segunda-feira, setembro 24, 2012

Não é Fácil, mas, É Possível!

A obrigação do homem em obedecer à Deus e ter uma vida digna condicionada aos Seus limites está dentro da capacidade e força do ser humano. A mesma força impetrada para fazer o mal, o ilícito e o proibido, pode ser utilizada para o bem, para a obediência e para a retidão. Isto é esclarecido para o muçulmano nos versículos do Alcorão Sagrado.

Deus, o Altíssimo, diz:

Ele (Deus) vos elegeu. E não vos impôs dificuldade alguma quanto à religião, porque é o credo de vosso pai Abraão...(22:78)

Allah tenciona elucidar-vos os Seus preceitos, iluminar-vos, segundo as tradições dos vossos antepassados, e absolver-vos, porque é Sapiente, Prudentíssimo. Allah deseja absolver-vos; porém, os que seguem os desejos vãos anseiam por vos desviar profundamente. Allah deseja aliviar-vos o fardo, porque o homem foi criado débil (04:26-28)

Allah não impõe a nenhuma alma carga superior às suas forças. Beneficiar-se-á com o bem quem o tiver feito e sofrerá com o mal quem o tiver cometido... (02:286)

Ibn Omar, um dos nobres companheiros do profeta Muhammad ( ), disse: “Quando dávamos a nossa palavra de fidelidade em ouvir e obedecer ao mensageiro de Allah, ele nos dizia: “No que puderes””[1].

Nos versículos finais de surata al Baqarah, a segunda surata do Alcorão, lemos:

A Allah pertence tudo quanto há nos céus e na terra. Tanto o que manifestais, como o que ocultais, Allah vo-lo julgará. Ele perdoará a quem desejar e castigará a quem Lhe aprouver, porque é Onipotente (02:284).

A revelação deste versículo assustou os companheiros do profeta (SAAS ), que vieram até ele e ajoelhados disseram: “Ó mensageiro de Allah, fomos ordenados a fazer certas ações que estão ao nosso alcance: a oração, o jejum, a luta, a caridade. Porém, lhe foi revelado este versículo e está acima da nossa capacidade (não temos condições de cumpri-lo)”. Disse o mensageiro de Deus: “Querem dizer como disseram os adeptos dos dois livros (tora e evangelho) antes de vós, (disseram: ouvimos e desobedecemos)? Porém, digam: Escutamos e obedecemos, só anelamos a Tua indulgência, ó Senhor nosso. A ti será o retorno”.

Então disseram: “Escutamos e obedecemos, só anelamos a Tua indulgência, ó Senhor nosso. A ti será o retorno “. Estas palavras correram suaves em suas línguas, e Deus revelou logo depois ...

O mensageiro crê no que foi revelado por seu Senhor, e todos os crentes crêem em Allah, em Seus anjos, em Seus livros e em Seus mensageiros. Nós não fazemos distinção entre os Seus mensageiros. Disseram: Escutamos e obedecemos. Só anelamos a Tua indulgência, ó Senhor nosso! A Ti será o retorno (02:285).

Quando fizeram o citado, Deus ainda revelou um terceiro versículo revogando o anterior (que tinha peso e encargo insuportáveis) e disse...

Allah não impõe a nenhuma alma uma carga superior às suas forças. Beneficiar-se-á com o bem quem o tiver feito e sofrerá com o mal quem o tiver cometido. Ó Senhor nosso, não nos condenes, se nos esquecermos ou nos equivocarmos! Ó Senhor nosso, não nos imponhas carga, como a que impuseste aos nossos antepassados! Ó Senhor nosso, não nos sobrecarregues com o que não podemos suportar! Absolve-nos! Perdoa-nos! Tem misericórdia de nós! Tu és nosso Protetor. Concede-nos a vitória sobre os incrédulos (02:286).

No último versículo Deus atende aos seus servos e lhes cobre com Sua misericórdia ao não impor sobre eles carga superior às suas capacidades. A aqueles que se submeteram às ordens de Deus e creram em Seus mensageiros e em Seu Livro, Deus lhes concedeu a facilidade, após terem dito “Escutamos e obedecemos” e terem sido sinceros Deus os tranqüilizou e os fez felizes nesta vida e terão a felicidade plena amanhã no paraíso. Tranqüilizou-lhes ao atender às suas preces...

1.Ó Senhor nosso, não nos condenes se nos esquecermos ou nos equivocarmos;
2....não nos imponha carga, como a que impuseste aos nossos antepassados;
3.... não nos sobrecarregue com o que não podemos suportar;
4.... absolve-nos, perdoa-nos, tem misericórdia de nós, concede-nos a vitória....

Deus acolheu a cada um desses pedidos e implorações: “Sim”[2]. Ou seja, estão atendidas as vossas preces.

Disse o profeta Muhammad ( ): “Deus absolveu minha nação do erro, do esquecimento e daquilo ao qual foram induzidos”[3]. Só serão responsabilizados pelos atos praticados intencionalmente e conscientemente.

Sobre as cargas impostas aos antepassados, lhes eram proibidas muitas coisas lícitas por causa da injustiça que cometiam. Se cometiam um pecado de noite, encontravam seu erro registrado em suas portas, como forma de desmascarar o pecador. As orações lhes eram obrigatórias cinqüenta vezes ao dia, e foi facilitado para esta nação e diminuído o peso da obrigatoriedade de cinqüenta para cinco orações. E assim também, tantas são as dádivas de Deus, lícitas e saudáveis para nós, tantos são os nossos erros encobertos pelo Misericordioso que tem pleno conhecimento e poder, porém nos prorroga o castigo e nos dá uma chance para o arrependimento.

Tudo isso e muito mais faz parte de “não nos imponha carga, como a que impuseste aos nossos antepassados” e “não nos sobrecarregue com o que não podemos suportar”.

Se fossemos ordenados a fazer o que não suportamos e não temos capacidade já estaríamos condenados ao castigo, porém Deus nos estabeleceu uma Lei compatível com nossas capacidades. Por isso, quando falamos da obediência e disciplina que o indivíduo muçulmano precisa manter em sua vida, lembramos desta misericórdia, para que tenhamos em nossas mentes, antes de tudo, que... a obediência é uma dádiva antes de ser um encargo, uma felicidade antes de ser uma responsabilidade, é um descanso antes de ser um cansaço.

O obediente suporta o encargo e aceita a responsabilidade com o coração cheio de fé, felicidade, conforto e tranqüilidade, ciente e consciente de que esta obediência lhe trará a felicidade verdadeira. É aquele que cansa pouco para receber muito, da mesma forma descansa pouco agora para descansar muito e eternamente amanhã.

Jamais alguém de nós pode dizer: não posso!! Não sou capaz! Não consigo!! Todos os que almejam o sucesso e detestam o fracasso são capazes.

Para atestar a misericórdia de Deus ao exigir a obediência de nós lembramos destas revelações do Alcorão Sagrado para tranquilizar o coração de quem quer viver com o Alcorão em seu coração e sua vida. Para que, antes de conhecer as regras e as leis, o lícito e o ilícito, carregue em seu íntimo que a obediência e as regras são para o seu benefício. Assim, ele verá as obrigações estabelecidas por Deus fáceis e leves, pois as aplica em sua vida após a fé ter entrado realmente em seu coração.

Deus é mais importante do que tudo em sua vida, por isso lhe é fácil a obediência à Ele, pelo valor que Deus tem em sua vida, diferente daquele que não sabe o que significa Deus, Criador, criação, fé, lei..., diferente daquele que não sentiu o gosto da fé...

Disse o profeta Muhammad ( ): “Três coisas, se a pessoa possuir, sentirá o gosto (doçura) da fé: Que Deus e o Seu mensageiro sejam mais amados por ele do que tudo. Que ame à pessoa, não a ame senão por Deus. Que deteste voltar à incredulidade depois de Deus lhe ter salvo dela como detesta ser jogado no fogo”[4]. 

A revelação dos últimos versículos de surata al Baqarah é sinal de que quanto mais o homem aceita o que Deus lhe prescreveu, mais lhe é facilitado, mais lhes são abertos os caminhos a Deus. No exemplo corriqueiro desta vida mundana podemos dizer que o cliente que tem por costume cumprir com suas obrigações e pagar suas dívidas em dia, quando precisar um prazo maior ou um perdão de sua dívida por certo motivo, seu credor será maleável por conhecê-lo como bom pagador e pessoa honesta. Porém, alguém que tem por costume não pagar, prejudicar e molestar seu credor, este quando precisar de seu auxílio não o terá e será “excomungado”. O mesmo ocorre com o crente, quando próximo de Deus e cumprindo com suas obrigações Deus lhe perdoará pelas faltas que pode ter cometido, porém, se nunca cumpriu com uma obrigação, sempre desafiou a Deus e ultrapassou Seus limites, lhe será mais dificultado o caminho para a salvação.

Foram-nos perdoados os erros, o esquecimento e os atos que nos foram impostos. E Deus nos disse ter facilitado o caminho se tivermos força de vontade e dedicação. Nos resta começar e partir para a verdadeira vida, a vida à sombra do Alcorão, à sombra da obediência à Deus, à sombra da convicção que nos traz tranqüilidade na facilidade e na dificuldade, no sofrimento e na alegria, na riqueza e na pobreza, na vida e na morte, porque estamos com Deus, e quem está com Deus, está com Aquele em cujas mãos está a sua vida e Ele, só Ele, pode lhe tranquilizar e lhe dar felicidade...

Ibn Abbass relata que estava atrás do mensageiro de Deus ( ), e este lhe disse: “Jovem, vou lhe ensinar algumas palavras: Guarde à Deus e Deus te guardará. Guarde a Deus e o encontrará diante de ti (quando precisar). Se pedires algo peça a Deus, se necessitares ajuda implore-a a Deus. E saiba que se todo o povo reunir-se para beneficiar-te em algo, não te beneficiarão senão que Deus tenha o escrito para ti. E se todos reunirem-se para prejudicar-te em algo, não te prejudicarão senão que Deus tenha o escrito contra ti. As canetas estão levantadas e as folhas secas”.[5]

Em outro relato, o profeta Muhammad ( ) ainda disse: “Guarde a Deus e O encontrará diante de ti. Lembre de Deus no bem estar e Ele lembrará de ti no apuro. E saiba que o que te falhou não podia ter te atingido e o que te atingiu não podia ter te falhado. E saiba que a vitória vem com a paciência, e que o alívio vem com o apuro, e que com a dificuldade vem a facilidade”[6].

Por: Sheikh Ahmad Mazloum

[1] Relatado por Al Bukhari e Musslim.

[2] Relatado por Musslim, Al Uahidi e Ahmad da narração de Abu Hurairah (tafssir al Qurtubi 3-407).

[3] Relatado por Ibn Majah, Ibn Hibban, Al Hakim, Al Baihaqi e outros da narração de Ibn Abbass.

[4] relatado por Al Bukhari, Musslim, Annassaií, Ibn Majah e Ahmad.

[5] Relatado por Attirmizhi.

[6] Citado em riadhussalihin (página 27, hadith 62).

Nenhum comentário: