiro de um Mensageiro que virá depois de mim, cujo nome será Ahmad! Entretanto, quando lhes foram apresentadas as evidências, disseram: Isto é pura magia! Haverá alguém mais iníquo do que quem forja mentiras acerca de Deus, apesar de ter sido convocado ao Islam? Sabei que Deus não encaminha os iníquos. Pretendem extinguir a Luz de Deus com as suas (infames) bocas; porém, Deus completará a (revelação de) Sua Luz, embora isso desgoste os incrédulos. Foi Ele Quem enviou o Seu Mensageiro, com a orientação e com a verdadeira religião, para fazê-las prevalecer sobre toda a religião, ainda que isso desgoste os idólatras.'' (Alcorão Sagrado 61: 6 ao 9)

O fato de que Jesus (que a Paz esteja sobre ele), veio para confirmar a Torah está nestes versículos do Alcorão Sagrado:

''Ele lhe ensinará o Livro, a sabedoria, a Tora e o Evangelho. E ele será um Mensageiro para os israelitas, (e lhes dirá): Apresento-vos um sinal d vosso Senhor: plasmarei de barro a figura de um pássaro, à qual darei vida, e a figura será um pássaro, com beneplácito de Deus, curarei o cego de nascença e o leproso; ressuscitarei os mortos, com a anuência de Deus, e vos revelarei o que consumis o que entesourais em vossas casas. Nisso há um sinal para vós, se sois fiéis. (Eu vim) para confirmar-vos a Tora, que vos chegou antes de mim, e para liberar-vos algo que vos está vedado. Eu vim com um sinal do vosso Senhor. Temei a Deus, pois, e obedecei-me. Sabei que Deus é meu Senhor e vosso. Adorai-O, pois. Essa é a senda reta. E quando Jesus lhes sentiu a incredulidade, disse: Quem serão os meus colaboradores na causa de Deus? Os discípulos disseram: Nós seremos os colaboradores, porque cremos em Deus; e testemunhamos que somos muçulmanos. Ó Senhor nosso, cremos no que tens revelado e seguimos o Mensageiro; inscreve-nos, pois, entre os testemunhadores.'' (Alcorão Sagrado 3:48 ao 53)

Citarei agora a Mensagem de Deus, Exaltado Seja, contida no Alcorão Sagrado, referentes ao Povo do Livro ''judeus e cristãos'', diz Deus no Alcorão Sagrado:

''Disseram: Sede judeus ou cristãos, que estareis bem iluminados. Responde-lhes: Qual! Seguimos o credo de Abraão, o monoteísta, que jamais se contou entre os idólatras. Dizei: Cremos em Deus, no que nos tem sido revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó e às tribos; no que foi concedido a Moisés e a Jesus e no que foi dado aos profetas por seu Senhor; não fazemos distinção alguma entre eles, e nos submetemos a Ele. Se crerem no que vós credes, iluminar-se-ão; se recusarem, estarão em cisma. Deus ser-vos-á suficiente contra eles, e Ele é o Oniouvinte, o Sapientíssimo. Eis aqui a religião de Deus! Quem melhor que Deus para designar uma religião? Somente a Ele adoramos! Pergunta-lhes: Discutireis conosco sobre Deus. Apesar de ser o nosso e o vosso Senhor? Somos responsáveis por nossas ações assim como vós por vossas, e somos sinceros para com Ele. Podeis acaso, afirmar que Abraão, Ismael, Isaac, Jacó e as tribos eram judeus ou cristãos? Dize: Acaso, sois mais sábios do que Deus o é? Haverá alguém mais iníquo do que aquele que oculta um testemunho recebido de Deus? Sabei que Deus não está desatento a quanto fazeis.'' (Alcorão Sagrado 2:135 ao 140)

''Prescreveu-vos a mesma religião que havia instituído para Noé, a qual te revelamos, a qual havíamos recomendado a Abraão, a Moisés e a Jesus, (dizendo-lhes): Observai a religião e não discrepeis acerca disso; em verdade, os idólatras se ressentiram daquilo a que os convocaste, Deus elege quem Lhe apraz e encaminha para Si o contrito. Mas não se dividiram senão por inveja, depois de lhes ter chegada a ciência. E se não tivesse sido por uma palavra proferida por teu Senhor, para tolerá-los até um término prefixado, já os teria julgado. Em verdade, aqueles que, depois deles, herdaram o Livro, estão em uma inquietante dúvida, acerca do mesmo.'' (Alcorão Sagrado 42:13-14)

''E quando Deus disse: Ó Jesus, por certo que porei termo à tua estada na terra; ascender-te-ei até Mim e salvar-te-ei dos incrédulos, fazendo prevalecer sobre eles os teus prosélitos, até ao Dia da Ressurreição. Então, a Mim será o vosso retorno e julgarei as questões pelas quais divergis. ''(Alcorão Sagrado 3:55)

''Dize: Ó adeptos do Livro, por que negais os versículos de Deus, sabendo que Deus é Testemunha de tudo quanto fazeis? Dize (ainda): Ó adeptos do Livro, por que desviais os crentes da senda de Deus, esforçando-vos por fazê-la tortuosa, quando sois testemunhas (do pacto de Deus)? Sabei que Deus não está desatento a tudo quando fazeis. Ó fiéis, se escutásseis alguns daqueles que receberam o Livro (o judeus), converter-vos-íeis em incrédulos, depois de terdes acreditado! E como podeis descrer, já que vos são recitados os versículos de Deus, e entre vós está o Seu Mensageiro? Quem se apegar a Deus encaminhar-se-á à senda reta.'' (Alcorão Sagrado 3:98 ao 101)

''Recorda-te de quando Deus obteve a promessa dos adeptos do Livro, (comprometendo-se a) evidenciá-lo (o Livro) aos homens, e a não ocultá-lo. Mas eles jogaram às costas, negociando-o a vil preço. Que detestável transação a deles!'' (Alcorão Sagrado 3:187)

''Ó adeptos do Livro, crede no que vos revelamos, coisa que bem corrobora o que tendes, antes que desfiguremos os rosto de alguns, ou que os amaldiçoemos, tal como amaldiçoamos os profanadores do sábado, para que a sentença de Deus seja executada! Deus jamais perdoará a quem Lhe atribuir parceiros; porém, fora disso, perdoa a quem Lhe apraz. Quem atribuir parceiros a Deus cometerá um pecado ignominioso.''(Alcorão Sagrado 4:47-48)''Dize-lhes: Ó adeptos do Livro, pretendeis vingar-vos de nós, somente porque cremos em Deus, em tudo quanto nos é revelado e em tudo quanto foi revelado antes? A maioria de vós é depravada. ''''Mas se os adeptos do Livro tivessem acreditado (em Nós) e temido, tê-los-íamos absolvido dos pecados, tê-los-íamos introduzido nos jardins do prazer. E se tivessem sido observantes da Tora, do Evangelho e de tudo quanto lhes foi revelado por seu Senhor, alimentar-se-iam com o que está acima deles e do que se encontra sob seus pés. Entre eles, há alguns moderados; porém, quão péssimo é o que faz a maioria deles! ''''Dize: Ó adeptos do Livro, em nada vos fundamentareis, enquanto não observardes os ensinamentos da Tora, do Evangelho e do que foi revelado por vosso Senhor! Porém, o que te foi revelado por teu Senhor, exacerbará a transgressão e a incredulidade de muitos deles. Que não te penalizem os incrédulos.'' (Alcorão Sagrado 5: 59-60 e 65-66 e 68)
O Alcorão Sagrado também refere-se aos judeus e cristãos da época do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele):

''Os adeptos do Livros não são todos iguais: entre eles há uma comunidade justiceira, cujos membros recitam os versículos de Deus, durante a noite, e se prostram ante o seu Senhor. Crêem em Deus e no Dia do Juízo Final, aconselham o bem e proíbem o ilícito, e se emulam nas boas ações. Estes contar-se-ão entre os virtuosos. Todo o bem que façam jamais lhes será desmerecido, porque Deus bem conhecem os que o Temem.'' (Alcorão Sagrado 3:113 ao 115)

''E eis que vós os amais; porém, eles não vos amam, apesar de crerdes em todo o Livro; porém, eles, quando vos encontram, dizem: Cremos! Mas quando estão a sós mordem os dedos de raiva. Dize-lhes: Morrei, com a vossa raiva! Sabei que Deus bem conhece o íntimo dos corações.'' (Alcorão Sagrado 3:119)''Eis que lhes fizemos chegar, sucessivamente, a Palavra, para que refletissem. (São) aqueles a quem concedemos o Livro, antes, e nele crêem. E quando lhes é recitado (o Alcorão), dizem: Cremos nele, porque é a verdade, emanada do nosso Senhor. Em verdade, já éramos muçulmanos, antes disso. '' (Alcorão Sagrado 28:51 ao 53)

''E não disputeis com os adeptos do Livro, senão da melhor forma, exceto com os iníquos, dentre eles. Dizei-lhes: Cremos no que nos foi revelado, assim como no que vos foi revelado antes; nosso Deus e o vosso são Um e a Ele nos submetemos.''(Alcorão Sagrado 29:46)

O Alcorão Sagrado, é palavra por palavra, a mais pura Mensagem de Deus, que foi revelada ao profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), por intermédio do Anjo Gabriel (que a Paz esteja sobre ele), o qual o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), nos transmitiu sem nenhum acréscimo.

Os ditos do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), não se misturam com o Alcorão Sagrado no qual está contido somente as palavras de Deus o Altíssimo, os ditos do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), estão preservados em um livro a parte, estes ditos são denominados de ''hadith'', que é uma compilação de todos os atos do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele).

O Alcorão é o único Livro Sagrado que está até os dias de hoje, e permanecera eternamente, intacto sem deturpação, em língua original na qual foi revelado desde o tempo do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele).

O Alcorão Sagrado não traz nenhuma religião nova como está escrito no seguinte versículo:

'' Dizei: Cremos em Deus, no que nos tem sido revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó e às tribos; no que foi concedido a Moisés e a Jesus e no que foi dado aos profetas por seu Senhor; não fazemos distinção alguma entre eles, e nos submetemos a Ele.'' (Alcorão Sagrado 2:136)

'' Prescreveu-vos a mesma religião que havia instituído para Noé, a qual te revelamos, a qual havíamos recomendado a Abraão, a Moisés e a Jesus, (dizendo-lhes): Observai a religião e não discrepeis acerca disso; em verdade, os idólatras se ressentiram daquilo a que os convocaste, Deus elege quem Lhe apraz e encaminha para Si o contrito.'' (Alcorão Sagrado 42:13)

O Alcorão Sagrado menciona que Jesus (que a Paz esteja sobre ele), profetizou a vinda do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), no seguinte versículo:

'' E de quando Jesus, filho de Maria, disse: Ó israelitas, em verdade, sou o mensageiro de Deus, enviado a vós, corroborante de tudo quanto a Tora antecipou no tocante às predições, e alvissareiro de um Mensageiro que virá depois de mim, cujo nome será Ahmad! Entretanto, quando lhes foram apresentadas as evidências, disseram: Isto é pura magia!'' (Alcorão Sagrado 61:6)

O Alcorão Sagrado é dirigido a toda a humanidade, sem distinção de raça, cor, nacionalidade, ou status. Alem do mais, o Alcorão Sagrado, é um código de vida completo, ele procura guiar a humanidade em todos os aspectos da vida seja espiritual, material, individual e coletiva.

O Alcorão Sagrado, contem diretrizes para a conduta de um chefe de estado, de uma pessoa comum, dos ricos, dos pobres, de uma guerra, para a paz, para o cultivo de uma vida espiritual, para o comercio e o bem estar material.

O Alcorão Sagrado busca principalmente desenvolver a personalidade do indivíduo; pois cada ser humano será responsável pelos seus atos perante Deus, o seu Criador.

O Alcorão Sagrado se distingue do demais Livros Sagrados nos seguintes pontos:

1º- Os textos originais da maior parte dos Livros Sagrados primitivos, estão quase que na sua totalidade perdidos, sendo que somente as s traduções dos seus textos, que já estão deturpados existem hoje. Veja o que diz Bart D Ehrman, americano e tido com a maior autoridade bíblica do mundo: "Ao ler o Novo Testamento, as pessoas pensam estar lendo uma cópia exata das palavras de Jesus ou do escrito dos seus apóstolos. Contudo, por quase mil e quinhentos anos, esses manuscritos foram reproduzidos por copistas profundamente influenciados pelas controvérsias políticas, teológicas e culturais de seu tempo. Tanto os erros quanto as mudanças intencionais são muitos nos manuscritos subsistentes, dificultando a reconstituição das palavras originais. Este livro mostra a história que está por trás das alterações que eclesiásticos políticos e copistas ignaros fizeram no Novo Testamento, causando um impacto enorme na compreensão e interpretação da Bíblia que temos hoje"(Autor do livro O que disse Jesus e o que não disse Jesus).

Por outro lado o Alcorão Sagrado, existe até hoje, e continuara existindo, exatamente como foi revelado ao profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), nenhuma frase, palavra, letra ou assento, foi retirado, continua completamente intacto, diz Deus no Alcorão Sagrado:

'' Eis o livro que é indubitavelmente a orientação dos temente a Deus.''(Alcorão Sagrado 2:2)

''(Eis aqui) uma revelação do Clemente, Misericordiosíssimo. É um Livro cujos versículos foram detalhados. É um Alcorão árabe destinado a um povo sensato. É alvissareiro e admoestador; porém, a maioria dos humanos o desdenha, sem ao menos escutá-lo.'' (Alcorão Sagrado 41:2 ao 4)''Qual! Em verdade, (o Alcorão) é uma mensagem de advertência. Quem quiser, pois, que preste atenção. (Está registrado) em páginas honoráveis, Exaltadas, purificadas, Por mãos de escribas, Nobres e retos.''(Alcorão Sagrado 80:11 ao 16)

''Nós revelamos a Mensagem e somos o Seu Preservador.'' (Alcorão Sagrado 15:9)

''Este é um Livro (Alcorão) veraz por excelência. A falsidade não se aproxima dele (o Livro), nem pela frente, nem por trás; é a revelação do Prudente, Laudabilíssimo. '' (Alcorão Sagrado 41:41-42)

''Não meditam, acaso, no Alcorão? Se fosse de outra origem, que não de Deus, haveria nele muitas discrepâncias. '' (Alcorão Sagrado 4:82)

2º- Nos outros Livros Sagrados, os homens misturaram as suas palavras com as palavras de Deus; porem no Alcorão Sagrado encontra-se tão somente as palavras de Deus, com toda a sua pureza.

''Este é um Livro (Alcorão) veraz por excelência. A falsidade não se aproxima dele (o Livro), nem pela frente, nem por trás; é a revelação do Prudente, Laudabilíssimo. '' (Alcorão Sagrado 41:41-42)''Qual! Em verdade, (o Alcorão) é uma mensagem de advertência. Quem quiser, pois, que preste atenção. (Está registrado) em páginas honoráveis, Exaltadas, purificadas, Por mãos de escribas, Nobres e retos.''(Alcorão Sagrado 80:11 ao 16)

3º- Nenhum Livro Sagrado exceto o Alcorão Sagrado, foi revelado em uma língua que ainda é viva; o Alcorão Sagrado foi revelado em língua árabe que é uma língua vigente em vários países do mundo.

''...enquanto que a deste (Alcorão) é a elucidativa língua árabe.'' (Alcorão Sagrado 16:103)

''Revelamo-lo como um Alcorão árabe, para que raciocineis. '' (Alcorão Sagrado 12:2)''Deste modo to temos revelado, para que seja um código de autoridade, em língua árabe. ''(Alcorão Sagrado 13:37) 

''(Eis aqui) uma revelação do Clemente, Misericordiosíssimo. É um Livro cujos versículos foram detalhados. É um Alcorão árabe destinado a um povo sensato. É alvissareiro e admoestador; porém, a maioria dos humanos o desdenha, sem ao menos escutá-lo.'' (Alcorão Sagrado 41:2 ao 4)

4º- Cada um dos Livros Sagrados, existente foi dirigido a um povo determinado e para a necessidade daquela época. Em contraste a isto o Alcorão sagrado é dirigido a toda a humanidade, e não está determinado a uma época, ele foi revelado para toda a eternidade.

''Em verdade, temos-te revelado o Livro, para (instruíres) os humanos. Assim, pois, quem se encaminhar, será em benefício próprio; por outra, quem se desviar, será em seu próprio prejuízo. E tu não és guardião deles.'' (Alcorão Sagrado 39:41)

''Bendito seja Aquele que revelou o Discernimento ao Seu servo, para que fosse um admoestador da humanidade.'' (Alcorão Sagrado 25:1)

''Alef, Lam, Ra. Um Livro (Alcorão) que te temos revelado para que retires os humanos das trevas (e os transportes) para a luz, com a anuência de seu Senhor, e o encaminhes até à senda do Poderoso, Laudabilíssimo.'' (Alcorão Sagrado 14:1)

5º- O Alcorão Sagrado é o Único livro que reconhece todos os profetas, e não só confirma a mensagem deles, como também corrige os fundamentos da fé em Deus, que foram deturpados com o decorrer do tempo.

'' Dizei: Cremos em Deus, no que nos tem sido revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó e às tribos; no que foi concedido a Moisés e a Jesus e no que foi dado aos profetas por seu Senhor; não fazemos distinção alguma entre eles, e nos submetemos a Ele.'' (Alcorão Sagrado 2:136)

'' Prescreveu-vos a mesma religião que havia instituído para Noé, a qual te revelamos, a qual havíamos recomendado a Abraão, a Moisés e a Jesus, (dizendo-lhes): Observai a religião e não discrepeis acerca disso; em verdade, os idólatras se ressentiram daquilo a que os convocaste, Deus elege quem Lhe apraz e encaminha para Si o contrito.'' (Alcorão Sagrado 42:13)

Por : Badar Khan - Fonte: islam.org.br

sexta-feira, setembro 21, 2012

EM DEFESA DO PROFETA MUHAMAD(SAAW)‏

Em nome de Allah (SWT), o Clemente, o Misericordioso. Louvado seja Allah (SWT), criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohamed (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençõe e dê paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Nosso assunto de hoje , como defender o proferta Muhamad(SAAW) , contra a difamação e a injuria denegrindo a sua imagen. Anas, que Allah esteja satisfeito com ele, relatou que o Profeta Muhammad (SAAW) disse: "Nenhum de vós será um verdadeiro fiel até que ame a mim mais do que seu pai, seus filhos e toda a humanidade" (Narrado por Bukhari)

Nossa atitude em relação a difamação do Profeta (SAAW),Nós e todos os muçulmanos que sentem orgulho de sua religião estamos tristes pelo que estes tolos e criminosos têm feito ao difamar nosso Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), que é o melhor homem que já andou na terra, e ele é o líder das gerações anteriores e posteriores, que as bênçãos e a paz do Senhor dos Mundos estejam com ele.

Essa insolência não é estranha vindo da parte deles, ao contrário, é de se esperar isso deles. Além disso, este crime - embora ele quebra nossos corações e enche com raiva, e estamos preparados para sacrificar nossas vidas em defesa do Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah esteja com ele), no entanto, é algo que nos traz boas novas do destino deles, e nos diz que o fim da sua supremacia está bem próximo. Allah diz (interpretação do significado) em Surat ALHIJER vers 95 :“Porque somos-te Suficiente contra os escarnecedores” Allah será suficiente (como protetor) ao Seu Profeta (SAAW) contra os criminosos que zombam dele. Ele diz no Alcorão Sagrado na Surat AL KAWTHAR vers 3 "Em verdade, quem te insultar (Ó Muhammad) não terá posteridade." Ou seja, ele (quem difama o Profeta Muhammad) será desprezado e humilhado e privado de tudo o que é bom.

Há muitos casos históricos em que os que zombaram do profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foram destruídas e exterminados. Além disso, por que eles se ressentem do líder da humanidade, Muhammad (SAAW)? Eles se ressentem porque ele chamou as pessoas a acreditar na Unicidade de Deus (Tawhid), e eles não acreditam que Deus é único.

Eles se ressentem porque ele venera seu Senhor (Abençoado e Exaltado seja), e declarou que Ele (Allah) é muito acima do que os mentirosos dizem, como atribuír-Lhe uma esposa e filho.

Eles se ressentem porque ele chamou as pessoas para o mais elevado grau de moralidade e se afastar do mais baixo. Ele os chamou para a virtude e para bloquear todos os meios que levam à imoralidade, mas eles querem desordem moral e a liberdade sexual ilimitada.

Eles querem entrar no pântano dos caprichos e desejos malignos, e eles conseguiram o que querem!

Eles se ressentem porque ele é o mensageiro de Allah! Allah (exaltado seja), é quem o escolheu acima de toda a humanidade para transmitir Sua mensagem e receber a Sua revelação.

Caros irmãos, o que os muçulmanos devem fazer? Qual seria a reação correta diante destas agressões e violências? Seria correto responder com a mesma moeda? Com a mesma agressão? Com a mesma violência? O que a crença islâmica ensina para este tipo de situação?

O Islã, além da moderação e equilíbrio, ensina a misericórdia. Deus Disse ao Profeta Muhammad: “Nós não te enviamos a não ser como misericórdia para o mundo inteiro”. A fé islâmica ensina e exige justiça na relação entre indivíduos e comunidades. Na Surata ALNISSA , versículo 58, disse Allah(SWT): “Por certo, Deus vos ordena que restituais os depósitos a seus donos. E, quando julgardes entre as pessoas, que julgueis com justiça. Por certo, quão excelente é isso, a que Deus vos exorta! Por certo, Deus é Oniouvinte, Onividente”.

Também, o Islã é a crença do perdão, pois na Surata ALNUR, versículo 22:
“E que os dotados, dentre vós, do favor e da prosperidade, não prestem juramento de nada conceder aos parentes e aos necessitados e aos emigrantes no caminho de Deus. E que eles os indultem e os tolerem. Não gostariam que Deus vos perdoasse? E Deus é Perdoador, Misericordioso”.

Sendo assim, a resposta dos muçulmanos contra o agressor, obrigatoriamente, deve ter como base duas considerações de suma importância:

A primeira é a necessidade de informar corretamente os não muçulmanos e convencê-los da verdade sobre a sua crença. De informá-los sobre o que é o Islã e qual é a sua relação e interação com todas as demais religiões, em especial o Cristianismo e o Judaísmo, os quais formam uma base sólida da fé islâmica. Grandes capítulos no Alcorão foram dedicados à Virgem Maria, José, Abrahão, Noé e outros, além de centenas de versículos, tratando de Moisés, do povo israelita e de Jesus.

A segunda consideração, como base para os muçulmanos responderem ao agressor, é o trabalho preventivo. Os agressores estão aproveitando da frágil situação dos povos muçulmanos, da sua desunião e fragmentação, dos atritos e conflitos entre as divisões, as quais foram criadas pelos diferentes impérios que dominavam e, continuam dominando, o mundo árabe até hoje. Esses povos devem aproveitar do momento dos atuais levantes populares no mundo árabe, e começar a organizar as suas sociedades, desenvolver os seus países, educar os seus filhos e jovens, formar cidadãos e cidadãs, capazes de contribuir na construção de um mundo melhor, mais justo e mais ético. Aí sim, sociedades fortes e justas serão, preventivamente, protegidas de agressores e de manipuladores da opinião pública.

Acredito, como muçulmano, que exatamente esse seria o perfil de uma sociedade que a fé islâmica espera dos seus crentes: uma sociedade forte, desenvolvida, justa, capaz de contribuir para tirar a humanidade desse mar perturbado com as suas injustiças e imoralidades e, levá-la a uma terra mais segura, mais solidária, mais justa e mais fraterna.

Responder com violência, com ignorância, aumentando mais o caos, é exatamente isso que o agressor espera dos muçulmanos. Agredir para que os muçulmanos caiam na armadilha, respondendo com a mesma violência. É isso que os muçulmanos não devem cometer. 

finalizamos com os versiculos do sagrado Coran em Sura Al Al AHZAAB vers 6:”O Profeta tem mais domínio sobre os fiéis do que eles mesmos (sobre si), e as esposas dele devem ser (para eles) como suas mães. E, segundo o que foi estipulado no livro de Deus, os consangüíneos têm mais direito entre si do que os fiéis e os migrantes. Contudo, fazei o que é justo aos vossos amigos; isso está escrito no Livro.” Também na Sura AL BACARA vers 285: “O Mensageiro crê no que foi revelado por seu Senhor e todos os fiéis crêem em Deus, em Seus anjos, em Seus Livros eem Seus mensageiros. Nós não fazemos distinção entre os 

Seus mensageiros. Disseram: Escutamos e obedecemos. Sóanelamos a Tua indulgência, ó Senhor nosso! A Ti será o retorno!”e na Surat AL SAFF vers 8 disse Allah(SWT): “......Desejam em vão extinguir a Luz de Deus com as suas bocas; porém, Deus nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!

SALAMO ALEIKOM.

Khutub proferida por sua Eminência Sheikh Mohammad Rasmy Zidan - Centro Islâmico de Brasilia DF-21/09/2012

quinta-feira, setembro 20, 2012

O HAJ (PEREGRINAÇÂO A MAKA)

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus o Beneficente e Misericordioso)- JUMA MUBARAK

“E COMPLETAI O HAJ E O UMRA EXCLUSIVAMENTE PARA DEUS” Cap. 2 Vers.196

O Haj (Peregrinação a Maka) é um dos cinco pilares da Islão, uma forma de adoração espiritual e material. A tradição relata que o Profeta Ibrahim - Abraão (Que a Paz de Deus esteja com ele) quando terminou a construção da Caaba (Casa Sagrada), Allah Subhana Wataala lhe ordenou que proclamasse a peregrinação às pessoas, que viriam de todo o lado longínquo, a pé e montado em todas as espécies de camelos. O Profeta Abraão perguntou: “Ó meu Senhor, como é que a minha voz chegará a eles?” Deus lhe respondeu: “O teu dever é proclamar e o Meu é fazer chegar a tua voz a eles.....” E os crentes que se dirigem à peregrinação, respondem com Labbaik, Allahumma Labbaik – Eis me aqui meu Senhor!.

Apesar de ser associado ao tempo de Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), a Peregrinação a Maka é tão antiga, que remonta ao tempo da edificação da Caaba. Conforme é referido no Cur’ane, foi a primeira Casa edificada para adoração a Deus. “Na verdade a primeira Casa (para adoração a Deus) erigida para o género humano, foi a de Bacca (Maka)”. Cur’ane 3:96. Este versículo autentica o hadice que refere que a Caaba foi edificada por Adam (Aleihi Salam), o primeiro homem à face da terra. Mais tarde, reconstruído pelo Profeta Ibrahim (Aleihi Salam) e pelo seu filho Ismael (Aleihi Salam). No tempo da jahiliyyah – antes do advento do Islão, os árabes pagãos também se dirigiam à Caaba em peregrinação. O Haj foi instituído na época de Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) como quinto pilar do Isslam.

É uma concentração de muçulmanos de todos as raças, vindos de todos os continentes, de todas as classes sociais, de todas as cores, unidos numa única causa comum, que é o da adoração do Deus Único. É uma confirmação de que o Isslam é uma religião universal. Não existe o rico nem o pobre, nem o empregador nem o empregado, nem o governante nem o cidadão comum, pois são todos iguais perante Deus. Os Hajis, durante a peregrinação, vestem-se todos de igual, utilizando o Ehram (pano branco sem costuras), recordando os tempos em que nasceram, quando lhes embrulharam num pedaço de pano e sabem que após as suas mortes, irão também ser cobertos por um pano branco (cafan-mortalha), deixando para trás todos os haveres, adornos e restantes vestuários. Em Miná, Muzdalifa e Arafah, estarão juntos, milhões de irmãos e de irmãs, da mesma fé, lembrando o dia do julgamento final, em que Deus reunirá toda a humanidade, para a prestação de contas.

Quem já cumpriu com a obrigação da peregrinação, acaba por se “apaixonar” pelo lugar e pensa voltar mais uma ou mais vezes, pois é um local que nos traz a paz e a tranquilidade e nos libertamos de todas as preocupações mundanas. Em Maka, fortalecemos a fé. Em Madina, encontramos a paz e a tranquilidade, em especial dentro da Mesquita onde se encontra sepultado o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam). É estar no mundo, mas fora dele. Em todos os locais onde vamos cumprir com os rituais do Haj, tornamo-nos mais humildes, pois estamos mais perto do Criador, onde as nossas preces são aceites. Segundo o relato de An-Nassai, Ibn Maja e outros, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: O Hají é um hóspede de Deus, se pedir algo, as suas preces são aceites. Se pedir perdão, é perdoado.”

Tentemos imaginar como era a viagem dos nossos antepassados. Era difícil a viagem, por exemplo de África ou da Ásia para a Arábia Saudita. De barco, depois a pé ou montados em animais, percorrendo milhares de kms até chegarem aos seus destinos. A jornada demorava meses e muitas vezes, anos. Pelo caminho, iam ficando aqueles que Deus os levava (De Deus viemos e para Ele regressamos). Os que chegavam ao seu destino, reuniam-se e começavam com os rituais de Haj, com todas as dificuldades inerentes à época. Depois de cumprido o dever, era o regresso à casa, percorrendo novamente milhares de Kms. Eram os verdadeiros Hajis, pois nem as dificuldades os demoveram de cumprir com a obrigação.

Nos nossos tempos actuais, entre 5 a 10 horas de viagem, deliciando-se com o conforto dos aviões e do catering, o Haji viaja como se dirigisse para férias!. Chega e encontra a melhor hospedagem, de acordo com as suas posses financeiras. Durante o ritual do Haj, tem todas as mordomias, pois nada lhe falta. Aproveita para fazer compras. Alguns em vez de fazerem o máximo de Tawafs (circundar a Casa de Deus), fazem “Tawafs” às lojas....

O peregrino pode optar por uma das 3 formas de Haj;
1)- HAJ-IFRÁD, usando o Ehram só para fazer o Haj (não faz Umra);
2)- HAJ-QUIRÁN, usando o mesmo Ehram para fazer o Umra e o Haj; e 
3)- HAJ-AT-TAMATU, usando um Ehram para fazer Umra e depois outro Ehram para fazer o Haj (O tecido pode ser o mesmo depois de lavado). 

O crente que faz o Haj-Ifrad é o Mufrid, o que faz o Haj-Quirán, chama-se Cárin e o que faz o Haj-At-Tamatu é o Mutamatti. O tipo de Haj mais utilizado (mais prático) é o At-Tamatu, porque permite fazer o Umra e o Haj, sem estar em permanente estado de Ehram. No Haj Quirán, o crente fica em estado permanente de Ehram, desde o início do Umra, até terminar o Haj, situação que pode durar semanas seguidas.

O cumprimento do Haj é obrigatório apenas uma vez na vida para o muçulmano adulto, física e financeiramente apto. É facultativo fazê-lo mais do que uma vez. “…A peregrinação à Casa, é um dever para com Deus, por parte de todos os seres humanos…”. Cur’ane 3:97

Para a peregrinação, não é permitido pedir dinheiro emprestado ou utilizar dinheiros provenientes de actividades ilícitas. Uma verba suficiente, deve ser deixada aos dependentes, para suprir as necessidades da família. O Haj é uma obrigatoriedade referida no sagrado Alcorão e nas palavras do Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam). Quem não crê neste 5º. pilar, torna-se um descrente e quem protelar por muito tempo, tendo condições para tal, acaba por ser um pecador, segundo a opinião de muitos alimos. Num hadice, relatado por Ahmad e Al-Baihaqui, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Apressai-vos no cumprimento do Haj, pois nenhum de vós sabe o que lhe pode acontecer”, isto é, doenças, problemas financeiros, etc.. No caso de não se ter cumprido com o Haj enquanto havia saúde ou enquanto vivo, é possível os familiares atenuarem o incumprimento e efectuarem o Haj em nome deles (Haj Badal). Uma senhora disse e perguntou ao Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam): “Deus prescreveu a obrigatoriedade do Haj, mas o meu pai está velho e fraco. Posso efectuar o Haj em seu nome?” O Profeta respondeu: “Sim, você pode”. Bukhari –Livro da Peregrinação 589. E Deus é Perdoador e Misericordioso para com a Sua criatura. Outra passagem refere que uma mulher perguntou ao Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam): “A minha mãe fez um juramento de fazer o Haj, mas morreu sem o fazer. Posso fazê-lo por ela?” O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) respondeu: “Faça-o por ela. Se pesasse alguma dívida sobre a sua mãe, você teria ou não pago? Da mesma forma pague a dívida dela para com Deus, pois Deus é mais merecedor para que a dívida com Ele seja paga”. Bukhari.

Abu Huraira (Radyialahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “No cumprimento de um Umra para o outro, verifica-se a expiação dos pecados cometidos entre um e outro. E o Haj Al-Mabrur não tem outra recompensa senão o Jannat (Paraíso).” Relato de Al Bukhari e Musslim. (O Haj Mabrur é o Haj inteiramente cumprido, sem qualquer transgressão às regras instituídas e sem qualquer pecado).

Fazem parte dos rituais da peregrinação, a recordação de algumas atribulações sofridas pelo Profeta Ibrahim (Aleihi Salam) e sua esposa Hajra, nomeadamente: Tawaf (circundar a Casa de Deus); Percorrer os montes Safa e Marwa (lembrando as dificuldades de Hajra e o seu filho Ismael e o milagre da água de Zam Zam); E a rejeição da tentação do diabo, quando ele levou o seu filho Issmail - Ismael (Aleihi Salam) para o sacrificar (Curbani), cumprindo com as ordens de Deus, apareceu o cheitane (diabo), assumindo a forma de um enorme obstáculo, impedindo-o de cumprir com as ordens divinas. “E saibam que as vossas riquezas e os vossos filhos são um teste”. Cur’ane 64:115. Então o Profeta Abraão (Que a Paz de Deus esteja com ele), atirou 7 pedrinhas e o diabo afundou-se na terra. Os hajis também vão atirar as pedrinhas, não só simbolizando aquele acto, mas também para fazerem uma firme intenção, de se afastarem das tentações do diabo.

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41

Façam o favor de ter um bom dia de Juma

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

20/09/2012

O que é uma Mesquita?

Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso!
A Mesquita

A Mesquita é um lugar sagrado para os muçulmanos, é onde os muçulmanos se congregam para realizar as suas orações diárias. A palavra " Mesquita " é uma tradução do árabe; Masjid, que quer dizer um lugar de prostração.

Qual a Importância da Mesquita ?

As Mesquitas foram as primeiras instituições de ensino para os muçulmanos; a Mesquita é o lugar onde se aprende sabedoria e virtudes.O profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), costumava, ao término da oração da Alvorada, em sua Mesquita, ser procurado pelos freqüentadores para aprender os assuntos de sua religião.

Desde o alvorecer do Islam, a Mesquita é uma escola, sendo assim ela representa desta forma, o primeiro instituto de ensino no Islam, nas Mesquitas os muçulmanos, desde os tempos mais remotos, aprendemos princípios e a pratica de sua religião.

O Alcorão Sagrado define como sendo o objetivo mais importante da missão do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), depois da transmissão dos versículos do Alcorão Sagrado, a reformulação da vida dos indivíduos de acordo com a revelação Divina e promove-los, espiritual e materialmente, à luz dos versículos Sagrados.

O profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), insistia na necessidade de todo muçulmano assistir às sessões de ensino nas mesquitas, a este respeito Abu Huraira (que Deus esteja satisfeito com ele), afirma ter ouvido o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele),dizer:

''Todas as vezes que um grupo de pessoas se reunir em uma das casas de Deus (referindo-se as Mesquitas), para recitar o Livro de Deus (o Alcorão Sagrado) e estudá-lo, a serenidade e a tranqüilidade Divina os cobre, a Misericórdia de Deus os envolve e os Anjos os cercam, e Deus os menciona junto aos que estão perto dele (os Anjos prediletos).'' (relatado por Muslim)

Em outra tradição, narrada por Utba Ibn Amr (que Deus esteja satisfeito com ele), relata:

Certa vez ao entrar na Mesquita, o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), encontrou-nos na As-Suffa (lugar na mesquita que era reservado aos hospedes), e disse:Quem de vós gostaria de poder ir todo dia de manhã ao vale de Bathan ou de Al Akik (dois vales perto da cidade de Madina), e poder trazer duas camelas robustas (o bem mais valioso do deserto), sem que seja produto de roubo ou algo ilícito?''Respondemos: Ó mensageiro de Deus, todos nós gostaríamos de uma coisa dessa !Disse-nos, então: ''Porque, então, vocês não vão todo dia de manhã à mesquita para aprender ou ler, nem que seja dois versículos do Livro de Deus (Alcorão Sagrado), isso é melhor que duas camelas, três são melhores do que três camelas, quatro são melhores do que quatro camelas.'' (relatado por Muslim)

Sahil Ibn Saad relata Ter ouvido o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), dizer:

''Quem for de manhã à Mesquita sem outro objetivo a não ser o de aprender um conhecimento útil ou ensiná-lo, a sua recompensa é igual a de um peregrino que cumpriu Por completo a peregrinação'' (relatado por Thabit)

O profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), costumava sentar-se na Mesquita com seus discípulos, e esses em volta dele em forma de um circulo, todos corriam para essas reuniões e competiam em sentar o mais perto possível do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), para maior aproveitamento de suas palavras.

A esse respeito Abu Wakid Al Harith Ibn Auf relata a seguinte tradição:

''Certa vez o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), enquanto estava sentado na Mesquita e as pessoas em volta dele, entraram no templo três indivíduos. Dos quais dois se aproximaram do grupo, um dele sentando bem próximo do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele); um deles viu um espaço entre as fileiras e ali sentou; e o terceiro acabou saindo da Mesquita. Quando o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), terminou a sua fala, disse aos presentes: o exemplo desses três é o seguinte: um deles procurou refugio junto a Deus e deus lhe deus refugio, o segundo respeitou a Deus, e Deus o respeitou; quanto ao terceiro esse deus as costas para Deus e Deus lhe deu as costas.'' (relatado por Bukhari)

Entende-se evidentemente desta tradição que Deus recebe cada um conforme as suas intenções.

Tradição Consolidada

Depois de sua morte, os companheiros do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), preservaram a tradição de se reunirem na Mesquitas do Profeta para ensinar a sabedoria Islâmica a quem procurasse, a este respeito Abu Huraira (que Deus esteja satisfeito com ele), disse que certa vez passou Por um mercado na cidade de Madina e chamou em voz alta os freqüentadores do lugar:''Porque sois incapazes?''As pessoas disseram:'' O que você quer dizer com isto ó Abu Huraira ?''Ele, então respondeu:''A herança do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), está sendo partilhada, porque vocês não vão tomar a sua parte?''Dissera:''E onde isto está acontecendo?''Ele respondeu: ''Na Mesquita.''Todos foram às pressas em direção a Mesquita e Abu Huraira ficou no mesmo lugar, esperando que eles voltassem, e não demorou muito para todos voltarem.Perguntou-lhes em voz alta:''O que há com vocês?''Disseram:''Fomos até a Mesquita, entramos e não achamos nada sendo distribuído !''Disse-lhes então:''Acaso vocês não viram ninguém na Mesquita?''Responderam:''Vimos pessoas rezando, outras lendo o Alcorão e outros tratando da jurisprudência religiosa, do lícito e do ilícito.''Disse Abu Huraira:''E o que é a herança do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), se não essa !'' (relatado por Tabarani)

As Mesquitas são verdadeiramente as casas de Deus na terra para congregar os homens a fim de cumprirem os preceitos divinos da oração. É o local aonde os muçulmanos se congregam para realizar as suas orações diárias e para as orações de Sexta-feira. Diz deus no Alcorão Sagrado:

"Ó crentes quando fordes convocados para a oração de Sexta-feira, recorrei à recordação de Deus e abandonai vossos afazeres; isto será preferível se quereis saber. Porém, uma vez observada a oração, dispersai-vos pela terra e procurai as dádivas de Deus e mencionai freqüentemente a Ele para que prospereis”. (Alcorão Sagrado, Surata Al Jumu'ah 62ª, versículos 9 e 10)

O muçulmano não deve perder em nenhuma ocasião de orar em congregação, cada vez que tal ocasião se apresentar. A oração em congregação é uma brilhante demonstração da unidade de objetivo e ação, da piedade e humildade coletiva perante Deus, e solidariedade afetiva entre muçulmanos.

A congregação islâmica nas Mesquitas é uma resposta positiva aos problemas mais urgentes da humanidade, causados pela discriminação racial, os conflitos sociais e os preconceitos humanos.

No ofício islâmico, em congregação, não há reis e súditos, nem pobres e ricos, nem brancos e negros; não há primeira ou Segunda classe, nem bancos dianteiros ou traseiros, nem assentos reservados ou públicos. Todos os crentes ficam de pé e agem lado a lado, da maneira mais disciplinada e exemplar, longe de qualquer consideração mundana.

As orações prescritas ao muçulmano são em número de cinco, se não há possibilidade de realizá-las nas Mesquitas, podem ser efetuadas em qualquer lugar onde o fiel estiver quando a oração está no seu horário preceituado.

As Mesquitas organizam a vida espiritual e moral do homem de maneira a fornecer-lhe plenamente o alimento espiritual necessário à piedade e probidade à segurança e à paz. É nas Mesquitas que o Imam, através de seus sermões ''Khutba'', prega a obediência a Deus.

A lei islâmica ordena ao homem que faça o bem e rechace o que é repreensível; é também obrigatório para os muçulmanos incutir o bom comportamento a seus familiares e companheiros. Além das boas práticas que são mencionadas nos sermões do Imam há também a advertência para rejeição do repreensível.

É com razão que os muçulmanos não consideram o Islam apenas como um ideal abstrato destinado somente à oração imaterial. O Islam é um código de vida, uma força ativa que se manifesta em todos os campos da vida humana.

Assim sendo, a vida espiritual islâmica assenta em sólidos alicerces e rege-se por instruções divinas. O sistema espiritual do Islam é único na sua estrutura, funcionamento e finalidade. Cada ação individual ou coletiva deve inspirar-se e guiar-se pela lei de Deus. O Alcorão é o Livro Sagrado que Deus escolheu para os seus verdadeiros servos.

Assim sendo, afirmamos que orar coletivamente nas Mesquitas, qualquer que seja a oração prescrita é mais meritório, que as orações isoladas ou individuais.

No entanto, Deus Glorificado seja Seu Nome, preceituou-nos as orações coletivas de Sexta feira até o Dia da Ressurreição. O estabelecimento e a obrigatoriedade da Oração de Sexta-feira nas Mesquitas foi anunciada pelo Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) nestes termos:

"Sabei que Deus vos prescreveu a oração da Sexta-feira neste lugar, neste dia, neste mês e a partir deste ano, até o Dia da Ressurreição.

Finalmente, afirmamos seguramente que a Sexta-feira é um dos dias resplandecentes do Islam.

Imam

O Imam é o líder espiritual, o guia no contexto islâmico, o Imam é a pessoa que tem a incumbência de dirigir as atividades superiores de uma Mesquita. O Imam é um homem que pode possuir família, pois o Islam não admite em hipótese alguma o celibato.

Sua função primordial nas Mesquitas é liderar os fiéis nas orações, no entanto, antes das orações profere um sermão no qual glorifica a Deus o Magnificente, enaltece a missão profética de Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), suplica a misericórdia de Deus para sua família, para seus seguidores e para seus nobres companheiros.

Não obstante, enquanto o Imam aguarda a hora da oração, o fiel ao chegar e antes de sentar para esperar a oração, faz-se duas genuflexões voluntárias ,como "Saudação à Mesquita". Porque o Profeta Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), numa tradição, disse:

"Quando alguém de vós entrar na Mesquita, não deve sentar-se antes de ter praticado uma oração de duas prostrações”.

Depois disso, senta-se, e escuta atentamente a leitura do Alcorão, meditando sobre o sentido dos seus eloqüentes versículos. Se não encontrar leitor do Alcorão fazendo a leitura senta-se com bons modos e ocupe-se em meditar e invocar Deus de preferência em silêncio.

O Designer e a Aparência Das MesquitasAlgumas características essenciais são comuns em uma Mesquita. 



Mihrab

Dentro de uma mesquita, há um um salão de oração, constituído somente pelos artigos básicos necessários para a adoração dos muçulmanos. Uma característica comum de um salão de oração éum mihrab (figura 1), um nicho decorativo, na parede que indica a Qibla que deve estar direcionado no sentido da kaaba na cidade de Makkah.



Minbar

Na maioria das mesquitas há um minbar (figura 2), que é um púlpito, ao lado do mihrab usado pelo Imam (líder da oração) para os sermões antes das orações. O minbar é feito de madeira, de pedra, de mármore e de alabastro com decorações proeminentes.



Dikka

O Dikka (figura 3), é uma plataforma na linha com o mihrab, de onde os muezzins, fazem as chamadas, para o Sermão do Imam antes das orações na mesquitas.

Estilos de Construção



IRÃ

TURQUIA

Uma característica comum nas mesquitas também são os pátios usado pelos muçulmanos para se purificar (wudhu) antes das orações. Uma outra característica típica é o Minarete, uma torre delgada alta unida a mesquita, usado pelo muezzin para chamar os fiéis à oração.



terça-feira, setembro 18, 2012

Voz Muçulmana: Sahaba - 66‏ - Rabi’a b. Kab

Bismillah!
Rabi’a b. Kab
Dr. Abdulrahman Ráafat Bacha
Tradução: Prof. Samir El Hayek

Deixemos que o sujeito desta história conte as suas experiências com suas próprias palavras.
A história de Rabi’a

Eu era apenas um jovenzinho quando a luz da fé encontrou um lugar no meu coração, enchedo-me com a espiritualidade do Islam. Quando vi o Mensageiro de Allah (S) pela primeira vez, fui tomado por um permanente amor por ele. Aquela afeição pelo Profeta (S) tornou-se tão intensa, que cheguei a me ocupar dela à exclusão de tudo o mais. Por fim, eu pensei:

“Por que não tornas as coisas mais fáceis para ti mesmo, e te devotas ao serviço do Mensageiro de Allah? Vai, e oferece teus serviços a ele! Se ele aceitar, tu terás a alegria de sempre o ver, obter a sua afeição, e irás receber as bênçãos neste mundo e no Outro!”

Logo depois, eu fui ter com o Profeta (S) e me ofereci para servi-lo, esperando que ele aceitasse a minha oferta. Ele não me desapontou, mas aceitou que eu fosse o seu criado; e, daquele dia em diante, eu permaneci tão perto do Profeta (S), como se fosse sua sombra. Aonde quer que ele fosse, eu o acompanhava, flutuando em torno dele feito um planeta a orbitar ao redor do sol. Bastava só ele olhar para mim, eu me punha de pé, e ia até ele. Se ele estivesse procurando por algo, ou precisasse que alguém lhe fizesse um serviço fora, eu me apressava em servi-lo.

Eu costumava passar o dia inteiro assim, procurando meios de o servir. Quando o dia terminava e o Profeta (S) havia realizado sua oração final da noite, ia para sua casa e, primeiramente, eu achava que era hora de eu ir embora. Depois eu reconsiderava, dizendo a mim mesmo:

“Ó Rabi’a, por que deves partir? Talvez o Profeta (S) vá precisar de alguma coisa durante a noite!” E me sentava à soleira da sua porta, onde permanecia.

O Profeta (S) passava a noite acordado, em oração. Ocasionalmente, ouvia-o recitar Al Fatiha1, e ele continuava a repeti-la por uma boa parte da noite. Ou eu o ouvia dizer:

“Allah ouve a quem O louva”, e ele repetia aquilo por um tempo mais logo do que fazia com Al Fátiha.

Era hábito do Mensageiro de Allah (S), toda vez que alguém lhe fazia um favor, fazer a esse alguém um favor maior, como uma expressão de gratidão. Ele queria me recompensar por eu prestar serviços a ele; então, num dia, ele se chegou perto de mim, e disse:

“Ó Rabi’a bin Kab!”

“Estou a teu serviço, e pronto para servi-lo, ó Mensageiro de Allah (S). Que o Senhor te conceda muitas felicidades!” respondi.

“Pede-me algo, e eu to darei”, ele disse para mim.

Eu ponderei por um momento, e então disse:

“Dá-me algum tempo, ó Mensageiro de Allah (S), para que eu possa considerar o que desejo pedir; então te direi.”

“Está bem”, ele disse.

Naquele tempo eu era pobre, sem esposa, dinheiro, nem lar. Vivia no quintal da mesquita, juntamente com outros muçulmanos pobres. As pessoas costumavam chamar-nos “os convivas do Islam”. Se alguém dos muçulmanos levava algum dinheiro ao Profeta (S) em caridade, ele o dava todo para nós. Se alguém lhe enviava um presente, ele tomava um pouco para si, e mandava dar o restante para nós. Eis que me ocorreu pedir ao Profeta (S) algo terreno que me livrasse da pobreza e que me fizesse viver como qualquer outro, com dinheiro, esposa e filhos. Então eu reconsiderei, dizendo a mim mesmo:

“Olha que irás trazer a ruína para ti, ó Rabi’a bin Kab! O mundo material irá passar; e se estiveres destinado a desfrutar da sua riqueza, Allah irá proporcionar, quer tu peças por ela ou não. E o Profeta (S) é tão amado por Allah, que Ele não irá recusar qualquer pedido que o Profeta (S) faça. Portanto tu deves pedir a Allah que te conceda um quinhão da recompensa do Outro Mundo.” Aquela era a decisão mais plausível. Então eu fui ter com o Profeta (S), e ele perguntou:

“Que tens a dizer, ó Rabi’a?”

“Mensageiro de Allah (S), quero pedir-te que ores a Allah e Lhe peças que me faça teu companheiro no Paraíso.”
O Profeta (S) ficou em silêncio por algum tempo, antes de dizer:

“Gostarias de algo mais, ó Rabi’a?”

“Não, Mensageiro de Allah (S), jamais irei mudar de idéia quanto ao que te pedi”, respondi.

“Então, tu terás que me ajudar a obter isso para ti, por meio de dizeres muitas orações voluntárias e de fazeres muitas prostrações”, foi a resposta final.

Desde então fiz daquilo um hábito, ou seja, estar em constante cultuação, para que eu pudesse ser abençoado com a companhia do Profeta (S) no Outro Mundo, assim como havia sido abençoado ao estar ao seu serviço nesta vida.

Não muito tempo depois que tudo aquilo teve lugar, o Mensageiro de Allah (S) me chamou, e perguntou:

“Não gostarias de te casar, ó Rabi’a?”

“Não quero fazer nada que me vá distrair quanto ao servir-te, ó Mensageiro de Allah (S)”, respondi. “Além do mais, eu não tenho dinheiro para poder oferecer um dote a uma noiva, ou para provê-la.” O Profeta (S) ficou em silêncio. Ele me viu, em outra ocasião, e fez a mesma pergunta:

“Não gostarias de te casar, ó Rabi’a?”

Eu lhe dei a mesma resposta de antes, mas, depois, quando eu estava só, eu me arrependi ter respondido daquela maneira, e pensei:

“Que vergonha, ó Rabi’a! o Profeta (S) sabe melhor do que tu o que é bom para ti, tanto nos assuntos terrenos como nos espirituais. Juro por Allah que se o Profeta (S) sugerir novamente que eu me case, irei aceitar.

Não demorou muito tempo, e o Profeta (S) me perguntou mais uma vez:

“Não gostarias de te casar, ó Rabi’a?”

“Sim, deveras, ó Mensageiro de Allah (S)”, respondi, “mas quem iria dar a mim a sua filha em casamento, sabendo o estado em que estou?”

“Pois vai à família tal, e dize ao chefe:

“O Mensageiro de Allah (S) manda que tu me dês a tua filha, a tal, em casamento.”

Eu fui até à família tal, sentindo-me muito tímido, e disse para o chefe:

“O Mensageiro de Allah (S) mandou-me aqui para que eu me case com a tua filha, a tal.”

“A tal!?” ele exclamou. Quando eu assenti, ele disse:

“O Mensageiro de Allah (S) é benvindo a nossa casa, e também o é o enviado do mensageiro do Mensageiro de Allah (S). Juro por Allah que este mensageiro não será mandado de volta desapontado.” Logo ele elaborou um contrato matrimonial que fez dela, a tal, minha esposa.

Eu fui ter com o Profeta (S) e lhe disse:

“Ó Mensageiro de Allah (S), acabo de vir da casa duma boa família. Eles acreditaram em mim, deram-me as boas-vindas, e elaboraram um contrato matrimonial para a sua filha. Agora, onde irei conseguir um dote para eles?”

O Profeta (S) mandou chamar o Buraida b. al Hasib, que era um dos chefes da minha tribo, a dos Banu Aslam. Disse-lhe:

“Ó Buraida, por favor, junta para o Rabi’a o valor do peso dum caroço de tâmara, em ouro!”

Ele juntou aquilo para mim, e o Profeta (S) me disse:

“Leva isso para eles, e dize-lhes que isso é o dote da filha deles!”

Eu fui até eles, e lhes apresentei aquilo; eles aceitaram, ficaram contentes, e disseram:

“É bastante, e de boa qualidade!”

Depois eu voltei ao Profeta (S), e disse a ele:

“Eu nunca encontrei pessoas mais generosas do que as dessa família. Ficaram contentes com a pequena quantia que lhes dei, e disseram que era bastante, e de boa qualidade. Mas agora, como irei proporcionar um banquete para o casamento, ó Mensageiro de Allah (S)?” Uma vez mais o Profeta (S) recorreu ao Buraydah e mandou que ele juntasse para mim o preço dum carneiro, e que saísse à procura de um lindo e gordo animal. Depois o Profeta (S) disse para mim:

“Vai ter com a Aicha, e pede a ela que te dê toda a cevada que tiver!” Então eu fui a casa dela, e ela disse:

“Pega a cesta de vime. Ela contém sete sa de cevada. Juro por Allah que não temos mais mantimentos para te dar.”

Então eu saí de lá levando o carneiro e a cevada para pão à família da minha noiva. Eles disseram que poderiam fazer o pão, mas que eu teria que pedir aos meus amigos que preparassem o carneiro. Algumas pessoas do meu clã e eu nos pusemos a abater o carneiro. Então nós depelamos o animal, e o cozinhamos; eis que eu, que antes nada possuía, tinha então carne e pão para servir aos meus convidados. Assim eu dei um banquete, e convidei o Mensageiro de Allah (S), que aceitou o meu convite.

Então o Profeta (S) me deu uma faixa de terra próxima à propriedade de Abu Bakr; assim eu, que outrora era pobre, passei a estar então afluente. Eis que numa ocasião, eu tive um desentendimento com o Abu Bakr sobre uma tamareira. Eu dizia que ela estava na minha propriedade, e ele dizia estar na sua. Quando eu o contradisse, ele me chamou de um nome que me ofendeu. Mas tão logo ele disse aquilo, ele se arrependeu, e disse:

“Ó Rabi’a, podes chamar-me de um nome feio, em retaliação, para ficarmos quites.”

Quando eu lhe disse que não iria fazer aquilo, ele disse que ia ter com o Profeta (S) para queixar-se a ele de que eu não queria aliviá-lo da culpa, fazendo retaliação a ele. Realmente ele foi ter com o Profeta (S), e eu fui atrás dele, seguido por pessoas da minha tribo, que estavam furiosas, e diziam:

“Foi ele que começou a insultar-te, e agora está indo ao Profeta (S) à tua frente, para se queixar de ti!”

Eu me voltei para eles e disse:

“Ficai quietos! Será que não sabeis de quem estais a falar? Ele é Al Siddik, um dos mais venerados pelos muçulmanos. Ide embora, antes que ele olhe para trás e vos veja! Ele poderá pensar que estais vindo comigo para prestardes assistência a mim contra ele, e ficar furioso! Se ele ficar furioso, o Profeta (S) talvez fique também furioso, e então a ira de Allah poderá abater-se sobre a minha cabeça, porque terei ofendido o Profeta (S)!”

Então eles me abandonaram, e o Abu Bakr, que havia ido ter com o Profeta (S), começou a lhe contar o que acontecera.

Quando eu cheguei, o Profeta (S) se voltou para mim, e perguntou:

“Ó Rabi’a, qual é o probelma entre ti e o Abu Bakr?”

“Mensageiro de Allah (S), ele queria que eu falasse a ele da mesma maneira que ele falara a mim, e eu me recusei”, respondi.

“Tu fizeste a coisa certa”, ele disse. “Nunca revides um insulto. Outrossim, dize: ‘Que Allah perdoe ao Abu Bakr!’”

Assim, eu disse:

“Que Allah te perdoe, ó Abu Bakr!”

Abu Bakr foi embora com lágrimas nos olhos, dizendo:

“Que Allah te conceda uma grande recompensa, ó Rabi’a bin Kab, que Allah te conceda uma grande recompensa!”
*********************************************************
"São aqueles aos quais foi dito: Os inimigos concentraram-se contra vós; temei-os! Isso aumentou-lhes a fé e disseram: Allah nos é suficiente. Que excelente Guardião! Pela mercê e pela graça de Deus, retornaram ilesos. Seguiram o que apraz a Deus; sabei que Allah é Agraciante por excelência." (03: 173-174)


يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

......Desejam em vão extinguir a Luz de Deus com as suas bocas; porém, Deus nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!

Mohamad ziad -محمد زياد


Islamismo Online: www.islamismo.org
duvidas/ informações: info@islamismo.org