sábado, janeiro 25, 2020

“Mesquitas móveis” divulgarão o Islão nos Jogos Olímpicos de Tóquio

“Esperamos fornecer um lugar onde os atletas e turistas possam rezar”, explica o chefe do projeto"

Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade. 

Em 2020, Tóquio será a sede do maior evento desportivo do mundo (1). Durante as Olimpíadas e Paraolimpíadas no Japão, milhares de pessoas de todo o mundo irão viajar para o país e torcer de perto pelos atletas. Pensando nisso, mais de uma organização islâmica está a produzir “mesquitas móveis” que serão estacionadas em lugares estratégicos da cidade. 50 países muçulmanos participarão do evento, além de centenas de atletas muçulmanos de outras nações. Adaptadas em caminhões Toyota climatizados, cada uma custa US$ 900 mil e pode receber 50 pessoas de cada vez. 

O objetivo seria oferecer um local para as cinco orações diárias dos muçulmanos (SALAAT) e como centro de divulgação do Islão. A sala de oração, além de ser forrada com os tapetes tradicionais, terá cópias do Alcorão disponíveis e uma bússola que aponta para a Meca. “Esperamos fornecer um lugar onde os atletas e turistas possam rezar”, explica o chefe do projeto, 

A sua empresa foi quem consultou as autoridades islâmicas e teve o projeto aprovado. Ele não revelou quem está a pagar pelos caminhões. A população Islâmica no Japão é muito pequena. Calcula-se que sejam em torno de 185.000 dentre os 127 milhões de habitantes do país. 

O Comitê Olímpico Internacional decidiu, está decidido. A maratona dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no próximo ano, não se irá realizar na capital japonesa, mas sim na cidade de Sapporo, no norte do país, apesar do desacordo das autoridades locais. A decisão foi motivada pelo calor e humildade que se fizeram sentir durante a prova de teste para os Jogos, efetuada em meados de Setembro, sendo que se preveem condições ainda mais difíceis durante o mês de Agosto, no qual se irão disputar as duas maratonas. A decisão também abrange as provas de marcha atlética. https://pt.euronews.com/2019/11/01/maratona-de-toquio2020-nao-sera-na-capital-japonesa.

Obrigado. Wassalam (Paz).
M. Yiossuf Adamgy
Diretor da Revista Islâmica Portuguesa AL FURQÁN

Nenhum comentário: