sexta-feira, fevereiro 21, 2020

COMO (KAIFA) NO CUR'ANE

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Allah)
Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Allah, o Beneficente e Misericordioso).

Alhamdulillah Rabbil Ãn-lamin! Todos os Louvores são para Allah, que enviou as Suas Palavras Sagradas para recitarmos e reflectirmos. Aprendemos como Allah dá a vida, a morte e a vida depois da morte. Ó Allah, pedimos a Tua Paz e Bênçãos para o Último Mensageiro Muhammad Mustafá (Salalahu Aleihi Wassalam), para os Mensageiros e Profetas enviados e também para aqueles que seguem os Teus ensinamentos, até ao Dia da Recompensa. Ameen.

A mente humana interroga-se e procura encontrar respostas para compreender tudo o que o rodeia. Desde pequenos, questionamos “como” e “porquê”. Os crentes em Allah e na vida eterna, encontram no Sagrado Cur’ane e nos ensinamentos do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), respostas às suas curiosidades. Aumentam a fé e tranquilizam os corações. “Alif Lam Mim. Este é o Livro; que não oferece dúvidas; Nele está a orientação certa, para os que temem a Allah. Que crêem no oculto, cumprem com as orações e gastam do que Nós lhes concedemos”. Cur’ane 2:1, 2 e 3.

Allah Subhanahu Wataala utiliza no Cur’ane mais de 80 vezes o advérbio interrogativo “COMO- (KAIFA)”, para interrogar acerca de algo que existe, ou como aconteceu e o que acontecerá. Nas Palavras Sagradas de Allah, existem sinais e respostas às interrogações para estimularem as mentes dos que reflectem e têm fé. Para aqueles que não têm fé, Allah refere que “Eles não procuram sinceramente entender o Cur’ane, ou os seus corações estão bloqueados”. Muhammad 47. “Veja como eles não sabem como Allah origina a criação e depois a repete. Isso é realmente fácil para Allah”. 29.19.

Como é que Allah criou o universo, como foi iniciada a vida, como ela é mantida e como ela vai terminar? Allah Subhanahu Wataala criou tudo através da água. “E Ele criou os céus e a terra em 6 dias, quando antes, abaixo do Seu Trono, só havia água.” 11:7. “Diz-lhes: Percorrei a terra e vejam como Allah começa o processo da criação. Allah pode produzir outra criação, porque Allah tem Poder sobre todas as coisas”. Cur’ane 29:20. “Acaso não reparam os descrentes que os céus e a terra eram um único corpo, então os separamos e criamos da água todos os seres vivos...”. 21.30. “Allah é vosso Senhor que criou os céus e a terra em seis dias … e criou o sol, a lua e as estrelas…” 7.54. “(acaso não olham) para o céu, como foi elevado? E para as montanhas, como foram erguidas firmemente? 88.18, 19. “Ele (Allah) enrola a noite após o dia e o dia após a noite”. 39.5. E o universo continua a expandir-se. “Nós construímos o céu com Poder (Capacidade e Autoridade) e o estamos a expandir”. 51.47. 

Louvado é Allah, Senhor, Criador, Protector e Sustentador dos mundos. Como é que Allah dá a vida? Allah é “Aquele que fez para vós a terra para como leito e o céu como tecto e fez cair água do céu para com ela produzir todas (as espécies) de frutas como provisão para vós…” 2:22. “Então, olha para os efeitos da Misericórdia de Allah, como dá a vida à terra depois de morta. Certamente, Esse (mesmo Allah) dará vida aos mortos. E Ele tem Poder sobre todas as coisas”. Cur’ane 30.50.

“Criamos o homem a partir da essência do barro. Depois o transformamos numa gota de líquido (e o colocamos) num lugar seguro. Depois transformamos essa gota num coágulo de sangue e (a seguir) num pedaço de carne. Depois transformamos o pedaço de carne em ossos, depois revestimos os ossos de carne, originando uma criatura (embrião). Allah seja Abençoado, o Melhor dos criadores”. Cur’ane 23: 12, 13 e 14. “É Ele que vos forma nas entranhas, como Lhe apraz. Não há divindade além D’Ele, o Poderoso, o Sábio”. Cur’ane 3.6.

Os animais, os peixes e as aves são também criaturas de Allah. Foram criados para benefício dos seres humanos, para transporte, para alimentação e também como simples adorno na terra. Eles coabitam nas diversas partes da terra e dos mares. Foram criados com caraterísticas próprias, para sobreviverem de acordo com os climas adversos e locais onde se encontram. Como Allah criou os animais? Allah refere o exemplo do camelo. “Eles não vêm como os camelos foram criados?”. Cur’ane 88.17. Allah com o Seu Poder, criou os camelos de forma surpreendente, com umas pernas fortes e capazes de transportar grandes cargas, caminhar pelas areis finas do deserto, permitindo-lhes sentar e levantar-se com facilidade. Ainda mais surpreendente, têm a capacidade de armazenarem água e comida, de modo a controlarem a sede e a fome por longos e longos períodos. SubhanaAllah!

Allah dá o que é Seu a quem quer e como Ele quer. Somos todos diferentes na posse de bens materiais, de inteligência e de capacidade. “Veja como favorecemos (na provisão) alguns deles em relação a outros”. 17.21. Allah colocou-nos aqui na terra para vivermos em fraternidade, de modo que todos tenhamos o nosso sustento. Tudo o que temos a mais não nos pertence. Depois de satisfazer a sua família e os necessitados, o abastado deve utilizar a inteligência para que a riqueza acumulada não fique estática, mas sim possa circular, como por exemplo, na criação de empregos. “Nós é que repartimos entre eles o sustento neste mundo e elevamos em graus (posições) alguns deles, acima de outros, para que possam ajudar outros. O Senhor é melhor do que aquilo que eles acumulam”. 43.32. “Mas a outra vida é melhor em graus e maior em excelência”. 17.21. Aqueles que têm bom coração, são tementes a Allah e gostam de ajudar o próximo, naturalmente se afastarão da avareza e estarão na melhor das companhias. “Quem não tem compaixão com as pessoas, não terá compaixão de Allah”. Bukhari e Muslim. 

Como é que Allah dá a vida a um morto? “E quando Ibrahim disse: “Meu Senhor! Mostra-me como ressuscitas os mortos”. Allah disse; “Tu (ainda) não crês?” Ele respondeu: “Sim, mas pergunto para tranquilizar o meu coração”. Allah disse: “Toma quatro pássaros, despedaça-os e coloca uma porção deles em cada montanha e em seguida, chama-os: eles virão para ti, rapidamente. E fica sabendo que Deus é Poderoso e Sábio.” Cur’ane 2:260. Allah alerta-nos para o Dia da Ressurreição e a vida depois da morte. “Pelo Dia da Ressurreição! ”…. “Porventura, Ele não será capaz de ressuscitar os mortos?”. Cur’ane 75: 1 e 40. No Dia da Ressurreição, Como é que Allah dará novamente o nosso corpo, se o pó que resultou da decomposição do nosso cadáver, se espalhou ao longo de anos, pela terra, pelos rios, mares e pelos continentes? “Acaso pensa o homem que não reuniremos os seus ossos? Claro que sim! Somos capazes de fazer (novamente) as extremidades dos seus dedos”. Cur’ane 75:3:4. Temas para reflectirmos, apesar da nossa limitação e insignificância neste mundo.

Allah, Al Khalik, o Criador de todas as coisas, convida-nos para recitarmos, interpretarmos e compreendermos as Suas Palavras Sagradas, a fim de encontrarmos respostas, nomeadamente, como é que Allah com o Seu ilimitado Poder e Conhecimento criou, cria e continuará a criar, até ao dia em tudo vai acabar. Nada é eterno, excepto o nosso Senhor, o Criador, Protector e Sustentador.

"Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

20/02 2020 Obs: (Mensagem escrita segundo a ortografia de Portugal).

Nenhum comentário: