sexta-feira, agosto 25, 2017

Dia de Eid-Al-Adha: Obediência de Abraão – “A festa do Sacrifício”

Sentido, finalidades, regras e questões práticas prezados irmãos, saúdo-vos com a saudação do islão, "Assalam alaikum", (que a paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.
O primeiro dia doEid-al-Adha, "A festa do sacrifício" Será realizada, in cha allah, sexta-feira, 01 de setembro. Esta festa comemora o sacrifico do profeta Abraão (paz esteja com ele), e marca o fim do período da peregrinação a Meca, que é refletida em todo o mundo pelo abate de ovelhas, vacas …, ao longo de um período de entre 1 a 4 dias ou de 01 a 04 de setembro. Tentar-se-á responder neste texto a todas as questões de significado, propósito e regras sobre o ritual a que muitos cidadãos muçulmanos portugueses permanecem ligados como forma de culto.
1- Quantas festas há na religião muçulmana? O calendário muçulmano tem dois grandes festivais: O festival de eid-al-adha, "O festival de quebrar o jejum", também conhecido como eid-al-saghir, "A pequena festa", que marca o fim do Ramadão, e o festival de eidal-adha, a "Festa do sacrifício", chamada igualmente eid al-quibir, "A grande festa", que marca o fim do período da peregrinação a Meca, um dos cinco pilares do Islão.
2 - qual é o significado da festa do sacrifício para os muçulmanos? Este festival comemora o sacrifício que deus pediu a Abraão (paz esteja com ele) para o testar e testar a sua fé. Na tradição muçulmana, abraão (p.e.c.e.) é o pai dos profetas, cognominado de "Ibrahim al kalilullah", isto é, o amigo fiel de Allah. Ele era um amigo fiel de deus e é a ele que deus vai colocar o teste mais difícil de todos: Sacrificar o seu único filho Ismael (p.e.c.e.) que nasceu da sua esposa Hajar (Hagar), em nome de sua fé. Isso é muito mais do que sacrificar-se a si mesmo; é mais do que uma prova de vida, uma falha, uma tragédia ou um acidente vivo; é muito mais difícil do que a separação, doença ou perda de um ente querido. Ibrahim (a.s.) e seu filho Ismael (a.s.) uniram-se para se submeterem à vontade de deus. Abraão preparava-se para sacrificar Ismael, quando foi interrompido pelo arcanjo Jibril (Gabriel) e Ismael foi substituído por um carneiro. Abraão (p.e.c.e.) foi escolher entre o amor de deus e o amor de seu único filho naquele momento. Ele escolheu o amor de deus que fez com que o seu filho ismail (a.s.) ficasse vivo. Os muçulmanos comemoram esta prova, de dois amores, sacrificando um animal.
-3. Qual é o estatuto da festa do sacrifício no Islão? A maioria dos estudiosos muçulmanos acredita que esta é uma tradição profética altamente recomendada para os muçulmanos que têm os meios financeiros para o fazer. O muçulmano não tem que pedir dinheiro emprestado para comprar um animal para o sacrifício.
4 - como é fixada a data da festa do sacrifício? As festas muçulmanas são temporizadas de acordo com o calendário lunar. [1] a festa do sacrifício é celebrada no décimo dia do último mês do ano lunar, após o encontro de milhões de peregrinos [2] no monte Arafat [3] em Meca (makkah). A data do eid al-quibir, como o início ou o fim do Ramadão, "Retrocede" Cerca de 11 dias a cada ano no calendário gregoriano.
5- os muçulmanos comemoram o Eid todos no mesmo dia? Teoricamente sim, porque é a arábia saudita que executa os ritos da peregrinação, que define o primeiro dia da festa do sacrifício. A data desta celebração, que marca o fim da peregrinação e que é determinada pelo calendário lunar, é conhecida e confirmada cerca de dez dias antes. Dito isto, para alguns países como a Turquia que adotaram a computação científica, a data é conhecida antecipadamente. Na França, é o CFCM, que define a data do primeiro dia do sacrifício. Eles estão sempre alinhados com a arábia saudita.
6 - em que hora do dia deve começar o sacrifício? O sacrifício deve começar na manhã do festival, após a oração especial do eid que se começa a partir dos 20 minutos após o nascer do sol. O animal morto antes da oração do eid não é considerado como um sacrifício, mesmo que seja halal e, portanto, seguro para o consumo. É permitido sacrificar de dia e de noite, mas é melhor fazê-lo de dia.
7 - quantos dias dura a festa? Eid al-adha é uma festa que dura 3 dias. É mais comumente comemorado no primeiro dia por famílias muçulmanas, mas também pode espalhar-se ao 2º e 3º dia após a oração especial do Eid, incluindo o abate do animal. Portanto, mais e mais famílias aceitam por razões logísticas recuperar o animal abatido no 2º ou 3º dia.
8 - que tipo de animal deve ser sacrificado? Na tradição muçulmana, a escolha de animais que poderia ser sacrificada durante a festa é múltipla: Os muçulmanos podem matar ovinos (ovelhas, ou carneiros), bovinos (vaca, touro ou vitelo), caprinos (cabras ou bodes) ou ainda um dos camelídeos (camelo ou dromedário).
9 - é possível que várias famílias se unam para sacrificar um único animal? O islão permite que um grupo de sete pessoas (no máximo) se unam a sacrificar um bezerro ou uma vaca.
10 - em que recursos específicos devem atender aos animais? Os animais devem atender às condições relacionadas com a idade e integridade física. Assim, o animal deve ter mais de 2 anos para o gado e pelo menos seis meses (mais de um ano de preferência) para ovelhas. Não devem ser nem doentes nem velhos nem magros, nem cegos, ou aleijados ou completamente amputados e devem dispor de todos os seus membros. Os animais carentes de chifres ou cauda naturalmente e machos castrados "São permitidos para o sacrifício”.
 11 - quem deve fazer o sacrifício? A tradição ordena que o cabeça de família deve matar o animal em si, se a lei do país o permitir. Caso contrário, ele pode autorizar outra pessoa para fazer isso por ele.
12 - deve estar presente no abate do animal? A sua presença não é obrigatória, mas é recomendada. No entanto, o agente deve, na medida do possível, dar o nome do proprietário do animal no momento da morte do animal.
13 - o que se faz com a carne? É colocada sob o signo da partilha e da solidariedade; eid al-adha é uma oportunidade para os muçulmanos recuperarem e fortalecerem os laços entre os membros da comunidade, incluindo aqueles que vivem em necessidade (pobres, carentes, órfãos). Durante este festival, por tradição, o primeiro terço da carne é dado aos pobres e necessitados, o segundo terço aos amigos e vizinhos (muçulmanos ou não) e o terceiro terço é da família.
14 - e sobre o bem-estar do animal? Devemos minimizar o sofrimento do animal a ser tratado com delicadeza, sem brutalidade ou violência. A pessoa que fizer o abate deve esvaziar o animal de sangue, sem o atordoamento e usando uma faca afiada e cortante, e deve sair da bainha no último momento para evitar a exposição ao animal.
15 - é possível encomendar o animal a um açougueiro? Sim, muitos muçulmanos fazem-no. Basta verificar com o açougueiro que o animal foi morto após a oração de Eid. É possível encomendar o animal num supermercado? Sim, desde que o abate seja feito após a oração de Eid, o que não é necessariamente o caso para grandes áreas. notas [1] o ano lunar tem 354 ou 355 dias em vez de 365 como o ano solar. Os meses lunares são 12 em número e têm 29 ou 30 dias. Sexta-feira é o dia mais importante da semana. Os crentes reúnem-se na mesquita para rezarem juntos. [2] mais de 3 milhões de muçulmanos vindos de todo o mundo em cada ano realizam a peregrinação. [3] o monte Arafat, também conhecida como a "Montanha da misericórdia" É a leste da colina de Meca. No final dos ritos de peregrinação, especificamente no nono dia do último mês do ano lunar, os peregrinos reúnem-se todos lá. É um dia simbólico para honrar o último julgamento. Este é também o dia para pedir perdão a Deus. A estação no monte Arafat é um dos pilares da peregrinação.

Obrigado. Wassalam. M. Yiossuf adamgy - diretor da revista Al Furqán

Nenhum comentário: