domingo, setembro 29, 2019

O que é o versículo de Kursi?



O segundo capítulo da escritura muçulmana, o Alcorão, é chamada Surah al-Baqarah, ou "A Vaca". Contém um versículo importante e belo que é o "maior" versículo de seu livro. Conhecido em árabe como Ayah al-Kursi, o versículo fala de Deus de maneira bela. Esse versículo é conhecido por seu significado profundo e linguagem rítmica e sublime, sua mensagem inspiradora e confortante e descrição magnífica dos poderes e atributos de Deus. O versículo resume, em palavras poderosas, os princípios básicos da fé islâmica, citando aqueles atributos de Deus que afirmam de maneira mais adequada o significado e importância do princípio islâmico básico de Tawhid: a unicidade de Deus.

O versículo tem conquistado a admiração de não-muçulmanos. "...uma descrição magnífica da majestade e providência divina: mas não se deve supor que a tradução se equipara à dignidade do original" (Sale). "Uma das passagens mais admiráveis no Alcorão" (Lane). "Um dos versículos mais grandiosos do Alcorão" (Wherry). Virtudes & Benefícios

O Alcorão, ou escritura islâmica, é único no sentido de que todo ele foi revelado ao profeta Muhammad em árabe e ele louvou algumas dessas passagens e vinculou recompensas especiais em recitá-las. O Profeta Muhammad disse:

"Tudo tem seu ápice e o ápice do Alcorão é a surata al-Baqarah. Nela há um versículo que é o mais grandioso no Alcorão." (Tirmidhi)

Quando um crente acredita de fato nesses atributos de Deus, isso o liberta da ansiedade e medo do desconhecido. Também o faz se empenhar para ser virtuoso e piedoso, já que sabe que responderá por seus atos no Dia do Juízo, quando nada exceto sua piedade e fé pode vir em seu socorro. Isso o faz refutar as alegações dos politeístas que acreditam em muitas deidades e afirmam outros deuses ao lado de Deus.

Por ser o maior versículo do Alcorão, os muçulmanos são encorajados a recitá-lo regularmente. O profeta Muhammad disse que se alguém lê esse versículo depois de cada oração - os muçulmanos oram cinco vezes ao dia - então somente a vida da pessoa (que termina com a morte) impedirá aquela pessoa de entrar no paraíso. O crente que o recita depois de uma oração obrigatória está sob o cuidado e proteção de Deus até o início da próxima oração[1].

Finalmente, o profeta disse que recitarAyah al-Kursi o protegerá, aos filhos e à sua casa[2].

Explicação
Esse versículo consiste de 10 frases. Abaixo está uma explicação breve de cada uma delas:

"Allah: não há divindade exceto Deus."

Não há Deus, exceto Ele. Não há ninguém que merece adoração, exceto Ele. Ninguém a ser adorado ao invés Dele ou junto com Ele. Esse é o nosso propósito em vida e a razão pela qual Deus enviou profetas e escrituras reveladas. E, por fim, é sobre esse aspecto que seremos julgados no Dia do Juízo.

Deus é Único e ninguém mais tem o direito de ser adorado além Dele. Não devemos associar parceiros a Ele. Somente Ele tem o direito supremo e incondicional de ser adorado.

Essa afirmação clara e definitivamente distingue o conceito islâmico de Deus daquele da Trindade, adotado e promovido pelos concílios da igreja cristã muito depois de Jesus e das crenças pagãs dos egípcios antigos, que confundiam Deus com o sol e reconheciam a existência de deuses menores junto com Ele.

"Vivente, Subsistente."

Enquanto tudo nessa terra é mortal e temporário, Deus é eterno e vivente. É Deus que sustenta a tudo e todos. O Vivente, ou seja, o Eterno, que não tem começo e nem terá fim. Em outras palavras, esse é Seu Atributo e não a qualidade de estar vivo (no sentido em que compreendemos vida). Todas as coisas adoradas junto com Deus não são viventes e nem a criação depende delas. Ao contrário, elas próprias dependem de Deus para existência e sustento.

Deus subsiste por Si próprio e sustenta a tudo. Não muda e nem desaparece. A criação não consegue existir sem Deus mantendo-a unida.

Isso corrige a ideia judaica e cristã de Deus "descansar" no sétimo dia depois de Seu grande esforço na criação do universo: "...descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera." (Gênesis 2: 2, 3) 

"a Quem jamais alcança a inatividade ou o sono."
Nenhuma falha, inconsciência ou ignorância jamais toca Deus. Ao contrário, Ele está ciente de e controla o que cada alma aufere, observa a tudo perfeitamente, nada escapa do Seu conhecimento e nada é segredo para Ele. Entre Seus atributos perfeitos está o fato de que Ele nunca é afligido pela sonolência ou sono. De fato, Ele começou essa frase com sonolência, que é uma condição mais leve, antes de mencionar o sono, que é uma condição mais profunda. Em outras palavras, está nos dizendo que se a mera sonolência não consegue alcançá-Lo, por que o sono conseguiria?

Tudo na terra segue um ciclo. O sol nasce e se põe. As marés sobem e descem. A lua esmorece e cresce. Seres vivos nascem e morrem. Mas nosso Criador não tem semelhança com as coisas que vemos ao nosso redor. Deus é livre de todas as imperfeições, necessidades físicas e fraquezas. Jamais O alcançam a inatividade ou o sono. 

"A Ele pertence tudo que está nos céus e na terra."
A Deus pertence tudo que está neles e entre eles. Ele é o Altíssimo, o Provedor, o Rei e o Regulador. Todas as criações são súditos em Seu Reino e Ele é capaz de fazer o que desejar com elas. 

Esse conceito dá uma nova definição de propriedade, como aplicada aos seres humanos. Porque se Deus é o proprietário supremo de tudo que existe, ninguém mais pode reivindicar propriedade de qualquer coisa nesse mundo. As pessoas são, portanto, meros depositários do que possuem e que lhes é confiado por Deus. Assim, estão vinculados pelos termos dessa custódia, estabelecidos por Deus Todo-Poderoso, o proprietário supremo, no código divino de vida revelado à humanidade. Qualquer violação desses termos leva à desqualificação e censura do depositário.

CAPÍTULO 2, VERSÍCULO 255: O MAIOR VERSÍCULO DO ALCORÃO (PARTE 2 DE 2)

Descrição: O Islã é uma religião centrada em Deus. Nada ilustra essa realidade melhor que o versículo chamado “O Maior” pelo profeta Muhammad, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele. Leia esse artigo para descobrir mais sobre esse versículo e sua bela explicação de quem é Deus. "Quem poderá interceder junto a Ele, sem a Sua anuência?"

Ninguém pode interceder e ser um defensor em nome de alguém sem a permissão e satisfação de Deus. Allah tem controle perfeito sobre tudo. A intercessão é pela graça e misericórdia de Deus e reservada no Dia do Juízo somente àqueles a quem Deus permite interceder, como os profetas e os virtuosos. Quanto àqueles que adoram falsas deidades, não terão direito de intercessão naquele Dia.

Em contraste com o princípio islâmico de que a salvação depende primariamente da fé e das ações e a intercessão só será permitida em favor dos que merecerem, aqueles não atingiram esse alvo mas estavam no caminho certo, os adeptos das duas grandes religiões precedentes, Cristianismo e Judaísmo, se apoiaram fortemente na intercessão ilimitada e irrestrita para a salvação.

A negação de amor e intercessão na Outra Vida se refere aos descrentes. O sentimento de amor entre os crentes sobreviverá. Da mesma forma, intercederão uns pelos outros com a permissão de Deus. "...e não podem interceder em favor de ninguém, salvo de quem a Ele aprouver,..." (Alcorão 21:28) 

O Profeta, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele, afirmou:

"As pessoas virão a mim e buscarei a permissão de meu Senhor. Receberei permissão. Quando O vir, cairei em prostração. Ele me permitirá continuar naquela posição pelo tempo que Ele desejar. Então será dito: "Muhammad, levante sua cabeça e peça, serás ouvido! Interceda e sua intercessão será concedida". Então louvarei meu Senhor com palavras que Ele revelará para mim naquele momento. Depois prosseguirei com a intercessão, mas será estabelecido um limite (em relação ao tipo de pessoas pelas quais posso interceder). Consequentemente, as tirarei do Inferno e as conduzirei para o Paraíso."
"Ele conhece tanto o passado como o futuro,..."

O conhecimento de Deus é absoluto e não está condicionado por espaço ou tempo.

Ele conhece o estado de Sua criação. Sabe o que era, o que é e o que será. Sabe o que era, o que é e o que será. Sabe o que Suas criaturas alcançaram e o que perderam. Sabe o que fizeram no passado e o que farão no futuro. Sabe o que ocultam e o que exibem. Nada escapa de Seu conhecimento. Nada O confunde. Seu conhecimento não tem limites, enquanto que o da criação é limitado. Como Deus diz no Alcorão: "Porque Ele sabe tanto o que manifestais por palavras, como conhece o que ocultais."(Alcorão 21:110)

Deus está ciente de todas as nossas ações e controla o que toda alma recebe. Tem vigilância perfeita sobre tudo. A Ele pertence tudo que está nos céus e na terra indica que todas as criaturas estão sob soberania divina.

O destino está sob o controle de Deus e Ele sabe o que acontece a Suas criaturas nesse mundo e o que acontecerá a elas na Outra Vida. Deus tem conhecimento perfeito de toda a criação e seu passado, presente e futuro.
"eles (humanos) nada conhecem da Sua ciência, senão o que Ele permite."

Todo o conhecimento vem de Deus e não aprendemos nada, exceto com a permissão Dele.

Deus abençoou os seres humanos com a dádiva do conhecimento, mas não importa o quanto o conhecimento humano progrida, continuará uma gota no oceano, se comparado ao conhecimento divino. Os seres humanos não têm conhecimento pleno de si mesmos. Como podem imaginar alcançar o conhecimento do mundo do Invisível? Nada da criação tem conhecimento do Invisível, exceto pelos profetas que receberam algum conhecimento a respeito.
"Seu Kursi se estende sobre os céus e a terra."

Como o conhecimento divino abrange toda a criação, o Kursi - o escabelo de Deus - abrange todo o universo. Essa é a grandeza de Deus.

O Kursi não é nada comparado ao Trono, é como uma aliança de ferro lançada no espaço plano da terra (Ibn Hibban). Então, se o Kursi é assim, imaginem o Trono de Deus, Glorificado e Exaltado seja!

Portanto, toda a criação em relação a Deus é muito pequena e nada em comparação a Ele. Se apenas uma coisa da criação de Deus, o Kursi, é maior que os céus e a terra, mas ainda menor que o Trono, então Deus, o Poderoso e Majestoso, é maior que tudo.
"...cuja preservação não O abate."

Nada O enfraquece. Muito ou pouco, fácil ou difícil, muito ou pouco, grande ou humilde - Allah preserva tudo sem qualquer cansaço.

Não sente nenhuma fadiga ao guardar e preservar os céus e a terra e isso indica que Deus não pode ser comparado a qualquer mortal. Não O sobrecarrega ou faz com que Se sinta fatigado proteger os céus e a terra e tudo que está entre eles. Ao contrário, é fácil para Ele. 

A frase "cuja preservação não O abate", é uma expressão da onipotência de Deus, retratando em termos simples, mas poderosos, como é fácil para Deus sustentar e preservar os céus e a terra.
"Porque é o Ingente, o Altíssimo."

Está no ápice de altura e grandeza além da imaginação humana, condizente com Sua Majestade. 

Deus é o Altíssimo, nada está acima Dele e nada se assemelha a Ele. Deus é o possuidor da majestade e santidade, perfeição e glória, beleza e grandeza. Nada é maior que Ele, porque Deus é Supremo, o Grande.

Não importa quanto o ser humano se torne poderoso ou grande, nunca deixará de ser um servo de Deus. Quando esse fato é estabelecido firmemente na mente de um homem, aprimorará seu status como subordinado a Deus e restringirá seu orgulho e transgressão. Temerá a Deus verdadeiramente, apreciará Sua majestade e poder e tentará ser mais humilde em relação a Deus e menos arrogante ao lidar com seus semelhantes.

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