terça-feira, novembro 12, 2019

ALLAH AR RAHMAN - AR RAHIM - O BENEFICENTE E MISERICORDIOSO

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Allah).

Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Allah, o Beneficente e Misericordioso).

Alhamdulillah! Louvado é Allah, Ar Rahman Ar Rahim, o Clemente, o Misericordioso. Invocai a Allah ou Invocai Ar-Rahman; o que quer que seja que invoqueis, e Ele pertencem os nomes mais sublimes”. 17:110. A Allah pertence tudo o que existe nos céus e na terra e tudo Glorifica o Senhor dos mundos. Glória a Allah, o Único, o Imortal”. E para Allah retornaremos. Allah e Seus Anjos derramam Bênçãos para o último Mensageiro enviado para a humanidade, o exemplo da misericórdia e do carácter. Allahuma sali ala Muhammad. A Paz de Allah esteja com todos os crentes.

“LA ILAHA – ILLA ALLAH- MUHAMMAD RASSULULLAH”.

Wua LLahu LLazí lá ilaha ilah wua. Ãlimul ghaibi wua chahadati, wua Rahmanu Rahim. “Ele é Allah; Não há mais divindades além D’Ele, conhecedor do invisível e do visível. Ele é o Beneficente, o Misericordioso. Cur’ane 59:22

Abu Huraira (Radiyalahu an-hu - que Allah fique satisfeito com ele), referiu que Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Allah Subhanahu Wa Taala dividiu a misericórdia em cem partes, reteve noventa e nove partes, fazendo descer uma à terra. Dessa (uma) parte, emana toda a compaixão com que a criação inteira divide entre si. É tamanha essa compaixão, que faz com que o animal levante bem as garras, para não causar dano à sua cria”. Bukhari e Muslim.

Rahman e Rahim, cujas traduções são: “The Most Merciful, The Most Beneficent”, “O Beneficente (Clemente), e O Misericordioso”, são dois nomes derivados da palavra árabe “Ar-Rahmah” (a Misericórdia). Ar-Rahmah é um Nome que engloba todo o tipo de Misericórdia que Allah tem para com a Sua criação. Allah é Rahman e Rahim. Segundo alguns estudiosos, estes são os mais importantes Atributos de Allah. Os servos do Misericordioso, seguindo as orientações das Palavras Sagradas do Cur’ane, lembram-se do Criador, louvando os Seus inúmeros Atributos, para tranquilizarem os seus corações doridos pelos dissabores da vida. “Os mais sublimes atributos pertencem a Allah, Invocai-O, pois…”. 7:180. Yá Allah, Yá Rahman, Yá Rahim, Yá Hayú, Yá Qayúm.

Ar-Rahman e Ar-Rahim, são os Atributos de Allah mais invocados pelos servos do Misericordioso. Quando iniciam as suas tarefas, lembram-se do Criador e pedem a Sua Protecção, dizendo: “Bismilahir Rahmani Rahim - Em nome de Allah, o Beneficente e Misericordioso. Porque somos todos pecadores, mas o melhor dos pecadores é aquele que se arrepende e chama pelo melhor dos Perdoadores - “Allahumaghfirli yá Arhama Ráhimin”. Ó Allah perdoa-me e tenha pena de mim, ó Tu O mais Misericordioso de todos os que mostram misericórdia!

Ar-Rahman também está relacionado com os laços familiares, muito importantes para a coexistência afectiva e pacífica da humanidade. As famílias unidas, são os pilares da sociedade. Segundo o relato de Abdur Rahman Bin Awf (Radiyalahu an-hu), o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) referiu que Allah Subhanahu Wataala disse: “Eu Sou Ar-Rahman. Eu criei os laços familiares e denominei de Rahim que obtive da raiz do Meu nome Rahman. Quem ligar o laço familiar eu Me manterei ligado a ele quem o cortar, Eu cortarei (o laço) com ele). Tirmidi. O Isslam ensina-nos a construir os laços familiares com compaixão, bondade e misericórdia. O mais grave, é romper os laços de sangue. Um dos pecados mais graves e merecedor de castigo é a opressão e o corte de relações familiares.

Allah é Auto – Existente, é Todo-O-Poderoso, O Senhor, O Criador, O Sustentador e Protector de tudo o que existe nos céus e no mundo. Allah não necessita da nossa misericórdia. Mas todos nós necessitamos da Misericórdia de Allah. Allah é Ar Rahim, que nos dá saúde, sustento e um tecto para vivermos. Allah é Ar Rahman, que nos alerta para a prática das boas acções, para a tranquilidade desta e da outra vida. Ninguém entrará no Paraíso, a não ser pela Misericórdia de Allah, o mais Misericordioso dos que mostram a misericórdia. Yá Arhama Rahimin.

Como seguir estes Atributos de Allah? A Fitra, a condição do ser humano é o de demonstrar misericórdia, não só para com os seus semelhantes, mas com toda a criação de Allah. A razão da nossa existência é a misericórdia. Temos a obrigação de nos auxiliarmos uns aos outros, para que todos possam viver em paz e em segurança. Se não tivermos nada para partilhar, então encaremos os nossos semelhantes com um semblante sorridente, aconselhemos de acordo com a nossa experiência da vida, ou então, não prejudiquemos o próximo. Tosos estes são actos de misericórdia.

Allah é Ar Rahman e Ar Rahim para toda a Sua criação, para os biliões dos seres humanos que existem na terra, independentemente da cada filiação religiosa. Ele é o Criador de todos e nos alerta: “Recordai-vos de Mim, que Eu Me recordarei de vós”. Cur’ane 2.152. Se O procuras, O encontrarás Misericordioso. Se O esqueceres, Ele aguarda que te recordes Dele, porque. “quando te esqueceres, lembra-te do Teu Senhor…” Cur’ane 8:24.

“Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. 14:41. “Allahumaghfirli yá Arhama Ráhimin”. Ó Allah perdoa-me e tenha pena de mim, ó Tu O mais Misericordioso de todos os que mostram misericórdia!

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

07/11/ 2019

Nenhum comentário: