sexta-feira, setembro 25, 2015

O que são a Caaba e a Pedra Negra?

Por: M. Yiossuf Adamgy

Prezados Irmãos, 

Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alai-kum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade. 

A primeira coisa a deixar claro é que nenhuma das duas coisas se adora no Islão. Os muçulmanos, única e exclusivamente, adoram Deus (ár. Allah). A Caaba é o lugar de adoração que foi construído, há quase 4000 anos, por Abraão e seu filho Ismael, a paz esteja com eles, por ordem de Deus. 

Esta construção foi feita de pedra, onde foi o lugar original de um santuário estabelecido por Adão, a paz esteja com ele. Deus ordenou a Abraão, a paz esteja com ele, que convocasse toda a humanidade para direção: a prostração tem valor em  direção a qualquer ponto do edifício. O peregrino põe a sua mão quando foram varridos todos os véus que entorpeciam a razão do ser humano, quando renunciou completamente a todo o desejo de poder, de impor as nossas fantasias a uma realidade que não depende de nós para se concretizar.

Os peregrinos humilham-se perante Deus, deixam de ser átomos separados e, por uns instantes, vivem a reconstrução cosmológica do Universo a partir de um acendido ponto de Luz. Peregrinar é, para um muçulmano, morrer para o espaço e para o tempo, pois uma vez que o viajante chega à orla do mundo e se funde na corrente vertical do seu eixo, o Criador recebe-o no Seu oceano de Paz..

Um bósnio caminha 6000 km até Meca O seu exemplo serve para voltar a recordar a importância de um hajj mais ecológico 07/11/2012 - Autor: Arwa AburawaFonte: GreenProphet No ano passado escrevi sobre a incrível história de dois muçulmanos sul-africanos que tinham viajado de bicicleta até Meca. Então pensei que pouco mais podia fazer-se para superar este facto, mas enganei-me. Um homem de origem Bósnia, de 47 anos, caminhou todo o trajeto desde o seu povo à cidade santa de Meca. Com apenas 200 euros no seu bolso, afirmou que com este escasso orçamento não podia fazer a peregrinação de outro modo. Senad Hadzic caminhou entre 20 e 30 quilômetros por dia e cruzou seis países e chegou à Arábia Saudita na semana passada, a tempo para o Hajj. Isto é o que chamo uma peregrinação verde!«Dormi em mesquitas, colégios e outros lugares, como os lares que me ofereceu a boa gente”, explica Hadzic no vídeo do YouTube. “Alguns perguntam-se se senti medo enquanto passava por sítios perigosos, mas porque deveria tê-lo… Deus está comigo». Hadzic levava uma cópia do Alcorão, 
Obrigado. Wassalam.
M. Yiossuf Adamgy - 24/09/2015.

Nenhum comentário: