terça-feira, janeiro 14, 2020

Os estágios da criação do homem (B)

O livro "O Desenvolver Humano", escrito pelo Professor Keith Moore, foi traduzido em oito línguas. Este livro é considerado uma referência científica e foi escolhido por um comitê especial dos Estados Unidos como o melhor livro escrito por uma pessoa. Encontramo-nos com o autor deste livro e apresentamos a ele muitos versículos do Alcorão e ahadith proféticos, que lidam com a sua especialidade em embriologia.

 Como o Professor Moore ficasse convencido de nossas evidências, fizemos-lhes a seguinte pergunta: "O sr. disse em seu livro que na Idade Média não havia um avanço na ciência da embriologia e que, naquela época, poucos detinham o conhecimento. Ao mesmo tempo, o Alcorão foi sendo revelado ao Profeta Mohammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam com ele) e ele foi orientando as pessoas, de acordo com o que Deus ia-lhe revelando. Encontramos no Alcorão uma descrição muito detalhada do homem e dos diferentes estágios do desenvolvimento humano.

O sr. é um cientista de renome mundial, portando, por que não faz justiça e menciona estas verdades em seu livro?" Ele respondeu: "Você tem a prova e eu não. Assim, por que não fazê-lo você para nós?"

Nós o municiamos com fatos e o Professor Moore se mostrou ser um grande sábio. Na terceira edição de seu livro ele fez alguns acréscimos. Este livro foi traduzido, conforme dissemos anteriormente, em oito línguas, inclusive o russo, chinês, japonês, alemão, italiano, português e iugoslavo. O livro tem uma distribuição mundial e é lido por muitos dos mais avançados cientistas do mundo.

O Professor Moore afirma em seu livro, a respeito da Idade Média: o crescimento da ciência foi pequeno durante o período medieval e muito pouco se fez no campo da investigação embriológica que seja do nosso conhecimento. É dito no Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos, que os seres humanos são produzidos de uma mistura de secreções do homem e da mulher. Muitas referências são feitas à criação do ser humano a partir de uma gota de esperma e também é sugerido que o organismo resultante se acomoda na mulher, como uma semente, seis dias após o seu começo. (O blastocisto começa a se implantar cerca de seis dias após a fertilização. V. fig. 4.1)

O Alcorão também afirma que a gota de esperma se transforma num coágulo de sangue (um blastocisto implantado ou um concebido, espontaneamente abortado, lembram um coágulo de sangue). Também há referências à semelhança do embrião com uma sanguessuga. Em sua aparência, o embrião não é diferente de uma sanguessuga, ou uma ventosa. O Alcorão também fala da semelhança com um pedaço mastigado de uma substância - como uma goma de mascar. (De alguma forma, às vezes lembra as marcas dos dentes na goma de mascar - V. fig. 4.2)

O embrião desenvolvido era considerado um ser humano a partir dos 40 ou 42 dias e não mais lembra um embrião animal nesta fase (V. fig. 4.3) (O embrião humano começa a adquirir características humans neste estágio). O Alcorão também afirma que o embrião se desenvolve - em três véus de escuridão. Provavelmente quer se referir à (1) parede abdominal materna anterior. (2) à parede uterina e (3) à membrana aminiótica (V. fig. 4.4) Este espaço não nos permite a discussão de muitas outras referências interessantes ao desenvolvimento pré-natal, que constam do Alcorão.

Isto foi o que o Dr. Moore escreveu em seu livro, louvado seja Deus, e que agora está sendo distribuído no mundo inteiro. O conhecimento científico considerou uma obrigação do Professor Moore citar isto em seu livro. Ele concluiu que a classificação moderna dos estágios do desenvolvimento embrionário, que foi adotado no mundo, não é facil ou abrangente e não contribui para a sua compreensão, porque aqueles estágios estão numa base numérica, isto é, estágio 1, estágio 2, estágio 3, etc. As divisões foram reveladas no Alcorão e não dependem de um sistema numérico, porque estão baseadas em formas distintas e facilmente identificáveis, pelas quais o embrião passa.

O Alcorão identifica os estágios do desenvolvimento pré-natal como se segue: nutfah, que quer dizer "uma gota" ou "uma pequena quantidade de água"; 'alaqh, que significa "estrutura semelhante a sanguessuga"; mudghah, que quer dizer "estrutura semelhante a coisa mastigada"; 'idhaam, que quer dizer "ossos" ou "esqueletos"; kisaa ul idham bil-laham, que significa vestir os ossos com carne ou músculo; e al-nash'a, que significa "a formação do feto". O Professor Moore reconheceu que estas divisões alcorânicas são, na verdade, baseadas nas diferentes fases do desenvolvimento pré-natal. Ele notou que estas divisões fornecem descrições científicas elegantes que são compreensíveis e práticas.

Em uma de suas conferências, o Professor Moore afirmou o seguinte: O embrião se desenvolve no útero da mãe, protegido por três véus, ou camadas, como mostrado no próximo slide (Nota: o slide não é mostrado). (A) representa a parede abdominal anterior, (B) a parede uterina e (C) a membrana aminiótica (V. fig. 4.5) Tendo em vista que o estágio do embrião humano é complexo, devido ao processo contínuo de mudanças durante o seu desenvolvimento, propõe-se que um novo sistema de classificação seja desenvolvido, usando os termos mencionados no Alcorão e na Sunna. O sistema proposto é simples, abrangente e está de acordo com o conhecimento embriológico atual.

Os estudos intensivos do Alcorão e dos ahadith nos últimos quatro anos revelaram um sistema de classificar os embriões humanos que é fantástico, se considerarmos que foram registrados no século VII d.C. Embora Aristóteles, o fundador da ciência da embriologia, em seus estudos sobre os ovos de galinha, no século IV, a.C., tenha percebido que os embriões de pintos se desenvolviam em estágios, ele não deu qualquer detalhe a respeito desses estágios. Até onde sabemos da história da embriologia, pouco era conhecido a respeito dos estágios e classificação dos embriões humanos até o século XX. Por este motivo, as descrições do embrião humano no Alcorão não podem estar baseados no conhecimento científico do século VII. A única conclusão razoável é que essas descrições foram reveladas a Mohammad por Deus. Ele não poderia saber de tais detalhes porque era analfabeto, sem qualquer treinamento científico.

Dissemos ao Dr. Moore "O que o senhor disse é verdade, mas é menos do que lhe apresentamos em termos das evidências do Alcoráo e da Sunna e que está relacionado com a ciência da embriologia. Assim, por que não fazer justiça e trazer à luz todos os versículos alcorânicos e ahadith que lidam com o seu campo de especialização?"

O Professor Moore disse que ele havia inserido as referências apropriadas nos lugares adequados para um livro científico. Contudo, ele nos convidou para fazermos alguns acréscimos islâmicos, citando todos os versículos alcorânicos relevantes e os ahadith proféticos, e salientando seus vários aspectos miraculosos, para serem incorporados nos espaços próprios do livro. Isto foi feito e, consequentemente, o Professor escreveu uma introdução a esses acréscimos e o resultdo foi este que o leitor pode ver. Em cada página que inclui fatos sobre a ciência da embriologia, citamos os versículos alcorânicos e os ahadith proféticos que provam a inimitabilidade do Alcorão e da Sunna. O que estamos testemunhando hoje é o Islam se deslocando para novos espaços dentro de mentes humanas imparciais e justas.

Por Abdullah M. Al-Rehaili, da série "Esta é a verdade". 

Nenhum comentário: