segunda-feira, abril 19, 2010

A JUVENTUDE NO ISLAMISMO

Queridos irmãos e leitores, sabemos que não existe o novo sem o velho e também que nenhum processo poderá ser levado adiante sem a participação dos jovens. Eles são nossos substitutos naturais. Para isso têm que ser bem preparados para que nossas ações e criações tenha uma sequencia lógica.No caso do Islamismo não foi diferente a adesão dos jovens foi primordial para sua propagação após a sua revelação ao Profeta Muhammad SAASW ha 1431 anos atrás. Nessa khutuba (Sermão) proferido na Mesquita de Cuiabá MT, na última sexta feira discursamos sobre esse assunto. Vejam o artigo na íntegra.

O Louvor é para Allah. Nós O exaltamos, imploramos Sua ajuda e rogamos pelo Seu perdão. Aquele a quem Allah orienta não se desviará, e aquele a quem Allah permite que se desvie ninguém poderá orientá-lo. Testemunho que não há outra divindade além de Allah, o Único, e que Ele não tem parceiros. E testemunho que Mohammad é Seu servo e mensageiro, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, com seus familiares e companheiros, e todos que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro. Diz Allah em Seu Nobre Livro: Ó vós que credes! Temei a Allah como se deve temê-lO e não morrais se não como muçulmanos. A verdadeira palavra está no Alcorão. A melhor orientação é a do Profeta Mohammad (s). A pior coisa é A Inovação, e toda inovação é desorientação. E toda desorientação leva ao Inferno.

A demais! Queridos irmãos e irmãs no Islam, o mensageiro de Deus (s) nos relatou sete tipos de pessoas dos quais estarão sob a sombra do Trono do Misericordioso no Dia do Juízo Final; quando o sol estiver muito próximo de suas cabeças. Disse o Mensageiro de Deus (s): “Sete indivíduos serão aqueles que estarão à sombra de Deus no Dia do Juízo Final, quando não haverá outra sombra a além da d’Ele. São: 1- O governante justo; 2- O jovem que passou sua juventude adorando e servindo à Deus; 3- Aquele que tiver o coração permanentemente ligado a mesquita; 4- Duas pessoas que se amam por amor a Deus; se juntam para aprazer a Deus e se separam para aprazê-lo; 5- Aquele que for incitado a cometer um pecado por uma bela mulher e não aceitar, dizendo: temo a Deus; 6- Aquele que faz caridade em segredo, sem se mostrar, de tal forma que sua mão esquerda não sabe o que a direita dá; e 7- Aquele que se lembra de Deus com tanta temor, que seus olhos se enchem de lágrimas.”

Semana passada falamos sobre o primeiro tipo de pessoa que terá o privilegio de se guardar sob a sombra do Trono de Allah no dia do Juizo Final, e hoje daremos continuidade abordando o segundo tipo que é: “o jovem que passou sua juventude adorando e servindo à Deus”. O sermão de hoje na verdade é um convite aos jovens se voltarem a Deus e serem tementes e obedientes a Deus Todo Poderoso, principalmente nessa fase mais perigosa de suas vidas; a juventude. A maioria dos jovens, nos dias de hoje, se deixam iludir com sua força, com sua beleza e com sua energia; no entanto o muçulmano consciente aproveita essa energia força e o poder que existe durante a juventude, para ser usada na obediência e adoração a Allah, e jamais causando a ira de Allah. Infelizmente os jovens sem personalidade desperdiçam sua juventude com coisas fúteis e muitas vezes perigosas. Justo na fase mais produtiva, na fase em que ocorre a formação do caráter e do intelecto de um individuo.

O profeta Muhammad (s) disse: “Em verdade! Allah admira o jovem que se evita os pecados.” E Hafsa Bint Sirin (r) disse, incentivando os jovens a tirar o máximo proveito de sua juventude antes que a velhice ou a morte os alcance: “Ó jovens! Sejam produtivos, por que a ação na juventude representa a força da nação. E o Sol do entardecer não ilumina o dia tanto o quanto o faz ao meio dia.”

Ibn Abbass (r) relatou que ouvira O Profeta Mohammad (s) advertir uma pessoa: “Aproveite 05 coisas antes que outras 05 coisas te aconteçam: 1- Sua juventude antes de sua velhice, 2- Sua saúde antes da sua doença, 3- Sua riqueza antes da sua pobreza, 4- Sua ociosidade antes da sua ocupação e 5- Sua vida antes da sua morte”. E em outra narrativa o nosso amado profeta Muhammad (s) disse: ''Todo servo, no Dia da Ressurreição, será perguntado sobre quatro coisas; sobre como despendeu a sua vida, como consumiu a sua mocidade, sobre a sua fortuna, como a conseguiu e em que gastou; e sobre o seu conhecimento, o que dele fez.''

Agora vamos dar alguns exemplo de jovens no Islam: 1- Califa Áli Ibn Abi Tálib (R): Foi o primeiro menino a se tornar muçulmano. Estava com oito anos de idade. Devido à sua pouca idade e a sua permanência na casa do Profeta (S), Áli Ibn Abi Tálib foi educado na boa conduta. Nunca adorou ídolos, nunca ingeriu álcool, nem conheceu o caminho da diversão e da indecência. No dia da Hégira, Áli Ibn Abi Talib (R) dormiu no leito do Profeta (S) em seu lugar, mesmo sabendo do perigo que estava correndo, uma vez que os politeístas estavam à espreita, do lado de fora, armados, querendo matar quem estava dormindo no leito. A sua vida, porém, não era mais querida do que a vida do Rassulullah (S). Áli (R) participou da batalha de Badr, e foi decisivo nela. Participou de Uhud, e estava do lado direito portando o estandarte depois de Mus’ab Ibn Umair. Participou da Batalha do Fosso.

Ussama b. Zaid (r):

No décimo ano da Hégira, o abençoado Profeta (S) expediu ordem para que uma força fosse preparada e enviada contra os bizantinos. Faziam parte dessa força Abu Bakr, Ômar Ibn al Khattab, Saad b. Abi Waccas, Abu Ubaida b. al Jarrah, e outros proeminentes Companheiros. O Profeta (S) deu o comando do exército ao Ussama b. Zaid, embora este ainda tivesse 17 anos de idade. O Profeta ordenou que o Ussama conduzisse a cavalaria até Al Balca, até a Fortaleza Darum, perto da cidade de Gaza, na Palestina.

Jafar bin Abi Tálib:

Jafar b. Abi Tálib, era irmão do Imamu Áli bin Abi Tálib, o Emir dos Crentes, primo do profeta (s). No oitavo ano da Hégira, o Profeta (S) aprontou um exército para batalhar contra os bizantinos, na Síria. Ele deu o comando do exército ao Zaid bin Háriça, dizendo: “Se o Zaid for morto ou ferido, deixai o Jafar bin Abi Tálib tomar o comando; se este for morto ou ferido, deixai o Abdullah bin Rawaha assumir o comando; e se este também for morto ou ferido, os muçulmanos deverão eles mesmos escolher o comandante.” Quando os muçulmanos chegaram a Muata, um vilarejo onde é agora a Jordânia, perto da fronteira com a Síria, constataram que os bizantinos haviam preparado um exército de cem mil soldados, apoiados por cem mil árabes cristãos das tribos de Lakhm, Judham, Qudaah, e outras. O número dos muçulmanos era três mil.

Logo depois que a batalha começou o Zaid bin Háriça caiu lutando valentemente até que exalou o seu último suspiro. Jafar, vendo o quanto os muçulmanos poderiam sair-se mal face a uma contestação desigual, desceu da sua linda baia e a aleijou com sua espada, para que ela não pudesse ser de valia para o inimigo. Portando o estandarte dos muçulmanos, ele irrompeu por entre as fileiras dos bizantinos, Ele continuou a encetar a batalha nas fileiras dos inimigos, até que recebeu um golpe que lhe decepou a mão direita. Pegou o estandarte com a mão esquerda, mas recebeu outro golpe que lhe decepou também a mão esquerda. Segurou o estandarte contra o peito com seus braços mutilados, até que foi atingido por um golpe final que o cortou ao meio.

Após o termino da batalha Abdullah Ibn Omar, contou que estavam verificando os martirizados e encontrou Jafar martirizado com 99 ferimentos.

O Mensageiro de Deus (S) quando soube do ocorrido, enxugando as lágrimas e orando disse: “Ó Deus, toma conta dos filhos do Jafar na sua ausência! Toma conta da esposa do Jafar na sua ausência!” E continuou dizendo: “Tive uma visão na qual vi o Jafar no Paraíso, na forma de uma ave cujas asas estavam manchadas de sangue, e cujas patas eram brilhantemente vermelhas.”

Moath (r) e Muawad (r)

Abdurrahman Bin Auf conta: “Eu estava na fileira; de repente, vi dois jovens de entre os ansar (irmãos) ao meu lado direito e esquerdo, tendo um desses me perguntado: “ Onde está Abu Jahal? Ainda não lhes tinha respondido quando surge outro a fazer-me a mesma pergunta. Surpreso com a curiosidade deles eu perguntei: “E o que vocês querem com Abu Jahal? Responderam: Ouvimos falar que ele insultou o Mensageiro de Deus (s) e juramos para nossa mãe que não retornaríamos para casa até nos vingar dele. Admirado com eles, Eu indiquei-lhes a direção. E eles atiraram-se contra Abu Jahal como águias. Abu Jahal, que estava todo vestido com armaduras de ferro, e tinha somente descobertas as canelas dos pés, viu-se no chão. Muádh e Muawad golpearam com suas espadas cortando-lhe o pé obrigando-o a cair do cavalo. E assim os dois correram até o Mensageiro de Deus (s) disputando entre si quem havia matado Abu Jahal. Então o Mensageiro disse num tom de brincadeira: “aquele que tiver a ponta da espada com sangue matou Abu Jahal.” Então os dois orgulhosamente exibiram as espadas. E disse o Mensageiro aos dois adolescentes: Os dois mataram Abu Jahal.

Queridos irmãos e irmãs no Islam, estes poucos exemplos de dedicação e esforço pela causa de Deus é para mostrar como os jovens gastaram sua juventude nos dias do Mensageiro de Deus. E graças ao esforço deles que o Islam chegou até nós. E aqui cabe uma pergunta a todos nós, jovens adultos e velhos, o quanto estamos dispostos a oferecer pela nossa religião? O que estamos dispostos a oferecer para preservar a religião de Deus? Sabendo que não é necessário desprender tanto esforço como os companheiros do Profeta o fizeram. Que Allah oriente nossos jovens para o bem e os protejam da má conduta da indecência. Amin! Wasalamu Alaikum!
--
“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

Nenhum comentário: