sexta-feira, dezembro 06, 2019

A grandeza do Profeta Muhammed (s.a.w.): A história da senhora que atirava lixo para o Profeta

"A verdadeira misericórdia e perdão é quando a pessoa o escolhe de bom grado, apesar de ter o poder de punir, mesmo que esse poder seja seu o direito"

Prezados Irmãos,

Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.

Pode-se argumentar que algumas pessoas acreditam que o Profeta do Islão, Muhammad صلى الله عليه وسلم seja um ser humano impiedoso e violento. No entanto, é preciso apenas ler o Alcorão, os ditos autênticos do Profeta صلى الله عليه وسلم e a sua biografia para entender que isso está longe de ser o caso.

Neste ponto, é importante observar que os muçulmanos acreditam que o Alcorão é a infalível e inalterada Palavra de Deus. Isso significa que, se algo é encontrado nos ditos ou na biografia do Profeta que é contrária ao espírito e aos valores do Alcorão, essa informação não é considerada um relato verdadeiro. Há muita informação na Internet que é simplesmente inventada ou mal interpretada, e é por isso que os muçulmanos consideram a Palavra do Alcorão tão importante.

Mesmo ao abordar o Alcorão, no entanto, ainda existem certos pré-requisitos que se deve conhecer.

Aqui está uma orientação útil sobre como abordar o Alcorão para um público não muçulmano.

Os muçulmanos conhecem o Profeta صلى الله عليه وسلم como a 'Misericórdia para a Humanidade'. Este título é encontrado no capítulo 21, versículo 107 do Alcorão. A partir disso, podemos dizer que o Profeta صلى الله عليه وسلم foi enviado para praticar indulgência, bondade e gentileza com as pessoas - uma extensão das qualidades de seu Senhor, que as possui em sua forma absoluta. Cada capítulo do
Alcorão apresenta Deus como o Mais Misericordioso.

Deus é muito particular quanto à escolha de palavras e nenhuma palavra é usada por acidente. O fato de Ele ter descrito o Profeta صلى الله عليه وسلم como uma misericórdia para a 'humanidade', mostra que as qualidades que o Profeta صلى الله عليه وسلم possui podem ser uma fonte de inspiração e emulação para qualquer pessoa. Não é restrito apenas aos muçulmanos.

Portanto, mesmo que uma pessoa não siga ou acredite na mensagem abrangente que o Profeta صلى الله عليه وسلم pregou sobre o monoteísmo e a adoração de um Deus, essa pessoa ainda pode observar a vida dele e obter lições valiosas.

É uma dessas histórias da vida em que quero me concentrar, que exemplifica esse mesmo título de
misericórdia para a humanidade: O Profeta صلى الله عليه وسلم e a senhora que atirava lixo nele.

Ao longo de sua vida, o Profeta صلى الله عليه وسلم enfrentou muita oposição da sociedade árabe de seu tempo por pregar a religião do Islão, porque era contrário ao que eles acreditavam. O Profeta صلى الله عليه وسلم tentou afastar os árabes da discriminação por mulheres e pessoas de cor, assim como muitas outras coisas. 

Ele foi recebido com muita hostilidade e, um exemplo disso, foi o incidente da senhora que jogava lixo no Profeta صلى الله عليه وسلم ou no seu caminho, sempre que passava pela casa dela. Já neste estágio, apesar de enfrentar isso em várias ocasiões, o Profeta صلى الله عليه وسلم permanece paciente e não retribui esse favor" com qualquer hostilidade, em palavras ou ações.

Quantos de nós podemos dizer, honestamente, que os comportaríamos da mesma forma se alguém jogasse lixo em nós, uma única vez. No mínimo, mostraríamos nosso nojo. Alguns de nós podem até
argumentar que é o nosso direito de retaliar, o que é verdade; até as diretrizes islâmicas afirmam que os muçulmanos têm o direito de se defender de provocados ataques, e ninguém na época ou agora provavelmente culparia o Profeta صلى الله عليه وسلم por reagir. Talvez a própria senhora estivesse esperando algo em troca também.

O Profeta صلى الله عليه وسلم, no entanto, tinha algo muito maior em mente.

Aqui é onde a história fica interessante. Num dia normal, o Profeta صلى الله عليه وسلم novamente se vê passando pela casa dela no caminho de sua jornada. Ele, provavelmente, estava esperando uma ação repetida dessa dama, mas desta vez nada acontece.

Em vez de ficar aliviado e continuar a sua jornada, o Profeta صلى الله عليه وسلم pergunta a alguém próximo do paradeiro dessa senhora que lhe foi tão abusiva. Todos ficaríamos felizes em seguir em frente, e perguntar sobre o atacante seria a última coisa na nossa mente!

A razão pela qual o Profeta صلى الله عليه وسلم perguntou foi porque ele teve preocupações com essa senhora. O Profeta صلى الله عليه وسلم provavelmente estava se perguntando o que havia acontecido com a tal senhora e acabou descobrindo que ela estava doente e descansando em casa.

No lugar do Profeta صلى الله عليه وسلم, qualquer outra pessoa ficaria muito feliz e aliviada. Alguns de nós podem até gostar de tirar proveito disso de alguma maneira para se vingar ou apenas se vangloriar. O Profeta صلى الله عليه وسلم teve uma ideia diferente; ele foi visitar essa senhora e perguntou como ela estava e se ofereceu para ajudá-la em casa para facilitar a vida dela durante a doença.

A senhora não apenas ficou chocada, mas também humilhada e envergonhada com o tratamento que fizera ao Profeta صلى الله عليه وسلم, e ficou com extrema admiração por ele ter retribuído o seu mal com bondade e, por isso, ela acabou se abraçando ao Islão.

Agora, o fato de ela ter se convertido ao Islão é muito bom para nós, muçulmanos, que lemos essa história. No entanto, quero focar nas lições que podemos extrair das ações daquele que é chamado de misericórdia para com a humanidade (não uma misericórdia apenas para os muçulmanos).

O que retiro dessa história é o poder da bondade e paciência. Sem nenhum ato de violência ou palavras duras, o Profeta صلى الله عليه وسلم conseguiu conquistar a senhora.

Quando alguém vence a oposição pela força, este não tem escolha a não ser se submeter, porque não tem o poder de retaliar. Não apenas o Profeta صلى الله عليه وسلم conquistou essa senhora, mas foi um reconhecimento voluntário em seu nome, no sentido de que o comportamento dele era tão poderoso que ela aceitou, de bom grado, a sua “loucura”.

Outra coisa importante a ser observada é que o Profeta صلى الله عليه وسلم nunca mencionou a ela o seu comportamento anterior. Tratou-a com genuína bondade desde o início.

Durante todo esse incidente, o Profeta صلى الله عليه وسلم estava a representar o seu título de misericórdia para a humanidade.

A verdadeira misericórdia e perdão é quando a pessoa o escolhe de bom grado, apesar de ter o poder
de punir, mesmo que esse poder seja o seu direito. O Profeta صلى الله عليه وسلم poderia ter exigido sua vingança, muito menos que isso, ele poderia tê-la deixado em paz e feliz por ser um dia em que ele não precisaria lidar com o lixo a ser atirado nele. No entanto, ele ainda foi ajudá-la.

Isto é conhecido como "makarim akhlaq" em árabe, que significa "traços morais exemplares". No pensamento islâmico, características morais exemplares não são apenas boas para as pessoas; está a ser bom para pessoas que não são boas para si.

Quando o Profeta صلى الله عليه وسلم anunciou a sua missão profética, ele disse: “Estou aqui para aperfeiçoar traços nobres”como o objectivo principal de sua missão. Este incidente é apenas uma instância dele, liderando pelo exemplo e mostrando o seu excelente carácter. Na verdade, todos nós podemos aprender com ele, independentemente da idade, sexo, raça ou religião. 

Não é de admirar que o Alcorão ateste isso quando o Livro Sagrado diz: "Na verdade, no Mensageiro de Deus, vós tendes um bom exemplo" (33: 6).

Que nós possamos sempre relembrar e nos esforçar para seguir o exemplo do maior homem que já existiu. 

Obrigado. Wassalam (Paz).
M. Yiossuf Adamgy
Diretor da Revista Islâmica Portuguesa AL FURQÁN

Nenhum comentário: