segunda-feira, outubro 16, 2017

Matar em nome da Religião?

"O Islão não é responsável do extermínio de dezenas de milhões de nativos em muitas partes do mundo, causa do colonialismo mundial, que durou séculos".

Prezados Irmãos,
Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.
A nossa consciência é manipulada e capturada, até certo ponto, por slogans. Conceitos como a democracia,
a liberdade e os direitos humanos são os três slogans mais eficazes utilizados para criticar a opinião pública e
manter a ordem no mundo. Como ideias, mesmo como valores, não nos opomos necessariamente a elas; em
vez disso, desaprovamos o facto de serem usados por certos poderes como enganos cínicos, tão corrosivos como as armas químicas.
As potências mundiais geralmente aceitam tiranias, desde que possam facilmente manipulá-las. Elas buscam a estabilidade nas áreas da vida de um país que permite que os seus interesses econômicos funcionem e prosperem sem oposição. No entanto, elas opõem-se a qualquer país democrático que põe em perigo os seus interesses, buscando independência política ou cultural.
Eles interferem nos assuntos internos de tais países, em nome da "democracia e liberdade", embora os relatórios sobre direitos humanos nos seus próprios países deixem muito a desejar.
Deixando de lado os excessos passados e presentes do colonialismo nas suas diferentes formas, observamos a existência contínua de discriminação racial, cultural e religiosa nas suas próprias terras. As exigências são frequentemente feitas a partidos políticos extremistas (em teoria para evitar o aumento da popularidade); O número de crimes e prisioneiros continua a aumentar; E a tortura física, especialmente de ativistas que defendem os interesses das minorias, é tolerada não oficialmente.
Mesmo assim, eles apresentam-se como defensores da democracia, liberdade e direitos humanos onde quer que desejem, apenas enquanto sirvam os seus próprios interesses e podem justificar o uso da força militar ou econômica na sua opinião pública.
Eles fazem guerra a milhares de quilômetros para resolver os seus interesses numa ilha, mesmo que não
concedam a outros os mesmos direitos numa ilha localizada nas suas fronteiras. As atividades de inteligência estrangeira são "heroicas" se forem usadas pelas potências mundiais, mas tornam-se "atrozes" ou "terroristas" quando empregadas por outros países que procuram defender-se e manter a sua independência. Em resumo, o valor moral ou filosófico da democracia, da liberdade e dos direitos humanos é questionado pelo cinismo manifestamente usado para assegurar a sua dominação. Tais práticas lembram-nos a famosa frase de Orwell em Rebellion on the Farm: "Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que os outros".
Nada é tão eficaz contra este cinismo como a crença religiosa séria e sincera, que pode inspirar os pensamentos e ações que governam a vida. Portanto, não é de admirar que os cientistas políticos ataquem a religião com a afirmação absurda de que ela inspira o abate.
Numa ocasião, a revista Time apresentou a religião inspirada em Deus - seja o judaísmo, o cristianismo ou o islão - como um estilo de vida que incentiva a "matar por Deus".
Alguns grupos extremistas falsificam a religião como uma ideologia política estreita e usam-na para mostrar a sua rigidez e dureza de coração, ou para sublimar os seus complexos de inferioridade ou superioridade. No entanto, um sistema que condena tais ações não pode ser condenado enquanto alguns dos seus seguidores autoproclamados o usam para justificar as suas ações repreensíveis.
A religião é um contrato entre Deus e a humanidade, e todas as suas propostas nos favorecem. Como seres
complexos e civilizados que, além de muitas outras coisas, precisam de coexistência segura com outras pessoas, buscamos paz e justiça nas nossas vidas individuais e coletivas. Uma vez que os motivos individuais são diferentes, "a razão colectiva" da humanidade não pode compreender a verdadeira natureza da necessária paz e justiça, nem pô-la em prática. É por isso que Deus inscreveu em nós a necessidade de um critério superior – a religião. A religião é nada mais do que a coleção de princípios estabelecidos por Deus para a felicidade e a segurança humana, em ambos os mundos, e para a realização da justiça na vida prática. 
Uma vez que a natureza e as necessidades essenciais das pessoas não mudam ao longo do tempo, todos os
Profetas pregaram as mesmas bases religiosas. 
Todas as diferenças foram limitadas a questões secundárias, relacionadas às mudanças nas circunstâncias da
vida. A religião escolhida pelo Deus Todo-Poderoso para assegurar a felicidade individual e colectiva, em ambos os mundos, e aquilo que Ele revelou através de todos os Profetas, é a submissão voluntária à Vontade Deus.
O Islão significa crença em Deus e submissão a Ele e, dessa forma, estabelecer paz e justiça nas nossas vidas individuais e colectivas. O Judaísmo e o Cristianismo são nomes dados às primeiras revelações do Islão, através dos Profetas Moisés e Jesus, paz esteja com eles. Nenhum Profeta israelita usou o termo judaísmo.
Jesus nunca afirmou ter estabelecido o cristianismo na terra, ou se chamou de cristão. A palavra cristão aparece apenas três vezes no Novo Testamento, e foi usada, pela primeira vez, por pagãos e judeus em Antioquia (Antakya, hoje) aproximadamente 43 anos d.C., muito depois de Jesus ter deixado esta terra (Atos dos Apóstolos, 11:26).
O Islão pode ser resumido em Basmala, a fórmula que precede em cada capítulo do Alcorão e pronunciada no início de cada bom acto: "Em Nome de Deus, OmniBeneficente e Omni-Misericordioso". A palavra traduzida como Omni-Misericordioso é "ar-Rahman", que denota Deus como Aquele que, através de Sua Infinita Mise-ricórdia, protege e sustenta, além de garantias e provisões, todos os membros da criação sem excepção.
A palavra traduzida como Omni-Beneficente é "ar-Rahim", que denota Deus como aquele que possui uma
misericórdia especial para os seus servos bons, crentes, devotos e rectos em ambos os mundos. Além disso, o Alcorão afirma que enviou o último Profeta Muhammad (p.e.c.e.) como uma misericórdia para todos os mundos, todas as espécies (21:107). Uma religião tão focada na misericórdia e na compaixão procura dar vida, não matar.
Infelizmente, o pensamento materialista moderno é nutrido pelo positivismo extremo e pelo racionalismo da ciência moderna. Reduz a vida para a dimensão física ou material e ignora o facto de que a paz, harmonia e
alegria neste mundo dependem da espiritualidade humana. Uma vida espiritual autêntica, baseada na ilustração da mente pelo conhecimento científico e a ilustração do coração e a purificação dos sentimentos
pela fé, conhecimento religioso, adoração e inspiração, é essencial para a missão dos Profetas. Por exemplo, o Alcorão afirma: "Ó crentes, atendei a Deus e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Deus intercede entre o ser humano e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele". (Alcorão 8:24).
Muhammad Asad, um judeu convertido ao Islão, compara o Islão com o perfeito trabalho arquitetônico: Todas as suas partes foram harmoniosamente concebidas para complementar-se e apoiar-se mutuamente, nada falta, alcançando um equilíbrio absoluto e uma estrutura sólida. Portanto, dá quase tanta importância à nossa vida física quanto à nossa vida espiritual. O Islão considera cada pessoa como um representante das
suas espécies e como detentor do mesmo valor que toda a humanidade.
É por isso que Deus condenou Caim (o filho de Adão) pelo assassinato injusto do seu irmão Abel, que introduziu o assassinato na história. Como resultado, ele é responsabilizado por todos os assassinatos cometidos até ao fim dos tempos. O Alcorão declara que aquele que mata injustamente alguém é igual ao que mata toda a humanidade, e quem revive alguém espiritualmente ou fisicamente é como se salvasse toda a humanidade espiritualmente ou fisicamente. (Alcorão 5:32).
Obviamente, uma religião que dá tanta importância à vida de cada indivíduo nunca pregará ou glorificará matar para seu próprio benefício. O Islão também não aprova a conversão forçada, mas tenta remover tudo o que nos impede de fazer uma escolha livre das nossas crenças, estabelecendo um ambiente em que a liberdade de consciência e pensamento seja assegurada. Uma vez que isso é garantido, o Islão pede-nos para usar o livre arbítrio que Deus nos deu, e lembra-nos que, no futuro, seremos responsabilizados por isso, bem como por tudo o que fizemos neste mundo: "Não há imposição quanto à religião, porque já se destacou a verdade do erro”. (Alcoão, 2: 256).
O Profeta Muhammad (p.e.c.e.) foi atacado em numerosas ocasiões por seus inimigos e foi forçado a fazer
guerra (defensiva). Em todas essas guerras, apenas cerca de 700 pessoas foram mortas, em ambos os lados. No que diz respeito à civilização moderna, só queremos mencionar alguns factos para esclarecer o ponto: o Islão não teve nada a ver com as dezenas de milhões de mortes produzidas pelas revoluções comunistas, nem com a repressão dos movimentos de libertação em várias partes do mundo, a custo de milhões de vidas, ou nas conquistas de vários países pobres, custando milhões de vidas durante as guerras e outras indiretamente desde então. Não foi o Islão que matou mais de 70 milhões de pessoas, principalmente civis, e obrigou inúmeros milhões a deixar as suas casas, deixando órfãos e viúvas, durante e depois das duas guerras mundiais.
Não foi o Islão que deu origem a regimes totalitários como o comunismo, o fascismo e o nazismo, e a guerreiros como Hitler, Estaline e Mussolini. O Islão não é responsável pelo uso do conhecimento científico para fazer armas nucleares e outras armas de destruição em massa. O Islão não é responsável pelo extermínio de dezenas de milhões de nativos em muitas partes do mundo, por causa do colonialismo centenário do mundo e por causa do tráfico de escravos, que custou dezenas de milhões de vidas.
Não foi o Islão, nem os povos muçulmanos, os responsáveis pelo estabelecimento dos governos despóticos que governam alguns países muçulmanos, ou pela opressão, injustiça e regimes sangrentos. O Islão também não é responsável pelo terrorismo moderno ou organizações como a máfia ou o contrabando global de armas e drogas.
Tem sido uma religião ou civilização moderna, elogiada como a mais avançada e mais humana da história, a
causa da morte de mais de 60 milhões de pessoas, a maioria civis e que forçaram milhões de pessoas a permanecer desabrigados, órfãos e viúvos, durante e depois das duas Guerras Mundiais? A religião é responsável pelo uso do conhecimento científico para fazer armas nucleares e outras armas de destruição em massa, a fim de intimidar nações pobres e fracas? Se os poderes mundiais que querem impor a sua ordem mundial - em nome da "paz mundial, democracia e liberdade humana", mas na realidade por sua própria vantagem política e econômica - têm o direito de cometer tais atrocidades, certamente as pessoas que afirmam servir a Deus podem usar a mesma razão para limpar o mundo de tais atrocidades e estabelecer a verdadeira paz e realizar a verdadeira liberdade. Mas os crentes não justificam, como o cinismo político moderno faz, nem atrocidades nem guerras que perseguem apenas fins políticos. Os crentes, ao contrário dos não-crentes, percebem que aquelas ações realizadas sinceramente somente em nome de Deus, OmniBaneficente e Omni-Misericordioso, e não têm outro motivo e não excedem os limites de Deus, podem restaurar Valores verdadeiramente humanos.
Nós temos um exemplo disso em Ali ibn Abi Talib. Durante uma batalha, este nobre companheiro e futuro califa derrubou o seu inimigo e estava prestes a matá-lo. Mas naquele momento o homem cuspiu no rosto de Ali. Para sua surpresa, Ali o liberou imediatamente. Ele explicou mais tarde o motivo: o ato do homem deixou-o furioso e, portanto, por medo de matar o homem por causa de um motivo egoísta, soltou-o. Este soldado inimigo abraçou o Islão, e assim foi revivificado tanto espiritualmente quanto fisicamente.

Um comentário:

Unknown disse...

Ótimo texto, acho muito interessante essa possibilidade de falar com a pessoa ao invés de falar dá pessoa.
Você deve ter consciência do que andam falando sobre o Slam nessa ascendente direita conservadora.
Seu blog é uma interessante fonte pro "outro lado da moeda".
Como o senhor se posiciona nessa "Guerra Fria" da Arábia Saudita com o Irã e o Qatar ?