terça-feira, junho 22, 2010

Como Julgar uma Amizade Sendo Muçulmano

Todo o louvor é para Allah. Nós O exaltamos, imploramos Sua ajuda e rogamos pelo Seu perdão. Aquele a quem Allah orienta não se desviará, e aquele a quem Allah permite que se desvie ninguém poderá orientá-lo. Testemunho que não há outra divindade além de Allah, o Único, e que Ele não tem parceiros. E testemunho que Mohammad é Seu servo e mensageiro, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, com seus familiares e companheiros, e todos que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro.

Diz Allah em Seu Nobre Livro: Ó vós que credes! Temei a Allah como se deve temê-lO e não morrais se não como muçulmanos. A verdadeira palavra está no Alcorão. A melhor orientação é a do Profeta Mohammad (s). A pior coisa é A Inovação, e toda inovação é desorientação. E toda desorientação leva ao Inferno.

No mundo em que vivemos passamos mais tempo em função da vida alheia do que da nossa própria vida. E na maioria das vezes cometemos injustiças e descumprimos o que Allah SW e seu Mensageiro nos recomendou. Um beduino perguntou ao Profeta SAAS: Gostaria de completar a minha fé. O Mensageiro de Allah respondeu: Se tiveres boas maneiras, terás completado a tua fé.

Queridos leitores, irmãos e irmãs muçulmanos, ainda há tempo, que tal fazermos esse propósito ainda hoje: Amar o que Allah e Seu Mensageiro amam, e estar dentre aqueles que são amados por Allah e Seu Mensageiro. A esse respeito vamos ao texto escrito pela irmã Sadaf Farooqi.

"Ai de mim! Quem dera não houvesse eu tomado fulano por amigo!" [Quran, Surah Al-Furqaan: 28]

Aquele que está sempre ao seu lado para consolá-lo quando você quer falar sobre um problema, aquele que está sempre com você nos momentos difíceis, aquele com quem você pode contar - esta é a pessoa que não deixa dúvidas que ele ou ela é seu/sua "melhor amigo(a)" -

Vocês gostam da compania um do outro e amam passar o tempo juntos. Se alguma coisa importante acontece em sua vida, ele é o primeiro a saber. Você confia nele e depende dele em tempos de necessidade.

Ele pode ser um colega de classe, um colega de trabalho, um vizinho, uma irmã, a mãe, ou mesmo esposo(a)! Pode ser qualquer um que caiba nesta descrição. Mas ele é realmente seu "verdadeiro" amigo? Como você pode descobrir? Pergunte a si mesmo: ele está te guiando para o benefício de maior sucesso, mais certo e duradouro: aquele da outra vida, ou ele será a causa de seu arrependimento no Dia do Julgamento? Confira você mesmo.

Aqui vai um "checklist". Quando estão juntos, vocês:

Confortavelmente fofocam e tiram sarro das pessoas.


Riem dos outros juntos, pode ser de uma pessoa que esta passando ou de alguém que vocês estão falando.


Fazem comentário sobre outras pessoas.


Se chamam por nomes desagradáveis só por brincadeira.


Riem das piadas do outro sobre outras pessoas.


Começam uma conversa com Oi! e pulam para a última fofoca.


Raramente mencionam ou discutem Allah, o Alcorão ou Hadith durante o tempo que passam juntos.


Acabam gastando em coisas que não precisam.


Se sentem hesitante em discutir religião, a não ser que seja alguma crítica em respeito ao Islam.


Confirmam as dúvidas um do outro a respeito da outra vida.

Nunca apontam os defeitos um do outro de maneira educada; se um deles o faz, o outro rapidamente muda o assunto e fica na defensiva.


Envolvem-se em atividades que atrasam ou impossibilitam o salaah, a maior obrigação para com Allah.


Nunca rezaram nenhum salaah juntos.


Apóiam um ao outro em satisfazer todos os desejos - um vestido que lhe despertou a vaidade, ou os sapatos da moda, mesmo se eles não são necessários.


Discutem coisas que não são importantes em detalhes meticulosos, assim como um filme, a última roupa que mandou fazer, uma festa de casamento que participaram.


Além dos pontos acima, ambos estão por dentro dos problemase defeitos das famílias e dos agregados de ambos. Quando um de vocês se sente culpado por ter cometido um pecado, o outro rapidamente oferece consolo de que "Isto não é nada de mais, todo mundo peca", e vem com as desculpas mais convincentes para que o outro não se sinta culpado por isso. Quando um de vocês começa a fazer coisas que não são permitidas no Islam, o outro oferece apoio e ajuda; por exemplo, quando um começa a falar mal de outra pessoa, o outro presta atenção e acompanha tudo. Quando alguém descobre o defeito do outro, eles não perdem a chance de fazer piada. Se eles pegam algo que pertence a você, você sabe que você não irá conseguir o objeto de volta a não ser que você peça.


Sobre uma "amizade" que tenha a maioria das características citadas acima,

 Allah diz no Alcorão:

"Nesse dia os amigos serão inimigos uns dos outros, exceto os piedosos." [Quran, Surah Al-Zukhruf: 67]

Todos estes "amigos", irão, no Dia do Julgamento, se tornar inimigos, cada um lamentando e culpando o outro perante Allah, por ter apoiado e encorajado- o à ultima e eterna destruição. Allah faz uma excessão à esta situação no verso do Alcorão: "exceto aqueles que são al-muttaqeen: os retos." Então, quem são estes "retos", quem estará alegremente juntos na outra vida assim como eram neste mundo? Como você pode saber se o seu amigo é realmente e verdadeiramente seu sincero "amigo"?

Aqui está outro checklist de características que descrevem uma amizade que irá levar ao sucesso na outra vida.

Quando estão juntos vocês:

Lembram-se de Allah assim que se veem.


Assim que deixam a compania um do outro sentem que estão com um nível de Imaan.(fé em Allah) maior.


Inevitavelmente começam a conversa com a saudação Islâmica ‘as-salaamu-alaykum’, e recebe a resposta masnoon para ela.


Faz o masnoon mu’aanaqah (abraço) e musafahah (aperto de mão)regularmente.


Quase sempre mencionam Allah, o Alcorão ou o Hadeeth em algum contexto ou outro, em suas conversas.


Fortalecem a crença um do outro na outra vida.


Sempre acabam trocando pensamentos e idéias maduras e úteis.


Se amam acima e além dos benefícios mundanos.


Dão um ao outro mais duaa's do que presentes materiais.


Perguntam regularmente sobre a saúde da família um do outro.


Participam de círculos de estudo/halaqah juntos.


Já rezaram salaah juntos muitas vezes.


Já viram o outro chorar, por temor a Allah ou por arrependimento por ter cometido uma transgressão.


Ouvem atentamente o outro dizer coisas que agrada a Allah.


Educadamente apontam e reformam os erros do outro ou maus costumes da melhor maneira possível.


Devolvem um pertence amanah (item deixado em confiança ou segurança) ao outro em seu estado original.


Riem muito juntos, mas com descência, um humor não malicioso.


Fica desenteressado ou muda de assunto se o outro começa a falar algo que é proibido.


Sempre desencoraja o outro se ele planeja fazer algo errado.


Sempre encoraja o outro se eles tem a intenção de fazer algo bom e ele está exitante.


Consutam-se sobre assuntos importantes.


Trocam conselhos sériamente e sinceramente.


Nunca perde tempo do outro em atividades inúteis.


Nunca convida o outro para um encontro ou lugar de pecado.


Tem total confiança de que o outro nunca revelará seus segredos ou problemas
pessoais a outros, nem irá fofocar sobre você nas suas costas.


Se dirigem um ao outro de maneira amável e respeitosa.


Perdoa as falhas e defeitos do outro, e esconde das outras pessoas.

Estes cuja amizade possui a maioria das características acima estão entre os afortunados que podem experimentar um pouco da assembléia do Paraíso na vida neste mundo, onde eles tem amigos sinceros e verdadeiros - amigos que o amam por Allah.

São eles que devem ser salvos de todos os tipos de desconforto e dor no Dia do Julgamento quando o Senhor os proverá com um lugar especial sob Seu Trono, de acordo com Sua promessa:

Narrado por Abu Hurairah [que Allah esteja satisfeito com ele]: O Mensageiro de Allah [que a paz e bênçãos deAllah estejam sobre ele] disse: "Certamente, Allah dirá no Dia do Julgamento:

Onde estão aqueles que tiveram amor mútuo por Minha Glória? Hoje Eu darei abrigo para eles em Minha sombra quando não há nenhuma outra sombra senão a Minha."
[Sahih Muslim Número 6225]

Sadaf Farooqi é uma escritora freelance que escreve artigos regularmente para
Hiba Magazine, SISTERS Magazine, Helium e Muslimmatters. Ela pode ser contactada por sadaff@hotmail.com (em inglês).

Original em inglês: http://www.howtodothings.com/user/sadaf traduzido por Danielle Aisha.

segunda-feira, junho 21, 2010

OS SONHOS NO ISLAMISMO

Louvado seja ALLAH, Senhor do Universo. A ELE agradecemos, a ELE imploramos ajuda e solicitamos orientação. Ó ALLAH inclua-nos em Sua ampla misericórdia; e preserva-nos do mal que nos preocupa e nos atormenta.

Testemunho que não há divindade a não ser ALLAH, Único e sem associados. E testemunho que Mohammad é Seu servo e mensageiro, que a paz e benção de ALLAH estejam com ele com seus familiares e companheiros.

ALLAH O Altíssimo dirá aos anjos no dia do juízo final: “Ó Meus anjos! Tirem do inferno todos aqueles que recordaram de Mim no dia em que poderiam pecar, mas por temerem a Mim não pecaram; Ó Meus anjos! Não adentrem no fogo infernal aqueles que desviavam sua visão das obscenidades. Ó Meus anjos! Não adentrem no fogo infernal aqueles que permaneceram em sentinela pela causa de ALLAH; Ó Meus anjos! Não adentrem no fogo infernal aqueles que cujos olhos choraram por temor à ALLAH.”

Disse O Mensageiro de ALLAH (s): “Em verdade, eu sou a misericórdia presenteada por ALLAH para toda a humanidade.”

Caros irmãos e irmãs! Abordaremos hoje o nascimento do Profeta Mohammad (s) e a questão dos sonhos no Islam.

Numa narração, Amina, a mãe do Profeta (s), diz: “Desde o dia em que eu transportei o meu filho no útero até dar a luz, nunca sofri a mínima dor, nem senti o seu fardo; por conseguinte no inicio da minha gestação não sabia que estava grávida. Até que um Anjo apareceu em meu sonho e me disse: Não sabes que estás grávida? E no seu útero está o Profeta de todas as nações? Pois fique sabendo. E depois quando chegou o dia do parto o Anjo apareceu-me de novo e me disse: Quando deres a luz a teu filho, deves dizer: Eu imploro a proteção para ele de ALLAH O Único, contra a malicia do invejoso, e denominá-lo-á por Mohammad, que significa louvado, assim como foi anunciado no Torah e no Evangelho, por que ele será louvado por todos os habitantes dos céus assim como dos da terra.”

Caros irmãos e irmãs este é o verdadeiro mundo dos sonhos a respeito do qual disse o Mensageiro de ALLAH (s): O bom sonho é uma das 46 partes da profecia. E disse numa outra narrativa: “Não haverá profecia depois da minha a não ser as noticias. Perguntaram os companheiros: E o que são as noticias ó Mensageiro de ALLAH? Respondeu: O bom sonho que o bom homem tem ou o bom sonho que lhe é relatado por outra pessoa!”

Amina, mãe do querido Profeta Mohammad (s) relatou que seu filho veio para esta vida em prostração, na posição de sujud. Aqui nota-se a importância da prostração. E para esclarecer melhor esta importância lembramos a passagem relatada por Rabiah Bin Kaab um companheiro muito próximo do Profeta Mohammad (s).

Rabiah costumava servir água para o Profeta fazer ablução, e ele o fazia com prazer e por amor ao Profeta. Certo dia o Profeta Mohammad (s) ao sair de sua casa para fazer a ablução antes da oração da Alvorada encontrou Rabiah encolhido e dormindo à sua porta aguardando-o para servir-lhe a água. Então disse o Mensageiro de ALLAH (s): “Ó Rabiah peça me algo que desejas que solicitarei à ALLAH para diminuir o seu sofrimento e recompensar-te pelo teu esforço. Caros irmãos imaginem se tal pergunta nos fosse dirigida, então o que pediríamos? Que ALLAH tenha misericórdia de todos nós. No entanto Rabiah tinha consigo um único desejo, este desejo só desfrutaria dele depois de muito sacrifício nesta vida e muito temor e devoção à ALLAH. A resposta de Rabiah foi “Ó Mensageiro de ALLAH gostaria de ser seu companheiro no Paraíso.” Então disse o Profeta: “E o que mais, além disso, Rabiah”?” Respondeu Rabiah: “Nada mais além disso ó Mensageiro de ALLAH.” O Profeta disse para Rabiah: “Então terás que ajudar a conquistar teu desejo fazendo muita prostração, aproxima-te do seu Criador e prostra-te perante O Altíssimo e submeta-se a ELE.”

Caros irmãos e irmãs numa narrativa sagrada; Diz ALLAH: Ó servo Meu! Terás como recompensa para cada Ruk’aah ou seja (cada ciclo da oração) um palácio no Paraíso e uma Hauraá (esposa) e terás como recompensa para cada prostração realizada um olhar para Minha Face Generosa.

E numa narrativa disse O Mensageiro de ALLAH (s): “Todo crente que praticar uma prostração para seu Criador será elevado em um grau e ser-lhe-á apagado um de seus pecados e ser-lhe-á acrescida uma hassana”

Caros irmãos e irmãs! O avô do Profeta Mohammad (s) Abdul Muttalib relatou que um dia sonhou que uma corrente de prata havia saído de suas costas e foi estendida entre o céu e a terra e em seguida esta corrente foi estendida do oriente para o ocidente e por fim esta corrente se transformou em uma árvore com folhas de luz. Este sonho tem o seguinte significado. A corrente de prata é o Profeta Mohammad (s) e o fato de ter estendido entre o céu e a terra representa a revelação da mensagem que em seguida seria divulgada para toda a humanidade do oriente até o ocidente iluminando a humanidade com a luz do monoteísmo; pois a revelação é luz o Alkuran é luz e o querido Profeta é luz para toda a humanidade em todos tempos e em todos os lugares.

Diz ALLAH O Altíssimo na surat AL Maída: “ 15-Ó adeptos do Livro, foi-vos apresentado o Nosso Mensageiro para mostrar-vos muito do que ocultáveis do Livro e perdoar-vos em muito. Já vos chegou de ALLAH uma Luz e um Livro Lúcido. 16-Pelo qual ALLAH conduzirá aos caminhos da salvação aqueles que procuram a Sua complacência e, por Sua vontade, tirá-los-á das trevas e os levará para a luz, encaminhando-os para a senda reta.

Diz também na surat Annur: “35-ALLAH é a Luz dos céus e da terra. O exemplo da Sua Luz é como o de um nicho em que há uma candeia; esta está em um recipiente; e este é como uma estrela brilhante, alimentada pelo azeite de uma arvore bendita, a oliveira, que não é oriental, nem ocidental, cujo azeite brilha, ainda que não a toque o fogo. É luz sobre luz! ALLAH conduz a Sua Luz a quem lhe apraz. ALLAH dá exemplos aos humanos, porque é Onisciente.”

O Imamu Ali R narrou que certa vez teve um sonho. Isto ocorreu na época em que Omar Bin Khattab R era o khalifah. O Imamu Ali sonhou que estava praticando a oração da Alvorada onde O Profeta Mohammad era o Imam, ou seja, aquele que conduzia a oração. Uma vez encerrada a oração ele saiu da mesquita e uma mulher que carregava em suas mãos um recipiente com tâmaras disse-lhe: “Ó Ali! Leve estas tâmaras e entregue-as ao Mensageiro de ALLAH para que sejam distribuídas entre seus companheiros.” O Imamu Ali as levou até o Mensageiro e este por sua vez a distribuiu para seus companheiros, e quando ele entregou uma tâmara para o Imamu Ali ele a colocou em sua boca e ao sentir a sua doçura solicitou ao Mensageiro mais uma tâmara... e então O Imamu Ali repentinamente acordou sem receber a segunda Tâmara. Alguns minutos depois começou o Azan da Alvorada e ele foi até a mesquita e praticou a oração e o Khalifah Omar era o Imam. Ao terminar a oração o Imamu Ali saiu e encontrou a mulher com que havia sonhado e ela solicitou que entregasse as tâmaras para o Khalifa Omar e assim distribuí-las entre os companheiros do Profeta. Então da mesma forma com que havia sonhado, O Imamu Ali levou as Tâmaras e ao receber a sua tâmara ele perguntou se haveria algum mal em receber outra tâmara. Surpreendentemente o Khalifah Omar respondeu que se caso O Mensageiro de ALLAH lhe desse uma segunda tâmara ele também daria. Assustado Ali perguntou a Omar: “Acaso vistes O Mensageiro em teu sonho esta noite e te noticiou o meu sonho ou é adivinhação?” Omar respondeu: “Não sonhei e muito menos adivinhei seu sonho.” No entanto Ó Ali; se o servo dirigir o coração com resignação para seu Criador, ele passa a ver através da Luz de ALLAH.

Caros irmãos e irmãs esta é a verdadeira pureza dos corações. Estes corações eram verdadeiramente sadios e livres de males e maldades.

O Profeta S nos aconselhou que quando tivéssemos um sonho ruim que pronunciasse a palavra Alahu Akbar (Deus é Maior)3 vezes e virássemos nosso travesseiro. Essa atitude nos devolverá sonhos bons e revogará efeitos dos maus sonhos.

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen
Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad

Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Allah(SW) do universo.

Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW)).


“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

quinta-feira, maio 13, 2010

A Libertação das Mulheres Através do Islam‏ismo

Muitas pessoas fazem um julgamento precipitado do islamismo através de informações passadas pelos inimigos da religião ou por aqueles que veem no islam uma ameaça para suas crenças. Jesus(Que Allah esteja satisfeito com Ele), diz no evangelho de João capítulo 8 versiculo 32:" Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Essa libertação acontece com todas as pessoas que através de um estudo sério abraçam o islamismo como religião e código de vida.

A única coisa que a imprensa ocidental divulga sobre o Islamismo são os atendados terroristas de grupos extremistas e da violência contra as mulheres e crianças. Esses fatos cabem uma análise melhor. Onde estão acontecendo os atentados? Porque eles ocorrem? Vamos dar um exemplo clássico por exemplo na Palestina. Em 1948 foi criado pela ONU o Estado de Israel, dentro do território palestino. Foi tudo delimitado áreas, propiedades, em fim. Dentro de pouco tempo iniciou a luta de Israel em busca de aumentar seus territórios. Os palestinos por sua vez defendem seu território, isso é terrorismos? Você permitiria seu vizinho invadir seu quintal e tomar o lar de seus filhos? No Iraque, com o pretesto de destruir armas nucleares, mas, na verdade a intensão era ampliar suas reservas de petróleo, os americanos invadiram aquele pais. Tudo que acontece hoje lá, é o povo iraquiano tentando reconquistar sua soberania. No Afeganistão, que tem a maior reserva de gas natural do mundo,também foi invadido pelos americanos, interesse econômicos. Então o que acontece na verdade não são atos terroristas e sim pessoas defendendo seus paises suas familias.

É claro que existem as excessões e sabemos que pessoas que se dizem muçulmanos,mas, que não guardam seus preceitos, tampouco as atitudes do Profeta Muhammad SAAS e se utilizam do islamismo para suas promoções sociais cometem muitos excessos. Há também aqueles paises, cujos regimes tribais, não foram aniquilados totalmente pelo Islamismos e que cometem atrocidades com mulheres e crianças. Dai eu pergunto que culpa tem o Islamismo? Não acontecem os mesmos excessos entre povos de outras religiões?

Nesse artigo de hoje falaremos sobre a mulher. Vejam bem, vamos falar o que exatamente prescreve o Islamismo e mais uma vez vocês poderão me questionar, mas, não é assim que meu vizinho muçulmano trata sua esposa, e eu vos respoderei, mas, é assim que Allah Louvado Seja e nosso Profeta SAAS instruiu os muçulmanos a fazer. Se alguém faz o contrários não poderão ser considerados da religião , uma vez que ao desobedecer o Criador e seus Mensageiros já romperam com sua religião. Vamos ao assunto de hoje.


A Libertação das Mulheres Através do Islam

Hoje em dia, as pessoas acham que as mulheres ocidentais são livres e que o movimento de libertação da mulher começou no século XX. Na verdade, este movimento não foi iniciado pelas mulheres, e sim foi revelado por Deus, no século VII, a um homem de nome Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), que é conhecido como o último Profeta do Islam. O Alcorão e as sunnas são fontes de onde as mulheres muçulmanas tiram seus direitos e deveres.


1. DIREITOS HUMANOS


Há quatorze séculos atrás, o Islam tornou as mulheres igualmente responsáveis perante Deus, glorificando-O e adorando-O, sem qualquer limite para o seu progresso moral. O Islam também estabeleceu a igualdade da mulher em relação ao homem.
Nos primeiros cinco versículos do capítulo intitulado "As Mulheres", do Alcorão, diz Deus:

" Ó humanos, temei a vosso Senhor, que vos criou de um só ser, do qual criou a sua companheira e, de ambos, fez descender inumeráveis homens e mulheres. Temei a Deus, em nome do Qual exigis os vossos direitos mútuos e reverenciai os laços de parentesco, porque Deus é vosso Observador." (Alcorão Sagrado 4:1)

Tendo em vista que homens e mulheres são provenientes da mesma natureza, eles são iguais em sua humanidade. As mulheres não são más em sua essência (como algumas religiões acreditam), assim como os homens também não o são. Da mesma forma, não há superioridade de sexos porque seria uma contradição do princípio da igualdade.


2. DIREITOS CIVIS


No Islam, a mulher tem a liberdade de escolha e de expressão, baseada no reconhecimento de sua personalidade individual. Em primeiro lugar, ela é livre para escolher sua religião. O Alcorão afirma que:

"Não há compulsão quanto à religião, porque já se destacou a verdade do erro." (Alcorão Sagrado 2:256)

No Islam, as mulheres são incentivadas a contribuir com suas opiniões e idéias. Existem muitas tradições do Profeta (SAS) que mostram as mulheres apresentando questões diretamente a ele e oferecendo suas opiniões em assuntos relativos a religião, economia e questões sociais.
A mulher muçulmana escolhe seu marido e mantém seu nome depois de casada. O testemunho da mulher é válido nas demandas judiciais. Na verdade, nas questões em que as mulheres estão mais familiarizadas, sua evidência é conclusiva.


3. DIREITOS SOCIAIS


O Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), disse:

"Buscar o conhecimento é uma obrigação para todo muçulmano (homem e mulher)."

Isto inclui o estudo do Alcorão e dos hadiss, assim como outros conhecimentos. Homens e mulheres têm a capacidade de aprender e compreender. Tendo em vista que também é obrigação do muçulmano promover o bom comportamento e condenar o mau comportamento em todas as esferas da vida, a muçulmana precisa adquirir uma educação apropriada para se desincumbir de suas obrigações, de acordo com seus dons e talentos naturais.
A manutenção da casa, o apoio ao marido e a criação e instrução das crianças estão entre os mais elevados e respeitados deveres da mulher. Mas, se ela tiver habilidades para trabalhar fora de casa pelo bem da comunidade, ela pode, desde que cumpridas as obrigações com a sua família.


O Islam reconhece e cultiva as diferenças naturais entre homens e mulheres, não obstante serem iguais. Alguns tipos de trabalho são mais adequados para os homens e outros para as mulheres. De forma nenhuma isto diminui um e beneficia o outro. Deus recompensará ambos os sexos, igualmente, pelo valor de seu trabalho, embora não seja necessariamente a mesma atividade.


Em relação à maternidade, o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), disse:

"O céu está sob os pés das mães."

Isto quer dizer que o sucesso de uma sociedade está intimamente ligado ao papel desempenhado pelas mães. A primeira e mais forte influência sobre uma pessoa vem do sentimento de segurança, afeto e do exemplo recebidos de sua mãe. Portanto, a mulher que tem filhos deve ser instruída e consciente, a fim de que possa exercer a maternidade habilmente.


4. DIREITOS POLÍTICOS


Um direito concedido por Deus às mulheres muçulmanas, há mais de 1400 anos atrás, foi o direito de votar. A mulher pode expressar sua opinião e participar de questões políticas. Um exemplo relatado no Alcorão é

''aquele em que Muhammad é informado de que, quando as crentes se apresentassem a ele para jurar fidelidade ao Islam, ele deveria aceitar o compromisso.'' (Alcorão Sagrado 60:12)

Isto criou o direito das mulheres de escolher seu líder e declarar publicamente. Finalmente, o Islam não proíbe a mulher de exercer cargos importantes no governo. Abdur-Rahman Ibn Auf consultou muitas mulheres antes de indicar Uthman Ibn Affan para Califa.


5. DIREITOS ECONÔMICOS


O Alcorão diz:

"Por Quem criou o masculino e o feminino, que os vossos esforços são diferentes (quanto às metas a atingir)." (Alcorão Sagrado 92:3-4)

Nestes versículos, Deus declara que Ele criou homens e mulheres diferentes, com papéis, funções e habilidades específicas. Da mesma forma que em uma sociedade, onde existe a divisão do trabalho, assim também é na família, onde cada membro tem responsabilidades diferentes. No geral, o Islam afirma que às mulheres foi confiado o papel de nutris, e aos homens o de guardião. Por isso as mulheres têm o direito ao sustento.
O Alcorão diz:

"Os homens são os protetores das mulheres, porque Deus dotou uns com mais (força) do que as outras, e pelo seu sustento do seu pecúlio." (Alcorão Sagrado 4:34)

A proteção e a responsabilidade financeira foram outorgadas ao homem, por isso ele deve prover as mulheres não só financeiramente, mas também com proteção física e tratamento afável e respeitoso. A mulher muçulmana tem o privilégio de ganhar seu dinheiro, o direito de ter propriedades, de assinar contratos e de administrar seus bens da forma que desejar. Ela pode gerir seus próprios negócios e ninguém pode reivindicar seus ganhos, nem mesmo o marido. Diz o Alcorão:

"Não ambicioneis aquilo com que Deus agraciou uns, mais do que aquilo com que (agraciou) outros, porque aos homens lhes corresponderá aquilo que ganharem; assim também as mulheres terão aquilo que ganharem. Rogai a Deus que vos conceda a Sua graça, porque Ele é Onisciente." (Alcorão Sagrado 4:32)

A mulher herda de seus parentes. Diz o Alcorão:

"Aos filhos varões corresponde uma parte do que tenham deixado os seus pais e parentes. Às mulheres também corresponde uma parte do que tenham deixado os pais e parentes, quer seja exígua ou vasta - uma quantia obrigatória." (Alcorão Sagrado 4:7)


6. DIREITOS DA ESPOSA


Diz o Alcorão:

"E entre os Seus sinais está o de que Ele vos criou companheiras para que possais viver em paz com elas e Ele colocou misericórdia e amor entre vós. Na verdade, nisto há sinais para aqueles que meditam." (Alcorão Sagrado 30:21)

Portanto, o casamento não é apenas uma necessidade emocional ou física, e sim um sinal de Deus. É uma relação que envolve direitos e deveres mútuos, baseada na orientação divina. Deus criou homens e mulheres com naturezas complementares e, no Alcorão, Ele ditou um sistema de leis que amparam a interação harmoniosa entre os sexos.

"... Elas são as vossas vestimentas e vós sois as delas." (Alcorão Sagrado 2:187)

A roupa fornece a proteção física e encobre a beleza e as imperfeições do corpo. É assim que o casal é visto. Cada um protege o outro, oculta as falhas e elogia as características do outro.
Para nutrir o amor e a segurança que chegam com o casamento, as esposas muçulmanas têm vários direitos. O primeiro deles é o recebimento do mahr, um presente do marido, que faz parte do contrato matrimonial e é obrigatório para legitimar o casamento.


O segundo, é o direito ao sustento. Independente de qualquer bem que ela possa ter, seu marido é obrigado a alimentá-la, hospedá-la e vesti-la. No entanto, ele não é obrigado a gastar além de suas possibilidades e a esposa não tem o direito de fazer exigências descabidas. Diz o Alcorão:

"Que o abastado retribua segundo suas posses; quanto àquele, cujos recursos forem parcos, que retribua com aquilo com que Deus lhe agraciou. Deus não impõe a ninguém obrigação superior ao que lhe concedeu; Deus trocará a dificuldade pela facilidade." (Alcorão Sagrado 65:7)

Deus nos diz que os homens são protetores das mulheres e que a eles cabe a liderança da família. Sua responsabilidade na obediência a Deus se estende na orientação de sua família para obedecer a Deus Os direitos da esposa também vão além das necessidades materiais. Ela tem direito ao tratamento amável. O Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), disse:

"Os fiéis mais perfeitos são os melhores na conduta. E o melhor de vós são aqueles que são melhores com as esposas."

Deus nos diz que Ele criou companheiras e colocou amor, misericórdia e paz entre eles. Homens e mulheres precisam de companhia e têm necessidades sexuais. O casamento foi idealizado para atender a essas necessidades. O cônjuge que negue esta satisfação ao outro, abre caminho para a tentação de ir buscar em outro lugar, fora do casamento.


7. DEVERES DA ESPOSA


Direitos implicam em responsabilidades. Por isso, as esposas têm certas obrigações para com seus maridos. O Alcorão diz:

"As boas esposas são as devotas, que guardam, na ausência (do marido), o segredo que Deus ordenou que fosse guardado." (Alcorão Sagrado 4:34)

A esposa deve guardar os segredos do marido e proteger a privacidade do casamento. As questões íntimas ou os defeitos do marido que possam desonrá-lo não devem ser divulgados pela esposa, da mesma forma que ele deve guardar a honra dela.


A esposa deve proteger a propriedade do marido. Ela deve guardar seu lar e bens do roubo ou dos danos materiais. Ela deve administrar as questões domésticas sabiamente, assim como evitar perdas. Não deve permitir a entrada de pessoas de quem seu marido não goste, nem efetuar despesas que ele desaprove.
A mulher muçulmana deve cooperar com o marido. No entanto, não pode haver cooperação com um homem que não obedece a Deus. Ela não deve atender a solicitações dele que sejam ilícitas. O marido também não deve tirar vantagem de sua esposa e sim ser compreensivo com suas necessidades e felicidade.


8. CONCLUSÃO


Diz o Alcorão:

"Não é dado ao fiel, nem à fiel, agir conforme seu arbítrio, quando Deus e Seu Mensageiro é que decidem o assunto. Sabei que quem desobedecer a Deus e ao Seu Mensageiro desviar-se-á evidentemente." (Alcorão Sagrado 33:36)

A mulher muçulmana recebeu uma tarefa, deveres e direitos há 1400 anos atrás, e que não são usufruídos pela maior parte das mulheres, mesmo no Ocidente. Eles vieram de Deus e foram projetados para manter o equilíbrio da sociedade. O que pode parecer injusto ou incompleto de um lado é compensado em outro. O Islam é um modo de vida completo.

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen
Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad

Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Allah(SW) do universo.

Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW)).

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“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Compilado por Hamza Abdullah Islam - o menor dos servos de Allah SW

segunda-feira, maio 03, 2010

AS PARTICULARIDADES DA BIOGRAFIA DE MUHAMMADE SAAS

Quem ler ou ouvir sobre a vida do profeta Muhammad (saas) estará conhecendo o homem a quem Deus elegeu para guiar a humanidade à verdadeira orientação, estará a conhecer uma personalidade única e exclusiva, estará conhecendo o único homem, cuja biografia não se iguala a nenhuma das biografias dos personagens da história da humanidade.

A biografia do profeta Muhammad (saas) é especial entre todas as biografias de todos os personagens da humanidade entre profetas e outros homens importantes. A história da vida de Muhammad (saas) tem características que não existem na história de qualquer outro profeta que Deus enviou para a humanidade, particularidades que fazem da mensagem de Muhammad (saas) uma mensagem clara e autêntica, uma mensagem pura, intacta e livre de alterações humanas.

Antes de conhecer um pouco da vida do mensageiro de Allah (saas) reflita sobre estas particularidades...

1.A biografia do mensageiro de Deus, Muhammad (saas), é a mais autêntica história de um profeta enviado ou de um grande homem da história. A biografia de Muhammad (saas) nos foi transmitida através dos mais autênticos e mais fortes meios científicos, assim, não deixou nenhuma sombra de dúvidas sobre os seus acontecimentos destacados.

2.A vida do profeta Muhammad (saas) é clara em todas as suas etapas, desde o casamento de seu pai, Abdullah com sua mãe, Áminah, até a sua morte. Sabemos muito sobre o seu nascimento, infância, juventude, trabalho antes da profecia, suas viagens fora de Makkah, até o seu envio como profeta de Deus. E sabemos com mais detalhes, exatidão e clareza sobre a sua vida após a profecia, ano após ano, o que faz de sua biografia (saas) clara como a luz do sol. Isso não existe na biografia de nenhum dos profetas anteriores a Muhammad.

3.A biografia de Muhammad (saas) narra a vida de um homem que foi agraciado com a profecia, porém essa graça não o transferiu de sua humanidade, sua história não foi comparada a fábulas, não foi atribuída a ele a divindade. Desta forma, Muhammad é um exemplo para a vida do ser humano, um modelo para todos que quiserem viver felizes em seus íntimos, em suas famílias e em seus ambientes, por isso Allah diz no Alcorão Sagrado: Tendes no mensageiro de Allah um belo exemplo, para aqueles que esperam a Allah e a derradeira vida (Al Ahzab 21).

4.A biografia de Muhammad (saas) é abrangente, abrange todos os aspectos da vida humana. É-nos narrada a vida do jovem honesto antes da profecia, a vida do mensageiro que prega a Palavra de Deus e procura os melhores meios para a aceitação de sua mensagem, e empenha o máximo de esforço e sacrifício para a transmissão da mensagem de Deus, é narrada a vida dele como governante que estabelece a melhor constituição para o seu país e o protege com sua sinceridade e inteligência. É narrada a vida do mensageiro marido e pai, que tinha a compaixão, bom relacionamento, diferenciava claramente entre os direitos e deveres do esposo, da esposa e dos filhos. É narrada a biografia do educador, orientador que supervisionava a educação de seus companheiros e transmitia de sua alma para a alma deles a educação exemplar para eles seguirem-no nos mais minuciosos assuntos. Temos a biografia do amigo que cumpre com os deveres da amizade, fazendo seus amigos amarem-no como amam a si mesmos, e mais, um amor maior que o amor pela família e parentes. Temos também a biografia do homem corajoso, batalhador, líder vencedor, político honesto e vizinho educado... assim, a biografia de Muhammad (saas) abrange todos os aspectos da vida humana.. e esta abrangência não existe no que nos restou da biografia dos outros profetas. Moisés é o líder que salvou o seu povo da escravidão no Egito e estabeleceu para eles princípios que só servem para eles, não conhecemos em sua história o que o faz um exemplo para os orientadores, políticos, governantes, pais, esposos..., Jesus, o mensageiro que pregou que devemos buscar a Vida Eterna e adorar a Deus, se desapegou da vida mundana e não tinha teto, não tinha riqueza alguma... em sua biografia existente hoje não temos nele o modelo para o governante, o legislador – porque não casou - nem para o pai, o esposo – porque não casou -, e a mesma coisa podemos dizer sobre as outras filosofias... Buda, Confúcio, Aristóteles, Platão, Napoleão e outros grandes personagens da história. Se um desses serve de exemplo, serve de exemplo em um aspecto da vida... Muhammad é o único em quem Deus uniu todos os ensinamentos para a vida humana, o único que viveu todas as circunstancias da vida humana e o único que teve a sua biografia preservada desde o início de sua vida até o seu fim.

5.O profeta Muhammad (saas) praticou todos os ensinamentos que pregou. Esta particularidade é uma extensão das particularidades anteriores, a humanidade e a abrangência. Ele aplicou a conduta que ordenou com palavras na prática durante a sua vida. Exemplos: Na adoração: Quando ordenou a oração, rezou e todos os seus companheiros rezaram junto com ele e relataram para as gerações posteriores os detalhes da oração. Na conduta: Quando, por exemplo, aconselhou o perdão, a paciência ou a bondade, ele praticou estas condutas diversas vezes em sua vida. Nas situações diversas da vida: Se ele falou sobre o pobre paciente ou sobre o rico agradecido, ele foi pobre e rico, experimentou a amargura da fome e experimentou a fartura, sendo um exemplo para ambas as situações. Foi solteiro e foi casado, estabeleceu o sistema familiar que agrada a Deus e foi o exemplo do marido exemplar.

6.A biografia de Muhammad é a maior prova da autenticidade de sua profecia. A sua história prova que ele é o mensageiro de Deus, a sua biografia é de um homem completo que transmitiu a mensagem de Deus transferindo-se de vitória a vitória não através de milagres, mas de maneira natural. Ele pregou e foi molestado, tranmistiu e teve seguidores, precisou fazer uso da força e fez, era sábio, era um líder dinâmico, e assim, quando chegou a hora de sua morte, a sua mensagem já envolvia a Peninsula Arabica inteira através da fé, não através da indução e colonização.

- Quem refletir sobre a situação dos árabes na época da profecia, seus costumes e como eles resistiram à pregação de sua mensagem com os mais variados meios, até mesmo com tentativa de assassinato;

- quem refletir sobre as diferenças entre ele e seus perseguidores (a não equiparação do que ele e eles possuíam em número e condições) e como ele foi vitorioso em todo combate contra os seus inimigos.

- quem conhecer o curto período da sua Mensagem até a sua morte, que durou 23 anos, quem conhecer e refletir sobre Muhammad terá a CONVICÇÃO de que ele é mensageiro de Deus, e que a força, a firmeza, a influência, a vitória que ele teve ocorreram exatamente porque ele é UM VERDADEIRO PROFETA. Deus não apoiaria a quem mente sobre a profecia um apoio tão particular e único na historia...

A vida, a biografia do profeta Muhammad é prova inconteste de sua profecia, e é uma prova racional. O que ele teve de milagres não é a principal prova da verdade de sua profecia. Constatamos que nenhum dos que o perseguiram acreditou nele ao ver milagres sendo que os milagres sensitivos e materiais são argumento contra quem os vê. E quem crê em Muhammad como mensageiro de Deus hoje (após não terem visto os milagres materiais) tem como prova para a verdade desta crença OS SINAIS RACIONAIS, e o principal milagre é o ALCORÃO SAGRADO.

Isso não ocorreu com os outros profetas, podemos afirmar que a crença em Jesus, em Moisés se deu através dos milagres da época, portanto esta é uma particularidade da profecia de Muhammad (saas): o fato de ter a prova racional, além de ter os milagres como prova de sua profecia (e isso se deve ao fato de Muhammad ser o último dos mensageiros, não há profeta após Muhammad que irá nos trazer um milagre como os vistos na vida de Jesus, Moisés, Abraão e outros profetas).

O profeta Muhammad (saas) também teve diversos milagres, centenas de providências divinas, e isso é uma honra de Deus concedida a Muhammad (saas) e um argumento contra os seus contestadores. Porém, quem ler o Alcorão atentamente verá que a mensagem do Alcorão se apoiou no argumento racional, lógico e científico, na observação da grandeza da criação de Deus com a revelação do Livro que expressa a Sua orientação...

E eles dizem: Que se faça descer sobre ele sinais de seu Senhor! Dize: “Os sinais estão, apenas, junto de Deus, e sou apenas evidente admoestador”. E não lhes basta que façamos descer sobre ti o Livro, que se recita para eles! Por certo, há nisso misericórdia e lembrança para um povo que crê (Al Ankabut 50-51).

E ainda sobre as exigências que faziam pedindo milagres para crer, Allah, Altíssimo seja, ordenou a Muhammad (saas) que respondesse: Dize: Glorificado seja! Quem sou eu senão um humano mensageiro. Lemos no Alcorão Sagrado:

E dizem: “Não creremos em ti, até que nos faças emanar, da terra uma nascente. Ou que haja para ti um jardim de tamareiras e videiras, e que faças emanar os rios, abundantemente, através dele. Ou que faças cair, sobre nós, como pretendes, o céu em pedaços, ou que faças vir Allah e os anjos, frente a frente. Ou que haja para ti uma casa repleta de ornamento, ou que ascendas ao céu. E não creremos em tua ascensão, até que faças descer sobre nós um Livro, que leremos”. Dize: Glorificado seja! Quem sou eu senão um humano mensageiro (Al Issrá 91-93).

Muhammad era analfabeto, não lia nem escrevia, e nunca teve acesso a estudo ou viajou em busca de conhecimento fora de sua cidade natal, isso tudo faz impossível ele ter escrito ou composto o Alcorão, e faz do Alcorão a palavra de Deus revelada a ele. Faz do Alcorão uma prova da autenticidade da mensagem de Muhammad...

E antes dele, tu não recitavas livro algum nem o escrevias com tua destra; nesse caso, os defensores da falsidade haveriam duvidado. Mas ele é constituído de evidentes versículos encerrados nos corações aos quais foi concedida a ciência. E não negam Nossos versículos senão os injustos (Al Ánkabut 48-49).

Desta maneira, o Alcorão Sagrado estabelece claramente que Muhammad é um ser humano mensageiro, e que não se apóia em sua mensagem nas anormalidades e milagres, mas fala às mentes e corações.

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim - Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen
Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad.

Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Allah(SW) do universo.

Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW)).

"Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." 8:24


Fonte:http://www.islam.com.br

segunda-feira, abril 19, 2010

DÚVIDAS... O ALCORÃO RESPONDE

1- Quem e o criador?

(40:64) سورة غافر (O Remissório)


Deus foi Quem fez a terra como berço, o céu como teto, modelou e aperfeiçoou as vossas configurações, e vos agraciou com todo o bem. Tal é Deus, vosso Senhor. Bendito seja Deus, Senhor do Universo!

(39:6)سورة الزمر (Os Grupos)


Criou-vos de uma só pessoa (Adão); então, criou, da mesma, a sua esposa (Hawwa) (Eva), e vos criou oito espécies de gado (ovelha, macho e fêmea; cabra, macho e fêmea; camelo macho e fêmea e bois macho e fêmea). Configura-vos paulatinamente no ventre de vossas mães, entre três trevas (criação apos criação). Tal é Deus, vosso Senhor; d’Ele é a soberania. (La illah illa Allah), Não há mais divindade, além d’Ele.

(7:54)سورة الأعراف (Os Cimos)


Vosso Senhor é Deus, Que criou os céus e a terra em seis dias, assumindo, em seguida, o Trono. Ele ensombrasse o dia com a noite, que o sucede incessantemente. O sol, a lua e as estrelas estão submetidas ao Seu comando. Acaso, não Lhe pertencem a criação e o poder? Bendito seja Deus, Senhor do Universo.

(10:32)سورة يونس (Jonas)


Tal é Deus, vosso verdadeiro Senhor; e que há, fora da verdade, senão o erro? Como, então, vos afastais?

2-Quem é Allah?

(59:23-24) سورة الحشر (O Desterro)


Ele é Deus; não há mais divindade além d’Ele, Soberano, Augusto, Pacífico, Salvador, Zeloso, Poderoso, Compulsor, Supremo! Glorificado seja Deus, de tudo quanto (Lhe) associam!

Ele é Deus, Criador, Onifeitor, Formador. Seus são os mais sublimes atributos. Tudo quanto existe nos céus e na terra glorifica-O, porque é o Poderoso, o Prudentíssimo.

(20:14)سورة طه (Ta Ha)


Sou Deus. Não há divindade além de Mim! Adora-Me, pois, e observa a oração, para celebrar o Meu nome

(2:255) سورة البقرة (A Vaca)


Deus! Não há mais divindade além d’Ele, Vivente, Subsistente, a Quem jamais alcança a inatividade ou o sono; d’Ele é tudo quanto existe nos céus e na terra. Quem poderá interceder junto a Ele, sem a Sua anuência? Ele conhece tanto o passado como o futuro, e eles (humanos) nada conhecem a Sua ciência, senão o que Ele permite. O Seu Trono abrange os céus e a terra, cuja preservação não O abate, porque é o Ingente, o Altíssimo.

(35:13)سورة فاطر (O Criador)


Ele insere a noite no dia e o dia na noite e rege o sol e a lua; cada um percorrerá o seu curso até um término prefixado. Tal é Deus para vós, vosso Senhor, e é d’Ele o Reino. Quanto aos que invocais em vez d’Ele, não possuem o mínimo que seja de poder.

(3:18)سورة آل عمران (A Família de Imran)


Deus dá testemunho de que não há mais divindade além d’Ele; os anjos e os sábios O confirmam Justiceiro; não há mais divindades além d’Ele, o Poderoso, o Prudentíssimo.

(3:51)سورة آل عمران (A Família de Imran)


Sabei que Deus é meu Senhor e vosso. Adorai-O, pois. Essa é a senda reta.

3-Tu pensas que Allah te criou por diversão e sem nenhum objetivo?

(3:115) سورة آل عمران (A Família de Imran)


Pensais, porventura, que vos criamos por diversão e que jamais retornareis a Nós.

4 – Com que propósito Deus criou a Humanidade?

(51:56)سورة الذاريات (Os Ventos Disseminadores)


E Eu (Allah) não Criei Espíritos, Demónios e a Humanidade, excepto para que devessem Me Adorar (Únicamente).

5- O que é que Allah nos manda fazer?

(4:58)سورة النساء (As Mulheres)


Deus manda restituir a seu dono o que vos está confiado; quando julgardes vossos semelhantes, fazei-o eqüidade. Quão excelente é isso a que Deus vos exorta! Ele é Oniouvinte, Onividente.

(6:151)سورة الأنعام (O Gado)


Dize (ainda mais): Vinde, para que eu vos prescreva o que vosso Senhor vos vedou: Não Lhe atribuais parceiros; tratai com benevolência vossos pais; não sejais filicidas, por temor á miséria- Nós vos sustentaremos, tão bem quanto aos vossos filhos -; não vos aproximeis das obscenidades, tanto pública, como privadamente, e não mateis, senão legitimamente, o que Deus proibiu matar. Eis o que Ele vos prescreve, para que raciocineis.



6- De onde devemos procurar orientação?

(1:1-6)الفاتحة (A Abertura)


Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, Senhor do Universo,

Clemente, o Misericordioso,

Soberano do Dia do Juízo.

Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda!

Guia-nos à senda reta

7- A quem devemos invocar perante um desastre?

(29: 65)سورة العنكبوت (A Aranha)


Quando embarcam nos navios, invocam Deus sinceramente; porém, quando, a salvo, chegam à terra, eis que (Lhe) atribuem parceiros,

(10-12 )سورة يونس (Jonas)


E se o infortúnio açoita o homem, ele Nos implora, quer esteja deitado, sentado ou em pé. Porém, quando o libertamos de seu infortúnio, ei-lo que caminha, como se não Nos tivesse implorado quando o infortúnio o açoitava. Assim foram abrilhantados os atos dos transgressores (por Satanás).

8- O que aconteceu às nações precedentes quando desobedeceram a Allah?

(29:40)سورة العنكبوت (A Aranha)


Porém, castigamos cada um, por seus pecados; sobre alguns deles desencadeamos um furacão; a outros, fulminou-os o estrondo; a outros, fizemo-los serem tragados pela terra e, a outros, afogamo-los. É inconcebível que Deus os houvesse condenado; outrossim, condenaram-se a si mesmos.

9- Allah guarda e conserva o Quran da deturpação?

(15:9)سورة الحجر (Alhijr)


Nos exatamente revelamos a Mensagem e somos na verdade o Seu Preservador (da corrupção)


10- A quem devemos adorar?

(20-14)سورة طه (Ta Ha)


Sou Deus. Não há divindade além de Mim! Adora-Me, pois, e observa a oração, para celebrar o Meu nome.


11- Qual é a religião perante Allah?

(3-19)سورة آل عمران (A Família de Imran)


Para Deus a religião é o Islam. E os adeptos do Livro (os Judeus e Cristãos) só discordaram por inveja, depois que a verdade lhes foi revelada. Porém, quem nega os versículos (provas evidentes, sinais, revelações, etc.) de Deus, saiba que Deus é Destro em ajustar contas.

12- Qual é a religião que é aceite perante Allah?

(3:85)سورة آل عمران (A Família de Imran)


E quem quer que almeje (impingir) outra religião, que não seja o Islã, (aquela) jamais será aceite e, no outro mundo, essa pessoa contar-se-á entre os desventurados.

13- De onde vem o Alcorão?

(42:3 )سورة الشورى (A Consulta)


Assim te revela, (O Mohammad صلى الله عليه وسلم) como (o fez) àqueles que te precederam, Deus, o Poderoso, o Prudentíssimo.

(6:114 )سورة الأنعام (O Gado)


Dize: (O Mohammad صلى الله عليه وسلم ) Poderia eu anelar outro árbitro que não fosse Deus, quando foi Ele Quem vos revelou o Livro (Alcorão) detalhado? Aqueles a quem revelamos o Livro (Evangelho) sabem que ele é uma revelação verdadeira, que emana do teu Senhor. Não sejas, pois, dos que duvidam.

14 – Por que Allah enviou mensageiros?

(4:64)سورة النساء (As Mulheres)


Jamais enviaríamos um mensageiro que não devesse ser obedecido, com a anuência de Deus.

15- Será que temos que acreditar em todos mensageiros?

(2:285)سورة البقرة (A Vaca)


O Mensageiro crê no que foi revelado por seu Senhor e todos os fiéis crêem em Deus, em Seus anjos, em Seus Livros e em Seus mensageiros. Nós não fazemos distinção entre os Seus mensageiros. Disseram: Escutamos e obedecemos. Só anelamos a Tua indulgência, ó Senhor nosso! A Ti será o retorno!

16- O que aconteceu com as escrituras precedentes?

(4:46)سورة النساء (As Mulheres)


Entre os judeus, há aqueles que deturpam as palavras, quanto ao seu significado. Dizem: Ouvimos e nos rebelamos. Dizem ainda: "Issmah ghaira mussmaen, wa ráina, distorcendo-lhes, assim, os sentidos, difamando a religião. Porém, se tivessem dito: Ouvimos e obedecemos. Escuta-nos e digna-nos com a Tua atenção ("anzurna" em vez de "Ráina"), teria sido melhor e mais propício para eles. Porém, Deus os amaldiçoa por sua perfídia, porque não crêem, senão pouquíssimos deles.

(5:13)سورة المائدة (A Mesa Servida)


Porém, pela violação de sua promessa, amaldiçoamo-los e endurecemos os seus corações. Eles deturparam as palavras (do Livro) e se esqueceram de grande parte que lhes foi revelado; não cessas de descobrir a perfídia de todos eles, salvo de uma pequena parte; porém, indulta-os e perdoa-lhes os erros, porque Deus aprecia os benfeitores.

17- Quem é o Último mensageiro?

(3:144)سورة آل عمران (A Família de Imran)


Mohammad não é senão um Mensageiro, a quem outros mensageiros precederam. Porventura, se morresse ou fosse morto, voltaríeis à incredulidade? Mas quem voltar a ela em nada prejudicará Deus; e Deus recompensará os agradecidos.


18- Para quem foi enviado o mensageiro (Muhammad)?

(34:28)سورة سبأ (Sabá)


E não te enviamos, senão como universal (Mensageiro), alvissareiro e admoestador para os humanos; porém, a maioria dos humanos o ignora.

19- O que é que Deus preparou para aqueles que crêem entre os judeus e os cristãos?

(57:28)سورة الحديد (O Ferro)


Ó fiéis, temei a Deus e crede em Seu Mensageiro (O Muhammad)! (em Moises os Judeus e os Cristãos em Jesus) Ele vos concederá dupla porção da Sua misericórdia, dar-vos-á uma luz, com que vos encaminhará e vos perdoará; e Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.

20- Que semelhança do Jesus ante Deus?

(3-59)سورة آل عمران (A Família de Imran)


O exemplo de Jesus, ante Deus, é idêntico ao de Adão, que Ele criou do pó, então lhe disse: Seja! e foi.


21- O que é que Allah disse acerca da Maria?

(3:42-47)سورة آل عمران (A Família de Imran)


Recorda-te de quando os anjos disseram: Ó Maria, é certo que Deus te elegeu e te purificou, e te preferiu a todas as mulheres da humanidade!

Ó Maria, consagra-te ao Senhor! Prostra-te e genuflecte, com os genuflexos!

Estes são alguns relatos do incognoscível, que te revelamos (ó Mensageiro). Tu não estavas presente com eles (os judeus) quando, com setas, tiravam a sorte para decidir quem se encarregaria de Maria; tampouco estavam presentes quando rivalizavam entre si.

(Recorda-te) quando os anjos disseram: Ó Maria, por certo que Deus te anuncia o Seu Verbo, cujo nome será o Messias, Jesus, filho de Maria, nobre neste mundo e no outro, e que se contará entre os diletos de Deus.

Falará aos homens, ainda no berço, bem como na maturidade, e se contará entre os virtuosos.

Perguntou: Ó Senhor meu, como poderei ter um filho, se mortal algum jamais me tocou? Disse-lhe o anjo: Assim será. Deus cria o que deseja, posto que quando decreta algo, diz: Seja! e é.

22- Será que Jesus foi crucificado e morreu na cruz?

(4:157-158)سورة النساء (As Mulheres)


E por dizerem: Matamos o Messias, Jesus, filho de Maria, o Mensageiro de Deus, embora não sendo, na realidade, certo que o mataram, nem o crucificaram, senão que isso lhes foi simulado. E aqueles que discordam, quanto a isso, estão na dúvida, porque não possuem conhecimento algum, abstraindo-se tão-somente em conjecturas; porém, o fato é que não o mataram.

Outrossim, Deus fê-lo ascender até Ele, porque é Poderoso, Prudentíssimo.

23- O Jesus foi filho de Deus ?

(112:1-4)سورة الإِخلاص (A Unicidade)


Dize: (O Mohammad) Ele é Deus, o Único

Deus! O Absoluto!

Jamais gerou ou foi gerado!

E ninguém é comparável a Ele


24– Como pode estar Seguro?

(6:82)سورة الأنعام (O Gado)


Os fiéis que não obscurecerem a sua fé com injustiças obterão a segurança e serão iluminados.

25- O que é a vida mundana?

(57:20)سورة الحديد (O Ferro)


Sabei que a vida terrena é tão-somente jogo e diversão, veleidades, mútua vanglória e rivalidade, com respeito à multiplicação de bens e filhos; é como a chuva, que compraz aos cultivadores, por vivificar a plantação; logo, completa-se o seu crescimento e a verás amarelada e transformada em feno. Na outra vida haverá castigos severos (para os mal feitores e os desobedientes), indulgência e complacência de Deus. Que é vida terrena, senão um prazer ilusório?


26- Tudo quanto possuís das bênçãos e desfrutais, é de Allah?

(16:53)سورة النحل (As Abelhas)


Todas as mercês de que desfrutais emanam d’Ele; e quando vos açoita a adversidade, só a Ele rogais.


27- Como poderia garantir as bênçãos de Allah?

(14:7)سورة إِبراهيم (Abraão)


E (recorda) de quando o vosso Senhor vos proclamou: Se Me agradecerdes (aceitando a fé e não adorando outro somente Deus), multiplicar-vos-ei (de minhas bênçãos); se Me desagradecerdes, sem dúvida que o Meu castigo será severíssimo.

28- Como poderia proteger-se de um tormento doloroso?

(61:10-11) سورة الصف (As Fileiras)


Ó fiéis, quereis que vos indique uma troca que vos livre de um castigo doloroso?

É que creiais em Deus e em Seu Mensageiro, (Muhammad صلى الله عليه وسلم ).

29- O que acontecerá a quem depositar sua confiança em Deus?

(65:3)سورة الطلاق (O Divórcio)


E o agraciará, de onde menos esperar. Quanto àquele que se encomendar a Deus, saiba que Ele será Suficiente, porque Deus cumpre o que promete. Certamente Deus predestinou uma proporção para cada coisa.

30- Qual é o destino dos descrentes?

(57:15)سورة الحديد (O Ferro)


Assim, pois, hoje não se aceitará resgate algum por vós (hipócritas), nem pelos incrédulos (em a Unicidade) de Allah A vossa morada será o fogo, que é o que merecestes. E que funesto destino!

31- Qual é o destino dos crentes?

(4:57)سورة النساء (As Mulheres)


Quanto aos fiéis (na unicidade de Allah), que praticam o bem, introduzi-lo-emos em jardins, abaixo dos quais correm rios, onde morarão eternamente, onde terão esposas imaculadas, e os faremos desfrutar de uma densa sombra.

32- Como é que pode ser feliz?

(16:97)سورة النحل (As Abelhas)


Quem praticar o bem, seja homem ou mulher, e for fiel, Le concederemos uma vida agradável e premiaremos com uma recompensa, de acordo com a melhor das ações.


BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen
Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad

Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Allah(SW) do universo.

Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW)).

"Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." 8:24

Compilado por Hajj Hamza Abdullah Islam - O menor dos servos de Allah SW

A JUVENTUDE NO ISLAMISMO

Queridos irmãos e leitores, sabemos que não existe o novo sem o velho e também que nenhum processo poderá ser levado adiante sem a participação dos jovens. Eles são nossos substitutos naturais. Para isso têm que ser bem preparados para que nossas ações e criações tenha uma sequencia lógica.No caso do Islamismo não foi diferente a adesão dos jovens foi primordial para sua propagação após a sua revelação ao Profeta Muhammad SAASW ha 1431 anos atrás. Nessa khutuba (Sermão) proferido na Mesquita de Cuiabá MT, na última sexta feira discursamos sobre esse assunto. Vejam o artigo na íntegra.

O Louvor é para Allah. Nós O exaltamos, imploramos Sua ajuda e rogamos pelo Seu perdão. Aquele a quem Allah orienta não se desviará, e aquele a quem Allah permite que se desvie ninguém poderá orientá-lo. Testemunho que não há outra divindade além de Allah, o Único, e que Ele não tem parceiros. E testemunho que Mohammad é Seu servo e mensageiro, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, com seus familiares e companheiros, e todos que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro. Diz Allah em Seu Nobre Livro: Ó vós que credes! Temei a Allah como se deve temê-lO e não morrais se não como muçulmanos. A verdadeira palavra está no Alcorão. A melhor orientação é a do Profeta Mohammad (s). A pior coisa é A Inovação, e toda inovação é desorientação. E toda desorientação leva ao Inferno.

A demais! Queridos irmãos e irmãs no Islam, o mensageiro de Deus (s) nos relatou sete tipos de pessoas dos quais estarão sob a sombra do Trono do Misericordioso no Dia do Juízo Final; quando o sol estiver muito próximo de suas cabeças. Disse o Mensageiro de Deus (s): “Sete indivíduos serão aqueles que estarão à sombra de Deus no Dia do Juízo Final, quando não haverá outra sombra a além da d’Ele. São: 1- O governante justo; 2- O jovem que passou sua juventude adorando e servindo à Deus; 3- Aquele que tiver o coração permanentemente ligado a mesquita; 4- Duas pessoas que se amam por amor a Deus; se juntam para aprazer a Deus e se separam para aprazê-lo; 5- Aquele que for incitado a cometer um pecado por uma bela mulher e não aceitar, dizendo: temo a Deus; 6- Aquele que faz caridade em segredo, sem se mostrar, de tal forma que sua mão esquerda não sabe o que a direita dá; e 7- Aquele que se lembra de Deus com tanta temor, que seus olhos se enchem de lágrimas.”

Semana passada falamos sobre o primeiro tipo de pessoa que terá o privilegio de se guardar sob a sombra do Trono de Allah no dia do Juizo Final, e hoje daremos continuidade abordando o segundo tipo que é: “o jovem que passou sua juventude adorando e servindo à Deus”. O sermão de hoje na verdade é um convite aos jovens se voltarem a Deus e serem tementes e obedientes a Deus Todo Poderoso, principalmente nessa fase mais perigosa de suas vidas; a juventude. A maioria dos jovens, nos dias de hoje, se deixam iludir com sua força, com sua beleza e com sua energia; no entanto o muçulmano consciente aproveita essa energia força e o poder que existe durante a juventude, para ser usada na obediência e adoração a Allah, e jamais causando a ira de Allah. Infelizmente os jovens sem personalidade desperdiçam sua juventude com coisas fúteis e muitas vezes perigosas. Justo na fase mais produtiva, na fase em que ocorre a formação do caráter e do intelecto de um individuo.

O profeta Muhammad (s) disse: “Em verdade! Allah admira o jovem que se evita os pecados.” E Hafsa Bint Sirin (r) disse, incentivando os jovens a tirar o máximo proveito de sua juventude antes que a velhice ou a morte os alcance: “Ó jovens! Sejam produtivos, por que a ação na juventude representa a força da nação. E o Sol do entardecer não ilumina o dia tanto o quanto o faz ao meio dia.”

Ibn Abbass (r) relatou que ouvira O Profeta Mohammad (s) advertir uma pessoa: “Aproveite 05 coisas antes que outras 05 coisas te aconteçam: 1- Sua juventude antes de sua velhice, 2- Sua saúde antes da sua doença, 3- Sua riqueza antes da sua pobreza, 4- Sua ociosidade antes da sua ocupação e 5- Sua vida antes da sua morte”. E em outra narrativa o nosso amado profeta Muhammad (s) disse: ''Todo servo, no Dia da Ressurreição, será perguntado sobre quatro coisas; sobre como despendeu a sua vida, como consumiu a sua mocidade, sobre a sua fortuna, como a conseguiu e em que gastou; e sobre o seu conhecimento, o que dele fez.''

Agora vamos dar alguns exemplo de jovens no Islam: 1- Califa Áli Ibn Abi Tálib (R): Foi o primeiro menino a se tornar muçulmano. Estava com oito anos de idade. Devido à sua pouca idade e a sua permanência na casa do Profeta (S), Áli Ibn Abi Tálib foi educado na boa conduta. Nunca adorou ídolos, nunca ingeriu álcool, nem conheceu o caminho da diversão e da indecência. No dia da Hégira, Áli Ibn Abi Talib (R) dormiu no leito do Profeta (S) em seu lugar, mesmo sabendo do perigo que estava correndo, uma vez que os politeístas estavam à espreita, do lado de fora, armados, querendo matar quem estava dormindo no leito. A sua vida, porém, não era mais querida do que a vida do Rassulullah (S). Áli (R) participou da batalha de Badr, e foi decisivo nela. Participou de Uhud, e estava do lado direito portando o estandarte depois de Mus’ab Ibn Umair. Participou da Batalha do Fosso.

Ussama b. Zaid (r):

No décimo ano da Hégira, o abençoado Profeta (S) expediu ordem para que uma força fosse preparada e enviada contra os bizantinos. Faziam parte dessa força Abu Bakr, Ômar Ibn al Khattab, Saad b. Abi Waccas, Abu Ubaida b. al Jarrah, e outros proeminentes Companheiros. O Profeta (S) deu o comando do exército ao Ussama b. Zaid, embora este ainda tivesse 17 anos de idade. O Profeta ordenou que o Ussama conduzisse a cavalaria até Al Balca, até a Fortaleza Darum, perto da cidade de Gaza, na Palestina.

Jafar bin Abi Tálib:

Jafar b. Abi Tálib, era irmão do Imamu Áli bin Abi Tálib, o Emir dos Crentes, primo do profeta (s). No oitavo ano da Hégira, o Profeta (S) aprontou um exército para batalhar contra os bizantinos, na Síria. Ele deu o comando do exército ao Zaid bin Háriça, dizendo: “Se o Zaid for morto ou ferido, deixai o Jafar bin Abi Tálib tomar o comando; se este for morto ou ferido, deixai o Abdullah bin Rawaha assumir o comando; e se este também for morto ou ferido, os muçulmanos deverão eles mesmos escolher o comandante.” Quando os muçulmanos chegaram a Muata, um vilarejo onde é agora a Jordânia, perto da fronteira com a Síria, constataram que os bizantinos haviam preparado um exército de cem mil soldados, apoiados por cem mil árabes cristãos das tribos de Lakhm, Judham, Qudaah, e outras. O número dos muçulmanos era três mil.

Logo depois que a batalha começou o Zaid bin Háriça caiu lutando valentemente até que exalou o seu último suspiro. Jafar, vendo o quanto os muçulmanos poderiam sair-se mal face a uma contestação desigual, desceu da sua linda baia e a aleijou com sua espada, para que ela não pudesse ser de valia para o inimigo. Portando o estandarte dos muçulmanos, ele irrompeu por entre as fileiras dos bizantinos, Ele continuou a encetar a batalha nas fileiras dos inimigos, até que recebeu um golpe que lhe decepou a mão direita. Pegou o estandarte com a mão esquerda, mas recebeu outro golpe que lhe decepou também a mão esquerda. Segurou o estandarte contra o peito com seus braços mutilados, até que foi atingido por um golpe final que o cortou ao meio.

Após o termino da batalha Abdullah Ibn Omar, contou que estavam verificando os martirizados e encontrou Jafar martirizado com 99 ferimentos.

O Mensageiro de Deus (S) quando soube do ocorrido, enxugando as lágrimas e orando disse: “Ó Deus, toma conta dos filhos do Jafar na sua ausência! Toma conta da esposa do Jafar na sua ausência!” E continuou dizendo: “Tive uma visão na qual vi o Jafar no Paraíso, na forma de uma ave cujas asas estavam manchadas de sangue, e cujas patas eram brilhantemente vermelhas.”

Moath (r) e Muawad (r)

Abdurrahman Bin Auf conta: “Eu estava na fileira; de repente, vi dois jovens de entre os ansar (irmãos) ao meu lado direito e esquerdo, tendo um desses me perguntado: “ Onde está Abu Jahal? Ainda não lhes tinha respondido quando surge outro a fazer-me a mesma pergunta. Surpreso com a curiosidade deles eu perguntei: “E o que vocês querem com Abu Jahal? Responderam: Ouvimos falar que ele insultou o Mensageiro de Deus (s) e juramos para nossa mãe que não retornaríamos para casa até nos vingar dele. Admirado com eles, Eu indiquei-lhes a direção. E eles atiraram-se contra Abu Jahal como águias. Abu Jahal, que estava todo vestido com armaduras de ferro, e tinha somente descobertas as canelas dos pés, viu-se no chão. Muádh e Muawad golpearam com suas espadas cortando-lhe o pé obrigando-o a cair do cavalo. E assim os dois correram até o Mensageiro de Deus (s) disputando entre si quem havia matado Abu Jahal. Então o Mensageiro disse num tom de brincadeira: “aquele que tiver a ponta da espada com sangue matou Abu Jahal.” Então os dois orgulhosamente exibiram as espadas. E disse o Mensageiro aos dois adolescentes: Os dois mataram Abu Jahal.

Queridos irmãos e irmãs no Islam, estes poucos exemplos de dedicação e esforço pela causa de Deus é para mostrar como os jovens gastaram sua juventude nos dias do Mensageiro de Deus. E graças ao esforço deles que o Islam chegou até nós. E aqui cabe uma pergunta a todos nós, jovens adultos e velhos, o quanto estamos dispostos a oferecer pela nossa religião? O que estamos dispostos a oferecer para preservar a religião de Deus? Sabendo que não é necessário desprender tanto esforço como os companheiros do Profeta o fizeram. Que Allah oriente nossos jovens para o bem e os protejam da má conduta da indecência. Amin! Wasalamu Alaikum!
--
“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

quinta-feira, abril 15, 2010

Tafsir (exegese) Surat Al Fatiha ( Surat da Abertura)‏

Em Nome de Allah, O Misericordioso, Misericordiador!

Louvado seja Allah, Senhor do Universo, e que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre o mais honrado dos Profetas e Mensageiros, o Profeta Muhamad, com seus familiares, seus companheiros e seus seguidores até o dia do Juízo Final. Amin!

Tafsir: Seria a exegese do Quran, ou seja, a interpretação, a explicação do Quran. Os métodos utilizados são:

1) Explicação do Quran pelo Quran, isso ocorre quando um versículo explica o outro (como veremos mais adiante). 

2) Explicar o Quran através da Sunna. O profeta SAAS disse: Em verdade foi me dado o Alcorão e um outro igual junto (referindo-se à sunn“a)”. Em outro hadith, o Mensageiro de Allah (SAAS) disse a Muaz Ibn Jabal quando o enviou para o Iêmen : “Com que irás julgar?” Ele disse : “Com o Livro de Allah.”. O Profeta disse: “E caso não encontre? Ele disse: “Com a sunna do Mensageiro de Allah” Então disse o Profeta: “E caso não encontres?” Ele disse: “Esforçarei-me para achar a resposta”. Então o Profeta bateu em seu peito e disse: “Louvor a Allah que guiou o mensageiro do mensageiro de Allah, para o que agrada Seu mensageiro”

3) Explicar o Quran pelos ditos dos sahabas (companheiros): Ibn Taimya disse: “Caso não encontres a exegese no alcorão nem na sunna, deves procurar nos ditos dos sahabas, pq eles são os que mais conhecem a respeito, por tudo o que eles presenciaram de sinais e acontecimentos e pelo grande conhecimento que possuíam, principalmente seus sábios, entre eles os 4 primeiros khalifas.

E ainda se não encontrares nos ditos dos sahabas, muitos sábios recorreram aos companheiros dos sahabas.

Sura Al Fatiha

Audho billahi mina shaitan aradim : Amparo-me em Allah contra o maldito demônio. Porque começamos as suras dessa forma? Porque Allah ordenou no Quran que assim fizéssemos: “Quando recitares o Quran, peça amparo de Allah contra o maldito demônio”

Em Nome de Allah, O Misericordioso, Misericordiador:

Louvor a Allah, Senhor dos Mundos

O Misericordioso, Misericordiador

Soberano do Dia do Juízo

So a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda

Guia-nos a senda reta a senda dos que agraciaste não a dos incursos em Tua ira nem a dos descaminhados

1° Versículo - Basmallah- “Bismillahi ar-Rahman ar-Rahim”( Em Nome de Allah, O Misericordioso, Misericordiador)

O muçulmano inicia todas as suas ações com a basmallah, por 2 motivos principais:

1-Buscar bênçãos começando com o nome de Allah;

2- expressar que a ação é só para Allah.

Então é como se o servo dissesse: “Eu busco a ajuda de Allah através do Seu nome, O Misericordioso, O Misericordiador na ação que estou prestes a fazer.” 

Abu Huraira relatou que o Profeta Muhamad (SAAS) disse: “Toda ação importante que não comece em nome de Allah não é positiva nem abençoada”

Vers. 2: “Alhamdulillahi Rab al ‘alamin” (Louvor a Allah, Senhor dos Mundos)

O significado da palavra al hamd é Louvar, exaltar, elogiar. Seu significado é mais geral do que a palavra Shukr (Agradecimento), pois a palavra shukr só é expressada em resposta a um favor, enquanto al hamd é expressada tanto em resposta a um favor como tanto a uma ação espontânea de Dhikr (Lembrança de Allah). A este respeito disse Ibn Abbas: “Alhamdulilah é a declaração de todo o servo grato”.

Conseqüentemente, se analisarmos o Quran veremos que os Profetas demonstram gratidão a Allah através da palavra hamd. Vejamos:

Allah disse ao Profeta Noé (AS) :

E quando estiverdes embarcado na arca, junto àqueles que estão contigo, dize: Louvor a Allah, que nos livrou dos iníquos! (sura 23:28)

O Profeta Ibrahim (AS) disse:

Louvor a Allah, que na minha velhice, me agraciou com Ismael e Isaac! Como o meu Senhor é Exorável! (14:39)

O Profeta Davi (AS) e o Profeta Salomão (AS):

Havíamos concedido a sabedoria a David e Salomão, os quais disseram: Louvor a Allah Que nos preferiu a muitos de Seus servos fiéis (27:15)

Allah disse ao nosso Profeta (SAAS) dizer:

E dize: Louvor a Allah, que jamais teve filho algum, tampouco teve parceiro algum na Soberania, nem (necessita) de ninguém para protegê-Lo da humilhação, e é exaltado com toda a magnificência. (17:111)

As pessoas do Paraíso dirão:

E dirão; Louvor a Allah, que nos tem livrado da aflição! O Nosso Senhor é Compensador, Indulgentíssimo. (35): 34)

Onde sua prece será: Glorificado sejas, ó Deus! Aí sua mútua saudação será: Paz! E o fim de sua prece será: Louvor a Allah, Senhor do Universo! (10): 10

É por isso que a palavra Hamd foi empregada nesse versículo da Sura Al Fatiha.

Vejamos a virtude de dizer Alhamdulilah:

Anas Ibn Malik relatou que o Profeta (SAAS) disse: “Se o mundo inteiro e seu conteúdo fosse colocado na mão de um homem da minha Ummah (Nação) e ele disser: Alhamdulilah, então Alhamdulilah seria melhor do que tudo o que a mão conteve”

A declaração de alhamdulilah seria melhor do que o mundo e tudo que ele contém, é porque o mundo logo perecerá e essas ações integras (como o proferir  Alhamdulilah) permanecem. Allah disse:

E Allah aumentará os orientados na orientação. As boas ações, as perduráveis, são mais meritórias e mais apreciáveis aos olhos do teu Senhor. [Maryam (19): 76]

Abu Mussa al-Ash’aree relatou que o Mensageiro de Allah (SAAS) disse: “A pureza é a metade da fé. Proferir Alhamdulilah preenche as balanças. E Subhan Allah walhamdulillah preenche o que está entre o céu e a terra.”(Muslim)

A palavra Rabb pode significar Senhor, Mestre, dono, etc. É um dos nomes de Allah que cria e sustenta todos suas criaturas, que regula seus negócios e concede todos os favores e bênçãos. Mais especificamente, Ele é aquele que cria, sustenta Seus servos sinceros, corrigindo e purificando seus corações, almas e ações. 

Al ‘alameen é tudo o que existe, é tudo que têm existência além de Allah SWT, segundo alguns sábios. Segundo outros, Mundos (‘alameen) se refere aos mundos dos gênios, humanos, anjos e demônios. Ex: 

Faraó disse: “E o que é o Senhor dos Mundos?” Moises disse: “O Senhor dos céus e da terra e do que há entre ambos, se estais convictos disso” . (26:23-24)

Nessa parte do versículo é essencial para a nossa compreensão do Tawhid (monoteísmo), pois deixa claro que Allah Louvado e Exaltado Seja, é distinto de Sua criação. Também aprendemos com esse versículo que Allah é o Único Criador e Sustentador e que Ele é Auto-Suficiente e a criação está em necessidade total Dele para todos os assuntos.

3 versiculo - Ar-Rahman Ar-Rahim (O Misericordioso, Misericordiador)

Estas são duas descrições de Allah e dois dentre Seus belos Nomes e atributos, ambos derivados da palavra “Rahma (Misericórdia)” de modo a expressar seu intenso e profundo significado.

Ar-Rahman é mais intenso que Ar-Rahim, porque Ar-Rahman é o dotado de Misericórdia que se estende a todas as criações deste mundo e para os crentes no futuro.

Ar-Rahim, por outro lado, é O dotado de Misericórdia que se estende só aos crentes no Dia do Julgamento, esse é o entendimento da maioria dos Sábios.

Outros resumiram da seguinte forma:

Ar-Rahman: O que mostra a Misericórdia nessa vida e na outra a todos.

Ar-Rahim: O que mostra a Misericórdia na vida futura para os crentes.

Por exemplo, como prova temos o versículo:

Ele é Quem vos abençoa, assim como (fazem) Seus anjos, para tirar-vos das trevas e levar-vos para a luz; sabei que Ele é Misericordioso(Rahim) para com os fiéis. [Al-Ahzaab (33): 43] 

Allah menciona no versículo seus nomes Ar-Rahman Ar Rahim, depois de ter mencionado Rabb al’alamin (Senhor dos Mundos), como forma de advertência e medo aos seus servos e ao mesmo tempo esperança . Encontramos diversos versículos que causam esse efeito no Quran e também encontramos na Sunnah. Por ex:

Notifica Meus servos de que sou o Indulgente, o Misericordiosíssimo. E que Meu castigo será o dolorosíssimo castigo!” [Al-Hijr 15: 49-50]

Remissório do pecado, Condescendente, Severíssimo no castigo, tem longo alcance. Não há mais divindade além d’Ele! A Ele será o retorno.”[Ghaafir 40: 3]

Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah (SAAS) disse: “Se o crente conhecesse o castigo que Allah dispõe, jamais teria esperanças de alcançar o Seu paraíso. E se o incrédulo conhecesse a Misericórdia que Allah dispõe, jamais perderia a esperança de alcançar o Seu Paraíso.” (Muslim)

4° versiculo - Malik Yaumideen: (Soberano do Dia do Juízo)

Os recitadores do Quran tem duas formas diferentes de recitar a primeira palavra desse versículo.

1°: Recitando Mâlik, significando Rei. Então o significado seria que a Realeza, Grandeza, Poder e autoridade nesse Dia só pertencerão a Allah em sua totalidade. Allah diz:

Dia em que sairão (dos seus sepulcros) e nada deles se ocultará a Deus. A quem pertencerá, nesse dia, o reino? A Deus, Único, Irresistibilíssimo. [Ghaafir (40): 16]

2°: Maalik, significando O Dono. E dessa forma o versículo significaria que nesse Dia tudo pertencerá a Allah e a ninguém mais, ou seja, ninguém poderá expressar uma opinião ou obrigar uma decisão como eles faziam nesse mundo. Allah diz:

No dia em que comparecerem o Espírito(1824) e os anjos enfileirados, ninguém poderá falar, salvo aquele a quem o Clemente o permitir; e falará a verdade.” [Um-Naba`a (78): 38]

Nesse dia seguirão um arauto, do qual não poderão afastar-se. As vozes humilhar-se-ão ante o Clemente, e tu não ouvirás mais do que sussurros.” [Taa Haa (20): 108]

“Ele conhece tanto o que há antes deles como o que há depois deles, e não podem interceder em favor de ninguém, salvo de quem a Ele aprouver, são, ante seu temor, a Ele reverentes.” Al-Anbiyaa (21): 28]

Ambas as recitações tem um sentido bom e profundo. Alguns sábios do tafsir dizem que Allah Mâlik é um atributo da essência e já Maalik é um atributo da Ação.

Abu Huraira relata que o Mensageiro de Allah (SAAS) disse: “No Dia da Ressurreição Allah segurará a Terra e dobrará o céu com Sua mão direita. Então Ele dirá: ‘Eu sou o Rei, onde estão os reis que reinaram na Terra?’”

A palavra Yaum significa um período de tempo transcorrido. Pode se referir como o período de 1 dia ou então ou como períodos de tempo maior que 1 dia.

A palavra deen que significa contas ou recompensa. Como por ex. empregado no versículo:

“Nesse dia Deus os recompensará pelo que merecerem (deenahum), e então saberão que Deus é a verdade Manifesta.” [An-Nur (24): 25] 

Ou seja, significa recompensa das ações com justiça completa.

Então, Yaumideen significa: Dia em que os servos serão julgados, O Dia da Ressurreição. Ele os recompensará pelas ações, se forem boas será boa a recompensa, se forem ruins será ruim a recompensa, com exceção daquele a quem Allah SWT perdoa. 

Não há nenhuma explicação adicional quanto a yaumideen, mas Allah SWT diz no Quran: 

E que te fará entender o que é o Dia do Juízo (Yamideen)? Novamente o que te fará entender o que é o Dia do Juízo? É o dia em que nenhuma alma poderá advogar por outra, porque o mando, nesse dia, só será de Allah.” (82: 17-19) 

5° versículo - Yaka Na’budu wa yaka Nasta’in (So a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda)

Yaka Na’abudu: (Só a Ti adoramos)

Em um só versículo da Fatihat, Allah reuniu toda a relação entre a criatura e o criador. A adoração é o máximo do amor, acompanhado com a máxima submissão. Na’budu vem de ‘ibada .A adoração é verdadeira quando se toma por exemplo e guia do Mensageiro de Allah SAAS, ou seja, seguindo a sunna e quando a adoração é feita somente com o intuito de agradar a Allah. Então essas duas condições tem q estar presente para a ação ser considerada adoração e conseqüentemente para que seja aceita por Allah. Essas condições estão comprovadas em 2 hadith:

O primeiro, que foi relatado por Omar Ibn Khatab que narrou que o Mensageiro de Allah disse: “As obras vem determinadas pelas intenções. Assim, cada homem alcançará o que busca de acordo com suas intenções...” (Bukhari e Muslim)

E o segundo: Aisha relatou que o Mensageiro de Allah (SAAS) disse: “Aquele que tentar introduzir em nossa religiao algo que não faça parte dela será rechaçado.” (Bukhari e Muslim)

Ou seja, a ação deve estar correta de acordo com o Quran e a Sunna e com a intenção de somente agradar a Allah. Então se a ação é correta mas não for sincera não será aceita, da mesma forma, se ela for sincera mas não for correta. É sincero quando for pela causa de Allah e será correta se for conforme o Quran e a Sunna.

Yaka Nasta’in : (Só de Ti imploramos ajuda)

Isso quer dizer que só buscamos a ajuda de Allah, pois Tudo está abaixo de Seu controle. Demonstrando nossa total confiança Nele.Essa parte do versículo seria a conseqüência da primeira parte. Logo, se só Allah adoramos Só a Ele imploraremos ajuda.

E de Allah é o invisível dos céus e da Terra. E a Ele retorna toda a determinação. Então, adora-o e Nele confia. E o Teu Senhor não esta desatento ao que fazeis.” (11: 123)

Então, se ele voltam as costas, dize: Allah Basta-me. Não existe deus senão Ele. Nele confio. E Ele é Senhor do magnífico trono.”[Tawbah (9): 129]

O islam todo se resume nesses dois princípios: Nós não adoramos nada além de Allah e nós não colocamos nossa confiança em outro que não seja Allah. Esses são os meios da felicidade perpétua e segurança de todos os males, ou seja, não há nenhum caminho para a vitória exceto estabelecendo esses 2 pilares.

Por isso alguns sábios disseram:

O segredo do Quran está na Fatiha e seu segredo é o versículo: Yaka Na’abudu wa yaka Nasta’in.”

6° versículo- Ihdina Siratal Mustaqim: (Guia-nos a senda reta)

Ou seja, depois de Louvar a Allah nós imploramos a Allah. Esse é o modo mais virtuoso de se fazer uma suplica, primeiro louvando e depois implorando. Conforme o que nos ensinou o Mensageiro de Allah (SAAS) a melhor forma é primeiro Louvar a Allah e após isso enviar as bênçãos de Allah ao Seu Mensageiro e logo após então fazer a súplica.

A palavra Ihdina vem da palavra Hidaya que significa orientação. Essa orientação pode ser interpretada tanto no sentido de nos evidenciar o caminho do bem e do mal, como no sentido de clarear a verdade, e também no sentido de nos orientar no Dia do Juízo até o paraíso, ou seja, na ponte que teremos que passar.

Sirata al Mustaqim (caminho reto): Tem varias interpretações , conforme alguns, seria o livro de Allah, outros dizem que é o Islam, outros dizem que é o profeta de Allah e os dois primeiros Khalifas: Abu Baker e Omar, outros interpretam como a verdade. 

Na verdade todas essas opiniões estão corretas pois, pra seguir o Islam deve seguir o Profeta e os 2 primeiros khalifas , esses seguiram a verdade, e o Quran é a verdade e quem seguir o Quran obedece a Allah.

Segundo um hadith, Allah SWT exemplificou com uma parábola:

“Há uma estrada que conduz diretamente ao destino. Nas laterais da estrada há uma parede na qual há portas abertas com cortinas que os esperam. Do fim remoto da estrada, uma voz chama, 'proceda diretamente e não desvie.' Sempre que alguém pretende erguer uma cortina da porta outra voz chama de acima, 'Tome cuidado! não erga a cortina, caso contrário você será atraído dentro.'”

O Profeta (SAAS) explicou a parábola dizendo que o caminho direto é Islaam, as paredes são os limites impostos por Allaah, as portas abertas são as coisas que ele proibiu, a voz que chama do fim da estrada é o Qur`aan e a voz sobre as quais chamam é o monitor de Allaah no coração de todo crente.

Allah nos ensinou a suplicar da seguinte forma, no Quran Karim:

Oh Senhor nosso, não desvies os nossos coraçoes, depois de teres nos guiado, e agracia-nos com a Tua Misericórdia, porque Tu és o Munificente por excelência.” [Al Imraan (3): 8]

7° versículo- Sirata aladhina an’amta ‘aleihem (a senda dos que agraciaste) 

Depois do servo ter pedido a orientação ao caminho certo, Allah esclarece o que é o caminho certo nesse versículo e em outro versículo explica :

E que obedece a Allah e ao Mensageiro, esses estarão com os que Allah agracia: os Profeta, os verazes, os mártires e os virtuosos. Que excelentes companheiros serão.”[Um-Nisaa ` (4): 65-69] 

Ghair al maghdubi ‘aleihem (não a dos incursos em Tua ira): Maghdub vem da palavra em árabe ghadab que significa fúria, raiva, ira e é o contrario de satisfação (Ridaa)

Wala Dalin (nem a dos descaminhados) : Dalin vem da palavra dalal que significa desviar da meta planejada ou divergir do verdadeiro caminho, lingüisticamente é o oposto da orientação.

Segundo um hadith : Adi Bin Hatim disse: Eu perguntei para o Mensageiro de Allah sobre quem Allah está dizendo quando diz: “não aos dos incursos na Tua Ira” Ele disse: se refere aos judeus. Eu perguntei e “nem a dos desencaminhados” e ele (SAAS) disse: “os cristãos, são eles que foram desencaminhados.”

Isso também é comprovado com as declarações de Allah com relação aos judeus no Quran:

“Que execrável o preço pelo qual venderam suas almas, ao renegarem o que Allah fez descer, movidos pela revolta de que Allah fizesse descer algo de Seu favor sobre quem Ele quisesse, dentre Seus servos. Então incorreram em ira sobre ira. E haverá para os renegadores da fé aviltante castigo” [Al-Baqarah (2): 90]

“Dize: Informar-vos-ei do que é pior que isso, como retribuição junto de Allah? os que Allah amaldiçoou e contra quem se irou, de quem fez símios e porcos, e os que adoram o sedutor esses estão em pior situação e mais descaminhados do caminho certo.” [Al-Maa`idah (5): 60]

E Allah disse com relação aos cristãos:

Dize: Oh seguidores do livro não vos excedais , profanando a verdade em vossa religiao, e não sigais as paixões de um povo que com efeito se descaminhou anteriormente, e descaminhou a muitos outros, e se descaminharam do caminho certo. [Al-Maa`idah (5): 77]

Pra finalizar existe um hadith Qudsi que Allah diz: 

Dividi a oração entre Mim e meu servo:

Quando meu servo diz: “Louvor a Allah, Senhor dos Mundos”diz Allah: Meu servo me louvou. Quando o servo diz: “O Misericordioso, Misericordiador” Allah diz: “Meu servo me elogiou”. Quando o servo diz: “Soberano do Dia do Juízo” Allah diz: Meu servo Me glorificou. E qdo o servo diz: “So a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda” Allah diz: isso é entre Mim e meu servo. E quando o servo diz: “Guia-nos a senda reta a senda dos que agraciaste não a dos incursos em Tua ira nem a dos descaminhados” Allah diz: “isso é para o Meu servo, e ao Meu servo darei o que pediu.” (relatado por Muslim)

Oh Allah para Ti são todos os louvores e todo o agradecimento.Louvado sejas por ter nos guiado ao Islam e ter nos guiado para a fé, Oh Allah para Ti são os louvores em todas as circunstanicas. Oh Allah abençoe e exalte nosso amado profeta Muhamad, sua família, seus companheiros e seus seguidores.

Oh Allah lhe imploramos que nos conceda a retidão dos corretos, as ações dos verdadeiros crentes, a sinceridade dos arrependidos, a Constância dos perseverantes, a precaução dos que Te temem, a saudade dos que Te amam, a devoção dos devotos piedosos e a sabedoria dos sábios.

Oh Allah perdoa-nos, tem misericórdia de nós e aceita nosso arrependimento, em verdade Tu es quem aceita o arrependimento , O Perdoador

Oh Allah, na sua misericórdia nos socorremos, socorra e guie a Ummah do teu amado Profeta SAAS, uma os corações dos muçulmanos e guie-os para a verdade e a retidão, para o Quran e a Sunna. Oh Allah conceda a vitória ao islam, ao seu livro, a sunna do teu Profeta e aos teus servos crentes. Oh Allah proteja nossos irmãos no Iraque, na Palestina, na Chechenia e em todos os lugares e conceda-lhe a vitória sobre os inimigos. Oh Allah nossos irmãos necessitam da Sua Misericórdia, envie seu socorro e sua misericórdia sobre eles. 

Oh Allah não permita que saiamos deste local antes de teres perdoado nossos erros e pecados, aceitado nosso esforço, sem teres enviado sobre nós a sua misericórdia e sem que estejas satisfeito conosco e aceitado nosso Du’a. 

E que a paz, as bênçãos de Allah estejam sobre o Profeta Muhamad e com todos seus seguidores até o dia do juízo, e Louvado seja Allah Senhor do universo. Amin! 

Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Caros leitores e irmãos na fé, as palavras de Iça (Jesus) AS estão cada dia mais atuais quando Ele diz no Evangelho segundo São João 8:32:"Conhecereis a Verdade e a Verdade Vos Libertará".

Assalamum Aleikum war Matulahi wa Baraketu