segunda-feira, março 18, 2019

DEZ MANDAMENTOS NO ALCORÃO (PARTE 1 DE 3)

UMA RÁPIDA INTRODUÇÃO 

Uma revisão do que são os Dez mandamentos e o lugar deles nas crenças judaica, cristã e islâmica. Ao ler o título, algumas pessoas podem pensar nos "Dez Mandamentos",[1] um dos filmes de maior sucesso financeiro [2] e classificado como um dos dez melhores já feitos.[3] Ou o título pode trazer memórias do debate nacional sobre colocar os "Dez Mandamentos" como propriedade pública e usá-lo em escolas públicas, que terminou na Suprema Corte em 2005.

Deixando de lado os filmes e a mídia, os fatos básicos sobre os Dez mandamentos são pouco conhecidos. É por isso que nos próximos três artigos exploraremos o que são os Dez mandamentos. Quem os segue? Qual sua relevância para a vida americana (moderna)? Quais soluções, se existirem, eles fornecem para os desafios da atualidade? 

Comecemos com o básico. Os Dez mandamentos têm origem na religião judaica, mas também são encontrados nas Bíblias cristãs. Diz-se que foram inscritos em duas tábuas que foram dadas por Deus a Moisés. Na Bíblia foram registrados em Êxodo 20:2-17 e Deuteronômio 5:6-21. A lista em Êxodo é mais comumente aceita pelos cristãos. A Enciclopédia Britânica a descreve como uma "lista de preceitos religiosos que... foram divinamente revelados a Moisés no monte Sinai e gravados em duas tábuas de pedra." [4] 

"O Judaísmo ensina que a primeira tábua, contendo as cinco primeiras declarações, identifica os deveres referentes à nossa relação com Deus enquanto que a segunda tábua, contendo as últimas cinco declarações, identifica os deveres referentes à nossa relação com as outras pessoas." [5] Os católicos acreditam que "os Dez mandamentos são preceitos que sustentam as obrigações fundamentais da religião e moralidade, personificando a expressão revelada da vontade do Criador em relação ao dever completo do homem com Deus e outras criaturas." [6] As versões hebraica, protestante e católica diferem. Esse não é um fato bem conhecido.[7] 

Que lugar ocupa a versão bíblica na sociedade moderna? Os judeus são cuidadosos em não os enfatizar muito publicamente, para não criar a impressão de que o Judaísmo só tem esses dez mandamentos e não outros. Os teólogos cristãos, por outro lado, os consideram a lei moral de Deus para guiar a sociedade, um padrão de modelos para medir a saúde da sociedade. Como resultado, o lugar que esses mandamentos devem ter nas sociedades ocidentais e seculares é um assunto muito debatido. Devem ser parte do ensino público? Podem ser exibidos em público? As questões têm sido debatidas até pela Suprema Corte dos EUA. Apesar da atenção, a maioria dos mandamentos são simplesmente ignorados pela sociedade. Os secularistas até consideram a versão bíblica como intolerante. 

Na fé islâmica é dada grande ênfase nesses mandamentos: três versículos no Alcorão, o livro sagrado do Islã, falam deles. Os companheiros do profeta Muhammad enfatizaram sua centralidade. 

O Alcorão fala deles na surata Anaam, 6:151-153 e surata Isra’, 17:23-39. A surata Isra’ 17:23-39 é como um comentário sobre os mandamentos listados na surata Anaam. Alguns sábios os chamam de "versículos dos dez mandamentos", simplesmente porque falam dos dez mandamentos significativos a serem observados por um muçulmano. O Alcorão não afirma diretamente que são os mesmos mandamentos dados a Moisés.

Ibn Mas’ud, um companheiro famoso do Profeta Muhammad, disse [8]: "Quem quiser verificar a vontade do profeta Muhammad sobre a qual o profeta colocou seu selo, deixava-o ler a Declaração de Deus e então recitava os três versículos." 

O próprio profeta do Islã disse: 

"Quem dentre vocês me prometerá fazer três coisas" e então recitou o versículo 6:151 e continuou "Quem cumprir (essa promessa) sua recompensa será com Deus, mas quem falhar e Deus o punir nessa vida, essa será sua recompensa. E a quem Deus adiar (seu cômputo) até a Outra Vida, então sua questão é com Deus. Se Ele quiser poderá puni-lo ou perdoá-lo." [9] 

Em resumo, na visão islâmica esses mandamentos contêm o que Deus deseja para a vida de todas as pessoas. Têm cinco ordens e um número semelhante de proibições que definem a relação do homem com seu Criador, as obrigações do homem com sua família e os mandamentos que ordenam sua vida social. O que se segue são os dez mandamentos do Alcorão e sua relevância para a vida moderna.

Nenhum comentário: