sexta-feira, outubro 02, 2015

TEMA DA SEMANA: MEUS DESEJOS, MINHAS PAIXÕES... MINHA PERDIÇÃO. Segunda e última Parte.

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) -As facilidades, a prosperidade e o consumo exagerado de bens, fazem com que muitos percam a fé em Deus. As sociedades “modernas” facilitam a prática de atos imorais, como é o caso do adultério. Os que querem recatar as suas vistas, acabam por deparar com senhoras e homens com roupas tão apertadas, que denotam as suas formas corporais e no tempo mais quente andam seminus. "Diz aos crentes que recatem seus olhares e conservem os seus pudores..." Cur'ane 24:30. 

Alguns servos de Deus acabam por não resistir, olham, ficam imaginando e os pensamentos acabam por rodopiar nas suas mentes. Os seus desejos acabam por traí-los para a prática do adultério, mesmo que seja só da vista e do pensamento. 

Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Na verdade, Deus fixou para o filho de Adam, a sua parte inevitável do adultério e ele está ciente disso ou não. O adultério da vista é olhar (para algo que é pecado olhar) e o adultério da língua é proferir (o que é ilícito); o que anseia e deseja (adultério) as suas partes íntimas transformam isso em realidade ou se abstém de se submeter à tentação. Bhukari 77.609. 

Disse Issa (Aleihi Salam) - Jesus, que a Paz de Deus esteja com ele: “Tende cuidado com os olhares repetidos que lançais às mulheres, porque isso semeia luxúria no coração, desejos e tentação para aquele que o faz"- Abu Al-Hasan Al-Mawardi. Se vermos alguma senhora vestida de modo impróprio, mostrando o que os nossos olhos não devem ver, para afastarmos qualquer intenção, devemos dizer: “Eu procuro protecção em Allah, para tudo o que Ele me proibiu”. A religião é também o controlo dos desejos passionais. 

“A melhor pessoa é aquela que com a longa vida, praticou actos virtuosos. A pior pessoa, é aquela que com a longa vida, passou a praticar más acções.

Ahmad, Haakim, Darda e Tirmizi. O desejo duma vida longa é benéfico, porque permite a prática de mais acções para o alimento da nossa alma e para a satisfação de Deus. Mas outros desejam ter uma vida longa para continuarem a satisfazer os seus desejos da luxúria e de aumentarem ainda mais as suas riquezas, que não as levarão quando deixarem este mundo. 

Se o filho de Adão (o ser humano) possuísse um vale de ouro, não ficaria satisfeito e procuraria ter mais dois; no entanto, a única coisa que lhe encherá a barriga, é a areia da sepultura”. Malik (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: "O filho de Adão (o ser humano) envelhece e com ele dois desejos (envelhecem com ele), o amor pela riqueza e o desejo por uma vida longa". Bukhari 76:430. 

O Islão recomenda a pureza, a moral e a boa conduta porque purificam os nossos corpos e as nossas almas. Para aqueles que proferem palavras obscenas, que se metem na vida dos outros, que não controlam os seus desejos e para os que praticam o adultério, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) deixou-nos a seguinte advertência: “Uma pessoa que salvaguarda o que tem entre as suas mandíbulas (a língua) e o que tem entre as pernas, garante-lhe a entrada no paraíso”. Bukhari e Muslim. 

O islam recomenda o casamento (nikah), não só para a constituição das famílias, mas também como forma de “arrefecermos” os nossos desejos, tão naturais como a nossa própria existência. Marido e mulher são um para o outro, a proteção, o conforto e o apoio mútuo na jornada da vida. Refere Allah Subhanahu Wa Ta’ala no Surat al-Bácara, 2:187: Elas são as suas vestimentas e vós sois as vestimentas delas". Para os jovens e também para qualquer crente, O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) deixou a seguinte recomendação: “Ó grupo de jovens! Quem de entre vós puder casar que se case, pois isso ajudá-lo-á a baixar os seus olhares (das más coisas) e a guardar a sua vergonha”. (Relato de Al-Bhukari). E ele disse também que existe uma recompensa no relacionamento íntimo entre o marido e a esposa, porque se qualquer um deles satisfizesse os desejos fora do casamento, seria um grave pecado (muslim). 

Se compararmos com os tempos dos nossos antepassados, temos agora muito mais facilidades e o mundo pode estar nas nossas mãos. Mas todas estas facilidades são verdadeiros testes para a nossa conduta e para a nossa fé. Muitas vezes é difícil desviarmos os nossos olhares e resistirmos aos desejos e às tentações. Quanto maiores liberdades existirem ao nosso redor, maiores serão as dificuldades para mantermos as nossas almas puras. O corpo é estimulado pelo desejo e entra em confronto com a advertência da alma. Ah! Esta alma que sofrerá as consequências impostas pelo corpo! Quem sairá vencedor? Para aquele que tem dificuldades em controlar-se, mas no íntimo o pretende fazer, a melhor das soluções é fazer jejuns facultativos. Nesse caso, Allah Subhanahu Wa Ta’ala dirá aos anjos: “O meu servo deixou de comer, de beber e refugiou-se dos desejos, só para a Minha satisfação”. Enquanto estiver de jejum, estará mais próximo do Criador e do Protector e lembrar-se-á de que os olhos, a língua e os restantes órgãos do corpo também estão de jejum. SubhanaAllah! 

Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10. 
Cumprimentos 
Abdul Rehman Mangá 
01/10/2015

Nenhum comentário: