sábado, maio 14, 2016

Será que o fato de dizer La Ilaaha illa-llah garante o Paraíso a Alguém?

Os muçulmanos sabem que essa declaração é a chave do Paraíso, "Não há outra divindade senão Allah". E muitos de nós fiam-se nessa declaração e acreditam que nada mais precisa ser feito. Isso não é verdade, uma vez que mesmo os hipócritas costumavam proferi-la. No entanto Allah SW os descreve como mentirosos e diz que eles habitarão no mais profundo abismo do inferno.

Segundo vários exegetas (sábios, estudiosos), ainda que essa frase seja a chave para o Paraíso, para que surta o efeito esperado é necessário preencher certos requisitos.

Certa vez, Al-Hasan Al-Basri perguntou a uma pessoa: "O que você preparou para a morte"? Ela respondeu: " O testemunho de que não há outra divindade senão Allah". " Há certas condições para isso, e , cuidado para não difamar as mulheres castas!.

Um famoso seguidor Wahb Ibn Munabbih, certa vez perguntou: " La Ilaaha illa-llah", não é a chave para o Paraíso?" E ele respondeu sim, mas toda chave tem suas saliências. Se as saliências da chave não coincidirem com as da fechadura da porta, você não conseguirá abri-la. As saliências, das quais Al-Hasan Al-Basri falava, nada mais são do que as condições que diferenciarão no dia do Juízo Final, os muçulmanos que se beneficiarão dessa declaração.

Muitas pessoas se precipitam em acreditar na citação de um único versículo ou um hadith que diz: "não há outra divindade senão Allah", entrará no Paraíso, no entanto deve-se considerar o conjunto de todos os versículos do Alcorão Sagrado e hadith correlatos.

Um estudo dos versículos do Alcorão e dos hadith do Profeta SAAS, nos mostra que as condições para a Shahadah (Testemunho de Fé), consiste em 7(sete), 8(oito) ou até 9(nove), vai depender da forma que se olha para eles. Vamos ao 9(nove) então:

1ª) A primeira condição é o conhecimento: A pessoa deve ter a compreensão básica necessária do significado da Shahadah. É preciso não ter nenhuma dúvida quanto ao que a Shahadah afirma e o que a Shahadah nega. Diz Allah no Alcorão Sagrado: " Sabe, portanto, que não há mais divindade, além de Deus e implora o perdão das tuas faltas, assim como das dos fiéis e das fiéis, porque Deus conhece as vossas atividades e os vossos destinos". (Muhammad 19). Da mesma forma, o Profeta SAAS, disse: " Aquele que morre sabeno que não há outra divindade além de Allah, entrara no Paraíso (Muslim). 

De fato, a Shahadah, por si só, é um testemunho. Quando alguém presta o testemunho sobre alguma coisa, e preciso que saiba sobre o que está testemunhando. Obviamente ninguém aceitaria um testemunho se não tiver a convicção de que o a testemunha está ciente dos fatos a serem testemunhados. Veja o que diz Allah sobre o assunto no Alcorão Sagrado:"Proteja aquele que testemunha sabiamente a verdade." (Al Zukhruf 86). Por exemplo se o testemunhante não compreender, por exemplo, que Allah é a única divindade que mereça ser adorada e que todos os outros deuses são falsos, então não terá alcançado a compreensão elementar, dai, essa Shahadah não pode ser considerada válida para que Allah a aceite. Bom lembrar, que essa é uma percepção lógica, contudo Allah SW sempre sabe melhor.

2ª) A segunda condição da Shahadah é a certeza, ou Al-yaqeen, que é o oposto de dúvida e incerteza. No Islam, na verdade, qualquer espécie de dúvida em relação ao que está no Alcorão ou na Sunnah equivale a kufr(descrença). Há uma exceção relacionada ao caso de ignorância, ou seja, a pessoa não tem conhecimento do que está confirmado no Alcorão e na Sunnah. Uma vez sanada essa dúvida, não há mais desculpa para dúvidas. Veja a definição de um verdadeiro fiel segundo o Alcorão: "Somente são fiéis aqueles que crêem em Deus e em Seu Mensageiro e não duvidam, mas sacrificam os seus bens e as suas pessoas pela causa de Deus. Estes são os verazes!" Al-Hujuraat 15). Diz ainda o Profeta SAAS: " Ninguém encontra Allah a não ser pelo testemunho, de que não existe outra divindade além Dele e que Eu sou o Mensageiro de Allah. Não havendo essa dúvida o crente entrará no Paraíso (Muslim). Por outro lado Allah SW descreve no Alcorão Sagrado os hipócritas, como aquelas pessoas, cujos corações vacilam com frequência: " Pedir-te-ão isenção só aqueles que não crêem em Deus, nem no Dia do Juízo Final, cujos corações estão em dúvida e, em sua dúvida, vacilam.(Al-Taubah 45).

Alguns sábios afirmam que as dúvidas ou as suspeitas infundadas que existem no coração do crente e mais perigosa para a fé do que a ambição e os desejos. Isso porque a ambição e os desejos podem ser saciados enquanto as dúvidas e as suspeitas, elas prolongam-se nos corações, sem obter cura, até que a pessoa deixa o Islam por completo ou passa a exercê-lo mecanicamente, sem que exista no seu coração uma verdadeira fé. 

Não é a toa que o Profeta SAAS nos instruiu a buscar o conhecimento enquanto vivermos. Ele é o maior remédio para as duvidas e para a desconfiança. Cabe a cada um de nós aperfeiçoar nossos conhecimentos diariamente mergulhando no Alcorão e na Sunnah. E ainda recorrendo aos sábios e pessoas mais preparadas e com maior experiência na Religião.

3ª) A terceira condição da Shahadah é a sua aceitação, ou Al-qabool. A pessoa que fez a Shahadah com consciência e está certa da verdade deve dar sequência a essa aceitação, com a língua e o coração de tudo que significa a Shahadah. Aquele que rejeitar qualquer aspecto que envolve a Shahadah é declarado Kafir (Infiel). Essa condição implica ainda na aceitação irrestrita do que afirma o Alcorão e a Sunnah, sem que a pessoa possa escolher em que acreditar ou rejeitar. Diz Allah no Alcorão: "Credes, acaso, em uma parte do Livro e negais a outra? Aqueles que, dentre vós, tal cometem, não receberão, em troca, senão aviltamento, na vida terrena e, no Dia da Ressurreição, serão submetidos ao mais severo dos castigo. E Deus não está desatento em relação a tudo quanto fazeis". Diz Allah ainda a respeito: "Não é dado ao fiel, agir conforme seu arbítrio, quando Allah e Seu Mensageiro decidiram sobre o assunto. Aquele que desobedecer a Allah e ao Seu Mensageiro desviar-se-á evidentemente"(Al-Ahzaab 33).

4ª) A quarta condição da Shahadah é a submissão e a concordância ou Al-inqiyaad, ou seja, a representação física verdadeira das ações da Shahadah da pessoa. Este é um dos principais significados da palavra Islam, "submissão à vontade de Allah". Allah ordena assim no Alcorão:" E voltai arrependidos, ao vosso Senhor e submetei-vos a Ele".(Al Zumah54). Allah elogiou aqueles, que por suas ações, se submetem aos Seus mandamentos. Diz Allah:"Quem pe melhor na religião do que aquele que submete seus objetivos a Allah e pratica o bem".(Al-Nissa 125).

A submissão aos mandamentos de Allah e de Seu Mensageiro é uma condição de fé imposta por Allah. Diz Ele: " .Qual! Por teu Senhor, não crerão até que te tomem por juiz de suas dissensões e não objetem ao que tu tenhas sentenciado. Então, submeter-se-ão a ti espontaneamente.(Al-Nissa 65).

A Shahadah não é algo subjetivo! Com palavras a testemunhamos e com nossos atos cumprimos o que foi testemunhado. Quem quer que se diz muçulmano e não pratica os atos correspondente da Religião impostos por Allah SW e seu amantíssimo Profeta SAAS, não entendeu nada do compromisso assumido ao fazer a Shahadah, por outro lado esta prestando testemunho contra si próprio, isso porque seu testemunho de fé não foi verdadeiro ou mal compreendido. Em ambos os casos você deve rever sua condição de muçulmano.

5ª) A quinta condição é a verdade em oposição à hipocrisia e desonestidade, ou seja, quando alguém pronuncia a Shahadah, as palavras são ditas honestamente em todo o seu significado. Ele o ela não estão mentindo ou tentando enganar a si próprio ou a alguém. Disse o Profeta SAAS: "Ninguém presta testemunho a outra divindade que não seja Allah, sinceramente do fundo do seu coração, salvo quando Allah torna o Inferno Proibido para ele." (Al-Bukhari).

Existem muitas histórias de pessoas que disseram o testemunho de fé, mas, que não o fizeram honestamente. Elas assim agem para se protegerem ou para conseguirem algum benefício. São os hipócritas e Allah os descreveu na abertura do Alcorão, com as seguintes palavras: "8.Entre os humanos há os que dizem: Cremos em Deus e no Dia do Juízo Final. Contudo, não são fiéis. 9.Pretendem enganar Deus e os fiéis, quando só enganam a si mesmos, sem se aperceberem disso. 10.Em seus corações há morbidez, e Deus os aumentou em morbidez, e sofrerão um castigo doloroso por suas mentiras". (Al Bakara 8:9,10).

A Shahadah daqueles que se tornaram muçulmanos apenas para usufruírem dos benefícios de serem muçulmanos e não por acreditar no Islam será recusada por Allah na outra Vida. Daí terão que enfrentarem um doloroso castigo pela mentira.

6ª) A sexta condição é a sinceridade pura, ou Ikhlaas. Quando alguém pronuncia a Shahadah, o faz unicamente por Allah! Não deve existir qualquer outra razão. Dessa forma, o significado da pureza do ato é o oposto do shirk (idolatria), ou associação de parceiros a Allah.O único objetivo aceito para alguém se tornar muçulmano é servir a Allah. Diz Allah no Sagrado Alcorão: "Adora a Allah com sincera devoção,"(Al-Zumar 2). Diz ainda: " .E lhes foi ordenado que adorassem sinceramente a Deus, fossem monoteístas, observassem a oração e pagassem o zakat; esta é a verdadeira religião."( A Evidência 5). E disse também o Profeta SAAS: " Allah vedou o inferno para aquele que diz, Não há outra Divindade se não Allah, a preservarem a religião para Ele, a observar a oração e a pagarem o zakat. Essa é a verdadeira Religião". (Muslim). E disse ainda o Rassulolah :" Allah vedou o inferno para aquele que diz , Não há outra Divindade se não Allah, e quer contemplar o rosto (e o prazer) de Allah" (Muslim).

7ª) A sétima condição é o amor, isto é o fiel ama a Shahadah. Ama as implicações e os requisitos da Shahadah e ama todos aqueles que agem e se empenham de acordo com os fundamentos da Shahadah. Se a pessoa fizer a Shahadah e não sentir-me amando-a incondicionalmente por ele e por tudo que ela estabelece, então, na verdade, a fé não está completa. Isso e simples de se verificar, após a Shahadah o amor do crente deve ser direcionado exclusivamente para Allah. Diz Allah no Alcorão: " 165.Entre os humanos há aqueles que adotam, em vez de Deus, rivais (a Ele) aos quais professam igual amor que a Ele; mas os fiéis só amam fervorosamente a Deus. Ah, se os iníquos pudessem ver (a situação em que estarão) quando virem o castigo (que os espera!), concluirão que o poder pertence a Deus e Ele é Severíssimo no castigo.(Al Bakara 165).

Em outra súrata diz: " 24.Dize-lhes: Se vossos pais, vossos filhos, vossos irmãos, vossas esposas, vossa tribo, os bens que tenhais adquirido, o comércio, cuja estagnação temeis, e as casas nas quais residis, são-vos mais queridos do que Deus e Seu Mensageiro, bem como a luta por Sua causa, aguardai, até que Deus venha cumprir os Seus desígnios. Sabei que Ele não ilumina os depravados. (O Arrependimento 24). Diz o Profeta SAAS, sobre esse assunto: " Aquele que possui três características seguintes provou a doçura da fé. A primeira delas é que ama a Allah e ao seu Mensageiro mais do que qualquer outra coisa" (Al-Bukhari e Muslim).

8ª) A oitava condição da Shahadah é que a pessoa que pronuncia deve repudiar qualquer outro objeto de adoração, embora isso esteja evidente no testemunho de fé, não parece claro para aquele que o declara. É necessário que seja dito explicitamente.

Na Surata Al Bakara, Allah lembre aos muçulmanos esse aspecto importante da Shahadah. De que não é apenas uma simples afirmação, mas também implica uma negação: Diz Allah: " 256.Não há imposição quanto à religião, porque já se destacou a verdade do erro. Quem renegar o sedutor e crer em Deus, Ter-se-á apegado a um firme e inquebrantável sustentáculo, porque Deus é Oniouvinte, Sapientíssimo. (Al Bakara). Veja que o Profeta SAAS ressalta essa idéia:" Aquele que diz, não há outra divindade exceto Allah e rejeita tudo que é adorado além de Allah, tem seus bens e seu sangue protegidos e seu acerto será com Allah". (Muslim).

9ª) A nona condição da Shahadah é a adesão do muçulmano a ela, até morrer. Isso é fundamental uma vez que a Shahadah tem um significado que se estende pela outra vida. Não se pode repousar sobre os louros do passado. Não na verdade, a Shahadah precisa ser a bandeira número um do muçulmano até sua morte. Diz Allah no Alcorão: " Ó fiéis, temei a Allah como deve ser temido e não morrais senão como muçulmanos (submissos a Allah)".(Al -Imraan 102).

Irmãos, irmãs e caros leitores, é unanimidade entre os sábios que aquele o aquela que transgride a Shahadah voluntariamente torna-se uma infiel. Mas antes de tudo lembramos que Allah SW sabe mais e melhor. E que Ele é dono de tudo. Ele dá o que Ele quiser, a quem Ele quiser. Não estamos aqui para julgar esse ou aquele. Somente Allah SW tem elementos para um julgamento sem retoques. Ele conhece o coração de cada um de nós.

Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuh!

Fonte: Os Fundamentos do Islam (Jamaal al-Din M Zaraboso).

Nenhum comentário: